PARTILHAR

Dormir com gatos faz mal?

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 15 março 2023
Dormir com gatos faz mal?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Dormir com gatos é uma prática comum em diferentes culturas. Além disso, o estilo de vida nas grandes cidades, onde gatos e pessoas compartilham quase todos os espaços da casa, faz com que esses animais queiram dormir conosco. Entretanto, é muito comum que as pessoas se perguntem se dormir com gatos faz mal, especialmente quando falamos de crianças ou mulheres grávidas. Você também tem curiosidade em saber mais sobre isso?

Devemos saber que, embora tenha certos benefícios à saúde, dormir com um gato também tem desvantagens que são importantes de se saber, assim como o risco de contágio de certas doenças comuns em gatos. Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar se dormir com um gato é prejudicial ou não, tudo baseado em estudos científicos e informações médicas veterinárias. Deixe os falsos mitos para trás!

Também lhe pode interessar: Dormir com cachorro faz mal?

Benefícios de dormir com gatos

Muita gente se pergunta se dormir com gatos faz mal. Mas antes de falar sobre os possíveis problemas relacionados a isso, temos que falar que os tutores que são a favor de compartilhar a cama com gatos estão conscientes de que é uma rotina que afeta o bem-estar de ambos, ou seja, é algo positivo tanto para os as pessoas quanto para os felinos. Além disso, há também importantes benefícios emocionais que evidenciam o quanto esta prática melhora a relação entre gato e tutor, resultando em uma convivência mais positiva, leve e afetuosa.

Em resumo, entre os benefícios de dormir com gatos podemos citar:

  1. O ronronar dos gatos nos ajuda a alcançar um estado de relaxamento e tranquilidade que nos permite adormecer mais facilmente.
  2. Ele proporciona uma maior sensação de segurança emocional para ambos.
  3. A temperatura corporal dos gatos, sendo mais alta que a das pessoas, nos ajuda a ficar mais quentinhos no inverno, ajudando assim a aliviar os meses mais frios do ano.
  4. A maioria dos gatos que dorme com seus tutores tem um comportamento mais afetuoso, o que tem um efeito positivo sobre a convivência e a relação entre eles.
  5. Finalmente, devemos saber que acordar ao amanhecer com nossos felinos também é muito positivo. Isso nos ajuda a começar o dia de bom humor.

Mas também devemos saber que dormir com gatos é normalmente muito benéfico para as crianças, pois elas encontram nos felinos uma figura que lhes proporciona segurança, satisfação e relaxamento. Na verdade, as crianças muitas vezes percebem seus animais como "amigos especiais" ou como importantes membros da família que oferecem afeto, apoio emocional e interações positivas. Eles também podem desempenhar um papel importante na transição de dormir nas camas de seus pais (ou irmãos) para as suas próprias camas.

Dormir com gatos faz mal? - Benefícios de dormir com gatos

Dormir com gatos faz mal? - Desvantagens

Pois é, não existem apenas coisas boas por dormir com gatos. Mas dormir com gatos faz mal, então? É sobre isso que falaremos agora.

Começaremos falando de hábitos, pois é muito comum que os tutores queiram dormir com seus gatos quando são filhotes e, quando chegam à idade adulta, preferem deixá-los em suas próprias camas ou em outros cômodos da casa, o que causa um alto nível de estresse para o felino, que não entende porque está sendo rejeitado e expulso do que considerava uma de suas "áreas de sono". Em qualquer caso, para ensinar um gato a dormir em sua cama, é aconselhável fazer uso exclusivo de reforços positivos, por exemplo, por meio de petiscos, palavras amáveis ou carícias, o que causará menos impacto.

Neste sentido, é aconselhável pensar com antecedência no momento da adoção e decidir, em comum acordo com todos os membros da família, onde o gato vai dormir. Desta forma, se todos o encorajam a dormir em sua própria cama, é muito provável que ele aceite isso e não perceba negativamente este fato.

