Desparasitação e vermífugos

Como tirar carrapato de cachorro corretamente?

 
Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 5 outubro 2022
Como tirar carrapato de cachorro corretamente?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os carrapatos são parasitas externos bem desagradáveis da família dos aracnídeos que se alimentam de sangue. Além de produzir coceira e irritação da pele, podem transmitir doenças perigosas aos cachorros, como a babesiose, a erliquiose ou a doença de Lyme, entre outras.

Para evitar as consequências da picada de carrapato é fundamental proteger os pets, especialmente durante os meses de mais calor, com repelentes específicos para cães como coleiras especiais ou as pipetas, assim como os revisar bem após as saídas ao campo ou zonas rurais. No entanto, mesmo que utilizemos métodos de prevenção, em algumas ocasiões podemos encontrar algum carrapato aderido na pele do cachorro e, nestes casos, é importante saber retirá-lo de forma correta. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal te explicamos, passo a passo, como tirar carrapato de cachorro corretamente.

Também lhe pode interessar: Como tirar carrapato de um gato?

Índice

  1. Como tirar carrapato de cachorro corretamente passo a passo?
  2. Remédios para tirar carrapatos de cachorros
  3. Como tirar carrapato da orelha de um cachorro?
  4. O que fazer se a cabeça do carrapato ficar no cachorro?

Como tirar carrapato de cachorro corretamente passo a passo?

Uma vez que você encontrou o carrapato, ele deve ser retirado o mais rápido possível, pois quanto mais tempo passe o parasita aderido à pele do cão, mais probabilidades há dele transmitir alguma infecção. Para isso, o ideal é contar com pinças específicas para tirar carrapatos, que podem ser encontradas facilmente à venda em lojas especializadas ou clínicas veterinárias.

O passo a passo para tirar carrapato de cachorro com pinças e de forma segura são os seguintes:

  1. Coloque o cachorro em uma posição em que seja fácil de atuar e que te permita ver bem o parasita. Se for necessário, peça a outra pessoa que te ajude a segurar o animal.
  2. Com uma mão, afaste os pelos ao redor do carrapato para manter a pele visível e com a outra mão pegue uma pinça especial para extração de carrapatos. Se você não tem uma, pode utilizar uma pinça normal de ponta fina.
  3. Agarre o carrapato colocando as pinças o mais próximo possível da pele do cachorro. Não exerça muita pressão sobre o parasita porque, se esmagá-lo, poderá introduzir sua saliva na corrente sanguínea do cachorro ou partir sua cabeça, que ficaria total ou parcialmente dentro da pele do animal. Também não o agite nem torça.
  4. Uma vez que o tenha bem preso na pinça, puxe suavemente para trás e comprove que está inteiro e que a cabeça não tenha se partido.
  5. Mate o carrapato para se assegurar de que não vai voltar a se agarrar no cachorro. Para isso, mergulhe-o em álcool, queime-o ou envolva bem em um papel, esmague e coloque em um saco antes de jogar no lixo. Nunca o esmague diretamente com os dedos. Outra opção é soltá-los longe de sua casa (e de qualquer outra casa) para evitar que possa parasitar outros cães, sem necessidade de acabar com sua vida.
  6. Após tirar e eliminar cada carrapato, você deve limpar bem a pequena ferida que foi provocada na pele do seu peludo. Lave o local com água abundante e sabão e depois aplique um pouco de betadine com uma gaze. Se a pele estiver irritada ou o cachorro tenha muita coceira, o veterinário pode recomendar o uso de algum creme ou pomada específica.
  7. Para finalizar, lave e desinfecte bem suas mãos.

Durante os dias seguintes é importante que observe o comportamento do seu cachorro. Se você notar que ele está apático ou detectar que tem febre ou algum outro sintoma de doença, procure o veterinário.

Como tirar carrapato de cachorro corretamente? - Como tirar carrapato de cachorro corretamente passo a passo?

Remédios para tirar carrapatos de cachorros

Você já viu como tirar carrapato de cachorro corretamente e destacamos que, mesmo que o uso de pinças seja o método mais eficaz, rápido e seguro para a extração desses parasitas, também existem alternativas que podem ser úteis em alguns casos, como por exemplo, quando os carrpatos estão em locais de difícil acesso ou quando você não tem a mão as ferramentas apropriadas.

Como tirar carrapato de cachorro com álcool?

Umideça bem uma gaze ou algodão com álcool e coloque sobre o carrapato, exercendo uma leve pressão sobre ele durante alguns minutos. Após esse tempo, o mais provável é que o parasita morra e se desprenda por si só do cachorro. Caso isso não aconteça, mantenha a gaze uns segundos mais até que seja fácil de extrair o carrapato. Você também pode fazer isso com acetona ao invés de álcool.

