Partilhar

Quanto tempo vive um carrapato?

Quanto tempo vive um carrapato?

Os carrapatos são um dos ectoparasitas mais comuns que podem afetar os nossos cães, especialmente se eles passam por locais arborizados onde esses ácaros podem se agachar no ambiente esperando a chegada de um animal para se alimentar. Eles são hematófagos, por tanto, devem picar e permanecer presos ao cão durante todo o processo. É nessa troca que esse ácaro pode transmitir várias doenças, por isso, é muito importante saber quanto tempo vive um carrapato com e sem um hospedeiro, como explicaremos neste artigo do PeritoAnimal, para prevenir a sua aparição e desinfetar adequadamente a nossa casa.

Também lhe pode interessar: Alimentos proibidos para papagaios

Como os carrapatos vivem?

Existem diferentes espécies de carrapatos capazes de morder os cães e, também, os seres humanos. Como vimos, a sua importância reside na capacidade que eles têm de transmitir doenças tão perigosas quanto a babesiose, a doença de Lyme ou a erliquiose canina. Quando o carrapato se aproxima de um animal, ele insere a cabeça nele para iniciar a sua alimentação e se mantém preso aí. Esta forma de se alimentar implica que, para extraí-los, tenhamos que prestar atenção especial em fazê-lo por completo, para que a cabeça não permaneça dentro do cão, o que poderia produzir uma infecção.

Se o carrapato funcionar como um vetor de qualquer doença, dependendo desta, você precisará estar em contato com o cão por um certo número de horas para ser infectado. Portanto, é importante, além da prevenção através da desparasitação, verificar o cão sempre que chegar de uma caminhada durante o período de maior risco de carrapatos, o que geralmente corresponde nos meses menos frios. Localizar os carrapatos antes de se aderirem ou extraí-los nos primeiros momentos evitará a transmissão de doenças como as mencionadas. Saber quanto tempo um carrapato vive e o seu ciclo de vida nos ajudará a limpar o nosso cão de maneira eficiente. Da mesma forma, uma grande infestação pode causar anemia e falta de ferro.

Quanto tempo vive um carrapato? - Como os carrapatos vivem?

Ciclo de vida do carrapato

Dentre as diferentes espécies, vamos tomar o Ixodes ricinus como um exemplo para nos aprofundarmos sobre quanto um carrapato vive e de que maneira. As fêmeas que observamos presas a um cão se alimentam por alguns dias e até por várias semanas. Então elas retornarão ao ambiente para depositar os ovos e morrer. A partir destes ovos eclodem larvas de seis patas que vão procurar um primeiro animal para se alimentar por 2 a 3 dias, que geralmente é um roedor. Após essa ingestão, retornam ao ambiente para se tornarem ninfas, já com 8 patas, que alimentam de 4 a 6 dias de animais como coelhos. Finalmente, elas retornam ao ambiente onde são transformadas em carrapatos adultos que passam a maior parte do tempo no meio ambiente. As fêmeas se alimentam de 5 a 14 dias de cães, gatos ou bois, reiniciando o ciclo. Desta forma, se você perguntar quanto tempo leva um carrapato para engordar ou se encher de sangue, a resposta é de uma a duas semanas, experimentando durante esse tempo um crescimento que pode multiplicar até mesmo por quatro o seu tamanho.

Como os carrapatos se reproduzem?

Em geral, os carrapatos adultos se acasalam no mesmo hospedeiro quando eles se alimentam o suficiente. Após o acasalamento, a fêmea deposita os ovos, que eclodem de 20 a 60 dias após a deposição, e o ciclo anterior recomeça.

Onde os carrapatos colocam ovos?

Em geral, os carrapatos preferem as áreas com vegetação para depositar os seus ovos, embora também possam optar por rachaduras formadas no solo, especialmente se estiverem próximas ao local de repouso do nosso amigo peludo, ou o fazem no próprio hospedeiro. Desta maneira, se temos um lugar em casa que atenda a essas condições, como um jardim ou um espaço antigo, e não realizamos medidas adequadas de prevenção e desinfecção da casa, podemos sofrer uma infestação depois que os ovos eclodem. Portanto, vale salientar que tanto as larvas como os carrapatos adultos podem encontrar no ser humano um hospedeiro ideal para se alimentar, por isso, não só os animais de estimação podem ser prejudicados por esses parasitas.

