menu
Partilhar

Cachorro pode comer quiabo?

Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. Atualizado: 26 agosto 2021
Cachorro pode comer quiabo?

Ver fichas de  Cachorros

Originário da Etiópia, o quiabo, que tem como nome científico Abelmoschus esculentus, ganhou o mundo e é encontrado não só na África, como em diversos países como Estados Unidos e Brasil. Um dos principais produtores e consumidores deste fruto do quiabeiro em terras verde-amarelas é o estado de Minas Gerais, onde faz sucesso o tradicional frango com quiabo, que tem fãs de todas as regiões do país.

Você gosta de quiabo? Tem gente que ama, tem gente que não gosta nem do cheiro. E muitos tutores se perguntam: cachorro pode comer quiabo? A verdade é que alguns de nossos amigos de quatro patas se interessam por ele e outros não, assim como ocorre com nós, humanos. Neste artigo do PeritoAnimal vamos tirar essa dúvida, falar sobre as propriedades do quiabo, benefícios e também sobre algumas polêmicas envolvendo o suco de quiabo para cachorro.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer nozes?

Pode dar quiabo para cachorro?

Sim, cachorro pode comer quiabo e é seguro oferecer este alimento a ele. O quiabo possui vitamina A, B1, B2, C, minerais, cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, ácido nicotínico e sódio e uma quantidade significativa de fibras.

Lembramos que os cachorros são carnívoros facultativos e, por isso, dependem de proteína animal em sua alimentação, mas também podem comer outras coisas.

Assim como qualquer tipo de alimento, o quiabo para cachorro não deve ser oferecido em excesso, pois isso poderia provocar alguma desordem intestinal. Além disso, também é importante prestar atenção na forma de preparo do quiabo para o cachorro. Evite oferecer quiabo frito, salgado ou com outros temperos que podem ser prejudiciais para seu amigo peludo.

Se você já observou que seu cachorro gosta de comer quiabo e você oferece a ele esporadicamente, preste atenção em possíveis sinais de alergia que podem ocorrer com qualquer tipo de alimento. Neste caso, basta deixar de dar a ele.

Pode dar quiabo cru para cachorro?

Sim, o cachorro pode comer quiabo cru se ele não se incomodar com a textura do legume.

Cachorro pode comer quiabo cozido?

Sim, pode dar quiabo para cachorro cozido, desde que não se acrescente temperos.

Cachorro pode comer quiabo frito ou refogado?

Não recomendamos que você ofereça quiabo frito ou refogado para o cachorro. Na verdade, sempre devemos evitar dar aos cachorros qualquer alimento frito devido excesso de gordura que é prejudicial para sua saúde.

Pode dar suco de quiabo para cachorro?

Sim, mas como explicaremos melhor a seguir, o suco de quiabo para cachorro não funciona como um remédio (não há comprovação científica, apesar de muitos tutores afirmarem que seus efeitos são bastante positivos).

Cachorro pode comer quiabo? - Pode dar quiabo para cachorro?

Quiabo pode curar cinomose ou parvovirose?

Não há provas científicas de que o quiabo possa curar a cinomose e nem a parvovirose. Essa crença existia há muito tempo mas, há alguns anos, uma receita caseira de suco de quiabo para cachorro viralizou nas redes sociais porque seria um remédio natural e infalível para curar cachorros da cinomose e também da parvovirose. No entanto, não há comprovações científicas sobre isso.

Em entrevista ao site G1 em 2018, a ex-professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (FMV-USP) foi categórica: infelizmente a cinomose é uma doença de difícil tratamento e não há nenhuma comprovação científica de eficácia de receita caseira com quiabo. Opinião compartilhada por diversos veterinários e médicos de todo o país.[1]

De acordo com especialistas, graças às propriedades do quiabo, ele pode, sim, ser usado como um alimento suporte, ou seja, que auxilia no tratamento de certas doenças. Mas ele não deve ser utilizado como remédio e não deve ser considerado uma alternativa ao tratamento específico de cinomose e da parvovirore. Se você suspeita que seu cachorro está com alguma dessas doenças, você deve procurar imediatamente um veterinário para realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Cachorro pode comer quiabo? - Quiabo pode curar cinomose ou parvovirose?

Benefícios do quiabo para cachorro

Se por um lado não há comprovação científica sobre o suco de quiabo como remédio natural para a cinomose ou parvovirose, por outro, ele é reconhecido por suas qualidades medicinais e terapêuticas para outras funções.

Pode dar quiabo para cachorro, por exemplo, para ser utilizado como diurético e laxante, segundo a medicina popular. O chá de quiabo, feito a partir de suas folhas, popularmente também é utilizado para tratar problemas pulmonares diversos, como bronquites.

