Outros problemas de saúde

Como parar o soluço do cachorro

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 2 fevereiro 2024
Como parar o soluço do cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

São muitas as pessoas que se questionam sobre o que fazer no caso de soluço nos seus cachorros, pois por vezes isto é algo que às vezes acontece com frequência e pode assustar os donos. O soluço nos cães apresenta-se da mesma forma que no caso das pessoas, tratam-se de contrações involuntárias do diafragma e identifica-se pelos sons curtos idênticos a "hip-hip".

Mas se você está se perguntando porque o soluço ocorre nos cachorros, você veio ao lugar certo. A princípio, não se trata de algo preocupante, mas se persistir devemos tomar algumas precauções. Continue lendo os conselhos do PeritoAnimal para saber como parar o soluço do cachorro.

Também lhe pode interessar: Gato com soluço - como curar?

Índice

  1. Como parar soluço de cachorro
  2. Soluços em cachorros filhotes
  3. Causas mais comuns do soluço em cães adultos

Como parar soluço de cachorro

As causas do soluço em cachorro podem ter diferentes motivos e, ainda, podem ser diferentes de cães filhotes ou adultos. No entanto, não se pode parar com o soluço de cachorro sem antes identificar as causas que o provocam. Pode ser por comer a comida rápido demais, por frio ou até mesmo por estresse ou ansiedade.

Depois de identificar o problema, aqui estão algumas medidas que você pode tomar:

  • Se o seu cachorro come muito rápido deverá modificar a sua rotina de alimentação. Ao invés de lhe oferecer toda a comida em uma mesma refeição, divida-a em duas e inclusive três para ser mais fácil de digerir. Evite fazer exercício intenso ou exercitá-lo antes, durante e depois de comer.
  • Se considera que é uma consequência do frio, a opção mais inteligente é abrigá-lo com roupas para cachorros e, ao mesmo tempo tornar a sua cama cômoda e quente. Se quer um extra pode adquirir uma cama térmica para manter o calor de forma estável
  • Para aqueles casos em que existirem dúvidas sobre a causa do soluço, o melhor será consultar o veterinário para descartar uma doença.

Soluços em cachorros filhotes

Se o seu cachorrinho filhote sofre com soluços às vezes, fique tranquilo, pois isso é considerado normal. Os cães mais novos são quem sofrem mais deste pequeno incômodo.

Ao se tratar de um animal tão sensível como um filhote é totalmente compreensível que toda a família se preocupe e, a verdade é que se persistir de forma prolongada ou se repetir de forma constante, o mais adequado é consultar o veterinário.

Os filhotes de cachorros que têm mais tendência a desenvolver este problema são os cães Golden Retriever, Chihuahua e Pinscher.

Como parar o soluço do cachorro - Soluços em cachorros filhotes

Causas mais comuns do soluço em cães adultos

Se o soluço do seu cachorro é persistente ou se quer conhecer os motivos do soluço no cachorro, confira as seguintes causas mais comuns do soluço, desta forma será mais fácil tentar evitar o seu reaparecimento:

  • Comer muito depressa é a principal causa do soluço nos cachorros, mas as consequências não acabam aqui, se o seu cachorro tem este hábito pode ser que no futuro tenha consequências mais graves como uma torção gástrica.
  • O frio é outro fator que causa o soluço. Especialmente cães como o Chihuahua que costumam se movimentar com mais facilidade, são alguns dos que mais sofrem de soluço.
  • Outra causa que pode causar o aparecimento de soluço é sofrer de uma doença. Para estes casos o mais importante é consultar o veterinário e descartar algum tipo de doença.
  • Por último, fatores como o medo e o estresse em cães também podem desencadear o soluço.
Como parar o soluço do cachorro - Causas mais comuns do soluço em cães adultos
Como parar o soluço do cachorro -

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como parar o soluço do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como parar o soluço do cachorro