Outros problemas de saúde

Cachorro desmaiando sem motivo aparente, o que pode ser?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 2 maio 2023
Cachorro desmaiando sem motivo aparente, o que pode ser?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Algumas raças de cães são conhecidas por apresentarem desmaios durante passeios ou exercícios físicos, como os boxers, bulldogs e pugs. Quando existe um motivo facilmente identificável para que o cão desmaie, como um atropelamento ou um trauma na cabeça, fica mais fácil de se entender o que aconteceu. No entanto, alguns cães podem desmaiar do nada, sem motivo aparente, assustando seu tutor ou quem esteja por perto.

A primeira providência a ser tomada é manter a calma. Saber como proceder nesses casos ajudará muito o cãozinho desmaiado. A causa do desmaio deverá ser investigada e tratada, pois o desmaio é apenas um sintoma, e não uma doença em si. Quando o cachorro desmaia, ele perde a consciência temporariamente, retomando seu estado normal em poucos segundos. Apesar dessa rápida recuperação, o episódio deverá ser considerado um indício de problema.

A causa mais comum dos desmaios, também conhecidos com síncope, são problemas cardíacos, que fazem com que a pressão sanguínea do cachorro fique abaixo do normal, faltando oxigênio no cérebro. É um sinal de que algo não está funcionando bem no corpo do seu amigo, e deve ser investigado o mais breve possível e com a orientação de um médico veterinário. Cachorro desmaiando sem motivo aparente, o que pode ser? Neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre a síncope em cães, listando algumas causas, como proceder nessas situações, prevenção e outros tópicos ligados ao tema. Fique por dentro do assunto!

Também lhe pode interessar: Cachorro mancando: o que pode ser?

Índice

  1. O que causa desmaio em cães?
  2. É normal cachorro desmaiar?
  3. O que é síncope em cachorros?
  4. Cachorro desmaiando sem motivo aparente, o que fazer?
  5. Raças de cachorro predispostas a desmaiar
  6. Como diferenciar desmaio de convulsão em cachorros
  7. Tratamento para evitar o desmaio em cães

O que causa desmaio em cães?

O cérebro é um órgão que controla a maioria das ações do corpo, sendo prioridade para o fornecimento de oxigênio e nutrientes, trazidos pela corrente sanguínea. Caso o fornecimento sanguíneo para o cérebro sofra uma diminuição, pode ocorrer perda da consciência, reversível e breve, conhecida como síncope, um episódio no qual vemos o cachorro desmaiando do nada, sem motivo aparente. É um mecanismo de defesa do corpo, que, de forma inteligente, faz com que o corpo consuma um mínimo de energia, enquanto o cérebro recebe o oxigênio e os nutrientes necessários para o seu adequado funcionamento. É priorizar quem é mais importante.

A síncope não é uma doença, e sim um sintoma que pode acontecer em várias situações.

As causas para a síncope em cães podem ser classificadas em:

  • Cardíacas (problemas no coração)
  • Extracardíacas (problemas em outros sistemas do corpo).

Episódios de fraqueza transitória ou síncope podem ocorrer secundariamente à presença de arritmias cardíacas, tosse excessiva, redução do volume sistólico direito e esquerdo, hipertensão pulmonar ou esgarçamento atrial.

É normal cachorro desmaiar?

É normal o cachorro desmaiar do nada? Definitivamente não. O desmaio indica exatamente que o algo não está funcionando bem no corpo do cachorro, que o aporte de oxigênio cerebral, levado pelo sangue, não está ideal. O desmaio é somente um sintoma, um alerta de que existe algum problema nesse transporte de oxigênio, e que o cérebro está ficando com menos sangue que o necessário para suprir sua demanda.

Neste outro artigo falamos sobre as causas e tratamentos para a epilepsia em cachorros.

O que é síncope em cachorros?

A síncope em cachorros pode ser definida como a perda repentina da consciência, com duração de segundos, havendo perda do tônus postural e rápida recuperação, sem sinais de desorientação[1]. Quando de origem cardiogênica, a síncope está frequentemente associada com estresse ou esforço, uma vez que o coração comprometido não consegue aumentar o bombeamento de sangue adequadamente para atender à alta de demanda de oxigênio.

Cachorro desmaiando sem motivo aparente, o que fazer?

