Curiosidades do mundo animal

Porque o seu gato dorme com você

Eva López
Por Eva López, Jornalista. Atualizado: 18 maio 2023
Porque o seu gato dorme com você
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Chegou a hora de dormir e, quando você se deita na cama, tem uma companhia: seu gato. Não sabe por que, mas todas as noites, ou quase todas, esse bichinho peludo se aconchega ao seu lado. A verdade é que é bastante relaxante e agradável dormir com a companhia de um felino, e por isso não os tiramos da cama, mas por que eles vêm dormir conosco? Se você quer saber o que significa quando seu gato dorme com você, não perca este artigo da PeritoAnimal com as razões mais comuns.

Muitos tutores se perguntam se os gatos escolhem com quem dormir. E a resposta para esta pergunta é positiva. Conforto, companhia, calor... são várias as razões que explicam por que seu gato dorme com você, e aqui vamos explicar todas elas. Continue lendo, pois temos certeza de que você vai adorar.

Índice

  1. Por que seu gato dorme com você?
  2. Por que os gatos escolhem com quem dormir?
  3. Por que meu gato dorme na minha cama?
  4. Dormir com gato faz mal?

Por que seu gato dorme com você?

Existem várias razões pelas quais seu gato pode escolher dormir com você, seja ao seu lado, aos pés da sua cama ou até mesmo em cima de você. Os gatos têm a habilidade de escolher com quem dormir, e é uma forma de demonstrar que eles gostam da sua companhia. Eles estabelecem um vínculo de confiança com seus tutores, e isso é a razão principal, embora não seja a única! Além disso, os gatos podem buscar uma temperatura mais confortável ao se aconchegar próximo a você durante a noite. Eles também podem se sentir mais confortáveis e seguros ao dormir ao seu lado, desfrutando do seu cheiro e da sua presença reconfortante. Além disso, o instinto protetor dos gatos pode levá-los a querer cuidar de você durante o sono. Vamos explorar todas as causas desse comportamento:

1.Confia em você

Os gatos são animais que, apesar do processo de domesticação pelos quais passaram, mantêm muitos de seus comportamentos naturais intactos. Na natureza dos gatos, eles são desconfiados e ficam alertas para evitar possíveis ataques de predadores. Sem dúvida, a hora de dormir é um dos momentos em que são mais vulneráveis nesse sentido. Por esse motivo, confiar sua vida a você ao dormir juntos é um ato que demonstra o quanto ele se sente à vontade ao seu lado.

A confiança não é o único significado desse comportamento, por isso vamos continuar com mais motivos que explicam por que os gatos escolhem com quem dormir.

2. Por causa da temperatura

Os gatos adoram o calor. Se você observar, eles sempre procuram os lugares mais quentes da casa para se esconder e relaxar: perto do aquecedor, entre as almofadas ou em qualquer cantinho onde haja sol. Portanto, não é surpreendente que seu gato durma ao seu lado e procure você na hora de dormir, pois ele quer se aquecer e se sentir ainda mais confortável. Essa é uma das principais causas que explicam por que os gatos dormem com seus tutores.

3. Se sente mais confortável

Apesar de serem brincalhões e, às vezes, muito ativos, os gatos são preguiçosos e podem dormir até 15 horas por dia ou mais. Embora possam se acomodar nos lugares mais inesperados, certamente ficarão mais confortáveis dormindo em uma cama fofinha, então um dos motivos pelos quais seu gato dorme com você é simplesmente por conforto.

Agora, esse motivo pode esconder um "problema" que requer uma solução: ele não gosta o suficiente da própria cama. É claro que há a possibilidade de a cama dele ser adequada, mas simplesmente a sua parece melhor. No entanto, também é possível que a cama dele não seja de boa qualidade, tenha se deteriorado ao longo dos anos e precise ser trocada. Nesses casos, é importante verificar o colchão do gatinho e considerar a opção de comprar uma cama nova. Neste outro artigo, você encontrará uma lista com as melhores camas para gatos.

