Partilhar

Dormir com gatos faz mal?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 6 fevereiro 2019
Dormir com gatos faz mal?

Ver fichas de  Gatos

Apesar da imagem independente que muitas pessoas têm dos gatos, quem tem um sabe que se trata de um animal muito doce que gosta de passar tempo com os seus donos.

Se tem dúvidas sobre se dormir com o seu melhor amigo é bom ou mau, neste artigo do PeritoAnimal vamos tentar esclarecer suas dúvidas da melhor forma possível trazendo diferentes pontos de vista para que avalie você mesmo a decisão final.

O que você acha, dormir com gatos faz mal? Compartilhe as suas experiências no final deste artigo!

Também lhe pode interessar: Faz mal dormir com meu cachorro?

É saudável ou não?

Para começar deve identificar quais são os hábitos do seu gato. De seguida vamos lhe explicar porque é tão importante ter em conta que tipo de vida leva e que locais costuma frequentar:

  • Se o seu felino passa muitas horas na rua, o melhor é não dormir com ele. Além de estar suscetível a sofrer de uma infestação de pulgas, por exemplo, pode desenvolver uma grande quantidade de infecções ou doenças se decidir caçar animais ou comer alimento em mau estado.
  • Pelo contrário, se o seu gato está apenas em casa tem menos chances de sofrer de doenças. No entanto, doenças como a toxoplasmose podem afetá-lo sem você dar conta disso.

Se o seu gato anda apenas por sua casa pode dormir com ele, mas é importante que leia com atenção os seguintes pontos para se certificar que se encontra saudável e livre de doenças:

  • Consultar o veterinário e vacinar o seu gato são as melhores medidas para descartar uma possível doença. O veterinário irá avaliar o seu felino para descartar a presença de parasitas internos e externos.
  • Dar banho ao seu gato de forma regular é imprescindível para se certificar que o seu pelo não se encontra contaminado nem sujo. Embora o gato seja um animal muito limpo, pequenas toxinas, óleos ou restos de sujidade que traz para casa (nos sapatos por exemplo) podem permanecer aí durante muito tempo.
  • A higiene de casa, para além da do gato, é imprescindível para que tudo se encontre em consonância. Não tem qualquer sentido dar banho regularmente ao animal se o solo se encontrar sujo.
  • Claro que se é alérgico ao pelo do gato não deve dormir com ele.
Dormir com gatos faz mal? - É saudável ou não?

Fatores a ter em conta

Se decidiu começar a dormir com o seu gato deve ter algumas coisas em conta. Para começar pode acontecer (especialmente nas primeiras vezes) que o seu felino acorde e, por conseguinte o acorde a si. É algo habitual até que ambos se habituem à companhia um do outro e a dormir juntos.

Se é uma pessoa que se costuma mexer muito durante a noite, talvez não seja bom dormir com o seu gato pois poderia empurrá-lo sem querer para fora da cama. Escová-lo regularmente também é muito importante pois desta forma consegue evitar a acumulação de pelo na cama.

Dormir com gatos faz mal? - Fatores a ter em conta

Benefícios de dormir com o seu gato

Além de melhorar em grande medida a vossa relação, a confiança entre você e o gato ficará maior. Os gatos, por natureza, gostam de dormir com membros da sua espécie e na falta deles, verá em si um grande abrigo.

Além de fortalecer a vossa relação, dormir com o gato é relaxante para os dois. A sensação de companhia, calor e relaxamento é muito benéfica para ambos.

Dormirá mais facilmente e mais feliz. O som do ronronar do gato ajuda a fomentar um estado de tranquilidade pelo que o sono será mais agradável e terá a sensação de felicidade.

Acordo junto do seu gato é um dos melhores momentos do dia. Começar a manhã junto ao seu melhor amigo com carícias mutuas é realmente reconfortante e positivo.

Gostava de saber quantas horas dorme um gato por dia? Leia o nosso artigo sobre essa matéria!

