Partilhar

Cachorro pode comer queijo?

 
Por Maria Besteiros. 9 novembro 2020
Cachorro pode comer queijo?

Ver fichas de  Cachorros

O queijo é um alimento que, em qualquer de suas variedades, sempre atrai a atenção dos cães. No entanto, cachorro pode comer queijo? Ou será que queijo faz mal para cachorro? Todo cachorro precisa ter uma dieta balanceada e nutritiva, mas não faltam momentos em que eles nos pedem o que estamos comendo com aquela carinha de dengo. Neste artigo do PeritoAnimal explicaremos o que devemos levar em conta ao oferecer este alimento para o nosso amigo peludo.

Também vamos falar sobre outros produtos lácteos, porque para entender o que acontece no organismo canino com a ingestão do queijo, é necessário saber algumas coisas sobre a lactose, o açúcar no leite e a lactase, a enzima responsável pela digestão do leite. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer pimentão?

O que são a lactase e a lactose

Para explicar se cachorro pode comer queijo é essencial saber a importância da lactose e da lactase. A lactose é o açúcar naturalmente presente no leite dos mamíferos. Faz parte de sua composição, ou seja, não foi adicionado artificialmente. A quantidade de lactose dependerá de cada animal, uma vez que deve ser adaptada às suas necessidades nutricionais.

Como os mamíferos devem ser alimentados biologicamente com este leite durante a primeira etapa de suas vidas, eles têm uma enzima em seu trato digestivo, a lactase, cuja função é decompor a lactose em substâncias mais simples que o corpo pode usar. Estas substâncias são a glicose e a galactose. Quando os mamíferos crescem e não precisam mais de leite, a produção de lactase desaparece.

Repassando:

  • Lactose: é o açúcar natural do leite
  • Lactase: é a enzima que nosso corpo produz até uma certa idade e que decompõe a lactose

O que é intolerância à lactose

Você já deve ter ouvido falar de intolerância à lactose, certo? O problema com a lactose surge quando o período de desmame termina. Embora em espécies como a humana pareça que parte da população se adaptou e é capaz de digerir a lactose na idade adulta, a intolerância à lactose atinge a milhões de pessoas, e é importante distinguir este problema da alergia ao leite.

Em cachorros também podemos observar esta intolerância ou deficiência de lactase, o que não afetará a todos igualmente. A intolerância faz com que a lactose seja indigestível, pois o corpo não é capaz de absorvê-la. Ele permanecerá no intestino e isto produz um aumento na motilidade intestinal - incapacidade de movimentação para expulsar o alimento do organizmo - resultando no aparecimento de diarréia no cachorro. E, nesses casos, sim, queijo faz mal para cachorro.

Portanto, assim como nas pessoas, cachorro pode comer queijo dependendo de serem ou não capazes de digerir lactose. E a forma de descobrir se ele tem ou não intolerância ao leite e a seus derivados é observar a reação do organismo canino após a ingestão desses alimentos. Se houver algum desconforto gastrointestinal, como a diarreia, você saberá que esse cachorro não poderá ter uma dieta com laticínios.

Esta intolerância nem sempre é negativa, pois permite o uso do leite como laxante natural em casos de constipação, seguindo as recomendações do veterinário. Isso porque a molécula de lactose atrai líquido para o intestino, o que estimula sua movimentação.

Cachorro pode comer queijo? - O que é intolerância à lactose

Cachorro pode comer queijo?

A verdade é que os cães não precisam comer queijo ou produtos lácteos porque isso não é importante em sua dieta. Se ele não tem intolerância e gosta deste alimento, sim, você pode dar queijo para cachorro. Muitos tutores o utilizam, inclusive, como recompensa.

Ou seja, a dieta canina não pode ser baseada em produtos lácteos, mas eles podem ser adicionados como um complemento, em pequenas quantidades, em uma dieta equilibrada. Insistimos que isso apenas e exclusivamente se o cão não for intolerante, o que só descobriremos por meio da observação.

Para isso, podemos começar dando-lhe produtos lácteos com um menor teor de lactose. O leite de vaca terá mais lactose do que seus derivados, como queijo ou iogurte e ainda outros leites, como o leite de cabra. Então cachorro pode comer queijo de qualquer tipo? Se falamos de queijos, em geral, os mais curados, precisamente durante o processo de cura, vão perder a lactose, por isso serão melhor digeridos, já que possuem fermentos lácticos. Outro fato interessante é que quanto mais gordurosos eles forem, menor a porcentagem de lactose que eles terão. Veja alguns exemplos:

Cachorro pode comer cream cheese?