Quantos ovos um carrapato põe?

Um carrapato pode colocar de três mil a sete mil ovos, o que é um número suficientemente alarmante para considerar as precauções relevantes.

Quanto tempo vive um carrapato? - Como os carrapatos se reproduzem?

Quanto tempo um carrapato vive sem hospedeiro?

Para responder a questão de quanto tempo um carrapato vive fora do cão ou gato, é necessário, novamente, rever o seu ciclo de vida, já que cada estágio tem a sua própria resistência. Assim, as larvas podem viver no ambiente sem receber nenhum tipo de alimento por cerca de 8 meses, enquanto as ninfas e os carrapatos adultos conseguem sobreviver sem um hospedeiro por até um ano e meio. No total, o ciclo de vida do carrapato, considerando o tempo que um carrapato vive sem comer em todas as suas fases, pode levar até 4 anos.

Medidas de controle de carrapatos

Como vimos, a maior parte do ciclo de vida dos carrapatos se dá no ambiente e ele pode suportar vários meses. Isso torna difícil o controle do ambiente, no entanto, considerando quanto tempo um carrapato vive e estabelecer um calendário de desparasitação adequada será capaz de evitar as infestações. No mercado encontramos produtos repelentes para evitar que a picada do carrapato atinja o nosso cão e também outros com uma ação protetora que eliminar carrapatos algumas horas após morderem o cão, impedindo-os de chegar a transmitir doenças.

Para definir o programa de desparasitação mais adequado devemos consultar com o nosso veterinário para adaptar o produto às condições do nosso cão, pois, eles têm mais risco de infestações que frequentam áreas arborizadas ou campo, o que pode aumentar a frequência das aplicações. Além disso, devemos ter o cuidado de seguir as instruções para a administração adequada do produto. Por exemplo, se escolhemos as pipetas ou sprays não podemos deixar o cão se molhar 48 horas antes, ou após o uso, pois, pode perder a eficácia. Contudo, cada vez mais, os especialistas recomendam optar pela desparasitação mensal dupla, que é a de proteger o animal contra os parasitos externos e internos através da administração de um único comprimido, já que a sua eficácia é muito maior. Por esta razão, consulte o seu veterinário de confiança sobre esse método e desparasite o seu animal de estimação, para protegê-lo e todos os membros do convívio familiar.

Quanto tempo vive um carrapato? - Medidas de controle de carrapatos

Recomendações gerais

Neste caso, mais importante que o tempo de vida do carrapato no cão, devemos nos concentrar em eliminá-lo o mais rápido possível, já que é impossível impedir, completamente, que se suba em nosso animal de estimação, por frequentar ambientes abertos. Algumas dicas são as seguintes:

  • Evite áreas de concentração de carrapatos e, se for possível, atue preventivamente. Por exemplo, podemos cobrir as rachaduras onde eles podem se esconder, se vivem em lugares como galpões.
  • Mantenha a desparasitação em dia e aplicá-la corretamente, em especial, durante os meses de temperaturas mais altas, como também durante todo o ano, se vivem em climas amenos.
  • Verifique todo o corpo do cão ao retornar dos passeios.
  • Para extrair os carrapatos, existem ferramentas especiais no mercado que produzem uma tração que consegue puxa também a cabeça. Nós nunca devemos arrancá-los com as nossas mãos.
  • Desinfetar e fumigar adequadamente a casa.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive um carrapato?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Escrever comentário sobre Quanto tempo vive um carrapato?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Sara Lucas
quanto tempo vive um carrapato no corpo humano

Quanto tempo vive um carrapato?
1 de 4
Quanto tempo vive um carrapato?

Voltar ao topo da página