PARTILHAR

Por que o pelo do Labrador cai tanto?

Irene Juste
Por Irene Juste, Ajudante técnico de veterinário. Atualizado: 7 julho 2023
Por que o pelo do Labrador cai tanto?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Seu cachorro Labrador solta muito pelo? Se você tem um cachorro dessa raça, com certeza já se deu conta de que pelo menos em alguma época do ano, ele solta grandes quantidades de pelo. É normal que você se preocupe pela saúde do sue pet e queria saber se está acontecendo alguma coisa. Além disso, você pode sofrer com alergia ou ter dificuldades para manter a casa limpa por causa do excesso de pelo caído. Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal para descobrir quais as razões que respondem a questão porque o pelo do Labrador cai tanto e o que você pode fazer para solucionar.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato solta tanto pum?

Pelo de cachorro Labrador e a muda

Devido ao tipo de pelo, o Labrador está mais propenso às quedas exageradas de pelo do que outras raças. Algumas vezes, enquanto você estiver escovando o pelo dele ou quando estiver limpando a casa, pode ficar preocupado pelo excesso de pelo caído mas, a verdade é que isso é algo normal na raça.

Os labradores têm um tipo de pelagem conhecida como mista pois, é composta por uma camada de pelo principal e uma camada de subpelo abundante. Sendo assim, em cada folículo piloso existe um pelo e diversos subpelos, fazendo com que, quando o ciclo de cada folículo termina e o pelo cai, solte ambas capas resultando em uma grande quantidade de pelos

De forma geral, é importante conhecer essa característica antes de adotar um Labrador e também, proporcionar a ele uma escovação adequada quantas vezes forem necessárias. O mais indicado é que o pelo seja escovado diariamente ou, pelo menos 3 vezes por semana. Apesar disso dependes da época do ano pois, quando há mudanças nas estações do ano, quer dizer, quando a temperatura varia muito, o cachorro vai perder muito mais pelo do que nas épocas que a temperatura não varia tanto.

Além dessa razão genética, essa raça de cachorro pode sofrer queda de pelo por outro motivos, os quais vamos te explicar a seguir.

Por que o pelo do Labrador cai tanto? - Pelo de cachorro Labrador e a muda

Porque o pelo do Labrador cai tanto: má alimentação

Um dos motivos mais comuns pelos quais um cachorro pode perder mais pelo do que o normal é uma alimentação não adequada. Embora você ofereça bastante comida, deve vigiar o seu pet pois a raça de cachorro Labrador costumar ter obsessão pela comida e, se o alimento que você der a ele não for de qualidade nem cobrir as necessidades específicas do seu cachorro, isso será rapidamente refletido na saúde da pelagem. Nesse caso, o pelo estará seco, áspero, apagado, quebradiço e com queda exagerada.

Você deve revisar a composição da alimentação que oferece ao seu pet para ter certeza de que ele recebe tudo o que precisa segundo a raça, idade, gasto energético, estado de saúde, entre outros. Assim, você pode encontrar ração que contenha ácidos graxos como o omega 3, vitaminas A, B e C, muito necessárias para um bom crescimento e manutenção da pelagem.

Por que o pelo do Labrador cai tanto? - Porque o pelo do Labrador cai tanto: má alimentação

Porque o pelo do Labrador cai tanto: estresse ou ansiedade

Se, além da queda exagerada de pelo você notar em seu cachorro outros sinais como inquietude, bocejos frequentes, destruição de objetos e móveis, muita energia, vocalização ou se também passa muitas horas sozinho em casa, provavelmente o que está acontecendo com o seu pet é que tem ansiedade por separação. Esse problema é mais frequente do que pode parecer e causa grande estresse no animal, levando-o a ter comportamentos que certamente não eram habituais nele.

Essa situação de estresse ou outras situações que provoquem ansiedade como uma mudança, é sem dúvidas das coisas que fará o seu Labrador perder muito pelo independente da época de muda, já que esse estado emocional atua nos cachorros da mesma maneira que nos humanos, quer dizer, abaixa as defesas e provoca doenças secundárias como a perda de pelo ou alterações na pele.

Você deve buscar ajuda de um médico veterinário o quanto antes para assegurar o bem estar do seu fiel companheiro.

Por que o pelo do Labrador cai tanto? - Porque o pelo do Labrador cai tanto: estresse ou ansiedade

Porque o pelo do Labrador cai tanto: doenças de pele

Outra causa que fará o seu Labrador perca pelo são algumas doenças de pele, as mais comuns em cachorros são dermatite alérgica, sarna e outros tipos de dermatite. Nesses casos, você deve visitar um médico veterinário para que ele faça uma revisão completa, passe um diagnóstico e tratamento adequado para a doença de pele que o seu pet estiver sofrendo.

Porque o pelo do Labrador cai tanto: parasitas externos

Os parasitas externos, sobre tudo as pulgas e os carrapatos, produzem irritação e mal estar ao animal pois não conseguem parar de se coçar. Por isso, se você notar que o seu cachorro está soltando muito pelo, observe se ele está se coçando e se tem algum parasita o incomodando e produzindo problemas de pele e pelo.

Caso você detecte algum parasita, deverá desparasitá-lo e também desinfectar os brinquedos, cama, manta e etc. para ter a certeza que não volte a contagiar nem que os parasitas propagem ainda mais.

Porque o pelo do Labrador cai tanto: mudanças hormonais

As mudanças na produção dos hormônios, seja pelo aumento ou diminuição, é um fator muito comum que faz com que os cachorros percam mais pelo do que o normal. Esse é um caso comum em cachorras grávidas ou lactantes e em cachorros com problemas endócrinos.

Se você tem uma cachorra grávida, lactante ou um pet com problemas hormonais, como por exemplo hipotiroidismo ou síndrome de cushing, faça revisões veterinárias frequentes e adapte a alimentação às necessidades endócrinas.

Por que o pelo do Labrador cai tanto? - Porque o pelo do Labrador cai tanto: mudanças hormonais

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o pelo do Labrador cai tanto?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Luiza
Ola bom dia tenho um cachorro tem 6 meses e misturado pitybul com labrador e normal o pelo cair tanto o que devo fazer estou preocupada
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Luiza. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e te dizer se a quantidade de pelo que cai é normal ou está exagerada. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Elvis da Silva Porto
Minha labradora teve filhotes e está comendo ração agora
Percebi que o pelo de alguns estão com falha o que fazer pra corrigir ?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Fernando Bertelo
Agradeço o esclarecimento
Obrigado
A sua avaliação:
Ana Paula
Moro no RJ, e gostaria de um especialista, minha cachorrinha está soltando muitos pelos, engordou e está com muita alergia na barriga, já não passo mais produtos de limpeza com cheiro em casa.
Aguardo
Obrigada.
A sua avaliação:
Helio Mazeta
Consegui tirar minhas duvidas.
Por que o pelo do Labrador cai tanto?
1 de 5
Por que o pelo do Labrador cai tanto?

Voltar ao topo da página ↑