Este método pode ser eficaz para matar os carrapatos e outros parasitas externos, mas não se recomenda abusar dele, pois o álcool pode provocar queimaduras e lesões no carrapato fazendo com que este, antes de morrer, "vomite" fluidos no sangue do animal, podendo transmitir neste momento alguma infecção.

Remédios caseiros para tirar carrapatos de cachorro

Existem outros métodos para tirar um carrapato de um cachorro que se baseiam na utilização de remédios naturais que atuam como repelentes. A eficácia desses métodos não é tão alta, mas podem ser uma boa alternativa quando não se dispõe de um sistema melhor. Isso sim, somente deve utilizar os mesmos se o seu cachorro tem um ou dois carrapatos, no caso de infecções mais graves, procure seu veterinário para que um profissional aplique os procedimentos adequados. Aprenda como tirar um carrapato de um cachorro sem pinças com esses remédios naturais:

  • Camomila: faça um chá de camomila, embeba uma gaze com ela e coloque sob o carrapato uns minutos até que este se desprenda do animal. A camomila tem efeito repelente, anti-inflamatório e anti-séptico, e seu uso não afetará negativamente a pele do seu cachorro.
  • Limão: ferva dois limões cortados em um litro de água em fogo baixo durante uma hora. Transcorrido este tempo, coloque a mistura em um pulverizador e aplique bem em toda a área da pele onde se encontra o carrapato para que se solte. Nunca utilize esse método se o parasita se encontra próximo do nariz ou dos olhos do cachorro, pois poderia provocar uma irritação.
  • Azeite de oliva: às vezes, algumas gotas de azeite de oliva aplicadas diretamente sobre o carrapato podem fazer como que ele "se afogue", sendo mais fácil de extrair. No entanto, este método nem sempre é efetivo.
  • Vinagre: misture vinagre de maçã e água em partes iguais e embeba uma gaze ou algodão com o líquido resultante. Após isso, pressione uns minutos sobre o carrapato sem exercer força demais e vá averiguando se ele se desprende. Lembre-se que o vinagre deixará um odor desagradável sobre o pelo do animal que pode incomodar o pet e é provável que ele queira lamber o local para eliminar o produto, o que se deve ser evitado. Este produto também é útil contra as pulgas: "Como eliminar as pulgas do meu cachorro usando vinagre?".

Também falamos sobre esses remédios caseiros contra carrapato em cães no vídeo a seguir:

Como tirar carrapato da orelha de um cachorro?

As orelhas são locais com a pele mais fina e, por isso, é comum que os carrapatos grudem nelas. Também são partes muito delicadas, por isso não é recomendável aplicar todos os remédios mencionados anteriormente pois podem penetrar no interior do ouvido.

Desta forma, para tirar um carrapato da orelha do cão, o mais adequado é utilizar as pinças seguindo os passos anteriores. No caso de ter vários carrapatos ou o parasita estar em um local de difícil acesso, aconselhamos procurar um centro veterinário para que um profissional retire-o.

Neste outro artigo listamos veterinários gratuitos ou de baixo custo em diferentes estados do Brasil.

O que fazer se a cabeça do carrapato ficar no cachorro?

Quando você retirar um carrapato do cachorro, é importante sempre comprovar que o parasita que acabou de extrair está completo e que nenhuma parte do seu corpo tenha ficado presa no cachorro. Se você retirar o carrapato com muita força, o torcer ou agitar para desprender ou utilizar métodos ou instrumentos inadequados é possível que a cabeça do parasita se separe do corpo e fique presa na pele do cachorro. Se isso ocorrer, é possível que o cachorro desenvolva uma infecção secundária caracterizada por uma reação inflamatória no local que pode ser desconfortável e dolorosa. Neste artigo falamos sobre as doenças que os carrapatos podem transmitir.

Se a cabeça do carrapato se desprendeu, mas você pode a ver com claridade presa na pele do cachorro, você deve retirá-la utilizando as mesmas pinças ou agulha estéril. Se isso for complicado, a cabeça do parasita não pode ser vista ou se está presa na pele do cachorro, procure um veterinário para que ele decida o que fazer. Às vezes a cabeça do carrapato acaba saindo por si mesma após a aplicação de um tratamento e, em outras ocasiões, pode ser necessária sua extração por um profissional.

Se o cachorro tem estado muito exposto a picadas de carrapatos, é recomendado que o veterinário realize um teste de doenças infecciosas para descartar que o parasita tenha lhe transmitido alguma doença.

Agora que você já sabe como tirar carrapato do cachorro corretamente, recomendamos o vídeo a seguir com conselhos veterinários sobre como desparasitar cães:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tirar carrapato de cachorro corretamente?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como tirar carrapato de cachorro corretamente?