PARTILHAR

Os 10 gatos mais raros do mundo

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 25 agosto 2021
Os 10 gatos mais raros do mundo
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais incríveis que nos dão carinho e alegria e nos fazem rir. Atualmente, existem cerca de 100 raças oficialmente reconhecidas, mas certamente não conhecemos nem metade das que existem a não ser que seja um perito no tema.

Neste artigo do Perito Animal, não vamos mostrar todas as raças de gato que existem, mas sim algo melhor, os 10 gatos mais raros do mundo! Aqueles que pelas suas características físicas destacam-se do resto das raças e são particularmente especiais.

Se quer adotar um gato com uma aparência fora do normal, em seguida poderá descobrir os 10 gatos mais estranhos do mundo.

Também lhe pode interessar: Os animais mais raros do mundo

LaPerm

Um dos gatos mais raros do mundo é o LaPerm, uma raça originária do Oregon, Estados Unidos, chamada assim devido ao seu característico pelo rizado e comprido (como se tivesse feito uma permanente). O primeiro gato LaPerm nasceu fêmea e sem pelo, mas ao fim de uns meses desenvolveu uma pelo sedoso e rizado devido a uma mutação produzida por um gene dominante. O curioso é que a partir de então, quase todos os machos desta raça nascem sem pelo e muitos outros perdem o pelo e vão mudando várias vezes ao longo da sua vida.

Estes felinos possuem um caráter sociável, calmo e muito carinhoso para com os humanos, e são equilibrados e muito curiosos.

Os 10 gatos mais raros do mundo - LaPerm

Sphynx

Outro dos gatos mais estranhos do mundo e mais conhecidos internacionalmente é o gato egípcio que se caracteriza por não ter pelo, embora esta afirmação não seja de todo correta, uma vez que na verdade apresentam uma camada de pelo muito fino e curto, quase imperceptível pelo olho ou tato humano. Além da ausência de pelagem, a raça Shpynx caracteriza-se por ter um corpo robusto e uns olhos grandes que ainda se destacam mais na sua cabeça calva.

Este felinos aparecerem por uma mutação natural e têm um temperamento afetuoso, pacífico e dependente dos seus donos, mas também são sociáveis, inteligentes e curiosos.

Os 10 gatos mais raros do mundo - Sphynx

Exotic shorthair

O Exotic Shorthair ou gato exótico de pelo curto é outro dos gatos mais raros do mundo que surgiu do cruzamento entre um british shorthair e um american shorthair. Esta raça tem a complexão de um gato persa mas com o pelo curto, sendo robusto, compacto e de corpo arredondado. Devido aos seus olhos grandes, nariz curto e achatado, e às suas orelhas pequenas, o gato exótico tem uma expressão facial terna e doce, inclusivamente pode chegar a parecer triste em algumas situação. O seu pelo é curto e denso, mas ainda assim requer muito poucos cuidados e não lhe cai muito pelo, por isso é bastante apropriado para gente alérgica.

Esta raça de gatos tem uma personalidade tranquila, carinhosa, leal e amigável, parecida à dos gatos persas, mas estes ainda são mais ativos, brincalhões e curiosos.

Os 10 gatos mais raros do mundo - Exotic shorthair

Gato Elf

Seguindo com os gatos mais estranhos do mundo, encontramos o gato elf que se caracteriza por não ter pelo e por ser muito inteligente. Estes gatos têm este nome porque são parecidos com esta criatura mítica e surgiram do cruzamento recente entre o gato sphynx e um curl americano.

Como não têm pelo, estes gatos precisam de tomar banhos mais frequentemente que as outras raças e também não podem pegar muito sol. Além disso, têm um caráter muito sociável e são muito desenrascados.

Os 10 gatos mais raros do mundo - Gato Elf

Scottish fold

O Scottish Fold é outro dos gatos mais raros do mundo que provém, como o seu nome indica, da Escócia. A raça foi reconhecida em 1974 oficialmente mas o acasalamento entre membros desta raça está proibido devido a um grande número de anomalias ósseas graves que se produziram. O gato scottish fold é de tamanho médio e tem a cabeça arredondada, os olhos grandes e redondos , e as orelhas muito pequenas e dobradas para a frente, fazendo lembrar uma coruja. Outras características notáveis são uns pés redondos e a sua cauda grossa.

Esta raça de felinos tem o pelo curto mas não tem uma cor específica. O seu temperamento é forte e além disso tem um grande instinto caçador, no entanto, são muito amigáveis e adaptam-se facilmente aos novos ambientes.