Outro aspecto importante é a qualidade do sono, de fato, vários estudos indicam que alguns tutores têm problemas para dormir quando dormem com gatos, por exemplo, devido à alta temperatura corporal, arranhões noturnos, movimentos ou pelos, entre outros fatores. Além disso, também é importante saber que humanos e gatos têm diferentes ciclos de sono, o que significa que esta necessidade fundamental pode ser interrompida e causar desconforto para ambos os indivíduos.

Estudos também indicam que gatos que são agressivos, seja para com outros gatos ou para com humanos, podem ter essa característica intensificada com o tempo por diferentes motivos. E isso pode afetar justamente a área de descanso, com o felino passando a ficar reativo em relação à cama, querendo afastar até mesmo o tutor dela.

Outros problemas menos comuns incluem a falta de intimidade entre casais, onde o gato não gosta de uma das pessoas e impede que ela tenha um sono tranquilo.

Dormir com gatos faz mal? - Dormir com gatos faz mal? - Desvantagens

Doenças transmitidas por gatos

Ainda respondendo se dormir com gatos faz mal, além das desvantagens mencionadas anteriormente, devemos levar em conta as doenças transmitidas por gatos, especialmente quando se tratam de zoonoses, ou seja, doenças que são transmitidas aos seres humanos e vice-versa. Embora qualquer gato seja suscetível a essas doenças, mesmo aqueles gatos que vivem dentro de casa, é muito mais comum em gatos que têm acesso ao ar livre.

Em resumo, vamos explicar alguns problemas de saúde dos gatos que podem nos afetar e isso seria uma boa razão para decidir que dormir com um gato é uma ideia ruim:

Doenças transmitidas por gatos para humanos

Devemos saber que embora o risco seja relativamente baixo quando a medicina preventiva adequada é realizada nos gatos, existem algumas doenças que os felinos transmitem, sendo as crianças mais suscetíveis, além das mulheres grávidas e pessoas imunodeficientes. Algumas dessas doenças são:

  • Fungos
  • Campilobacteriose
  • Infecções
  • Doença de Lyme
  • Raiva
  • Micose
  • Sarna

Parasitas em gatos

Os parasitas intestinais mais comuns nos gatos são os nematoides (vermes redondos) como Toxocara cati, Ancylostoma tubaeforme e Uncinaria stenocephala, e cestódeos (vermes planos) como Dipylidium caninum, Taenia taeniformes e Echinococcus granulosus. Elas são transmitidas por pulgas, piolhos ou pela ingestão de alimentos contaminados e fazem com que esses vermes se alojem nos intestinos e outros órgãos, completando seu ciclo de vida através das fezes, infectando assim outros animais e humanos. Outros parasitas microscópicos incluem giárdias e coccidia.

Deve-se fazer menção especial à toxoplasmose em gatos, causada pelo Toxoplasma gondii coccidiano, que é famoso por seus efeitos sobre os fetos. Entretanto, deve-se notar que a transmissão é muito complicada, pois é transmitida através da carne crua de animais infectados ou de um gato infectado à sua prole. É fácil prevenir o contágio e podemos detectar sua presença com um simples teste no veterinário.

Os parasitas externos nos gatos incluem carrapatos, pulgas, piolhos e ácaros, embora existam outros parasitas menos comuns, tais como as moscas que provocam a miíase. Os parasitas externos, por sua vez, podem atuar como vetores de parasitas internos e outras doenças potencialmente graves. Em ambos os casos, podemos prevenir a infecção por desparasitação de rotina, conforme prescrito por seu veterinário.

Alergia a gatos

Dormir com nossos gatos significa que os alergênicos que eles liberam permanecem no colchão, mesmo depois de trocar os lençóis. Estes estão presentes no pelo, baba, urina, fezes e em outros resíduos orgânicos, invisíveis a olho nu. Eles podem desencadear as respostas imunológicas do corpo, com o resultado de que as pessoas que compartilham uma cama com animais podem desenvolver alergias, asma ou pneumonite hipersensível. Para prevenir isto, é melhor comprar coberturas antiácaros, disponíveis nas farmácias, pois permitem que o colchão, muitas vezes difícil de limpar, seja devidamente isolado.