4. Se sente mais seguro com você

Embora pareçam relaxados, os gatos estão constantemente em estado de alerta, como já mencionado, por isso saltam ao menor sinal de algo estranho próximo a eles. O relacionamento com seu gato é muito importante, provavelmente ele te considera mais um membro da família e, por isso, gosta de dormir com você e se sentir mais seguro e relaxado. Se ele se deita ao seu lado, baixa a guarda e descansa ao seu lado, é porque se sente muito seguro ao seu lado.

Esse motivo está totalmente relacionado à confiança que mencionamos anteriormente. Seu gato confia em você e sabe que nada de ruim pode acontecer ao seu lado. Nessas situações, é normal que seu gato durma entre suas pernas ou até mesmo em cima de você. Quanto mais perto ele estiver de você, mais seguro ele se sentirá! E é claro que esse é um dos principais motivos por que os gatos escolhem com quem dormir

5. Para te proteger

Em consonância com o motivo anterior, ao fazer parte do mesmo grupo social, o gato se sente seguro ao seu lado e, ao mesmo tempo, oferece sua proteção a você. Gatos que vivem juntos e estabelecem laços de afeto e confiança tendem a dormir juntos para se protegerem e se sentirem seguros por seu instinto de sobrevivência.

6. Territorialidade, inata nos gatos

Pode ser que um dos motivos pelos quais seu gato se deita com você seja porque ele considera que a cama é dele e é ele quem permite que você durma lá. A parte positiva disso é que seu gato tem um vínculo forte o suficiente e confia em você para deixá-lo dormir ao seu lado.

7. Faz parte da rotina dele

Se seu gato dorme com você desde filhote e você nunca tentou mudar isso, é provável que ele tenha adotado como um hábito e faça parte de sua rotina noturna. Independentemente de ele se deitar com você por algum dos motivos mencionados anteriormente ou não, ele pode fazer isso porque seguir você até o banheiro, subir na cama e se deitar ao seu lado faz parte da rotina noturna dele. Já sabemos que os gatos são animais de hábitos e extremamente rotineiros.

8. Porque te ama

Sim, os gatos podem parecer ariscos e independentes, mas isso é apenas uma fachada. A verdade é que os gatos também gostam de companhia e, especialmente se você passa muito tempo fora de casa, ele sentirá sua falta.

Gatos costumam se deitar juntos quando estão em ninhadas para se aquecerem e ter companhia, portanto, se ele se esfrega em você, dá cabeçadas, lambe e se deita com você, é porque ele te considera mais um membro de seu grupo. Parabéns! Isso significa que você tem um relacionamento perfeito com seu companheiro peludo. Leia nosso artigo em que listamos 10 sinais de que seu gato te ama.

Porque o seu gato dorme com você - Por que seu gato dorme com você?

Por que os gatos escolhem com quem dormir?

Os gatos, assim como muitos outros animais, demonstram preferências quando se relacionam com outros gatos, animais ou pessoas. Por isso, têm a capacidade de escolher sua "pessoa favorita" ou "pessoas de confiança". Isso acontece porque eles estabelecem um vínculo afetivo muito forte e especial, fazendo com que vejam essa pessoa ou pessoas como um exemplo a ser seguido e em quem confiar. Isso inclui o momento do sono, por isso é comum que escolham dormir apenas com a pessoa considerada "especial" para eles. Portanto, os gatos escolhem uma pessoa para dormir como um ato de amor e confiança. Falamos mais detalhadamente sobre isso neste outro artigo: "Por que os gatos gostam de algumas pessoas?".

Se isso é o que está acontecendo com você e você notou que seu gato só quer dormir com você, você pode confirmar que é por esse motivo observando todo o seu comportamento. Quando um gato cria um vínculo tão forte com uma pessoa, ele demonstra seu carinho e confiança esfregando-se nela, ronronando quando está ao seu lado, lambendo-a, amassando-a e até mesmo dando pequenas mordidinhas. Através de alguns desses gestos, como o ato de se esfregar em você, ele libera certas feromonas que ficam em sua pele e o gato percebe através do cheiro. Essas feromonas indicam segurança e pertencimento ao grupo, sendo muito positivas.

Porque o seu gato dorme com você - Por que os gatos escolhem com quem dormir?

Por que meu gato dorme na minha cama?

