Porque o seu gato dorme com você
Ver fichas de Gatos
Chegou a hora de dormir e, quando você se deita na cama, tem uma companhia: seu gato. Não sabe por que, mas todas as noites, ou quase todas, esse bichinho peludo se aconchega ao seu lado. A verdade é que é bastante relaxante e agradável dormir com a companhia de um felino, e por isso não os tiramos da cama, mas por que eles vêm dormir conosco? Se você quer saber o que significa quando seu gato dorme com você, não perca este artigo da PeritoAnimal com as razões mais comuns.
Muitos tutores se perguntam se os gatos escolhem com quem dormir. E a resposta para esta pergunta é positiva. Conforto, companhia, calor... são várias as razões que explicam por que seu gato dorme com você, e aqui vamos explicar todas elas. Continue lendo, pois temos certeza de que você vai adorar.
Por que seu gato dorme com você?
Existem várias razões pelas quais seu gato pode escolher dormir com você, seja ao seu lado, aos pés da sua cama ou até mesmo em cima de você. Os gatos têm a habilidade de escolher com quem dormir, e é uma forma de demonstrar que eles gostam da sua companhia. Eles estabelecem um vínculo de confiança com seus tutores, e isso é a razão principal, embora não seja a única! Além disso, os gatos podem buscar uma temperatura mais confortável ao se aconchegar próximo a você durante a noite. Eles também podem se sentir mais confortáveis e seguros ao dormir ao seu lado, desfrutando do seu cheiro e da sua presença reconfortante. Além disso, o instinto protetor dos gatos pode levá-los a querer cuidar de você durante o sono. Vamos explorar todas as causas desse comportamento:
1.Confia em você
Os gatos são animais que, apesar do processo de domesticação pelos quais passaram, mantêm muitos de seus comportamentos naturais intactos. Na natureza dos gatos, eles são desconfiados e ficam alertas para evitar possíveis ataques de predadores. Sem dúvida, a hora de dormir é um dos momentos em que são mais vulneráveis nesse sentido. Por esse motivo, confiar sua vida a você ao dormir juntos é um ato que demonstra o quanto ele se sente à vontade ao seu lado.
A confiança não é o único significado desse comportamento, por isso vamos continuar com mais motivos que explicam por que os gatos escolhem com quem dormir.
2. Por causa da temperatura
Os gatos adoram o calor. Se você observar, eles sempre procuram os lugares mais quentes da casa para se esconder e relaxar: perto do aquecedor, entre as almofadas ou em qualquer cantinho onde haja sol. Portanto, não é surpreendente que seu gato durma ao seu lado e procure você na hora de dormir, pois ele quer se aquecer e se sentir ainda mais confortável. Essa é uma das principais causas que explicam por que os gatos dormem com seus tutores.
3. Se sente mais confortável
Apesar de serem brincalhões e, às vezes, muito ativos, os gatos são preguiçosos e podem dormir até 15 horas por dia ou mais. Embora possam se acomodar nos lugares mais inesperados, certamente ficarão mais confortáveis dormindo em uma cama fofinha, então um dos motivos pelos quais seu gato dorme com você é simplesmente por conforto.
Agora, esse motivo pode esconder um "problema" que requer uma solução: ele não gosta o suficiente da própria cama. É claro que há a possibilidade de a cama dele ser adequada, mas simplesmente a sua parece melhor. No entanto, também é possível que a cama dele não seja de boa qualidade, tenha se deteriorado ao longo dos anos e precise ser trocada. Nesses casos, é importante verificar o colchão do gatinho e considerar a opção de comprar uma cama nova. Neste outro artigo, você encontrará uma lista com as melhores camas para gatos.
4. Se sente mais seguro com você
Embora pareçam relaxados, os gatos estão constantemente em estado de alerta, como já mencionado, por isso saltam ao menor sinal de algo estranho próximo a eles. O relacionamento com seu gato é muito importante, provavelmente ele te considera mais um membro da família e, por isso, gosta de dormir com você e se sentir mais seguro e relaxado. Se ele se deita ao seu lado, baixa a guarda e descansa ao seu lado, é porque se sente muito seguro ao seu lado.
Esse motivo está totalmente relacionado à confiança que mencionamos anteriormente. Seu gato confia em você e sabe que nada de ruim pode acontecer ao seu lado. Nessas situações, é normal que seu gato durma entre suas pernas ou até mesmo em cima de você. Quanto mais perto ele estiver de você, mais seguro ele se sentirá! E é claro que esse é um dos principais motivos por que os gatos escolhem com quem dormir
5. Para te proteger
Em consonância com o motivo anterior, ao fazer parte do mesmo grupo social, o gato se sente seguro ao seu lado e, ao mesmo tempo, oferece sua proteção a você. Gatos que vivem juntos e estabelecem laços de afeto e confiança tendem a dormir juntos para se protegerem e se sentirem seguros por seu instinto de sobrevivência.
