Partilhar

Por que os gatos dormem tanto?

 
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. Atualizado: 19 novembro 2020
Por que os gatos dormem tanto?

Ver fichas de  Gatos

Você sabe quantas horas um gato dorme por dia? Nossos gatinhos podem dormir até 17 horas por dia, o que corresponde a 70% de um dia inteiro. Essas horas são distribuídas em várias sonecas ao longo do dia e o total de horas diárias dependerá de diferentes fatores, tais como a idade do gato (gatos bebês e idosos podem dormir até 20 horas diárias), seu grau de atividade, seja por motivo de doenças ou mudanças ambientais.

Neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre o sono felino, suas fases, o que é normal e o que não é se o gato está dormindo demais e como isso varia de acordo com as condições internas e externas do felino. Continue lendo para entender melhor a necessidade de descanso de seu companheiro peludo e, em resumo, para saber por que os gatos dormem tanto!

Também lhe pode interessar: Por que os gatos gostam tanto de caixas?

É normal um gato dormir muito?

Sim, é normal um gato dormir muito. Mas por que os gatos dormem tanto? Os gatos são predadores, comportam-se de forma semelhante aos gatos selvagens, ou seja, foram projetos de forma anatômica e fisiológica para a caça. Eles precisam disso mesmo morando nas ruas ou em uma casa com alimento garantido.

Os gatos selvagens dormem depois de caçar suas presas devido à alta quantidade de calorias de energia gasta no processo. Nossos gatos domésticos fazem o mesmo, mas em vez de caçar pequenas presas eles normalmente gastam essa energia brincando com seus tutores, correndo, pulando, perseguindo e mantendo seu corpo tensionado, o que causa uma descarga de adrenalina que realmente os esgota e, assim, sentem necessidade de descansar, o que explica porque os gatos dormem tanto.

"Os gatos são animais noturnos, dormem durante o dia e estão acordados à noite", é uma frase que se repete com freqüência, mas que não é totalmente verdadeira. O pico mais alto de atividade felina coincide com o nascer e o pôr-do-sol, o que significa que são animais crepusculares, não noturnos. Isto também tem a ver com o tempo de caça de seus parentes selvagens, já que é nesse horário que suas presas a presa estão mais ativas e, assim, se tornam alvos mais fáceis. A verdade é que durante a noite seu gato dormirá, em muitos casos, tão profundamente quanto você, pois eles precisam de pouco tempo para desenvolver seus instintos predatórios.

Para mais informações, veja este outro artigo sobre meu gato dorme muito - por quê?

Por que gato filhote dorme tanto?

Muitos tutores de gatinhos se preocupam com o fato de que seu gato dorme muito e não brinca tanto quanto eles acham que deveria. Então, por que os gatos dormem tanto e os filhotes dormem ainda mais?

Durante suas primeiras semanas de vida, os gatos precisam descansar mais horas do que os gatos adultos e podem dormir até 20 horas por dia. Isto se deve, em parte, porque o hormônio de crescimento secretado pela hipófise é liberado durante o sono, ocorrendo dentro de 20 minutos após o início do ciclo de sono profundo. É durante o sono, portanto, que eles crescem e se desenvolvem, pois as informações aprendidas enquanto estão acordados também são fixadas e é por isso que os gatos bebês precisam dormir tanto e respeitar seu sono é essencial.

Quando atingem quatro ou cinco semanas de idade, o tempo que passam dormindo diminui até chegar às horas de sono de um adulto. À medida que sua curiosidade aumenta, eles começam a investigar o ambiente a seu redor, passam a ter vontade de brincar, correr, balançar sua cauda, seus sentidos de visão e audição estão bem desenvolvidos, surgem alguns dentes de leite e o desmame começa.

E falando sobre o sono felino, muitos humanos gostam de dormir com seus companheiros peludos. Por isso talvez te interesse o artigo dormir com gatos faz mal?

Por que os gatos dormem tanto? - Por que gato filhote dorme tanto?

Como é o ciclo do sono dos gatos

Bem, agora que você já sabe por que os gatos dormem tanto, vamos explicar o ciclo do sono dos felinos. Ao dormir, os gatos alternam fases de sono leve e profundo. A maior parte do sono deles, cerca de 70%, é leve. São cochilos de alguns minutos conhecidos como "soneca de gato", que podem ocorrer quando estão deitados mas suas orelhas se mantém atentas para reagir facilmente a sons e a outros estímulos. Esse comportamento também tem explicação: além dos predadores, os gatos são presas de outros animais, de modo que seu instinto os deixam alertas a possíveis perigos.