Devido às suas propriedades, dentre os benefícios do quiabo para cachorro estão o fortalecimento de seu sistema imunológico, dos músculos e ossos, além de auxiliar na prevenção do câncer. Também é recomendado para os cães com diabetes, por sua atuação como regulador dos níveis de açúcar no sangue.

Suco de quiabo para cachorro

Destacamos que o suco de quiabo para cachorro tem como objetivo hidratá-lo, melhorar sua flora intestinal e fortalecer seu sistema imunológico, mas não tem a capacidade de curar nenhuma doença, segundo especialistas, como já falamos anteriormente neste mesmo artigo. Se seu cachorro estiver doente, ele deve receber o tratamento adequado com os remédios que o veterinário prescrever.

Como preparar suco de quiabo para cachorro

Há diferentes maneiras de preparar o suco de quiabo para cachorro, assim como qualquer outro suco. Alguns tutores fazem com cerca de 6 quiabos (cortando as pontas) e 500 ml de água ou apenas 1 quiabo e 1 copo de água (cerca de 200ml). Basta bater no liquidificador e oferecer ao seu amigo peludo.

Agora que você já sabe que pode dar quiabo para cachorro e viu seus benefícios e propriedades, talvez o vídeo a seguir possa te interessar. Nele falamos bore 8 frutas que podemos dar para cachorros:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer quiabo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Referências
  1. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/12/11/e-fake-que-suco-de-quiabo-salva-cachorro-de-cinomose-e-parvovirose.ghtml>. Acesso em 7 de maio de 2021.
Bibliografia
  • SILVA, Vera Sônia Nunes da, et al. Estudo dos efeitos nutricionais da farinha de polpa e mucilagem extraida do quiabo (Hibiscus esculentus L.). 2006. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/254490/1/Silva_VeraSoniaNunesda_D.pdf>. Acesso em 7 de maio de 2021.
  • VET EXPLAIN PETS. Can dogs eat okra? Disponível em: <https://vetexplainspets.com/can-dogs-eat-okra/>. Acesso em 7 de maio de 2021.
  • V. Sabitha, S. Ramachandran, K.R. Naveen e K. Panneerselvam. Antidiabetic and antihyperlipidemic potential of Abelmoschus esculentus (L.) Moench. in streptozotocin-induced diabetic rats. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3178946/>. Acesso em 7 de maio de 2021.
  • YOUTUBE - Dr. Jennifer Lake. Quiabo cura a cinomose? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YGPV183NalA>. Acesso em 7 de maio de 2021.
  • UOL. Suco de quiabo não cura cachorros com doenças graves. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/confere/ultimas-noticias/2018/12/07/suco-de-quiabo-nao-cura-cachorros-com-doencas-graves.htm?>. Acesso em 7 de maio de 2021.
  • DRAUZIO VARELLA. Água com quiabo não cura diabetes. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-cronicas/diabetes/agua-com-quiabo-nao-cura-diabetes/>. Acesso em 10 de maio de 2021.
  • IISTE. Nutritional Quality and Health Benefits of Okra (Abelmoschus esculentus): A Review. Disponível em: <https://www.iiste.org/Journals/index.php/FSQM/article/viewFile/17617/17507>. Acesso em 10 de maio de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Sara
Texto bem útil.
A sua avaliação:
Eliane
O quiabo é ótimo mesmo.
A sua avaliação:
Gamb
Sempre que algum tipo de tratamento caseiro da resultado contra doenças graves como a parvovirose é logo contestada por vários veterinários isso acontece também na medicina humana, lógico Perdi um cão por parvovirose depois de levar a uma clínica gastando o que não tinha seguindo as receitas dos veterinários , resolvi utilizar tratamento caseiro no outro filhote, a salvei em poucos dias de um estado crítico.
Se o tratamento da certo pra várias pessoas é medicina popular vale a pena tentar, não gastem um absurdo de dinheiro com veterinários que muitas vezes nem salvam o seu pet.
Rosiani
Concordo plenamente, gastei horrores com meu cachorro com cimonese, e de nada adiantou. Infelizmente eles querem vender, tirar o remédio da prateleira e as vezes nem salva. A minha cachorra piorou com remédios que não faziam sentido nenhum e tudo caro. Iniciei caseiros, como mel, quiabo, ovo com fígado batido no liquidificador. E eu pude ver a diferença na melhora

Cachorro pode comer quiabo?
1 de 3
Cachorro pode comer quiabo?

Voltar ao topo da página