Partilhar

Frutas que gatos podem comer

Por Luísa Savala, Redatora especializada em animais. Atualizado: 18 abril 2019
Frutas que gatos podem comer

Ver fichas de  Gatos

Apesar dos felinos serem animais carnívoros, ocasionalmente você pode oferecer a eles uma certa quantidade de frutas e verduras recomendadas para gatos. É importante ter muito cuidado, pois existem alguns alimentos que fazem mal aos gatos, como as uvas, por exemplo.

Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal e se informe mais sobre as frutas que gatos podem comer e quais as verduras recomendadas para felinos. Alimentos de consumo humano que, surpreendentemente, podem trazer inúmeros benefícios para a vida do bichano!

Também lhe pode interessar: Frutas e verduras que hamster pode comer

Verduras que gatos podem comer

As verduras para gatos devem ser administradas fervidas e com moderação. Os vegetais bons para o consumo dos felinos são:

  • Cenoura fervida: é um alimento de fácil digestão, rico em fibras e vitaminas. Melhora a qualidade da pelagem dos bichanos, ajuda no bom funcionamento do organismo e é metabolizada com mais rapidez que outros vegetais.
  • Ervilha fervida: rica em proteína vegetal, vitamina B12 e magnésio.
  • Abóbora fervida: é de fácil digestão e ideal para misturar com carne.
  • Pepino cru ou fervido: é uma hortaliça que contém muita água. Se você decidir oferecer cru, pode ser como uma guloseima para o gato.
  • Alface cru ou fervido: rico em fibras e água e não contém gorduras.
  • Feijão verde: é bastante hidratante, rico em fibras e vitaminas.
  • Batata doce: pode ser oferecida junto com carne, fígado de frango, etc.

Curiosidade: Algumas pessoas acreditam que os gatos têm medo de pepino. Se você quiser desvendar esse mistério, confira nosso artigo sobre Porque os gatos têm medo de pepino?

Frutas que gatos podem comer

Apesar das frutas apresentarem uma grande dose de açúcar, se forem administrada em pequenas doses podem ser bastante benéficas para saúde do seu bichano mas, lembre-se que nunca devem ser a base da dieta diária do animal. As frutas que os gatos podem comer são:

  • Morango: rico em vitamina C e fibra.
  • Melão: rico em minerais, vitamina A, B e vitamina C, é uma fruta bastante refrescante, muito recomendada para ser oferecida durante o verão ou como recompensa.
  • Melancia: pode ser oferecida da mesma maneira que o melão e é uma boa forma de manter o seu gato hidratado durante o verão, além de ser rica em vitamina A, B-6 e vitamina C.
  • Maça: é ideal para ser oferecida como guloseima.
  • Pêssego: os gatos costumam adorar essa fruta.
  • Pera: rica em fibras, vitamina A e vitamina C. Também costuma ser oferecida como forma de recompensa ao felino.

Vale lembrar que antes de oferecer frutas ao seu gato, você deve remover as sementes e/ou caroços pois eles não digerem, podendo causar problemas sérios.

Verduras e frutas boas para gatos

As frutas não devem ser consideradas um alimento habitual na dieta dos gatos. A melhor forma de oferecer é como petiscos, substituindo os snacks. O mesmo acontece com as verduras, nunca devem ser a base da dieta e apenas devem ser administradas como um complemento da refeição, geralmente acompanhadas de alguma carne ou peixe, que devem ser os alimentos principais.

De qualquer forma, o mais indicado é buscar um médico veterinário de confiança para que ele possa fazer um plano de dieta ideal de acordo com as necessidades específicas do seu gato. Se você optar por fazer comida caseiras para gatos, confira nosso artigo com algumas opções de receitas de peixe.

Sistema digestivo dos gatos

Os gatos são carnívoros puros. Não são onívoros como os seres humanos e, inclusive, os cachorros. O trato intestinal é muito pequeno e não está preparado para digerir as fibras vegetais, ou seja o aparato digestivo dos gatos está preparado para a digestão de proteínas animais ou seja, carnes e peixes. Por isso, em nenhum caso a ingestão de vegetais deve ser superior a 15% da dieta total.

Desintoxicação de gatos

Os gatos conseguem se desintoxicar com algumas plantas por isso, é interessante plantar sementes de alpiste para que o felino coma os brotos e se desintoxique sem perigo. Porém, tome cuidado porque existem algumas plantas tóxicas para gatos que podem causar envenenamento.

Frutas que gatos podem comer - Desintoxicação de gatos

Frutas e legumes proibidos para gatos

Apesar de existirem muitas frutas boas para gatos e legumes também, existem alguns alimentos que podem ser tóxicos, por isso, deixamos uma lista de frutas e legumes proibidos para gatos:

Frutas tóxicas para gatos

  • Uva;
  • Uva passa;
  • Abacate;
  • Banana;
  • Laranja;
  • Limão;
  • Tangerina;
  • Toranja.

Legumes tóxicos para gatos

  • Cebola;
  • Alho;
  • Batata crua;
  • Tomate.

Entenda o porquê desses alimentos serem prejudiciais para gatos no nosso artigo sobre frutas e legumes proibidos para gatos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Frutas que gatos podem comer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário sobre Frutas que gatos podem comer

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
leka
meu gato gosta de lamber o sumo do mamão. há problema?
A sua avaliação:
Sonia
Gato pode comer mamão?
A sua avaliação:
Sergio vannucci
Olá Boa noite tenho uma pergunta minha gata (belinha) comeu folha da amora tem algum problema obrigado
Edineia
Minha gatinha foi castrada em março, e com 4 dias surgiu um caroço próximo a cirurgia levei para o veterinário e foi preciso fazer nova intervenção, agora, quando pegamos ela no colo ela reclama, pode ser refente a cirurgia recente ou algum outro problema, pois se alimenta bem e faz suas necessidade normalmente.
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Edineia! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico e um diagnóstico da sua gatinha. Recomendamos que você busque um veterinário de confiança para que ele recomende o melhor tratamento. Rápidas melhoras!
maria das graças angelo
Boa tarde,lendo a respeito de frutas e legumes que animais podem comer, eu tenho um gato que hoje esta com quase cinco anos, e sempre comeu banana, que o que ele mais gosta ,não dou sempre,mais as vezes uma semana direto,depois paro fico ate meses sem dá,mais sempre comeu e graças á DEUS, nunca fez mal.As frutas que ele mais come é , banana,abacate,manga,maçã entre outra, e quando não come a fruta ele dou a ele em forma de suco.
Dani
Oi, Maria! Olha, é perigosíssimo dar abacate para gatos. Abacate é tóxico para felinos!! Mesmo que o seu gatinho não tenha tido nenhuma reação visível, isso pode comprometer seriamente a saùde dele e apresentar um quadro grave. Uva também é alimento proibido assim como outras frutas. Mamão, manga, maçã , peras e algumas outras podem ser consumidas por gatos, mas, siga orientação de um vet especialista em gatos. Bananas por exemplo podem ser consumidas com muita .

Frutas que gatos podem comer
1 de 2
Frutas que gatos podem comer

Voltar ao topo da página