Dietas caseiras

Benefícios da comida caseira para cachorros

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 20 abril 2023
Benefícios da comida caseira para cachorros
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se pensarmos na alimentação canina, é fácil pensar em rações e diferentes variedades de comida úmida enlatada. Nosso ritmo acelerado de vida atual nos faz alimentar nossos cachorros de uma maneira tão rápida e confortável como aquela que nos permite abrir um pacote ou uma lata e colocar o alimento pronto no comedouro. Mas a alimentação industrializada é a melhor opção?

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar dos benefícios da comida caseira para cachorros, dos alimentos que possam consumir e das diferentes formas de apresentação que existem. Assim poderemos escolher, com todas as informações, como alimentar nosso companheiro.

Também lhe pode interessar: Comida caseira para gatos - Receita de peixe

Índice

  1. Conceitos básicos sobre a alimentação dos cachorros
  2. Benefícios da comida caseira para cachorros
  3. Como encontrar o equilíbrio na comida para cachorros
  4. Necessidades nutricionais dos cachorros
  5. Alimentos bons para cachorros
  6. Como fazer comida caseira para cachorros?
  7. Receitas de comida caseira para cachorros

Conceitos básicos sobre a alimentação dos cachorros

Os cachorros contam com um menor número de papilas gustativas do que os seres humanos, mas acredita-se que podem distinguir entre sabores, como doce, azedo, amargo e salgado. Além disso, são capazes de estabelecer preferências ou animosidades marcadas por determinados alimentos, o que devemos levar em consideração ao confeccionar seu cardápio, que deve ser equilibrado e para isso deverá incluir os dez aminoácidos que são considerados essenciais para o cachorro porque ele não é capaz de sintetizá-los. Portanto, será fundamental que eles ingiram tais aminoácidos em sua dieta diária.

Nesse sentido, uma boa combinação será aquela que mistura proteínas de origem vegetal com outras de origem animal, pois é isso que garantirá a presença de todos os aminoácidos. Este ponto é básico, pois se o cachorro apresenta carências nesses aminoácidos essenciais, pode manifestar alterações no desenvolvimento, anemia ou problemas no sistema imunológico.

Por outro lado, uma alimentação equilibrada deve incluir quantidades adequadas de cálcio, fósforo, ferro e vitaminas para garantir um ótimo estado de saúde. Também é importante ter em mente que cada indivíduo é diferente e, portanto, é aconselhável adequar a dieta a cada caso. Por exemplo, os animais em crescimento ou as fêmeas em gestação ou lactantes têm maiores exigências de proteínas. Cachorros com doenças também precisarão de um ajuste de sua ração.

No que se refere aos alimentos em si que devem compor sua dieta, devemos ressaltar que, apesar de ser um animal carnívoro facultativo devido à evolução da espécie após a domesticação, a carne e o peixe continuam sendo a base da mesma. Desta forma, os especialistas recomendam que 70-80% de sua dieta seja destinada a esses produtos, e os 30-20% restantes sejam divididos entre frutas, verduras, hortaliças e cereais, pois também são alimentos que o corpo do cachorro necessita para se manter saudável.

Benefícios da comida caseira para cachorros

Depois de revisar as considerações gerais a levar em consideração ao estabelecer a alimentação, vemos como entre os benefícios da comida caseira para cachorros se encontra a possibilidade de escolher os alimentos com os quais iremos compor o cardápio. No entanto, não é a única vantagem e a seguir exporemos o restante:

  • Ao selecionar nós mesmos os ingredientes, garantimos que utilizamos alimentos de qualidade e de estabelecer as porcentagens de cada produto totalmente adaptados ao nosso cachorro.
  • Como dissemos, através de uma dieta caseira para cachorros conseguimos garantir que estejam presentes todos os aminoácidos essenciais que seu sistema digestivo não é capaz de sintetizar.
  • Oferecemos ao animal uma dieta com ingredientes não processados, o que se traduz na melhoria do seu estado geral de saúde por ingerir produtos totalmente naturais. Isto porque, como os alimentos estão menos tratados, os nutrientes se mantêm muito melhor, são mais fáceis de assimilar e quase não possuem produtos químicos artificiais, sendo em alguns casos estes últimos inexistentes.
  • Ao incluir carnes, peixes, frutas ou verduras frescas e naturais, o prato torna-se muito mais apetitoso para o cachorro.
  • É muito mais digerível devido a tudo isso, pois o uso de produtos adaptados às necessidades do cachorro, frescos, de qualidade e naturais, faz com que seu corpo os assimile sem problemas.
  • Nos permite estabelecer um cardápio variável e completo, de modo que o animal não se aborreça de comer sempre a mesma coisa ou apresente carências nutricionais.
Benefícios da comida caseira para cachorros - Benefícios da comida caseira para cachorros

