Partilhar

Animais carnívoros - Exemplos e curiosidades

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 24 janeiro 2017
Animais carnívoros - Exemplos e curiosidades

Como o seu nome indica, os animais carnívoros que podem ser vertebrados ou invertebrados, são aqueles que se alimentam principalmente de carne, seja de animais vivos ou mortos. A palavra "carnívoro" provém do latim carnivorus, que significa literalmente "devorador de carne", e em termos ecológicos chama-se zoófagos.

Se quer conhecer mais coisas sobre os animais carnívoros com exemplos e curiosidades, não perca este artigo do PeritoAnimal no qual lhe vamos ensinar tudo o que precisa saber sobre estes animais, que são os que estão no topo da cadeia alimentar.

Tipos e classificação dos animais carnívoros

Existem 2 tipos de animais carnívoros dependendo da forma que têm de obter o seu alimento e são os predadores e os carniceiros.

Os carnívoros predadores são aqueles animais que caçam as suas presas (normalmente animais herbívoros), observando-as e perseguindo-as até as alcançar. Em contrapartida, os carnívoros carniceiros, como os abutres ou as hienas, são aqueles animais que se aproveitam dos restos de animais mortos que foram caçados pelos pedradores ou que morreram por alguma doença. Em resumo, os carnívoros predadores alimentam-se de carne viva e os carniceiros de carne morta.

De qualquer forma, há alguns nomes específicos para chamar àqueles animais que se alimentam de apenas um tipo de seres vivos, como os insectívoros ou entomófagos que comem apenas insetos (como as aranhas), ou os piscívoros que apenas comem peixes (como os pelicanos).

Para além disso e, embora não se considerem animais, também existem outros seres vivos que comem apenas carne como as plantas carnívoras como a dionéia ou os fungos carnívoros.

No entanto, nem todos os animais carnívoros comem exclusivamente carne e é por isso que lhe vamos mostrar esta classificação de sub-espécies de animais carnívoros segundo o grau de ingestão da mesma:

  • Carnívoros estritos: aqueles animais que se alimentam exclusivamente de carne uma vez que não possuem os órgãos necessários para digerir alimentos vegetais. Estes consomem mais de 70% de carne no total da sua dieta, por exemplo os tigres.
  • Carnívoros flexíveis: aqueles animais que normalmente comem carne mas o seu corpo está adaptado para digerir de vez em quando alimentos vegetais.
  • Carnívoros ocasionais: aqueles animais omnívoros que por questões de escassez de vegetais são obrigados a consumir apenas carne durante um determinado período de tempo. Estes consomem menos de 30% de carne no total da sua dieta, como por exemplo os guaxinins.
Animais carnívoros - Exemplos e curiosidades - Tipos e classificação dos animais carnívoros

Caraterísticas dos animais carnívoros

A principal caraterística dos animais carnívoros é que possuem um aparelho digestivo mais curto que as restantes espécies, uma vez que a carne demora mais a digerir-se, esta começa um processo de putrefação que poderia causar muitas doenças no animal (isto também acontece com os seres humanos quando comem carne, uma vez que o nosso sistema digestivo é mais comprido e se parece mais ao dos animais herbívoros) e, além disso não precisam decompor a celulose dos vegetais.

Outra das caraterísticas dos animais carnívoros, sobretudo dos predadores, é que possuem uma série de órgãos especializados em perseguir, caçar, pegar e rasgar suas presas como as suas garras, os dentes, uma mandíbula forte, um bom olfato, um corpo atlético e musculoso como no caso dos felinos, ou inclusive órgãos que segregam veneno para imobilizar ou matar as suas presas com os dentes, como as cobras venenosas.

Exemplos de animais carnívoros

De seguida, vamos mostrar-lhe alguns exemplos de animais carnívoros que podemos encontrar em todo o planeta:

Mamíferos

Dentro dos mamíferos, que são aqueles animais de sangue quente que alimentam as suas crias através da produção de leite segregado por glândulas mamárias, os principais carnívoros são todos os felinos, como o tigre, o leão, o puma ou o gato doméstico. Também são mamíferos carnívoros alguns canídeos como os lobos ou os coiotes, ou inclusive os cães domésticos, embora exista um debate ao redor deste tema. Também temos as hienas, alguns mustelídeos como os furões, alguns morcegos e todos os cetáceos (baleias e golfinhos) também são carnívoros.

Répteis

Quanto aos répteis, que são aqueles animais vertebrados com escamas epidérmicas de queratina, os que são carnívoros são todos os da família Crocodylidae, na qual se encontram os jacarés e crocodilos, todas as cobres e algumas tartarugas como as tartarugas marinhas.

Peixes e anfíbios

Os peixes carnívoros por excelência são os tubarões como os tubarões-baleia, e os peixes osteichthyes como o peixe aranha ou as enguias. Nos anfíbios encontramos as rãs, os sapos e as salamandras.

Aves

Dentro das aves podemos diferenciar as aves de rapina ou aves de rapina diurnas e noturnas. Nas aves de rapina diurnas encontramos as águias ou os falcões, e nas aves de rapina noturnas encontramos as corujas ou os mochos. Também são exemplos de animais carnívoros os pinguins e os pelicanos. E não nos podemos esquecer dos abutres, grandes necrófagos.

Invertebrados

E por último, mas não menos importante, alguns exemplos de animais invertebrados carnívoros, ou seja, que não possuem um esqueleto ósseo, são alguns crustáceos, todos os moluscos, como os polvos, alguns gastrópodes e também as aranhas, os escorpiões e alguns insetos como as vespas ou o louva-deus.

Animais carnívoros - Exemplos e curiosidades - Exemplos de animais carnívoros

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais carnívoros - Exemplos e curiosidades, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Animais carnívoros - Exemplos e curiosidades

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Sebastião Pedro Leal

SÃO LINDOS E ESSENCIAIS OS ANIMAIS CARNÍVOROS, POIS SEM ELES A POPULAÇÃO DE VIDAS A ANIMAIS VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS SERIA INCONTROLÁVEL E A VIDA ANIMAL E VEGETAL DESAPARECIA COM TEMPO.

Animais carnívoros - Exemplos e curiosidades
1 de 3
Animais carnívoros - Exemplos e curiosidades

Voltar ao topo da página