Os 10 gatos mais raros do mundo - Scottish fold

Levkoy ucraniano

Outro dos gatos mais raros do mundo é o Levkoy ucraniano, um felino de aparência elegante e de tamanho médio. As suas principais características são a ausência de pelo ou muito pouca quantidade, as suas orelhas dobradas, os seus olhos grandes e amendoados de cores brilhantes, a sua cabeça longa e plana e o seu perfil angular.

Estas raça de gatos tem um temperamento carinhoso, sociável e inteligente. Surgiu há pouco tempo, em 2004, graças ao cruzamento de uma fêmea de sphynx e um macho de orelhas caídas feito por Elena Biriukova na Ucrânia. Por esse motivo encontram-se apenas nesse país e na Rússia.

Os 10 gatos mais raros do mundo - Levkoy ucraniano

Gato do Cerrado ou Savannahs

O gato do cerrado ou Savannah é outro dos mais raros do mundo e também um dos gatos exóticos. Esta raça híbrida, manipulada geneticamente, surgiu do cruzamento entre um gato doméstico e um serval africano, e tem um aspeto muito exótico, semelhante a um leopardo. O seu corpo é grande e musculoso, com orelhas grandes e patas compridas, e o seu pelo tem manchas e listras negras como as dos grandes felinos. É a maior raça que existe mas ainda assim, o seu tamanho pode variar muito de uma ninha para outra.

Existe uma certa controvérsia a respeito da possível domesticação dos gatos Savannah porque precisam de muitíssimo espaço para se exercitarem e podem saltar até 2 metros de altura. No entanto, tem um caráter leal aos seus donos e não têm medo da água. Países como a Austrália já proibiram estes gatos porque tinham um efeito muito negativo na fauna nativa. Para além disso, existem várias ONGs a lutarem contra a criação destes animais porque muitos destes gatos quando atingem a idade adulta se tornam agressivos e a taxa de abandono é muito elevada.

Os 10 gatos mais raros do mundo - Gato do Cerrado ou Savannahs

Peterbald

O peterbald é uma raça de tamanho médio originária da Rússia que nasceu em 1974. Estes gatos surgiram de um cruzamento entre um donskoy e um gato oriental de pelo curto, e caracterizam-se pela ausência de pelo. Têm umas orelhas compridas de morcego, umas patas ovaladas e compridas e um focinho em forma de cunha. Têm uma complexão delgada e elegante e, embora se possam confundir com os gatos egípcios, os peterbald não têm a barriga como os outros.

Os gatos Peterbald têm um temperamento pacífico e são curiosos, inteligentes, ativos e muito amigáveis, mas também são dependentes e pedem muito afeto aos seus donos.

Os 10 gatos mais raros do mundo - Peterbald

Munchkin

Outro dos gatos mais raros do mundo é o munchkin, que devido a uma mutação genética natural, é um gato de tamanho médio com as patas mais curtas que o normal, como se fosse um salsicha. É considerado um dos gatos mais pequenos do mundo. Apesar disso, não tem problemas para saltar e correr como o resto das raças, e também não costumam desenvolver muitos problemas de coluna que se associam a este tipo de estrutura corporal.

Apesar de ter as patas traseiras maiores que as dianteiras, os munchkin são gatos ágeis, ativos, brincalhões e carinhosos, e podem chegar a pesar entre 3 a 3 quilogramas.

Os 10 gatos mais raros do mundo - Munchkin

Cornish Rex

E por último o cornish rex, uma raça que surgiu através de uma mutação genética espontânea que originou o seu pelo ondulado, curto, denso e sedoso no lombo. Esta mutação aconteceu nos anos 50 no sudoeste da Inglaterra, por isso que se chama gato rex de Cornualles.

Estes gatos de tamanho médio possuem um corpo musculoso e delgado, ossos finos, mas o seu pelo pode ser de qualquer cor e não precisam de muitos cuidados. Os cornish rex são muito inteligentes, sociáveis, carinhosos, independentes e brincalhões, e adoram o contato com crianças.

Os 10 gatos mais raros do mundo - Cornish Rex

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os 10 gatos mais raros do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Ana Paula Costa
Eu quero um de cada um.Não um de cada um não, quero todos de todos!
glória costa sielski
quero todos os gatos do mundo. incluindo esses tambem.
A sua avaliação:
Bruno
Com certeza eu tenho o ultimo gato da lista(cornish rex) pois o Tico(gato) tem otimos contatos com crianças principalmente o Geni e a Castanha ( seu irmão mais novo esua mãe)
glória costa sielski
que sortudo, eu tenho 9 gatos viralatas,e eu quero 1 desses.mande uma fato em outro comentario
Os 10 gatos mais raros do mundo
1 de 11
Os 10 gatos mais raros do mundo

Voltar ao topo da página ↑