Partilhar

Os melhores brinquedos para cachorro

Por Ricardo Luis Bruno Cazeaux, Veterinário e etólogo. 14 janeiro 2021
Os melhores brinquedos para cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Há quem diga que o tédio é a mãe do comportamento indesejável. Bem, pelo menos em cachorros. Mais cedo ou mais tarde, um cão entediado começará a exibir comportamentos que irão alterar, e não para melhor, sua vida e a de seus companheiros humanos.

Bem que eles gostariam, mas infelizmente não podemos brincar com os cachorros o dia inteiro. Os peludos que vivem em fazendas ou em quintais muito amplos normalmente se ocupam bastante caçando pássaros e outras presas e "protegendo" a área para seu tutor. Mas o que fazer com os pets que moram nas cidades, mais especificamente dentro de casas ou apartamentos? Se o tutor passa o dia fora de casa, o cachorro pode ficar literalmente sem nada para fazer por todo esse período.

Para ajudar com este problema, o PeritoAnimal preparou este artigo sobre os melhores brinquedos para cachorro. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Os melhores brinquedos para periquitos

Brinquedos de morder para cachorros grandes

Esses tipos de brinquedo para cachorro são geralmente destinados a cães grandes e são os mais conhecidos e antigos, mas isso não significa que eles tenham perdido sua eficácia ou utilidade. Basicamente, eles são mordedores que servem para entreter os cachorros. Apesar de ser um bom passatempo, os brinquedos de morder não estimulam o cérebro dos cachorros por ser um ato muito mecânico. Alguns dos melhores brinquedos de morder para cachorro são:

  • Mordedores para cachorro: você encontrará muitos tipos mordedores para cachorro nas petshops. Seu objetivo é que o cão se divirta mordendo-o, mas sem a possibilidade de que ele o quebre e coma algumas de suas partes, devido ao material forte com o qual são feitos.
  • Bolas de borracha para cachorro: este tipo de bola é adequada para cachorros grandes e fortes, pois são muito resistentes e mantêm seu cão entretido por horas sem medo de engolir o objetivo ou estragar a bola. Além disso, elas geralmente têm ranhuras para que os cachorros possam limpar seus dentes enquanto mordem.
  • Brinquedo de corda para cachorro: este é outro entre os tipos de brinquedos para pets mais populares. O mordedor de corda consiste em uma corda grossa e resistente projetada para brincar de cabo de guerra ou também pode ter a forma de objetos menores que podem ser jogados para o cachorro buscar.

Esses brinquedos para cachorro morder devem ser feitos com uma borracha que seja dura o suficiente para que não possa ser rompida pelo cão, com o consequente perigo de ele engolir os pequenos pedaços que saíram do brinquedo, por isso é essencial que sejam bastante resistentes. Existem várias formas e tamanhos, e deve ser escolhido não apenas de acordo com o tamanho do cachorro, mas também levando em consideração a força de sua mordida.

No vídeo abaixo, mostraremos a você como fazer um mordedor para cachorro caseiro. Ele vai adorar! Confira:

Brinquedos que estimulam a inteligência em cães

A estimulação mental é tão importante quanto a estimulação física. É por isso que estes tipos de brinquedo de cachorro são destinados a fazer o peludo pensar ou gerar uma estratégia para obter sua recompensa, geralmente comida. Alguns dos melhores brinquedos de inteligência para cachorros são:

  • Kong: um dos mais conhecidos é o brinquedo Kong, que permite a colocação de alimentos sólidos dentro, mas também é possível espalhar um pouco de alimento pastoso dentro e, então, o cachorro passa seu tempo tentando removê-lo com sua língua. Além disso, o Kong é feito de um material resistente, portanto o cão provavelmente não será capaz de destruí-lo.
  • Brinquedos interativos: este tipo de brinquedo tem a ideia similar ao kong, mas a principal diferença está no material pois, neste caso, pode ser uma bola de plástico ou ter outros formatos no qual é possível esconder os prêmios dentro e o cachorro tem que descobrir como obtê-los.

Como dissemos, o Kong é um dos brinquedos para cachorro mais populares. Entretanto, não é necessário gastar uma grande quantia de dinheiro com esses produtos, pois você pode criar um em casa, como explicamos neste vídeo a seguir, disponível no canal do PeritoAnimal no YouTube.

Por outro lado, também é importante conhecer estes outros brinquedos não recomendados para cachorros.

Brinquedos para filhotes, cachorros pequenos e idosos

Filhotes e cachorros de pequeno porte ou mais velhos merecem menção especial, pois, devido ao seu tamanho ou idade, eles não têm as mesmas condições físicas ou mentais que os cães adultos de tamanho médio ou grande.

As brincadeiras são importantes para os filhotes pois é por meio delas que eles desenvolverão comportamentos que levarão ao longo de suas vidas, como o autocontrole e a socialização, a maneira de interagir com outros cachorros e humanos. Além disso, com o uso de brinquedos é possível evitar o tédio, satisfazer a curiosidade e promover novos aprendizados constantemente, essenciais para o bom desenvolvimento canino.

Portanto, os brinquedos para filhotes, cachorros pequenos ou idosos ideais devem ser:

Adequados para seu tamanho e idade

O material dos brinquedos é muito importante, pois os dentes dos filhotes, cachorros pequenos ou idosos não terão a mesma força que os dos cães de grande porte. Além disso, eles podem ser mais frágeis. Muitos brinquedos indicam para que tipo de cachorro e porte eles são adequados, bem como sua faixa etária.

Materiais de qualidade

Independentemente do tipo de brinquedo de cachorro que escolhemos, é importante garantir que ele seja feito de qualidade e, acima de tudo, de materiais não tóxicos para animais de estimação. Desta forma, evitaremos possíveis problemas de saúde, que poderiam ser fatais em cachorros mais velhos devido a suas já delicadas condições de saúde.

Agora que você já conheceu os melhores brinquedos para cachorro, você também pode ler este outro artigo sobre os melhores brinquedos para filhotes de cachorro.

Os melhores brinquedos para cachorro - Brinquedos para filhotes, cachorros pequenos e idosos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os melhores brinquedos para cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Bibliografia
  • Konrad Lorenz. (1999). Cuando el hombre encontró al perro. Tusquets editores.
  • Desmond Morris. (1996). Guía para entender a los perros. Ed. EMECÉ.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Heloisa
vocês poderiam fazer um artigo sobre o cão esquimó americano
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Heloisa. Tudo bem?
Agradecemos a sugestão! Nossa equipe já está avaliando o artigo.
Um grande abraço!

Os melhores brinquedos para cachorro
1 de 2
Os melhores brinquedos para cachorro

Voltar ao topo da página