Se nós humanos achamos uma delícia, é comum perguntar se cachorro pode comer cream cheese. A quantidade de lactose neste tipo de queijo pode ser bem tolerada. Em qualquer caso, é importante ler os ingredientes no rótulo e procurar as composições mais simples e naturais, pois se forem adicionados sólidos lácteos, o teor de lactose também aumentará.

Cachorro pode comer queijo minas?

Por ser um queijo fresco, ele terá um teor de lactose ligeiramente mais alto do que os queijos curados. Em qualquer caso, seu teor de lactose ainda pode ser bem assimilado pelo organismo canino. Então, se você quer saber se cachorro pode comer queijo minas ou frescal, saiba que você pode testar sua tolerância com pequenas quantidades.

Cachorro pode comer queijo ralado?

Neste caso, para saber se cachorro pode comer queijo ralado o importante é saber qual tipo de queijo é, além de se levar em conta que muitos pacotes desses que compramos em supermercados com queijos ralados prontos possuem dois ou mais tipos de queijos. Normalmente eles são gordurosos, portanto, a quantidade de lactose será mínima, sendo mais seguros para a alimentação do pet.

Cachorro pode comer requeijão ou queijo cottage?

Existem vários tipos desses produtos, todos com uma porcentagem bastante baixa de lactose. Ou seja, cachorro pode comer requeijão ou queijo cottage e eles podem ser utilizados, inclusive, como uma boa opção para camuflar pílulas e outros remédios que devem ser dados ao seu cão.

Finalmente, devemos ter em mente que o queijo fornecerá calorias que devem ser deduzidas da quantidade diária de alimento que o cão come. Isto é especialmente importante naqueles cães que são obesos ou com excesso de peso. Tudo o que lhe damos fora de sua ração deve ser deduzido dela.

Neste vídeo detalhamos ainda mais pra você se cachorro pode comer queijo:

Cachorro pode comer pão?

Agora que você já sabe que cachorro pode comer queijo, se ele não tiver intolerância, você provavelmente está se perguntando se os cães podem comer pão, como nós fazemos. Sim, cachorro pode comer pão. A recomendação é ofecer ao animal os tipos mais naturais possíveis, que não contenham altos teores de açúcar ou sal.

E assim como ocorre com os laticínios, o pão pode ser oferecido ocasionalmente. E quando oferecido junto com o queijo, este será até mesmo melhor digerido.

Cachorro pode comer iogurte?

Muitas das considerações que fizemos para explicar se cachorro pode comer queijo também se aplicam no caso do iogurte, já que se trata de um produto lácteo. O processo de transformação do leite em iogurte elimina uma quantidade significativa de lactase, tornando este produto adequado para o consumo mesmo se o cão for intolerante. O problema é que no mercado vamos encontrar iogurtes que em sua composição têm sólidos lácteos, creme, etc., que vão aumentar a porcentagem de lactose.

Como no caso do queijo, é aconselhável oferecer uma pequena quantidade e ver se o cão o tolera bem. Optaremos sempre pelo iogurte mais natural possível. Se o cachorro não gostar, não se preocupe, porque os cães não precisam comer laticínios.

Agora que você já sabe que cachorro pode comer iogurte, aproveitamos para te recomendar um outro artigo em que ensinamos como fazer sorvete para cachorros caseiro.

Cachorro pode comer queijo? - Cachorro pode comer iogurte?

O que não pode dar para cachorro

Há alguns alimentos que nem sempre serão fatais ou extremamente prejudiciais aos cães, mas não é aconselhável adicioná-los à sua dieta. Por esta razão, preparamos uma lista com 10 alimentos proibidos de acordo com estudos científicos. Veja então o que não pode dar para cachorro:

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre nutrição adequada para o seu cachorro, não hesite em consultar seu veterinário, que lhe dará os conselhos certos para que a dieta de seu cão seja sempre completa, segura e de boa qualidade. Não se esqueça de deixar seus comentários e compartilhar suas dúvidas ou conselhos com a gente!

Ah, no vídeo abaixo você pode conhecer melhor os alimentos tóxicos e proibidos para cachorros:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer queijo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • MATTAR, Rejane; MAZO, Daniel Ferraz de Campos. Intolerância à lactose: mudança de paradigmas com a biologia molecular. Revista da Associação Médica Brasileira, 2010, vol. 56, no 2, p. 230-236. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42302010000200025&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em 6 de novembro de 2020.
  • Carlson y Giffin (2002). Manual práctico de veterinaria canina. Madrid: Editorial el Drac.
  • Knowles, Gemma. (Marzo 2016). Yogur. En Cocina Sana para tu Perro(227-229). Madrid, España: Esfera Libros.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cachorro pode comer queijo?
1 de 3
Cachorro pode comer queijo?

Voltar ao topo da página