Após cerca de trinta minutos de sono leve, eles entram na fase profunda do sono conhecida como fase REM, que ocupa a porcentagem restante do sono total e, apesar de terem o corpo completamente relaxado, os gatos têm sonhos semiconscientes como as pessoas. Isto porque eles mantêm os sentidos de alerta e atividade cerebral semelhantes a quando estão acordados, de modo que podem mover os olhos rapidamente, as patas, os ouvidos, podem até mesmo vocalizar e modificar sua posição.

Assim, um dia de um gato adulto pode ser dividido em 7 horas de vigília e 17 horas de sono, das quais 12 horas são de sono leve e 5 horas de sono profundo.

E já que estamos falando de porque os gatos dormem tanto, você deve estar se perguntando: será que os gatos sonham? Descubra no vídeo abaixo:

Alterações do sono em gatos - causas e prevenção

Há vários fatores que podem alterar o sono de um gato. Aqui estão as mais frequentes:

Temperatura

Assim como para nós, humanos, temperaturas extremas, tanto quentes quanto frias, perturbam o sono de um gato, aumentando muito o tempo que ele passa nesta atividade. Se seu gato vive dentro de casa, observe como está a temperatura ambiente para que isso não se torne um incômodo para o felino. Se você vive com um filhote de gato, é bom prestar atenção nisso pois pode ser necessário fornecer um cobertor ou levá-lo a locais mais quentes para dormir. Isso também ajudará a prevenir doenças respiratórias e deve ser levado em consideração, especialmente, para os gatinhos sem pelos, como o Sphynx.

Doenças

Os gatos são especialistas em esconder suas doenças, por isso é muito importante observar as mudanças no sono, pois isso pode indicar que algo está errado com eles. Se seu gato estiver dormindo demais e com sonos muitos profundos, é melhor visitar seu veterinário para descartar problemas de saúde. Uma das causas dos problema pode ser uma dieta pobre em proteínas e aminoácidos essenciais; doenças neurológicas que afetam o sistema nervoso central; déficits sensoriais; problemas abdominais (intestinal, hepático ou renal), doenças cardiovasculares ou distúrbios sanguíneos, tais como anemia e dor. Muitas vezes, o aumento do sono é acompanhado de anorexia e redução de sua auto higiene.

Por outro lado, se ele está dormindo menos e tem mais energia, fome e sede do que nunca, você pode suspeitar de um problema endócrino típico dos gatos mais velhos, o hipertireoidismo.

Tédio

Quando os gatos passam a maior parte do dia sozinhos e não têm companhia de outros animais ou cuidadores brincando ou passando tempo suficiente com eles, certamente se verão entediados e, não encontrando uma atividade melhor, eles dormirão. É por isso que é muito importante passar tempo com seu gatinho, isso vai melhorar seu humor e sua saúde.

Cio

Durante o cio, as gatas ficam mais ativas pela ação dos hormônios e dormem menos porque passam grande parte do dia chamando a atenção de gatos machos, mesmo estando em casa sozinha; do outro lado, os machos que estão em busca de uma gata tendem a dormir menos por esta razão e porque se dedicam a marcar território ou a lutar com outros gatos.

Neste outro artigo você vai conhecer os sintomas de uma gata no cio.

Estresse

O estresse afeta muito os gatos e pode, inclusive, causar problemas de saúde (tais como anorexia ou cistite idiopática felina), distúrbios comportamentais e mudanças nos hábitos de sono. Como consequência, eles podem sofrer um aumento ou diminuição das horas de sono e vão procurar um lugar escondido para tentar dormir melhor.

Muitas dessas situações podem ser evitadas ou amenizadas. Por isso é importante observar as mudanças no comportamento do sono, no miado, se ele está se escondendo muito ou se houve algum aumento de agressividade. Ao percebermos pequenas alterações em seu comportamento, podemos sentir que algo está errado. Nestes casos, o melhor é levá-lo ao veterinário se alguma mudança for detectada, lá eles farão um diagnóstico correto e aplicarão o tratamento adequado de acordo com a causa.

Por que os gatos dormem tanto? - Alterações do sono em gatos - causas e prevenção

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos dormem tanto?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • CATS PROTECTION. Cats and sleep. Disponível em: <https://www.cats.org.uk/help-and-advice/cat-behaviour/cats-and-sleep>. Acesso em 10 de novembro de 2020.
  • CANAGAN. The truth about your pet's sleeping habits. Disponível em: <https://www.canagan.co.uk/blog/the-truth-about-your-pets-sleeping-habits>. Acesso em 10 de novembro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Por que os gatos dormem tanto?
1 de 3
Por que os gatos dormem tanto?

Voltar ao topo da página