Jogos e diversão

Melhores horários para passear com o cachorro

 
Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 6 junho 2023
Melhores horários para passear com o cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O passeio é, sem dúvida, o melhor momento do dia para um cachorro. Além de fazer seus necessidades, ele também permite ao pet sentir-se estimulado e socializar com outros cães e/ou pessoas. Mas qual o melhor horário para passear com o cachorro? É importante saber isso porque a escolha do horário certo é essencial para garantir que ele tenha uma caminhada de qualidade e que seu dia-a-dia seja tão bom quanto ele gostaria.

Neste artigo do PeritoAnimal explicaremos os melhores horários para passear com o cachorro, mas também te ofereceremos conselhos para que seu pet possa aproveitar como nunca cada um destes horários para ampliar seus benefícios.

Também lhe pode interessar: 10 motivos para passear com o seu cachorro

Melhores horários para passear com o cachorro

Para começar, é importante enfatizar que os passeios dos cães devem sempre ser realizados nas mesmas horas, ou seja, devemos estabelecer uma rotina que permita ao peludo prever em que momentos do dia ele poderá se aliviar e interagir com outros indivíduos. Embora à primeira vista isso possa não parecer relevante, a verdade é que os cães são criaturas de hábitos, portanto, ser capaz de antecipar o que acontecerá em seu dia isso os deixará mais calmos e ajudará a serem mais equilibrados.

Além de seguir um horário definido, a frequência dos passeios pode variar de um cão para outro: algumas raças, como o border collie, precisarão de dois a quatro passeios por dia, mas outras, como o pug ou, por exemplo, um cachorro muito velho de qualquer raça, precisarão apenas de dois passeios diários. Nem sempre é fácil saber com que frequência passear um cão, mas fatores como a idade e o nível de energia podem ajudar.

Agora que você conhece todos esses detalhes, explicaremos qual é o melhor horário para passear com o cachorro e o que fazer em cada um desses horários para otimizar os benefícios do peludo:

1. Manhã

Pela manhã, o cachorro deve realizar o passeio mais longo do dia, devendo durar entre 30 minutos e 1 hora, dependendo da energia do cão. O ideal seria que esta caminhada ocorresse bem cedo pela manhã ou após o horário em que as pessoas começam a trabalhar (algo como 7h-9h), ou seja, quando a rua não está muito movimentada. Este é o melhor horário para passear com o cachorro em um parque, na praia ou simplesmente pela calçada até que ele encontre a árvore ou outro local ideal para fazer xixi. É importante enfatizar que pela manhã seus sentidos estão particularmente sensíveis, portanto, permitir que ele fareje tudo o que deseja é uma boa recomendação se quisermos que ele relaxe e alivie o estresse acumulado. Como extra, poderíamos fazer alguns exercícios de busca, jogando uma bolinha ou outro brinquedo para ele trazer de volta ou jogos de olfato em casa, para ele farejar e encontrar petiscos ou objetos.

2. Meio-dia

Nesta hora do dia, especialmente no verão, devemos estar atentos, pois está muito mais quente. Cães braquicefálicos (pug, bulldog ou boxer) e cães mais velhos podem sofrer de insolação se o passeio for muito longo. Por isso, recomendamos um passeio curto e na sombra, simplesmente para que o cachorro possa fazer suas necessidades, farejar outros cheiros e socializar em um curto período. O passeio do cachorro ao meio-dia pode durar entre 10 e 15 minutos.

Melhores horários para passear com o cachorro - Melhores horários para passear com o cachorro

3. Tarde

Muitas pessoas escolhem levar seus cães para fazer exercício e/ou longo passeios à tarde, embora este horário nem sempre seja a melhor opção. Nesta hora do dia, as grandes cidades estão congestionadas com o trânsito e há muito barulho, o que faz com que os níveis de estresse do cão subam e ele não possa relaxar e se divertir como faria em outras horas do dia. Se não tivermos a opção de levar nosso cão a uma área tranquila onde ele possa desfrutar de uma caminhada de 30 ou 60 minutos, o melhor a fazer é dar um passeio curto e simples, de 15 a 30 minutos no máximo, onde socializar, brincar e ser ativo são os principais objetivos.