Como encontrar o equilíbrio na comida para cachorros

Para poder aproveitar todos os benefícios da comida caseira para cachorros devemos levar em consideração que nem todos têm as mesmas necessidades nutricionais, como já mencionamos. Assim, iremos distinguir lactantes, filhotes, adultos, gestantes, fêmeas em lactação, geriátricos e enfermos. O tamanho do cachorro é outro fator a se considerar, pois os filhotes de raças maiores estarão mais saudáveis com um crescimento lento. Em qualquer caso, é aconselhável consultar nosso veterinário antes de qualquer modificação em sua dieta.

A seguir veremos as considerações gerais que devemos ter em mente, dependendo da idade ou do estado em que nosso cachorro se encontra:

  • Uma mãe no momento do parto deve consumir 1,5 vez sua ração habitual.
  • Os animais em crescimento requerem mais proteínas e calorias que os adultos. Embora possa manter altas as proteínas na dieta do cachorro adulto, isso não terá problemas, se a ingestão calórica não diminuir acabaremos tendo um adulto obeso.
  • Os filhotes até os 6 meses requerem o dobro de calorias por kg de peso que os adultos.
  • Na velhice são necessárias menos calorias, aproximadamente 30% menos que na juventude. Além disso, nessa época pode ser benéfico incluir na alimentação natural do cachorro vitaminas como a E, C e o selênio, devido ao seu efeito antioxidante.

Por outro lado, para a dieta também levaremos em consideração o nível de atividade desenvolvida pelo cachorro em sua vida cotidiana. Por exemplo, um cachorro que realiza muito exercícios pode consumir uma maior quantidade de gorduras, enquanto um cão com um estilo de vida mais sedentário deverá controlar muito bem a ingestão das mesmas.

E para finalizar, os prêmios com petiscos nunca devem superar 5-10% das calorias diárias recomendadas. Lembre-se de que o reforço positivo também pode ser feito com carícias, palavras de incentivo ou brincadeiras.

Para cachorros adultos saudáveis, a chave para encontrar o equilíbrio na comida caseira está em conhecer o animal. Desta forma, aconselhamos provar e experimentar para dar as quantidades adequadas para nosso cachorro, detectar quais os alimentos ele gosta mais e como combiná-los.

Necessidades nutricionais dos cachorros

Para que o cachorro possa se beneficiar da comida caseira e natural, devemos levar em consideração a porcentagem de nutrientes aproximado de que ele necessita, o que, para um cachorro adulto com uma atividade normal seria[1]:

  • 26% de proteínas
  • 36% de carboidratos
  • 38% de gorduras

É claro que essas porcentagens são totalmente orientativas, já que teremos que adaptá-los ao estilo de vida do cachorro, idade ou condição. Como dissemos, um cão que realiza pouco exercício deverá consumir menos gorduras, enquanto que um que pratica esportes poderá aumentar essa quantidade. Novamente, conhecer nosso cachorro é o mais importante para lhe oferecer a melhor alimentação.

Quanto ao número de refeições ou rações diárias, também dependerá de cada cachorro, pois alguns costumam comer uma vez por dia enquanto outros preferem comer duas ou três vezes. Agora, se acabamos de adotar um filhote, é aconselhável dividir o alimento em várias refeições ao longo do dia. É claro que, para todos os casos é essencial deixar água fresca e limpa sempre disponível.

