Partilhar
Partilhar em:

Dormir com gatos faz mal?

Dormir com gatos faz mal?

Ver fichas de  Gatos

Apesar da imagem independente que muitas pessoas têm dos gatos, quem tem um sabe que se trata de um animal muito doce que gosta de passar tempo com os seus donos.

Se tem dúvidas sobre se dormir com o seu melhor amigo é bom ou mau, neste artigo do PeritoAnimal vamos tentar esclarecer suas dúvidas da melhor forma possível trazendo diferentes pontos de vista para que avalie você mesmo a decisão final.

O que você acha, dormir com gatos faz mal? Compartilhe as suas experiências no final deste artigo!

Também lhe pode interessar: Faz mal dormir com meu cachorro?

É saudável ou não?

Para começar deve identificar quais são os hábitos do seu gato. De seguida vamos lhe explicar porque é tão importante ter em conta que tipo de vida leva e que locais costuma frequentar:

  • Se o seu felino passa muitas horas na rua, o melhor é não dormir com ele. Além de estar suscetível a sofrer de uma infestação de pulgas, por exemplo, pode desenvolver uma grande quantidade de infecções ou doenças se decidir caçar animais ou comer alimento em mau estado.
  • Pelo contrário, se o seu gato está apenas em casa tem menos chances de sofrer de doenças. No entanto, doenças como a toxoplasmose podem afetá-lo sem você dar conta disso.

Se o seu gato anda apenas por sua casa pode dormir com ele, mas é importante que leia com atenção os seguintes pontos para se certificar que se encontra saudável e livre de doenças:

  • Consultar o veterinário e vacinar o seu gato são as melhores medidas para descartar uma possível doença. O veterinário irá avaliar o seu felino para descartar a presença de parasitas internos e externos.
  • Dar banho ao seu gato de forma regular é imprescindível para se certificar que o seu pelo não se encontra contaminado nem sujo. Embora o gato seja um animal muito limpo, pequenas toxinas, óleos ou restos de sujidade que traz para casa (nos sapatos por exemplo) podem permanecer aí durante muito tempo.
  • A higiene de casa, para além da do gato, é imprescindível para que tudo se encontre em consonância. Não tem qualquer sentido dar banho regularmente ao animal se o solo se encontrar sujo.
  • Claro que se é alérgico ao pelo do gato não deve dormir com ele.

Fatores a ter em conta

Se decidiu começar a dormir com o seu gato deve ter algumas coisas em conta. Para começar pode acontecer (especialmente nas primeiras vezes) que o seu felino acorde e, por conseguinte o acorde a si. É algo habitual até que ambos se habituem à companhia um do outro e a dormir juntos.

Se é uma pessoa que se costuma mexer muito durante a noite, talvez não seja bom dormir com o seu gato pois poderia empurrá-lo sem querer para fora da cama. Escová-lo regularmente também é muito importante pois desta forma consegue evitar a acumulação de pelo na cama.

Benefícios de dormir com o seu gato

Além de melhorar em grande medida a vossa relação, a confiança entre você e o gato ficará maior. Os gatos, por natureza, gostam de dormir com membros da sua espécie e na falta deles, verá em si um grande abrigo.

Além de fortalecer a vossa relação, dormir com o gato é relaxante para os dois. A sensação de companhia, calor e relaxamento é muito benéfica para ambos.

Dormirá mais facilmente e mais feliz. O som do ronronar do gato ajuda a fomentar um estado de tranquilidade pelo que o sono será mais agradável e terá a sensação de felicidade.

Acordo junto do seu gato é um dos melhores momentos do dia. Começar a manhã junto ao seu melhor amigo com carícias mutuas é realmente reconfortante e positivo.

Gostava de saber quantas horas dorme um gato por dia? Leia o nosso artigo sobre essa matéria!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dormir com gatos faz mal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Comentários (6)

Escrever comentário sobre Dormir com gatos faz mal?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Elisabeth
Tenho 6 gatos e no inverno, 5 dormem comigo e meu marido na cama! só nossa velhinha de 16 anos que prefere o sofá! os meus não saem de casa, tudo telado, tomam vacinas e sempre que desconfio de algo vão ao veterinário!!!! amo demais e se pudesse teria mais!!!
Lúcia
Sempre dormi com gatos. Uma vez, há muito tempo uma gata pariu na minha cama enquanto eu dormia. Não acordei e só me apercebi de manhã. Agora tenho 7 e tenho companhia de com 3 ou 4 por noite.
Sandra
Sempre dormi com os meus gatos, isso desde muito pequena e nunca tive problema nenhum de doença. Tenho fotos minha com meses de vida dormindo com eles. Minha mãe sempre gostou e consequentemente sempre convivi com os felinos.
Nilson Sousa
Olá, Pessoal tudo bem ? Não gostava de gato e nem ele de mim quando numa manhã ele prendeu a cabeça dele numa grade ficou gritando sufocado passei sabão , óleo pra soltar ele e nada a cabeça dele não passava pela grade ele começou a chorar eu não resisti chorei .. peguei um alicate e arrebentei a grade e hoje ele e meu melhor amigo só dorme se eu estiver dormido e me acorda todos dias 6 horas da manhã pra eu ir pra faculdade. Sou muito feliz com ele Hoje em dia
Luciene
Amo dormir com minha gatinha!! Ela é mto carinhosa.
Vanessa Lopes (Editor de PeritoAnimal)
Oi Luciene! Acredito que sim, mas deve garantir que ela se encontra saudável, livre de parasitas tanto internos como externos. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Teresa
Sempre maravilhoso dormir com meus gatos. Nosso momento mamãe & bebé. ..
Vanessa Lopes (Editor de PeritoAnimal)
Oi Teresa! É verdade é sempre um ótimo momento! Obrigada pelo seu comentário :)

Dormir com gatos faz mal?
1 de 4
Dormir com gatos faz mal?