Dormir com gatos faz mal? - Benefícios de dormir com o seu gato

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dormir com gatos faz mal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Dormir com gatos faz mal?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
Foo
Antigamente tinha uma gata bem preguiçosa, gulosa e também muito muito brava. Um dia eu havia enconstado minha cabeça na dela e ela deu um chiado bem alto na minha cabeça, depois
disso minha cabeça não parava de ficar chiando, isso é normal?
Flávio
Boa noite.
Adotamos uma gata num petshop. À época, estimava-se que a idade dela seria de 30 a 45 dias.
Já se passaram 120 dias, e ela ainda não foi vacinada nem castrada. Ela fica apenas em casa. Uma gata preta e peluda. De uns tempos pra cá, a Maju(gata) passou a deixar fezes pela casa. Percebemos que as vezes as fezes ficam presas na saída do ânus e pelos daquela região e que outras vezes ela simplesmente defeca fora da caixinha de silica.
Esse comportamento é normal?
Posso e devo dar banho no inverno?
Existe algum procedimento/ método para aparar as garras sem estressar o Animal e sem sofrer arranhões???
Qual são os riscos de doenças para crianças? (Temos uma bebê de 1 ano e 3 meses, que nasceu prematura e portanto, tem baixa imunidade).
Desde já agradeço,
Sem mais.;

Obrigado.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Flávio! Temos alguns artigos informativos que podem te ajudar a tirar algumas das suas dúvidas porém, de qualquer forma, é imprescindível que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa dar conselhos precisos de acordo com as características do seu gato.
Você pode conferir essas informações em:
- "Porque meu gato não usa a caixa de areia": https://www.peritoanimal.com.br/por-que-meu-gato-nao-usa-a-caixa-de-areia-20338.html
- "Dar banho em gato faz mal?": https://www.peritoanimal.com.br/dar-banho-a-gatos-faz-mal-21523.html
- "Cortar as unhas a um gato": https://www.peritoanimal.com.br/cortar-as-unhas-a-um-gato-2713.html
- "Gatos e bebês - Dicas": https://www.peritoanimal.com.br/gatos-e-bebes-dicas-para-se-darem-bem-20458.html
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
Maria Cléria Freitas Moreira
Bom dia, tenho dois gatos que sempre dormiram comigo. As vezes ouço criticas por isso, mas não me importo.O mais importante é o nosso bem estar, carinho e afeto trocados.Claro que me preocupo com a saúde deles e não deixo de fazer as consultas com o veterinário.Adoro estar com meus gatos!
A sua avaliação:
Lara
Depois que adotei meu gatinho, e ele começou a dormir comigo, minhas crises de rinite desapareceram. 👍😀
Cami Brito
Eu tenho 5 gatos e todos dormem com as pessoas cá de casa,na minha opinião não tem qualquer problema....os meus miaus estão todos muito bem tratados.São uns bons amigos 😉
A sua avaliação:
Gabi Pinho
Meu gato nunca sai de casa, mas hoje ele escapou e trouxe um rato morto que foi seu brinquedo um tempinho

Nós não dormimos um sem o outro há quase 1 ano dpois q eu acolhi ele
Dei banho no gato e deixei ele dormir comigo

Se isso acontecer denovo eu posso deixar ele dormir comigo depois do banho?
Mary Paixão
Gostei, Gosto muito das minhas gatinhas, principalmente de dormi com elas, gosto de fazer carinhos etc... amo os felinos
Valta Aparecida Santos
Eu tenho um gato e uma gatinha, o gato vive na rua, mas minha gatinha só fica em casa, por isso só ela dorme comigo, é muito bom.
A sua avaliação:
helena sousa
Gostei.
Elisabeth
Tenho 6 gatos e no inverno, 5 dormem comigo e meu marido na cama! só nossa velhinha de 16 anos que prefere o sofá! os meus não saem de casa, tudo telado, tomam vacinas e sempre que desconfio de algo vão ao veterinário!!!! amo demais e se pudesse teria mais!!!

Dormir com gatos faz mal?
1 de 4
Dormir com gatos faz mal?

Voltar ao topo da página