Partilhar

Como alimentar um filhote de gato de 1 mês

 
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 28 janeiro 2021
Como alimentar um filhote de gato de 1 mês

Ver fichas de  Gatos

O desmame de gatinhos deve começar com um mês de idade, mas geralmente essa transição para alimentos sólidos só é concluída quando ele estiver com quase dois meses. É por isso que esta etapa é tão importante para um gato filhote.

Além do mais, durante seu primeiro mês de vida ocorre a socialização, que será essencial para ter um gato saudável e feliz no futuro. Se você acaba de adotar um gatinho muito jovem e não tem informações sobre seu passado, certamente se pergunta: como alimentar um filhote de gato de 1 mês?

Neste artigo do PeritoAnimal vamos te dar as informações necessárias para que você saiba como criar o gatinho que não está mais com a mãe e cuja alimentação dependerá exclusivamente de você. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Alimentação de filhotes de cachorro

O que o gato filhote come

Os filhotes recém-nascidos adquirem os anticorpos de colostro da mãe durante as primeiras horas de vida e, mais tarde, do leite materno, os nutrientes de que precisam para engordar em suas primeiras semanas. Se a mãe rejeita sua ninhada, não produz leite ou se algum de seus filhotes está fraco ou doente, devemos alimentá-los com leite específico para filhotes, o mesmo que damos quando encontramos filhotes abandonados na rua, alimentando-os a cada 2-3 horas até que tenham três semanas de vida.

Além disso, devemos lhes proporcionar sempre calor, pois ainda não são capazes de regular suas próprias temperaturas sozinhos, a chamada termorregulação. A partir de 10 dias de vida eles vão abrir os olhos e, a partir dos 20 dias de idade, seus dentes começam a sair.

Receita caseira de leite para filhote

As necessidades energéticas dos filhotes recém-nascidos aumentam gradativamente até atingir as 130 kcal/kg por dia a partir de sua terceira semana de vida. Deste momento em diante, a frequência de alimentação pode ser estendida para 4-5 horas. É importante usar leite específico para filhotes. Entretanto, se você não tiver nenhum, você pode optar por oferecer a ele um leite caseiro de emergência. Confira a receita para leite caseiro de filhote:

  • 250 ml de leite integral
  • 250 ml de água.
  • 2 gemas de ovo
  • 1 colher de sopa de azeite

Destacamos que essa é uma fórmula emergecial de leite para filhote e a melhor opção de como alimentar um filhote de 1 mês sempre é o leite materno, mas sabemos que isso nem sempre é possível.

Se você oferecer a ele o leite industrializado para filhotes em pó, não se deve preparar mais de uma porção durante 48 horas de cada vez. Por outro lado, se reconstituir um leite em pó comercializado para gatos, ele pode ser dividido em porções e mantido refrigerado até o uso. Antes do uso, devem ser aquecidos a 35-38°C, mergulhando-os em um banho de água quente, nunca no microondas, devido ao risco de superaquecimento ou aquecimento desigual.

No seguinte vídeo você confere como cuidar de gato filhote:

Como alimentar filhote de gato - Uso da mamadeira

Os gatinhos órfãos devem ser alimentados com mamadeira, deixando a seringa para emergências. Para isso, eles devem ser colocados horizontalmente, com a barriga para baixo e com a cabeça elevada para se assemelharem à posição de amamentação. Para facilitar o início da sucção do gato, podemos colocar uma gota de leite da mamadeira no dedo e trazê-lo para perto da boca do gatinho. Durante o processo de alimentação com a mamadeira, nunca retire-a do gato, pois ele pode produzir uma respiração do líquido.

Em gatinhos com menos de três semanas, é necessário estimular a área do ânus e genital após cada refeição para induzi-los a se aliviar. Deve-se manter um registro diário de peso, refeições, eliminação de xixi e fezes e comportamento geral, bem como manter uma boa temperatura (30-32 ºC durante a primeira semana, caindo para 24 ºC nas semanas seguintes) e que eles estejam abrigados em um local seguro.

É claro, antes de começar a alimentar um gatinho, especialmente se você o encontrou abandonado, é importante que você vá ao veterinário, porque, entre outras coisas, isso o ajudará a saber exatamente quantos anos o gatinho tem. Para mais informações, você pode consultar este outro artigo sobre como saber a idade de um gato?

Quanto um gato de 1 mês deve comer

Se com 3 semanas de idade os filhotes tiverem que ingerir pelo menos 130 kcal/kg através do leite, seja materno ou industrializado, com um mês de idade essa quantidade sobe para 200-220 kcal/kg por dia, dividido em 4-5 refeições diárias. A partir de então, as necessidades crescem muito mais lentamente.

Assim, um gato de um mês e meio de idade deve consumir cerca de 225 kcal/kg por dia e, quando atingir os 5 meses, será de no máximo 250 kcal/kg por dia. Nesta idade, o crescimento será bastante completo e precisará de menos energia diariamente até atingir, com um ano de idade, as calorias diárias de um gato adulto padrão (70-80 kcal/kg por dia).

Normalmente, os filhotes de um mês de idade ainda bebem naturalmente a maior parte do leite se estiverem com a mãe em uma casa, mas como já estão em fase de dentição, eles demonstram interesse em alimentos sólidos. Por causa disso, na natureza a mãe geralmente oferece presas aos seus gatinhos. Se um gatinho órfão de um mês de idade acaba de chegar em nossas vidas, é importante saber que após quatro semanas de vida sua alimentação deve começar a mudar, embora deva ser baseada em grande parte no leite formulado para gatinhos.