Dormir com gatos faz mal? - Doenças transmitidas por gatos

Falsos mitos sobre dormir com gatos

É muito comum ouvir dizer que "dormir com gatos causa esterilidade" ou que o pelo de gato causa esterilidade. Como resultado, podemos ouvir que "o pelo de gato causa doenças" ou que "bolas de pelo se formam dentro do corpo das pessoas". Estas afirmações são generalizadas mas completamente falsas, porque os gatos não causam esterilidade ou problemas de saúde. Não há nenhum estudo ou evidência médica que comprove isso.

Muita gente também acredita que os gatos fazem mal para bebês ou para mulheres grávidas e que os pelos dos gatos podem sufocar os bebês. Mais uma vez isto é um mito, pois todas essas afirmações são completamente falsas. Ainda assim, considerando que os recém-nascidos são muito sensíveis, podemos colocar uma cerca ao redor do berço do bebê para manter o bigodudo fora do caminho até que a criança tenha se desenvolvido um pouco mais.

Dicas para dormir com gatos sem riscos

Dormir com gatos faz mal se o felino tiver alguma doença contagiosa, como você já viu neste artigo. Embora a maioria dos tutores já tenha consciência sobre os riscos de dormir com gatos, eles continuam fazendo isso. Então tome nota das últimas dicas que preparamos para tornar esta rotina o mais benéfica possível:

  • Evite deixar o gato ir para áreas externas: brigas entre felinos, a propagação de várias doenças e a transmissão de parasitas, tanto externos quanto internos, podem ocorrer na rua. Entretanto, se o gato sai regularmente de casa, você deve gradualmente impedir o acesso, enquanto aumenta o enriquecimento ambiental para evitar aumentar seus níveis de estresse ou ansiedade, assim como realizar sessões diárias de brincadeiras para ajudá-los a canalizar sua energia acumulada.
  • Siga uma rotina de escovação: é altamente recomendável que você mantenha uma rotina diária de escovação de seu pelo, embora você também possa escovar a cada dois ou três dias. Além de remover os pelos mortos, você será capaz de detectar qualquer doença, parasitas ou problemas de pele precocemente. Verifique seu gato atrás das orelhas, no pescoço, axilas e virilha.
  • Consulte o veterinário regularmente: o ideal é você levar o felino ao veterinário pelo menos a cada 6 a 12 meses para garantir sua saúde com um check-up. O especialista também lhe dará orientações sobre como seguir o cronograma de vacinação para gatos e desparasitação interna e externa regular. Lembre-se de que mesmo os gatos que nunca saem de casa podem ser infectados, através de nossas roupas, por exemplo.
  • Mantenha sua casa limpa: cobertores, lençóis e tapetes limpos semanalmente, assim como usar aspiradores de pó de alta potência para ajudar a reduzir e eliminar ácaros dos colchões, camas e almofadas dos sofás.
  • Garanta a origem dos alimentos: independentemente de alimentar seu gato com uma ração comercial equilibrada ou uma dieta crua (BARF), você deve garantir que as matérias-primas sejam de alta qualidade e que tenham passado nos controles de saúde relevantes. Além disso, você deve congelar a carne crua antes de oferecê-la ou cozinhá-la levemente, para evitar a propagação de quaisquer parasitas ou bactérias.

Agora você sabe que dormir com um gato não faz mal, desde que você tome as precauções necessárias. Entretanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser que um especialista prescreva o mais apropriado e eficaz antiparasitário, não hesite em visitar uma clínica veterinária, onde lhe explicarão tudo o que você precisa saber.