6. Territorialidade, inata nos gatos
Pode ser que um dos motivos pelos quais seu gato se deita com você seja porque ele considera que a cama é dele e é ele quem permite que você durma lá. A parte positiva disso é que seu gato tem um vínculo forte o suficiente e confia em você para deixá-lo dormir ao seu lado.
7. Faz parte da rotina dele
Se seu gato dorme com você desde filhote e você nunca tentou mudar isso, é provável que ele tenha adotado como um hábito e faça parte de sua rotina noturna. Independentemente de ele se deitar com você por algum dos motivos mencionados anteriormente ou não, ele pode fazer isso porque seguir você até o banheiro, subir na cama e se deitar ao seu lado faz parte da rotina noturna dele. Já sabemos que os gatos são animais de hábitos e extremamente rotineiros.
8. Porque te ama
Sim, os gatos podem parecer ariscos e independentes, mas isso é apenas uma fachada. A verdade é que os gatos também gostam de companhia e, especialmente se você passa muito tempo fora de casa, ele sentirá sua falta.
Gatos costumam se deitar juntos quando estão em ninhadas para se aquecerem e ter companhia, portanto, se ele se esfrega em você, dá cabeçadas, lambe e se deita com você, é porque ele te considera mais um membro de seu grupo. Parabéns! Isso significa que você tem um relacionamento perfeito com seu companheiro peludo. Leia nosso artigo em que listamos 10 sinais de que seu gato te ama.
Por que os gatos escolhem com quem dormir?
Os gatos, assim como muitos outros animais, demonstram preferências quando se relacionam com outros gatos, animais ou pessoas. Por isso, têm a capacidade de escolher sua "pessoa favorita" ou "pessoas de confiança". Isso acontece porque eles estabelecem um vínculo afetivo muito forte e especial, fazendo com que vejam essa pessoa ou pessoas como um exemplo a ser seguido e em quem confiar. Isso inclui o momento do sono, por isso é comum que escolham dormir apenas com a pessoa considerada "especial" para eles. Portanto, os gatos escolhem uma pessoa para dormir como um ato de amor e confiança. Falamos mais detalhadamente sobre isso neste outro artigo: "Por que os gatos gostam de algumas pessoas?".
Se isso é o que está acontecendo com você e você notou que seu gato só quer dormir com você, você pode confirmar que é por esse motivo observando todo o seu comportamento. Quando um gato cria um vínculo tão forte com uma pessoa, ele demonstra seu carinho e confiança esfregando-se nela, ronronando quando está ao seu lado, lambendo-a, amassando-a e até mesmo dando pequenas mordidinhas. Através de alguns desses gestos, como o ato de se esfregar em você, ele libera certas feromonas que ficam em sua pele e o gato percebe através do cheiro. Essas feromonas indicam segurança e pertencimento ao grupo, sendo muito positivas.
Por que meu gato dorme na minha cama?
Às vezes, pode acontecer que seu gato durma na sua cama mesmo quando você não está dormindo nela. Por que ele faz isso? A verdade é que esse comportamento também pode ocorrer por alguns dos motivos mencionados anteriormente. Lembre-se de que os gatos são animais que dormem muitas horas por dia, então eles procurarão os lugares que consideram mais confortáveis para eles, o que inclui desde prateleiras para dormir em locais altos até uma caixa, o sofá ou sua própria cama. Novamente, estamos falando de conforto, que pode ser devido ao fato de que ele não gosta da cama dele ou simplesmente prefere a sua.
Por outro lado, talvez seu gato considere que sua cama é dele e, portanto, pode deitar e descansar nela quando quiser. Se for um problema para você que seu gato durma na sua cama, você deve adquirir uma cama confortável para ele e ensiná-lo a dormir lá. Não perca o artigo em que falamos "onde os gatos devem dormir".
Dormir com gato faz mal?
Dormir com um gato tem suas vantagens e desvantagens, como tudo na vida. Se o gato passa longos períodos na rua ou se você é alérgico, não é recomendável que ele durma na sua cama. No entanto, se ele não sai de casa, está vacinado e desparasitado, não há nenhum problema. Na verdade, isso ajudará a fortalecer o vínculo entre vocês e você terá um sono mais fácil, relaxado e feliz. Seu gato traz companhia e bem-estar, e isso nunca é ruim!
Lembre-se de escovar regularmente o pelo do seu gato para tornar o descanso na cama mais higiênico e evitar que ele solte muitos pelos. Os pelos dos gatos não representam perigo, como muitas pessoas acreditam, mas se você não gosta de encontrá-los em suas roupas de cama, é tão simples quanto estabelecer uma rotina de escovação.
Agora que você conhece os motivos pelos quais seu gato dorme com você, no vídeo a seguir mostramos todos os prós e contras de dormir com seu gato.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque o seu gato dorme com você, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.