Partilhar

Cortar as unhas a um gato

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 5 novembro 2018
Cortar as unhas a um gato

Ver fichas de  Gatos

Um momento delicado no cuidado do gato é o corte das unhas, os felinos não costumam gostar nada deste momento, para além de ser incômodo para eles. Mas é importante cortá-las para evitar fazerem danos, seja no mobiliário de casa ou inclusive a nós próprios. Por isso, é importante aprender a melhor forma de interagir com eles para conseguirmos concluir esta tarefa e fazer com que para eles seja o menos incômodo possível. Para o ajudar, neste artigo do PeritoAnimal vamos dar algumas dicas para saber cortar as unhas a um gato.

Também lhe pode interessar: Como cortar as unhas a um coelho

Cortar as unhas passo a passo

É importante ter muita paciência mas também devemos saber exatamente como o devemos fazer, que momento escolher, etc. Por isso, é importante seguir as seguintes recomendações para tornar este processo mais fácil:

  1. Deve habituá-lo desde pequeno a cortar as unhas, assim verá isto como algo comum e normal, pois se só ensinar quando o gato já for adulto, o processo será mais longo e estressante para si mas sobretudo para o gato.
  2. O momento a escolher é fundamental, os gatos são independentes mas também procuram o nosso carinho em certos momentos do dia, podendo ter o hábito de pedir carícias a um determinado momento do dia. Se for o caso do seu gato, deve aproveitar este momento para lhe cortar as unhas. Veja o nosso artigo sobre quando cortar as unhas do gato.
  3. Deve ir com calma, não pode pegar na tesoura e começar simplesmente a cortar as unhas. Tem que conseguir primeiro que o gato lhe deixe tocar com a mão nas patas, pois é algo que os gatos não costumam de gostar. Portanto vá com calma e vá tocando nas patas dele.
  4. É importante que o gato veja a tesoura como algo inofensivo, por isso deve deixá-lo vê-la, cheirá-la, brincar com ela, tocá-la com as patas, para se habituar.
  5. Se acha que o gato vai tentar fugir, então o melhor é conseguir a ajuda de outra pessoa, de preferência alguém que ele já conheça e esteja habituado, caso contrário só vai ficar mais estressado e com medo. Mas tente sempre fazer este procedimento sozinho, pois duas pessoas, mesmo que conhecidas para ele, podem estressar ainda mais o gato.
Cortar as unhas a um gato - Cortar as unhas passo a passo

Como cortar as unhas do gato e com quê?

É muito importante comprar uma tesoura específica para o corte das unhas do seu gato, não pode usar qualquer uma pois serão prejudiciais para eles. Desta forma, deve usar sempre uma tesoura especial para gatos.

É muito importante que não corte demais as unhas, você deve apenas cortar-lhes a ponta. Se cortar mais do que isso, pode cortar-lhe a veia que têm na unha e isso vai machucar muito o felino, por isso se é a primeira vez que vai cortar unhas no gato, vá ao veterinário para que este lhe ensine a fazê-lo da forma correta.

Cortar as unhas a um gato - Como cortar as unhas do gato e com quê?

Conselhos para cortar as unhas do gato

No caso de por acidente cortar de mais, é bom ter à mão pó styptic para estancar a hemorragia de imediato e fazer com que o gato sofra o menos possível.

Apesar de existirem operações para eliminar por completo as unhas do gato, deve saber que isto não é solução pois só estará prejudicando a saúde do seu gato. Para além disso, em muitas regiões este tipo de procedimento é proibido.

Cortar as unhas a um gato - Conselhos para cortar as unhas do gato

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cortar as unhas a um gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado das unhas.

Escrever comentário sobre Cortar as unhas a um gato

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Ana Paula de Lira
Olá,

Meu marido e eu adotamos uma gatinha de 1 mês, e ela mia tempo todo e não quer comer, será q é a falta da mãe?
O que podemos fazer para ajuda-lo?
Quanto tempo leva para ele se acostumar, com a nova vida?
Somos papais de primeira viagem....rs..temos bastante interesse de saber muitas coisas sobre gatos.

obrigada
Administrador PeritoAnimal
Oi Ana Paula! Esse artigo pode ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gatinho-chora-muito-e-normal-21693.html

Boa sorte com tudo :)
Ana
Sou contra cortar unha de gatos... a unha é a defesa do animal. Caso ele escape da tela precisara se defender de cães, outros gatos e humanos malvados. E que se danen os móveis kkkk crio gatos a mais de 15 anos.
Ubirajara
Penso igual, mas parece que o artigo diz para cortar apenas a pontinha, ou seja, a unha ficaria grande mas sem o poder de estragar móveis e roupas.
Se o gato ficar sem a unha, penso que ele entraria em depressão, pois o gato a usa para segurar e brincar com outros objetos ou bichos.
Lidia
Ao cortar a unha do gato, deve-se cortar só as das patinhas superiores ou tb das patinhas inferiores ?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lidia! As unhas de trás geralmente não crescem tão rapidamente como as da frente e os gastos conseguem ir desgastando. Porém, alguns gatos precisam!
A sua avaliação:
WAGNER LOPES
Estou aprendendo muita coisa sobre gatos, agradeço as dicas.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Wagner Lopes! Obrigada pela preferência pelo PeritoAnimal, continuaremos a postar as dicas e conselhos mais atualizados.

Cortar as unhas a um gato
1 de 4
Cortar as unhas a um gato

Voltar ao topo da página