Benefícios da comida caseira para cachorros - Necessidades nutricionais dos cachorros

Alimentos bons para cachorros

Uma dieta equilibrada baseada em proteínas de boa qualidade, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais fornecerá todos os benefícios da comida caseira para cachorros. Podemos escolher entre os seguintes ingredientes, como exemplo, uma vez que existem muitas alternativas:

  • Entre as proteínas podemos encontrar as de origem animal, como carne bovina, frango, cordeiro ou peixe, que devem constituir a base do prato, e os vegetais como milho, soja ou trigo.
  • O grupo dos carboidratos inclui também o milho e o trigo, arroz, aveia, etc. Aqui é introduzida a fibra, que não é digerida, mas facilita o trânsito intestinal. Destacam-se a beterraba, a chicória, o inhame ou o farelo.
  • Os lipídeos ou gorduras, como as proteínas, também podem ser animais ou vegetais, como os obtidos a partir de sementes.
  • As vitaminas e os minerais estarão presentes, em diferentes porcentagens, em todos os alimentos. Só temos que verificar em que quantidade, caso tenhamos que complementar ou aumentar suas doses e ter certeza que não se inibem entre elas. Fontes importantes são o fígado, os lácteos e a levedura.
  • Alimentos como legumes, ovos, frutas ou verduras podem ser fornecidos de forma complementar.

É importante consultar o veterinário ao desenvolver o cardápio de comida caseira de nosso cachorro para garantir que todas as suas necessidades sejam bem atendidas. Por outro lado, este artigo compartilha uma lista completa de frutas e verduras recomendadas para cachorros e seus benefícios.

Benefícios da comida caseira para cachorros - Alimentos bons para cachorros

Como fazer comida caseira para cachorros?

Os benefícios da comida caseira para cachorros são otimizados tendo em conta os métodos de cozimento. As carnes, os peixes e as aves recomenda-se sempre dar cozidos para evitar a transmissão de parasitas. Também podem ser grelhados. Claro, devemos retirar todos os ossos capazes de produzir obstruções. Embora existam tipos de dietas caseiras para cachorros que oferecem os alimentos crus, como a dieta BARF, nem sempre podemos garantir que os produtos estejam em ótimas condições e, por isso, aconselhamos cozinhar ou congelar previamente os alimentos.

Assim, teremos que planejar a alimentação do nosso cachorro para garantir que seja equilibrada.

Dicas para as melhores receitas de comida caseira para cachorro

  • Alimentos com lactose, como o leite ou o queijo podem provocar diarreia, por isso devemos controlar seu consumo ou, em casos evidentes de intolerância à lactose, retirá-los da dieta.
  • Podemos prepará-la, congelá-la e retirá-la à medida que vamos precisando, o que facilitará nossa logística diária.
  • Nunca devemos adicionar sal ou açúcar ou alimentos como o chocolate ou estimulantes, como o café.
  • Para realçar o sabor dos pratos, temos a opção de incorporar especiarias benéficas para os cachorros, como o açafrão, o orégano, o alecrim e o tomilho.
  • O azeite de oliva também é indicado devido às suas propriedades dermoprotetoras, antioxidantes e digestivas, portanto, podemos servir a comida caseira para cachorros com um fio por cima.

Se não temos tempo suficiente para cozinhar, mas temos a certeza que queremos melhorar a alimentação do nosso cachorro, no mercado existem marcas que fabricam ração desidratada para cães, totalmente natural e altamente benéfica. Embora todos os cachorros possam ser beneficiados, a comida desidratada é especialmente recomendada para os filhotes e idosos.

Benefícios da comida caseira para cachorros - Como fazer comida caseira para cachorros?

Receitas de comida caseira para cachorros

Agora que você sabe o que levar em consideração sobre como fazer comida natural para cachorros, viu que é muito simples perceber os alimentos que devem ser incluídos e os excluídos. Desta forma, você pode preparar pratos como: arroz com frango, ensopado de carne e verduras, peixe grelhado, etc., tendo sempre presente as porcentagens anteriormente mencionadas.

Por outro lado, na hora de escolher os pedaços de carne para as receitas de comida caseira para cachorro, deve-se ressaltar que além de podermos optar pelos mais comuns, como peito de frango ou vitela, as vísceras também são muito benéficas para os cachorros porque oferecem uma porcentagem de proteína maior e uma menor ingestão de calorias.

Assim, órgãos como o coração, pulmões ou rins oferecem muitas possibilidades e podem ser utilizados para preparar qualquer receita de comida caseira para cachorros. Se ainda não sabe por onde começar, no PeritoAnimal você encontrará receitas variadas de comida caseira para cachorros e simples como estas:

E lembre-se que a falta de tempo não deve ser desculpa! A seguir deixamos um vídeo com uma receita natural de comida para cachorro:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios da comida caseira para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Referências
  1. Tabla reproducida por María Villagrasa en "Adecuación nutricional de los alimentos", Ateuves, 25, págs. 14-17.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Benefícios da comida caseira para cachorros