Se seu cachorro fica desmaiando do nada, sem motivo aparente, ele deverá ser avaliado pelo médico veterinário, que solicitará exames para identificar a causa do desmaio. Pode ser que o animal tenha mais de uma causa associada, sendo necessário tratar toda e qualquer doença que possa estar causando os desmaios. Nem sempre é fácil para o tutor identificar a síncope, sendo confundida com outros episódios de perda de consciência, como na fraqueza, narcolepsia (sonolência excessiva durante o dia) e convulsão.

A diferenciação desses episódios deverá ser realizada o mais rápido possível, pois têm diagnósticos e abordagens distintas, sendo importante deixar claro de início qual a sintomatologia presente no cachorro.

Raças de cachorro predispostas a desmaiar

Algumas raças de cães estão mais predispostas a apresentarem problemas cardíacos, e consequentemente, apresentam maior frequência de síncopes:

Recomendamos a leitura do artigo: 5 sintomas de doenças cardíacas em cães.

Como diferenciar desmaio de convulsão em cachorros

A convulsão generalizada é a mais confundida com a síncope, pois em ambas ocorre a perda repentina de consciência, que ocorre na síncope devido a uma diminuição do transporte de nutrientes até o cérebro, enquanto na convulsão ocorre uma atividade elétrica excessiva. Para facilitar o entendimento, colocamos algumas diferenças entre síncope e convulsão em cães em forma de tabela[1]:

Desmaio/síncope

Convulsão

Eventos anteriores

Esforço, dor, micção, defecação, tosse, estresse

Comportamento atípico, como ansiedade, fica retraído, pede atenção

Características

Sem movimentos, extensão flácida ou rígida dos membros, duração inferior a 1 minuto

Salivação, movimentos de pedalagem, duração de 1 a 2 minutos

Recuperação

Rápida, sem sequelas, volta a caminhar em minutos

Consciência volta lentamente, desorientação que pode durar 10 minutos ou mais

Cachorro desmaiando sem motivo aparente, o que pode ser? - Como diferenciar desmaio de convulsão em cachorros

Tratamento para evitar o desmaio em cães

Existem tratamentos para o desmaio em cachorros mas, primeiramente, deverá ser descoberta a causa da síncope. Após o diagnóstico da doença causadora do desmaio, o tratamento deverá ser iniciado, prevenindo novos episódios.

No entanto, um diagnóstico definitivo da causa da síncope nem sempre é possível, sendo necessário evitar situações sabidamente estressantes para o cachorro. Segundo estudos, apenas 40 a 50% dos casos de síncope recebem um diagnóstico definitivo de sua causa.

Agora que você já sabe o que fazer se o cachorro fica desmaiando sem motivo aparente, também recomendamos que você assista ao vídeo a seguir no qual explicamos as causas que levam um cão a ficar muito ofegante e o que é possível fazer:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro desmaiando sem motivo aparente, o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Referências
  1. Magalhães, M.R.G. Abordagem diagnóstica da síncope cardiogênica em cães e gatos: estudo retrospectivo de 15 casos clínicos. Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária, 2013. Disponível em https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/6176/1/Abordagem%20ao%20diagn%C3%B3stico%20da%20s%C3%ADncope%20cardiog%C3%A9nica%20em%20c%C3%A3es%20e%20gatos.pdf. Acesso em 28/04/2023.
Bibliografia
  • Skrodzki, M., Trautvetter, E. A síncope em cães – uma síndrome, não uma doença. Veterinary Focus, vol.18. n.3, 2008. Disponível em https://docs.ufpr.br/~tostes/Portfolio/Patoespecial/Cardio/s%C3%ADncope%20em%20c%C3%A3es.pdf. Acesso em 28/04/2023.
  • Aptekmann, K.P. et al. Síncope neurocardiogênica em cão com doença valvular crônica de mitral – relato de caso. Arq. Ciênc. Vet. Zool. UNIPAR, Umuarama, 2016. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/admin,+VETERIN%C3%81RIA+19(3)+ART+08.pdf. Acesso em 28/04/2023.
  • Petrus, L.C. Abordagem prática do tratamento da ICC em cães. Boletim Pet, Agener União Saúde Animal, vol. 3, 2019. Disponível em https://vetsmart-parsefiles.s3.amazonaws.com/267cf56ddde32dc98331edde530438af_vetsmart_admin_pdf_file.pdf. Acesso em 28/04/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Cachorro desmaiando sem motivo aparente, o que pode ser?