menu
Partilhar

Gato babando transparente, o que pode ser?

 
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 6 abril 2023
Gato babando transparente, o que pode ser?
Imagem: Reprodução/Robin Zebrowski

Ver fichas de  Gatos

Não é algo comum ver um gato babando sem motivo aparente, o que pode causar estranheza no tutor caso isso aconteça. Mas nem sempre o motivo da salivação será uma doença ou anormalidade no bichano. Gatos podem salivar somente por terem lambido algo com sabor desagradável ou mesmo caçado e comido algum inseto não muito saboroso.

Embora a percepção do sabor seja muito forte em humanos, este não é o caso dos gatos. Eles têm menos papilas gustativas do que as pessoas. Enquanto um ser humano possui de 2.000 a 4.000 papilas gustativas, os gatos possuem somente 400. Os felinos realmente decidem o que comer pelo cheiro e textura do alimento. O olfato desempenha um papel muito maior nas preferências alimentares do gato do que o paladar, o que é demonstrado pelos gatinhos gripados, que se recusam a comer porque estão com o nariz entupido.

Mesmo com essas poucas papilas gustativas, os gatos podem recusar alimentos e, principalmente, medicamentos com sabores adocicados, como os xaropes. Uma forma de se livrar rapidamente do sabor ruim, é salivar bastante, como se o corpo realizasse uma limpeza na boca. Mas quais seriam os outros motivos que deixam um gato babando transparente? Descubra neste artigo do PeritoAnimal.

Por que o gato está babando transparente?

Um gato babando transparente tem o que chamamos de salivação excessiva ou sialorreia. Isso pode acontecer no gato por vários motivos:

1. Problemas bucais

O complexo gengivo-estomatite-faringite (CGEF) é uma enfermidade comum em felinos, caracterizada por um processo inflamatório intenso da gengiva, mucosas oral e lingual, palato e faringe, promovendo muita dor e desconforto aos gatos acometidos. Alguns animais não conseguem nem mesmo fechar a boca devido à dor, o que os fazem salivar bastante, então vemos um gato babando transparente por não conseguir engolir a saliva produzida. Outros sintomas da doença são: emagrecimento (devido à dificuldade para engolir), apatia, fraqueza e hostilidade.

2. Problemas renais

As doenças renais em felinos são bastante comuns, podendo causar ao animal uma diminuição de sua expectativa de vida, levando ao óbito em pouco tempo, a depender da gravidade. Dentre as complicações causadas por essas patologias, a insuficiência renal (IR) é a principal delas. Os sintomas mais comuns são alta ingestão de água e produção de urina, perda de peso, náuseas com salivação e vômitos. Embora a IR crônica não tenha cura, é possível diminuir a progressão da doença com uma dieta apropriada e cuidados paliativos, proporcionando qualidade de vida ao animal.

3. Intoxicação

Os animais intoxicados por organofosforados (inseticidas e pesticidas) manifestam principalmente salivação, contrações musculares, desorientação, vômito, corrimento nasal, tosse, falta de ar, anorexia, náuseas, cólica, micção frequente, diarreia e dor abdominal. Os sintomas neurológicos provocam ansiedade, sonolência, ataxia, arreflexia, depressão dos centros respiratório e cardiocirculatório, colapso, choque, convulsões e coma.

Intoxicações são consideradas emergência e o animal deverá ser levado aos cuidados do médico veterinário o mais breve possível. Não se deve tentar tratar uma intoxicação em casa, pois apenas alguns minutos podem ser fundamentais para salvar a vida do animal intoxicado.

4. Medicações

Algumas medicações podem fazer o gato a ficar babando transparente em excesso. Apesar de poucas papilas gustativas, os gatos são bem seletivos com os sabores. Medicamentos adocicados, como os xaropes, causam intensa salivação nos bichanos. Além desses, a sulfa, dipirona gotas e vermífugos causam salivação abundante. No entanto, a salivação causada pelo gosto de medicamentos dura apenas alguns minutos, não sendo motivo para preocupações. Você pode ajudar o seu gato a ficar bem mais rapidamente limpando a sua boca com um pano úmido ou guardanapos, além de oferecer água fresca.

5. Estado de relaxamento

Alguns gatos costumam salivar quando estão muito relaxados e tranquilos. Isso geralmente acontece quando o bichano está recebendo carinho, sendo possível perceber pequenas gotas de saliva nos cantos da boca. Não é todo gato que faz isso, mas os que fazem, costumam apresentar esse comportamento a vida toda, desde filhotes. Por isso, se seu gato nunca fez isso, a salivação não será por relaxamento, devendo a causa ser pesquisada com mais atenção.

É normal um gato ficar babando muito? Quando devo me preocupar?

Salivar muito não é normal. Caso você tenha administrado algum medicamento com o sabor desagradável, um gato poderá ficar babando transparente e em excesso por alguns minutos, mas cessará assim que o gosto ruim sair de sua boca. Gatos que salivam o tempo todo precisam ser avaliados pelo médico veterinário, pois podem estar sofrendo de algum problema de saúde mais grave.

Gato babando transparente, o que fazer?

É necessário descobrir a causa da salivação do felino. Causas diferentes exigem tratamentos distintos. Não existe um tratamento comum para a salivação excessiva do gato, pois o motivo pode ser oriundo de um problema renal, na boca, no fígado etc. O gatinho deverá ser levado o mais breve possível para ser examinado por um médico veterinário, que poderá pedir alguns exames diagnósticos.

Meu gato está babando e não come, o que ele tem?

Um gato que fica babando e não come pode estar com problema bucais, como dentes com raiz infeccionada, estomatites, inflamações na mucosa bucal, lesões na língua e no palato, além de problemas sistêmicos que causem náusea.

Lesões na boca são muito dolorosas, o que impede que o animal se alimente. Alguns gatos ficam severamente desidratados, necessitando de internação e hidratação intravenosa.

Neste outro artigo explicamos como saber se um gato está desidratado.

Remédios caseiros para tratar um gato babando transparente

Infelizmente não existe remédio caseiro para a salivação do gato, ainda mais quando a sua causa não estiver definida. O uso indiscriminado de chás ou ervas pode piorar o quadro do animal, já que os gatos sofrem intoxicação de forma mais frequente que os cães, devido à sua dificuldade em metabolizar algumas substâncias.

Além disso, o uso de remédios caseiros pode mascarar sintomas importantes para o diagnóstico correto, causando atraso no tratamento adequado e diminuindo as chances de melhora do animal.

Agora que você já sabe os principais motivos que levam um gato a ficar babando transparente, não perca o vídeo que fizemos sobre este tema em nosso canal no YouTube:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato babando transparente, o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Santos, P.K.B. et al. Estomatites em felinos domésticos – Revisão. XI Encontro Internacional de Produção Científica, 2019. Disponível em https://rdu.unicesumar.edu.br/bitstream/123456789/4137/1/PAULA%20KAROLAINE%20BARBOSA%20DOS%20SANTOS.pdf. Acesso em 05/04/2023.
  • Schmitt, C. Insuficiência Renal Crônica em Felinos – Relato de Caso. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2009. Disponível em https://www.equalisveterinaria.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Insufici%C3%AAncia-Renal-Cr%C3%B4nica-em-Felinos-Relato-de-Caso-CANDICE-SCHMITT.pdf. Acesso em 05/04/2023.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Gato babando transparente, o que pode ser?
Imagem: Reprodução/Robin Zebrowski
Gato babando transparente, o que pode ser?

Voltar ao topo da página