Como parar o soluço do cachorro



Ver fichas de Cachorros
São muitas as pessoas que se questionam sobre o que fazer no caso de soluço nos seus cachorros, pois por vezes isto é algo que se manifesta muito seguido e, isso pode assustar os donos.
O soluço nos cães apresenta-se da mesma forma que no caso das pessoas, tratam-se de contrações involuntárias do diafragma e identifica-se pelos sons curtos idênticos a "hip-hip".
Se se estiver perguntar porque o soluço ocorre nos cachorros, entrou no sítio certo. À partida não se trata de algo preocupante, mas se persistir deve tomar algumas precauções. Continue lendo os conselhos do PeritoAnimal para saber como parar o soluço do cachorro.
Soluços em filhotes de cachorros
Se o seu filhote sofre às vezes de soluços, fique tranquilo que isso é normal. Os cães mais novos são quem sofrem mais deste pequeno incômodo.
Ao se tratar de um animal tão sensível como um filhote é totalmente compreensível que toda a família se preocupe e, a verdade é que se persistir de forma prolongada ou se repetir de forma constante, o mais adequado é consultar o veterinário.
Os filhotes de cachorros que têm mais tendência a desenvolver este problema são os cães Golden Retriever, Chihuahua e Pinscher.

Causas mais comuns do soluço em cães adultos
Se o soluço do seu cachorro é persistente ou se quer conhecer porque ocorre, confira as seguintes causas mais comuns do soluço, desta forma será mais fácil tentar evitar o seu reaparecimento:
- Comer muito depressa é a principal causa do soluço nos cachorros, mas as consequências não acabam aqui, se o seu cachorro tem este hábito pode ser que no futuro tenha consequências mais graves como uma torção gástrica.
- O frio é outro fator que causa o soluço. Especialmente cães como o Chihuahua que costumam se movimentar com mais facilidade são quem sofre de soluço.
- Outra causa que pode causar o aparecimento de soluço é sofrer de uma doença. Para estes casos o mais importante é consultar o veterinário e descartar algum tipo de doença.
- Por último, fatores como o medo e o estresse em cães também podem desencadear o soluço.

Acabar com o soluço do cachorro
Não se pode parar com o soluço sem antes identificar as causas que o provocam. Depois de ler o ponto anterior pode ter mais ou menos claro o problema, e agora pode atuar:
- Se o seu cachorro come demasiado rápido deverá modificar a sua rotina de ingestão. Ao invés de lhe oferecer toda a comida em uma mesma refeição, divida-a em duas e inclusive três para ser mais fácil de digerir. Evite fazer exercício intenso ou exercitá-lo antes, durante e depois de comer.
- Se considera que é uma consequência do frio, a opção mais inteligente é abrigá-lo com roupas para cachorros e, ao mesmo tempo tornar a sua cama cômoda e quente. Se quer um extra pode adquirir uma cama térmica para manter o calor de forma estável
- Para aqueles casos em que existirem dúvidas sobre a causa do soluço, o melhor será consultar o veterinário para descartar uma doença.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Como parar o soluço do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.