O que acontece a partir do primeiro mês de vida do gato

O período de socialização de um gato começa com 2 semanas de idade e termina com 7 semanas. Durante este tempo, os filhotes aprendem tudo de sua mãe e o contato físico com humanos é essencial para um comportamento ideal na vida adulta, uma vez que certos eventos durante este tempo terão efeito a longo prazo sobre a personalidade do gato.

Idealmente, o gato filhote deve conviver ou ter contato constante com cerca de quatro pessoas de diferentes idades, e não apenas uma, e também com animais de outras espécies. Isso aumentará sua sociabilidade futura.

A partir do primeiro mês de vida, o gatinho começa a fase de desmame, reduzindo a capacidade de digerir lactose do leite e aumentando as enzimas amilásicas responsáveis pela quebra do amido presente nos carboidratos dos alimentos secos ou úmidos para gatos. O desmame começa com quatro semanas de idade e pode ser estendido até oito semanas de idade, onde a transição é completa.

Confira no vídeo abaixo como desmamar um gato corretamente:

Como alimentar um filhote de gato de 1 mês

Quando somos responsáveis por um gato de 1 mês de idade, podemos incentivar a introdução de alimentos úmidos para gatos, mas nunca forçá-los. Se eles não tiverem interesse, é melhor deixar para outro dia ou experimentar outro alimento.

Outra opção, especialmente se não tivermos nenhum tipo de alimento para gatos de 1 mês de idade, é experimentar uma dieta caseira. Podemos oferecer a ele pequenos pedaços de frango e ver se eles aceitam. Alguns gatos podem estar muito interessados neste tipo de alimento, mas não devemos exagerar para evitar causar indigestão, pois ele ainda é muito pequeno.

Para incentivar o desmame, você deve trocar a mamadeira com a qual o gato vem se alimentando durante suas primeiras semanas de vida por um pires com o leite para filhotes para ensiná-los a beber de lá e, pouco a pouco, você pode começar a adicionar uma certa quantidade de ração comercial para filhotes, que amolecerá junto ao leite. Isso facilitará a ingestão da ração.

Pouco a pouco, você deve aumentar a quantidade de ração oferecida até que, por volta de 7 semanas de idade, ele já esteja se alimentando integralmente de ração. A melhor ração que pode ser dada a um gatinho é a específica para gato filhote, que também pode ser oferecida à mãe enquanto está na fase de lactação.

A seguir vamos resumir como alimentar um filhote de gato:

  1. Dê a ele leite formulado para gatos filhotes.
  2. Com quatro semanas de vida, você deve começar a introduzir alimentos secos para incentivar o desmame, e sempre fazê-lo gradualmente, começando com muito pouca ração em relação ao leite, até que esta proporção seja revertida e, finalmente, apenas a ração será administrada.
  3. Nunca esqueça que ele deve ter uma tigela de água à sua disposição, mesmo que ainda não seja alimentado exclusivamente com alimentos secos.
  4. Ele deve ser alimentados quatro ou cinco vezes ao dia. Não é aconselhável que ele tenha sempre alimentos disponíveis, pois isso pode fazer com que ganhem peso de forma exagerada.
  5. Tenha em mente que um gatinho a partir 1 mês de idade e até pelo menos 6-7 meses, tem o triplo das necessidades energéticas de um adulto, portanto, a alimentação deve ser mais energética. O ideal é oferecer a ele ração comercial para gatos filhotes, muito mais rica em calorias.
  6. Quando atingem 7-8 semanas de idade, devem passar a ser alimentados exclusivamente com alimentos secos e/ou molhados para filhotes.

Agora que você já sabe como alimentar um filhote de gato de 1 mês e como cuidar de filhotes de gatos, você pode se interessar por este outro artigo que mostra como dar banho em um gato adulto pela primeira vez.

Como alimentar um filhote de gato de 1 mês - Como alimentar um filhote de gato de 1 mês

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como alimentar um filhote de gato de 1 mês, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Royal Canin. (2019). Comportamiento alimentario del gato. Disponível em: <https://vetacademy.royalcanin.es/wp-content/uploads/2019/11/Cap-13-Comportamiento-alimentario-del-gato.pdf>. Acesso em 28 de janeiro de 2021.
  • M.L. Fernández. Cuidados de los gatitos huérfanos: ¿Cómo alimentarlos?. Disponível em: <https://axonveterinaria.net/web_axoncomunicacion/auxiliarveterinario/11/11_22-27.pdf>. Acesso em 28 de janeiro de 2021.
  • GEMFE. Comportamientos en cachorros y gatitos jóvenes. Disponível em: <https://www.avepa.org/articulos/cachorros.html>. Acesso em 28 de janeiro de 2021.
  • Protección felina. Guía para el cuidado del gatito desde los cero días de vida. Disponível em: <https://proteccionfelina.org/userfiles/gu%C3%ADa%20final.pdf>. Acesso em 28 de janeiro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como alimentar um filhote de gato de 1 mês
1 de 2
Como alimentar um filhote de gato de 1 mês

Voltar ao topo da página