Partilhar

Poodle Toy

Atualizado: 17 abril 2020
Poodle Toy

O Poodle Toy é um dos tipos mais populares, apreciados e amados de Poodle do mundo. É importante saber que a FCI reconhece, no total, 4 tipos de Poodle de acordo com seu tamanho, e que neste arquivo de raças falaremos sobre o menor tipo que existe, considerado um Poodle "miniatura". Nos últimos anos, esses pequenos se tornaram os cachorros preferidos de companhia, quer saber por quê? Vamos te explicar aqui no PeritoAnimal!

Origem
  • Europa
  • França
Classificação FCI
  • Grupo IX
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Poodle Toy

O Poodle é um descendente direto do Barbet, uma raça de origem Africana que chegou à Península Ibérica para cruzar com os Cães D'água Portugueses. Posteriormente, ambas as raças se separariam, devido ao empenho dos criadores que queriam desenvolver um cachorro para caçar aves aquáticas. Contudo, em suas origens elas compartilhavam muitas características. Quanto ao seu nome, considera-se que a palavra francesa "caniche" provém de "cane", a fêmea do pato. Assim, o termo faz relação à ação destes animais na água, como se fossem patos.

Graças à sua personalidade sociável, extremamente fiel e positiva, os Poodles deixaram de ser cachorro caçadores para se tornarem animais domésticos, e a raça era inclusive considerada a raça de cachorro nacional da França no século XV. A partir daí, os criadores se esforçaram para conseguir uma pelagem de cor uniforme para a raça, evitando manchas e outros padrões indesejados.

Tal era a fama desses animais que o Clube do Poodle foi fundado em Paris em 1922. Alguns anos depois, em 1936, a FCI estabeleceu o padrão oficial da raça, mas para o Poodle de tamanho toy esse reconhecimento não viria até muitos anos depois, demorando u até 1984 para ser reconhecido. Os Poodles também são conhecidos por nomes diferentes em outros países, como Caniche na Espanha e Pudel na Alemanha.

Poodle Toy: características

Os Poodles Toy são cachorros de tamanho pequeno, cuja altura não deve exceder 28 centímetros na cernelha, e cujo peso deve ficar em torno de 2 e 2,5 kg, sendo realmente muito pequenos; por isso, você deve ficar atento aos possíveis sinais de nanismo, cujo aparecimento é patológico. Seu corpo é simétrico, com pernas fortes e bem desenvolvidas terminando em pés pequenos e ovais. A cauda é de inserção alta e, tradicionalmente, é mantida intacta em Poodles de pelagem ondulada, mas não em Poodles de pelagem encaracolada, nos quais costumavam ser cortadas até restar apenas um terço da cauda original.

A cabeça do Poodle Toy tem linhas simétricas, forma alongada e estreita, com pômulos marcados e expressivos olhos amendoados escuros. Las orejas con alargadas y de inserción. De acordo com a pelagem, existem dois tipos de Poodle Toy: os de pelo encaracolado, com pelagem abudante, densa e uniforme; ou os de pelo ondulado, que tem um pelo mais fino, suave e lanoso, também muito abundante. A cor da pelagem pode ser marrom, preto, cinza, alaranjado, avermelhado ou branco, mas sempre de uma única cor e uniforme.

Poodle Toy: personalidade

Os Poodles Toy são, assim como os demais Poodles, cachorros ativo, obedientes e inteligentes, o que lhes permite ser uma raça fácil de treinar e educar. De fato, é considerado um dos cachorros mais inteligente do mundo segundo Stanley Coren. Ao contrário de outras raças de cachorro, o Poodle requer poucas repetições para entender uma ordem, exercício ou situação, e é capaz de um desenvolvimento praticamente perfeito. Também estamos falando de uma raça especialmente sociável, por isso não lida bem com a ausência de seus tutores. De fato, a solidão excessiva e frequente pode fazer com que esse cachorro manifeste comportamentos indesejados, como destrutividade, estresse ou vocalização.

É um cachorro ideal para famílias com crianças, pois devido à sua personalidade e sua energia, é o companheiro ideal para os pequenos da casa. Também é capaz de socializar muito bem com outros animais de estimação e pessoas de idade avançada, desde que seja socializado de forma positiva com todos em seu período sensível quando filhote. Quando bem cuidado, o Poodle Toy se adapta bem tanto a espaços amplos como reduzidos.