A seguir você confere um vídeo que fizemos com os prós e contras de dormir com gatos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dormir com gatos faz mal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Thompson, K., & Smith, B. (2014). Should we let sleeping dogs lie… with us? Synthesizing the literature and setting the agenda for research on human-animal co-sleeping practices. Humanimalia, 6(1), 114-127.
  • Beck, A. M., & Katcher, A. H. (1996). Between pets and people: The importance of animal companionship. Purdue University Press.
  • Blunden, S. L., Thompson, K. R., & Dawson, D. (2011). Behavioural sleep treatments and night time crying in infants: challenging the status quo. Sleep medicine reviews, 15(5), 327-334.
  • Gary M. Landsberg. Behavior Problems in Cats. 20.08.2019, de BSc, DVM, MRCVS, DACVB, DECAWBM, North Toronto Veterinary Behaviour Specialty Clinic Sitio web: https://www.msdvetmanual.com/cat-owners/behavior-of-cats/behavior-problems-in-cats
  • Thompson, K., & Smith, B. Volume 6, Number 1-Fall 2014.
  • Worthman, C. M., & Melby, M. K. (2002). Toward a comparative developmental ecology of human sleep.
  • Smith, B., Thompson, K., Clarkson, L., & Dawson, D. (2014). The Prevalence and implications of human–animal co-sleeping in an Australian sample. Anthrozoös, 27(4), 543-551.
  • Plaut, M., Zimmerman, E. M., & Goldstein, R. A. (1996). Health hazards to humans associated with domesticated pets. Annual review of public health, 17(1), 221-245.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Eduarda
Muitos veterinários não recomendam dar banho em gatos, eles próprios se dão banho.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Eduarda. De fato, depende de cada animal e de cada situação. Falamos mais sobre o banho em gatos neste outro artigo: https://www.peritoanimal.com.br/dar-banho-a-gatos-faz-mal-21523.html
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Larissa
Gato do xandy
A sua avaliação:
Muniz
Eu amei , tirou minhas dúvidas , meu gato se chama Touch Muniz Maio Oliver
Ele ama ronronar , eu dou banho nele todo dia que tem sol , eu tenho muito medo de fugir , coloque mais artigos sobre gatos pous amei
Maria
Muniz, dar banho com muita frenquencia não é bom, o ideal é apenas quando notar que ele está sujo.
A sua avaliação:
Rodrigo
Meu filho tem um filhote de gato ele tem 2 meses , e dormir com ele , faz algum mal dormir com o mesmo
Foo
Antigamente tinha uma gata bem preguiçosa, gulosa e também muito muito brava. Um dia eu havia enconstado minha cabeça na dela e ela deu um chiado bem alto na minha cabeça, depois
disso minha cabeça não parava de ficar chiando, isso é normal?
Flávio
Boa noite.
Adotamos uma gata num petshop. À época, estimava-se que a idade dela seria de 30 a 45 dias.
Já se passaram 120 dias, e ela ainda não foi vacinada nem castrada. Ela fica apenas em casa. Uma gata preta e peluda. De uns tempos pra cá, a Maju(gata) passou a deixar fezes pela casa. Percebemos que as vezes as fezes ficam presas na saída do ânus e pelos daquela região e que outras vezes ela simplesmente defeca fora da caixinha de silica.
Esse comportamento é normal?
Posso e devo dar banho no inverno?
Existe algum procedimento/ método para aparar as garras sem estressar o Animal e sem sofrer arranhões???
Qual são os riscos de doenças para crianças? (Temos uma bebê de 1 ano e 3 meses, que nasceu prematura e portanto, tem baixa imunidade).
Desde já agradeço,
Sem mais.;

