PARTILHAR

Dar banho a gatos faz mal?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 7 fevereiro 2019
Dar banho a gatos faz mal?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se é amante dos felinos ou tem um felino em casa, de certeza que já alguma vez se perguntou se dar banho a gatos faz mal ou não e, se é realmente necessário fazê-lo. Neste artigo do PeritoAnimal vamos esclarecer-lhe esta questão e dar-lhe inclusive alguns conselhos para saber exatamente o que tem de fazer no caso de ter de dar banho ao seu pet.

A crença de que os gatos não gostam de água e de eles próprios passam o dia se higienizando e, por isso não precisam de banhos não é verdadeiramente certa e, se continuar lendo este artigo vai perceber porquê. A verdade é que tudo depende de vários fatores, como se o habitou desde pequeno, se teve uma experiência negativa com a água ou se realmente precisamos de o limpar por algum motivo em concreto, entre outros. Por isso, leia este artigo e saiba se dar banho a um gato é bom ou não.

É preciso dar banho a um gato?

A resposta a esta pergunta depende de cada animal. Os veterinários dizem que não é realmente preciso dar banho a um gato se este estiver saudável e tiver com uma boa aparência, pelo menos, não de forma frequente apenas quando for realmente necessário, pois se dermos banho com frequência ao nosso felino, é possível que ele perca os óleos essenciais que o seu pelo contém e que lhe proporcionemos uma experiência traumática. Por isso, dar banho a um gato é bom se ele precisar. Além disso, os felinos são um dos animais mais higiênicos que existem, uma vez que passam a maior parte do tempo se higienizando passando a sua língua por todo o corpo, por isso se o seu gato tem o pelo curto e é interior, com uma boa escovação regular quase sempre será suficiente.

De certeza que já ouviu mais de uma vez que os gatos odeiam água, mas esta afirmação não é bem verdadeira, pois é tudo uma questão de os habituar. Tal como acontece com outros animais, você pode educar um gato desde pequeno e habituá-lo ao banho e a ter contato com a água, para isso o ideal seria começar a dar-lhe banho a partir dos 2 ou 3 meses de idade, que é quando já têm as vacinas e estão em plena fase de socialização, para não adoecer e aprender que a água não é "má". Se tiver que habituar um gato adulto ao banho será muito mais complicado.

Além disso, também existem algumas raças de felinos que gostam de água como o gato Bengal que não tem nenhum problema em brincar com a água e é um excelente nadador. Mas claro que, destas raças apenas há algumas excepções. No entanto, é possível habituar um gato ao banho em casa sem sair correndo e sem ter uma experiência negativa.

Dar banho a gatos faz mal? - É preciso dar banho a um gato?

Quando dar banho a um gato?

Tenha ou não habituado o gato ao banho, existem algumas situações excecionais nas quais pode ser necessário dar banho a um gato:

  • Se acolheu um gato de rua filhote ou adulto e está sujo.
  • Se o seu gato sofre de alguma alergia ou tem alguma infecção na pele.
  • Se o seu felino sofreu de um golpe de calor ou se está simplesmente muito calor no ambiente.
  • Se o seu felino tem o pelo comprido ou semi-longo e não pode desembaraçá-lo com uma escova ou tem a pele oleosa.
  • Se o seu gato tem pulgas e tem de as eliminar com um xampu especial.
  • Se o seu gato tem micose que afeta o pelo, a pele e as unhas.
  • Se o seu felino se sujou com algum produto, sobretudo se é químico ou tóxico, que não se possa tirar e/ou com a ajuda de toalhinhas úmidas.
  • Se o seu felino deixou de se higienizar por algum motivo.

Apenas nestes casos será realmente necessário dar banho a um gato, caso contrário será necessário a sua higiene diária, escovações mais ou menos regulares dependendo do tipo de pelo que tiver, uso de toalhinhas úmidas embebidas em xampus secos específicos para respeitar o ph da pele dos gatos para tirar determinados restos de sujidade sem chegar a dar-lhe um banho.

Conselhos para dar banho a um gato

Antes de dar banho a um gato é importante ter em conta uma série de coisas que é melhor seguir para tornar a experiência o mais agradável possível.

O primeiro banho dos gatos é sempre o pior porque é tudo desconhecido para eles e não sabem o que os espera nesse momento, por isso é muito importante que nós estejamos calmos, sejamos pacientes e não façamos barulhos bruscos nem aumentemos o tom de voz ao falar, para não alterar ou deixar o gato mais nervoso. Deve acariciá-lo e tratá-lo com muito carinho nesse momento.

Também será melhor pedir ajuda a alguém familiar para o seu felino para o ajudar a dar-lhe banho e a segurar nele, se for necessário. Além disso, tente encher a banheira ou recipiente que for usar com água morna antes de colocar o seu gato nela, pois o barulho da água saindo pela torneira pode deixar o seu felino mais nervoso e até agressivo. Além disso, também pode colocar uma toalha no fundo da banheira, para o caso de querer arranhar com as suas unhas.

Utilize um xampu específico para gatos para não prejudicar a pele nem o pelo do seu pet e dê-lhe banho de forma suave, tentando não tocar toda a zona da cabeça nem se aproximando muito dele para não o arranhar no rosto. Uma vez que o tenha ensaboado e enxaguado bem, seque-o bem com uma toalha, de maneira a tirar o máximo de umidade possível. Se acha que o seu gato vai tolerar bem o barulho do secador, então coloque-o a uma temperatura baixa e numa potência média e comece a secar-lhe o pelo a uma distância prudente.

Quanto mais cedo o fizer e quantas mais vezes der um banho ao seu gato, mais chances tem dele acabar gostando da experiência e ser mais fácil para todos, por isso não tenha medo e deixe-se de se perguntar se dar banho a um gato faz mal ou não, porque depende de muitos fatores.

Dar banho a gatos faz mal? - Conselhos para dar banho a um gato

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dar banho a gatos faz mal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Gabi
Algum tempo atrás eu havia lido em algum lugar que lavar do pescoço para cima não era saudável em felinos. Isso realmente procede?
A sua avaliação:
Fernanda
Sim faz mal da banho para os gatos estão sertos fazem ele se acustumar bjs da dica da Fernanda bjs tchau
A sua avaliação:
Lääy
Mto bom o post gostei mto serve de alerta !! Minha gatinha só tem 1 e meio de vida e já dei banho nela desde os 1 mes. Foi estressante mais valeu a pena seu primeiro banho. Tbm vi q er essencial só dar uma vez no mês .
Fernanda
Sim eu também dez de 1 ano de idade eu dava 🛁 para o meu gato Frede e foi um dica muito boa
Lucas Araujo
Ola Perito Animal, Parabéns pelo artigo, foi muito bem escrito.
Fernanda
É vc tem razão foi muito 👍
Dar banho a gatos faz mal?
1 de 3
Dar banho a gatos faz mal?

Voltar ao topo da página ↑