4. Noite

Finalmente, o período noturno geralmente é um momento mais tranquilo, portanto é um ótimo horário para passear com o cachorro, ajudando-o a relaxar antes de ir dormir. Recomendamos um passeio muito calmo e tranquilo no qual o cão possa farejar tudo o que quiser sem pressa.

Lembre-se que os melhores horários para passear com o cachorro podem variar enormemente se vivemos em uma cidade ou em uma área rual, o importante é prestar atenção às necessidades do pet e adaptar o horário do passeio para que ele desfrute de um bem-estar correto, levando em conta as indicações acima.

Melhores horários para passear com o cachorro -

Dúvidas mais comuns sobre os passeios com o cachorro

Algo tão simples quanto passear com o cachorro pode gerar muitas dúvidas entre tutores de primeira viagem. É por isso oferecemos um resumo das perguntas mais frequentes sobre este importante hábito:

1. Tem que passear com o cachorro todos os dias?

Como já explicamos neste artigo, não há um cronograma preciso para cada raça ou idade, devemos experimentar de acordo com as necessidades de nosso cão. O que podemos garantir é que sim, tem que passear com cachorro todos os dias com, no mínimo, duas caminhadas por dia para ele ser feliz.

2. Quantas horas por dia um cachorro deve passear?

Repetimos que isso depende muito da raça, mas se calcularmos que o ideal é fazer ao menos dois passeios por dia de 15 a 30 minutos, podemos estipular que o cachorro deve passear por, pelo menos, 1 hora por dia, somando os passeios.

3. Pode passear com o cachorro pela noite?

Sim, como já falamos no artigo, o horário noturno é uma excelente opção para passear com o cachorro. Isso vai exercitá-lo, relaxá-lo e ajudar com que ele durma melhor durante a noite.

Melhores horários para passear com o cachorro - Dúvidas mais comuns sobre os passeios com o cachorro

4. Quando posso passear com meu cachorro filhote na rua?

O primeiro passeio do filhote deve ser definido pelo veterinário, que vai nos indicar se o pet já está devidamente vacinado e com os anticorpos necessários para não correr risco algum.

5. Meu cachorro pode ficar doente se ele se aproximar de urina e fezes?

Em princípio, se o cão for corretamente vacinado você não tem nada a temer, embora, como acontece com as pessoas, a vacinação nem sempre é 100% eficaz. O importante é que nunca devemos repreender um cão por cheirar fezes, pois é um comportamento instintivo e que o ajuda a entender melhor seu ambiente e os cães que nele vivem.

6. Como passear com o cachorro sem puxar a coleira?

Se seu cão não aprendeu a passear corretamente, a melhor coisa a fazer é ensiná-lo usando um arnês anti-puxa fácil, nunca use um asfixiador ou uma coleira semi-selada.

7. Onde posso levar meu cachorro para passear?

Nas grandes cidades, existem lugares especiais conhecidos como parques para cachorros. Entretanto, se você puder levar seu cão para um passeio em diferentes locais, com diferentes estímulos, melhor!

8. O que acontece se eu não passear com o cachorro?

Além dos problemas higiênicos, não passear com o cachorro incentivará um estilo de vida sedentário e, como resultado, a obesidade. Também reduzirá a estimulação física e mental e sua socialização será reduzida, levando ao possível aparecimento de problemas de comportamento.

9. É melhor passear com o cachorro antes ou depois dele comer?

Sem dúvida, a melhor opção é fazer isso antes dele comer, pois uma caminhada muito ativa com o estômago cheio pode levar à torção gástrica, um problema de saúde grave e muitas vezes fatal.

Agora que você já sabe os melhores horários para passear com o cachorro e tirou várias dúvidas sobre este assunto, não perca o vídeo a seguir no qual falamos sobre 10 erros comuns ao passear com um cachorro:

Texto em colaboração com Aerton Guimarães

Se deseja ler mais artigos parecidos a Melhores horários para passear com o cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Melhores horários para passear com o cachorro