Obrigado.
Luísa Savala
Oi Flávio! Temos alguns artigos informativos que podem te ajudar a tirar algumas das suas dúvidas porém, de qualquer forma, é imprescindível que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa dar conselhos precisos de acordo com as características do seu gato.
Você pode conferir essas informações em:
- "Porque meu gato não usa a caixa de areia": https://www.peritoanimal.com.br/por-que-meu-gato-nao-usa-a-caixa-de-areia-20338.html
- "Dar banho em gato faz mal?": https://www.peritoanimal.com.br/dar-banho-a-gatos-faz-mal-21523.html
- "Cortar as unhas a um gato": https://www.peritoanimal.com.br/cortar-as-unhas-a-um-gato-2713.html
- "Gatos e bebês - Dicas": https://www.peritoanimal.com.br/gatos-e-bebes-dicas-para-se-darem-bem-20458.html
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
Maria Cléria Freitas Moreira
Bom dia, tenho dois gatos que sempre dormiram comigo. As vezes ouço criticas por isso, mas não me importo.O mais importante é o nosso bem estar, carinho e afeto trocados.Claro que me preocupo com a saúde deles e não deixo de fazer as consultas com o veterinário.Adoro estar com meus gatos!
A sua avaliação:
Lara
Depois que adotei meu gatinho, e ele começou a dormir comigo, minhas crises de rinite desapareceram. 👍😀
Cami Brito
Eu tenho 5 gatos e todos dormem com as pessoas cá de casa,na minha opinião não tem qualquer problema....os meus miaus estão todos muito bem tratados.São uns bons amigos 😉
A sua avaliação:
Gabi Pinho
Meu gato nunca sai de casa, mas hoje ele escapou e trouxe um rato morto que foi seu brinquedo um tempinho

Nós não dormimos um sem o outro há quase 1 ano dpois q eu acolhi ele
Dei banho no gato e deixei ele dormir comigo

Se isso acontecer denovo eu posso deixar ele dormir comigo depois do banho?
Mary Paixão
Gostei, Gosto muito das minhas gatinhas, principalmente de dormi com elas, gosto de fazer carinhos etc... amo os felinos
Valta Aparecida Santos
Eu tenho um gato e uma gatinha, o gato vive na rua, mas minha gatinha só fica em casa, por isso só ela dorme comigo, é muito bom.
A sua avaliação:
helena sousa
Gostei.
Elisabeth
Tenho 6 gatos e no inverno, 5 dormem comigo e meu marido na cama! só nossa velhinha de 16 anos que prefere o sofá! os meus não saem de casa, tudo telado, tomam vacinas e sempre que desconfio de algo vão ao veterinário!!!! amo demais e se pudesse teria mais!!!
Lúcia
Sempre dormi com gatos. Uma vez, há muito tempo uma gata pariu na minha cama enquanto eu dormia. Não acordei e só me apercebi de manhã. Agora tenho 7 e tenho companhia de com 3 ou 4 por noite.
Sandra
Sempre dormi com os meus gatos, isso desde muito pequena e nunca tive problema nenhum de doença. Tenho fotos minha com meses de vida dormindo com eles. Minha mãe sempre gostou e consequentemente sempre convivi com os felinos.
Nilson Sousa
Olá, Pessoal tudo bem ? Não gostava de gato e nem ele de mim quando numa manhã ele prendeu a cabeça dele numa grade ficou gritando sufocado passei sabão , óleo pra soltar ele e nada a cabeça dele não passava pela grade ele começou a chorar eu não resisti chorei .. peguei um alicate e arrebentei a grade e hoje ele e meu melhor amigo só dorme se eu estiver dormido e me acorda todos dias 6 horas da manhã pra eu ir pra faculdade. Sou muito feliz com ele Hoje em dia
Luciene
Amo dormir com minha gatinha!! Ela é mto carinhosa.
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luciene! Acredito que sim, mas deve garantir que ela se encontra saudável, livre de parasitas tanto internos como externos. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Teresa
Sempre maravilhoso dormir com meus gatos. Nosso momento mamãe & bebé. ..
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Teresa! É verdade é sempre um ótimo momento! Obrigada pelo seu comentário :)
Dormir com gatos faz mal?
1 de 4
Dormir com gatos faz mal?

Voltar ao topo da página ↑