Cuidados do Poodle toy ou miniatura

Devido às características de sua pelagem, os Poodles Toy ou miniatura devem ser escovados diariamente pra evitar a formação de nós, o acúmulo de sujeira e o excesso de pelos por toda a casa. Quanto ao banho, é aconselhável dar apenas um banho mensal. Lembre-se de que, para uma escovação correta, é importante seguir algumas diretrizes e escolher corretamente a escova mais adequada tendo em conta o pelo do seu mascote. Não se esqueça da higiene dos olhos, das orelhas, dos dentes e do corte das unhas, que também fazem parte dos cuidados básicos.

Outro aspecto importante é a estimulação física e mental, pois estamos falando de um cachorro muito ativo fisicamente e de mente desperta, o que requer tutores que possam lhe proporcionar um enriquecimento superior ao que outras raças exigem. É importante oferecer entre 3 e 4 passeios diários, além de praticar com ele algum exercício físico ou esporte canino. Você também deve ensinar obediência, habilidades caninas ou realizar jogos de inteligência para que possa desenvolver suas capacidades cognitivas. O enriquecimento ambiental em casa também ajudará neste sentido.

Para terminar, não se esqueça da importância da alimentação, que repercutirá na qualidade da pelagem e na saúde do animal. Você se pode se informar sobre as melhores rações do mercado para cachorros ou mesmo ir ao veterinário para descobrir a mais adequada para seu Poodle Toy. Além disso, também pode pedir ao especialista que te ajude a elaborar receitas caseiras cozidas ou cruas, como a dieta BARF.

Educação do Poodle Toy

A educação do Poodle Toy deve começar prontamente, quando ainda for um filhote. A etapa mais importante será o período de socialização, que começa na terceira semana e termina por volta dos 3 meses de vida, quando o pequeno deverá aprender a se relacionar com todo tipo de indivíduo (pessoas, cachorros, gatos...), bem como conhecer outros ambientes. Naturalmente, para isso é importante que tenha recebido todas as vacinas. Se o cachorro não for socializado adequadamente, poderá desenvolver problemas de comportamento no futuro, como medo ou agressividade. Caso não seja possível socializá-lo com seus progenitores ou irmãos, consulte um educador canino para frequentar aulas para cachorros.

Também em sua etapa de filhote, você deve ensiná-lo a urinar no jornal, controlar a mordida e começar a realizar jogos e atividades para estimular sua mente. É claro, sempre de forma positiva, como se fosse um jogo.

Posteriormente, quando o filhote estiver com todas as vacinas em dia, você deve ensiná-lo a passear, a urinar na rua, começar os exercícios de educação e os comandos de obediência básica, que incluem sentar, deitar, ficar quieto e vir até você. São imprescindíveis para sua segurança e para uma boa comunicação com o tutor.

Poodle Toy: saúde

Os Poodles têm algumas doenças associadas à genética da raça, por isso, a maior parte das doenças que vamos mencionar são de origem hereditária. Algumas delas afetam a visão, como o entrópio, as cataratas, o glaucoma ou atrofia progressiva da retina. Também podem apresentar hipotiroidismo, que afeta os hormônios da tireóide, a epilepsia e otites. Para evitar essas otites, recomenda-se limpar as orelhas seguindo uma série de diretrizes, como utilizar produtos adequados e deixar as orelhas completamente secas depois da limpeza. Também podem desenvolver doenças que afetam a saúde da pele, como fungos, alergias ou pioderma. Por ultimo, cabe destacar no âmbito das articulações a possível presença de displasia de quadril, doença de Legg-Calve-Perthes ou luxação patelar.

Para prevenir e/ou detectar alguns dos problemas de saúde mencionados, será importante ir ao veterinário a cada 6 ou 12 meses, pois a supervisão regular do especialista te ajudará a detectar prontamente qualquer anomalia. Você também deve seguir estritamente o calendário de vacinas para cachorros ou o calendário de desparasitação.

Fotos de Poodle Toy

Vídeos relacionados com Poodle Toy

Vídeos relacionados com Poodle Toy
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Poodle Toy

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Poodle Toy

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Poodle Toy
1 de 6
Poodle Toy

Voltar ao topo da página