Às vezes, pode acontecer que seu gato durma na sua cama mesmo quando você não está dormindo nela. Por que ele faz isso? A verdade é que esse comportamento também pode ocorrer por alguns dos motivos mencionados anteriormente. Lembre-se de que os gatos são animais que dormem muitas horas por dia, então eles procurarão os lugares que consideram mais confortáveis para eles, o que inclui desde prateleiras para dormir em locais altos até uma caixa, o sofá ou sua própria cama. Novamente, estamos falando de conforto, que pode ser devido ao fato de que ele não gosta da cama dele ou simplesmente prefere a sua.

Por outro lado, talvez seu gato considere que sua cama é dele e, portanto, pode deitar e descansar nela quando quiser. Se for um problema para você que seu gato durma na sua cama, você deve adquirir uma cama confortável para ele e ensiná-lo a dormir lá. Não perca o artigo em que falamos "onde os gatos devem dormir".

Porque o seu gato dorme com você - Por que meu gato dorme na minha cama?

Dormir com gato faz mal?

Dormir com um gato tem suas vantagens e desvantagens, como tudo na vida. Se o gato passa longos períodos na rua ou se você é alérgico, não é recomendável que ele durma na sua cama. No entanto, se ele não sai de casa, está vacinado e desparasitado, não há nenhum problema. Na verdade, isso ajudará a fortalecer o vínculo entre vocês e você terá um sono mais fácil, relaxado e feliz. Seu gato traz companhia e bem-estar, e isso nunca é ruim!

Lembre-se de escovar regularmente o pelo do seu gato para tornar o descanso na cama mais higiênico e evitar que ele solte muitos pelos. Os pelos dos gatos não representam perigo, como muitas pessoas acreditam, mas se você não gosta de encontrá-los em suas roupas de cama, é tão simples quanto estabelecer uma rotina de escovação.

Porque o seu gato dorme com você - Dormir com gato faz mal?

Agora que você conhece os motivos pelos quais seu gato dorme com você, no vídeo a seguir mostramos todos os prós e contras de dormir com seu gato.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque o seu gato dorme com você, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
48 comentários
A sua avaliação:
Wylloana de Paula Gonçalves dos Santos
Meu gato estava dormindo comigo normalmente. Até que eu acordei de madrugada com o miado dele, eu fui pegar ele pra ficar mais pertinho de mim e notei que ele tava muito molinho aponto se não conseguir se sustentar de pé. Ele mia muito também e eu achei ele muito estranho... Ele ainda é filhotinho encontrei ele na rua , desde de que peguei ele notei que ele tem o miado roco. Ele é manhoso ao extremo e mia muito quando a gente sai de perto dele.
Agora eu tô olhando aqui pra ele sem saber o que fazer e observando ele miar 🥺acho que ele tá sentindo dor.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Wylloana. Parabéns pelo resgate!
Você consegue levá-lo até um veterinário? Temos essa lista de locais de atendimento grátis e com preços baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Um abraço!
A sua avaliação:
José Emídio De Lima Filho
Desdeque nossa filha mais nova a Tifanny
uma poodle branca nos deixou a 2 anos, minha esposa reclama muito a falta que ela faz, até que 3 meses atrás resolvi adotar um gato, o Jimmy um siamês o intuito seria para ser uma companhia para ela só que por mal dos pecados o gatão é mais apegado comigo, normalmente onde eu estou ele também esta dorme comico e ela fica brava o chama de traidor, da minha parte só me resta soar ela. Fazer o que né. Obrigado pela atenção.
A sua avaliação:
Isa
Minha gatinha dorme comigo as vezes, quando meus pais deixam.
Ela dorme como um humano mesmo, com a cabeça no travesseiro e o resto do corpo nas cobertas, acho que ela quer me imitar, até quando eu vou no banheiro ela vai junto e faz xixi no ralo ╮(. ❛ ᴗ ❛.)╭
Eu fico com medo do escuro as vezes, tenho medo de aranhas virem perto de mim, eu tenho uma forte aracnofobia e quando eu estou com minha gata eu nem me lembro das aranhas
A sua avaliação:
Kathia Eugenio
Você sabia que os gatos entendem os humanos e também falam?
A sua avaliação:
Fernando
Durmo com meu gato todas as noites, ele dorme entre eu e minha esposa, é ótimo, só tem um inconveniente mas não são todas as noites, o meu gato ronca pra c..........
A sua avaliação:
jessica de Souza Caetano
Minha gata dorme espichada com a barriguinha encostada na minha barriga e com as patas na minha cara kkkk.
Samantha
Meu gato tem A CAMA INTEIRA pra ele mas ele insiste em deitar encostado em mim, eu posso tar deitada ou sentada na beirada da cama usando o celular, ele sempre vem e deita encostado em mim.
Isa
A minha também faz isso!
A sua avaliação:
Isabela
Tenho 3 gatos

1 dorme nos pés
1 do lado
E meubebe laranjinha dorme em cima de mim a noite toda, posso estar dormindo em qualquer posição ele dá um jeito de me escalar e aí de mim se eu me mexo ele crava as unhas em mim pra não cair
Isa
Que legal deve ser ter vários gatinhos! A minha também Finca a unha em mim quando eu me mexo 😹
cibeli barbosa
conhecer mais sobre a vida dos gato e outros animais.
Matheus taylor
Meu gato dorme comigo, me lambe eu amo isso
Carla Machado
Olá, gostaria de saber, porquê que a minha gata deita se sempre no chão de lado? Obrigada
Luiz
Eu tenho 3 gatos dois machos (siamês e um todo preto) e uma fêmea estilo frajolinha peludinha, então o mais engraçado que minha esposa teve ideia de ter os gatos e eu não era fã desde o primeiro com passar dos anos aprendi amar muito eles e agora eu e minha esposa estamos brigado e o mais engraçado eles vão ir domrir comigo sempre no sofá do que com a minha esposa na cama com todo o conforto que tem e mesmo ainda nos dias de muito frio...
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luiz, vossa história é adorável! Esperamos que você pare de brigar com a esposa em breve para que todos possam dormir juntos no maior conforto. Obrigada pelo seu comentário!
Joyce
Tenho uma dúvida,a 6 meses minha gatinha criou 5 ,os gatinhos desmamou e doamos 4 ,a mãe fica estranhando essa gatinha ,não gosta dela perto dela,só fica em cima do telhado, só desce quando a filhinha dela não está perto
Julia
As femeas são territorialistas. Minha gata não tolera outros felinos especialmente fêmeas. E olha que é castrada desde bebê. Talvez a sua também seja assim.
Isa
Será que ela não lembra de seu filhotinho? Acho que seria bom falar com um veterinário
Giovana Polonski Matheus
Eu adorei porque agora sei!
luciana
minha pergunta é o seguinte! to com uma gata e ela está com um ferimento na bochecha, devido briga e inchou com isso acho que ela está com febre e sentindo dor. estou esperando dar amanhã para levar ela no veterinário. só que moro numa roça e tem um formigueiro e ela só quer ficar deitada em cima do formigueiro porque ?gostaria de saber porque ela fica deitada em cima do formigueiro sendo que quando está bem ela não deita .
fabiana
Nossa ! meu gato me ama então que lindo , pois todo dia quando chego do trabalho ele sempre vem deitar comigo , ao meu lado , todos os dias e quando não estou dormir em cima das minhas roupas que deixo na cama ..... amo gatos de fato , legal saber que ele gosta de mim tbm ....
A sua avaliação:
Sílvia Ballona
Amo bichos principalmente cães e gatos
Peço-lhes a gentileza de enviar-me reportagens notícias e novidades sobre pets
Muito obrigada
Abraços
alexesandra de souza ferreira
amei tudo que li e se poder saber mais sobre minha nina e seus costumes felinos adoraria. minha gata e cheia de rotinas e horarios, acorda cedo arranha a porta pra sair entra no banheiro comigo 5 hs da manhã . e dorme comigo quase todos os dias. amooooo minha princesa
Marisa
Gostei muito ... gostária de saber mas sobre os felinos.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marisa! Valeu pelo comentário. Navegue pelo nosso site onde você encontrará vários artigos sobre os nossos felinos domésticos.
Elton
Tenho dois gatos amarelos ele dormem entre eu e minha esposa não encomodam em nada só roncam bastante
1 de 5
Porque o seu gato dorme com você