Partilhar

Amoxicilina para cães - Uso e efeitos colaterais

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 15 março 2017
Amoxicilina para cães - Uso e efeitos colaterais

Ver fichas de  Cachorros

Quando detectamos no nosso cachorro algum sinal que nos alerta que algo não está bem é imprescindível acudir ao veterinário para que este realize uma exploração e determine o que está afetando o bem-estar do nosso pet.

Por vezes, pode tratar-se de patologias leves e com um bom prognóstico, no entanto também pode ser necessário seguir um tratamento farmacológico que procure uma recuperação ótima e completa.

É importante que o proprietário conheça o tratamento que o seu pet está seguinte para saber que problemas podem derivar do mesmo. Assim sendo, neste artigo do PeritoAnimal, mostramos-lhe o uso e efeitos colaterais da amoxicilina em cães.

O que é a amoxicilina?

A amoxicilina é um antibiótico que pertence ao grupo das penicilinas. A sua ação é bactericida, isto quer dizer que destrói as bactérias em vez de impedir a reprodução das mesmas.

É considerado um antibiótico de amplo espetro, uma vez que é eficaz diante de um grande número de bactérias. Além disso, esta ação aumenta ainda mais quando a amoxicilina vai junta ao ácido clavulânico. O ácido clavulânico não é uma substância que por si só possua atividade antibiótica, mas é capaz de inibir a betalactamase, uma enzima que segregada por algumas bactérias e que é capaz de desativar certos tipos de antibióticos. Assim sendo, quando a amoxicilina é administrada junto com o ácido clavulânico, a sua ação diante das bactérias é mais potente.

Amoxicilina para cães - Uso e efeitos colaterais - O que é a amoxicilina?

Usos da amoxicilina em cães

A amoxicilina é um antibiótico de uso humano que está aprovado também para o uso no âmbito veterinário e, por isso mesmo, é prescrita habitualmente em gatos e cachorros.

É muito possível que o veterinário prescreva amoxicilina ao seu cachorro diante dos seguintes casos:

  • Infecções do trato respiratório
  • Complicações bacterianas de doenças virais
  • Infecções tópicas como abscessos
  • Doenças infecciosas do trato geniturinário
  • Doenças infecciosas do aparelho digestivo

Efeitos colaterais da amoxicilina em cães

Talvez em alguma ocasião se tenha perguntado se pode dar antibióticos ao seu cachorro e a verdade é que jamais os deve dar se não foram prescritos por um veterinário. Neste caso, apesar de a amoxicilina ser um antibiótico certamente que pode interagir com outros fármacos e além disso pode provocar os seguintes efeitos colaterais:

  • Hipersensibilidade (erupção cutânea, febre, dificuldade para respirar)
  • Desconfortos gastrointestinais (vômitos, diarreia, falta de apetite)
  • Desequilíbrios na flora intestinal
  • Aumento da frequência cardíaca

Assim sendo, não é recomendável a administração de amoxicilina em cachorro sem o prévio consentimento de um especialista. Desta forma, para minimizar o risco de sofrer estes efeitos colaterais é importante fazer o tratamento exatamente como o veterinário indicou e, sobretudo, nunca encurtar o período de administração indicado caso observe uma melhora no cachorro.

Amoxicilina para cães - Uso e efeitos colaterais - Efeitos colaterais da amoxicilina em cães

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Amoxicilina para cães - Uso e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Amoxicilina para cães - Uso e efeitos colaterais

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
51 comentários
A sua avaliação:
Elisa
Oi,boa tarde!!
Tenho uma cadelinha com 8 anos ela e uma poodle toy pessa 1.5 quilo no maximo ela esta com corrisa e respirando gostaria de saber se posso dar amoxilina e qual a dosagens?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Elisa! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico. Além disso, não recomendamos que os tutores mediquem os pets sem orientação profissional.
É de enorme importância que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele faça um correto diagnóstico e passe um tratamento adequado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Andrea
Meu cachorro de 3 meses pegou uma cartela de amoxilina ,ingeriu, mas não sei a quantidade . O que fazer?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Andrea! Você deve buscar ajuda de um médico veterinário de confiança o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
emanuelle
oie queria uma informaçao, dei vacina para minha cadelinha a primeira dose queria saber se tem como ela pegar sinomose ainda ,e se amoxicilina serve para essa doença
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Emanuelle! Sem ver a sua cadelinha não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
De qualquer maneira, temos um artigo sobre cinomose em cães que pode te ajudar com algumas informações: https://www.peritoanimal.com.br/a-cinomose-em-caes-sintomas-e-tratamento-20012.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Alexandra
Uma dose não é garantia que sua filhote está cem porcento imunizada, a amoxicilina com certeza não trata a cinomose
Maica
Meu cachorro um filhote de 3 meses está com diarreia sem apetite e com um mau cheiro bem forte
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maica! É muito importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança com urgência para que ele faça um correto diagnóstico e passe o tratamento mais adequado de acordo com as necessidades do seu pet. Pode ser um caso de parvovirose.
Saiba mais sobre parvovirose nesse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/a-parvovirose-canina-sintomas-e-tratamento-20011.html

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Alexandra
Primeira coisa a fazer é vermifugar
Moracir
Tenho uma basset e pegou cinomosi o que devo dar pra ela me ajude por favor
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Moracir! Você pode ver mais informações sobre cinomose em cães, neste artigo: https://www.peritoanimal.com.br/a-cinomose-em-caes-sintomas-e-tratamento-20012.html
De qualquer maneira, o mais indicado é seguir as indicações do veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Taci
Olá.
Meu cachorro foi diagnosticado com o coração aumentado e acúmulo de água nos espaços intersticiais do pulmão. A veterinária passou Amoxicilina, 250 mg/5 mL, três vezes ao dia, mas acho que essa dose é muito alta. Saberia me informar?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Taci! Sem conhecer o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico. No entanto, se você está com dúvidas a respeito do tratamento pode buscar uma segunda opinião profissional.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maria Adriana
Oi meu cachorro, está com o mesmo problema. Fazendo tratamento com amoxicilina. Seu cão ficou bem Taci?
Rute Vallim Casaca
Boa noite, tenho um cachorro Akita, raça nao pura que esta com uma forte demartite. O veterinario esta reticente para aplicar amoxilina injetavel e comprimido não esta dando certo. Existe alguma contra indicação?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rute! Sem conhecer o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico, recomendamos que você siga as indicações do médico veterinário que visitou, pois ele saberá qual o melhor tratamento para seu pet.
No entanto, se você quiser se informar mais sobre dermatite canina, pode consultar nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/dermatite-atopica-canina-sintomas-e-tratamento-21915.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Saulo
Meu cachorro tem 30 kg,qual a dosagem de ML para dar?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Saulo! Não recomendamos que você medique o seu cachorro sem a indicação de um profissional.
Busque ajuda de um médico veterinário de confiança, assim, ele te dará um diagnóstico com precisão e o tratamento adequado ao seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Ayrton
Eu quero saber se é possível da amoxicilina numa cadela que vai cruzar?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ayrton! Não recomendamos que você medique a sua cachorrinha sem indicação de um profissional. Aconselhamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
Vanessa Bfrandolim
Boa noite! Já passara pelo veterinário, já possuo a dosagem e o tempo certo para administrar o antibiótico para minha gata. Porém gostaria de saber: a Amoxicilina pode ser misturada na carne para ser consumida? Porque está sendo muito difícil a aceitação pela mesma. Agradeço desde já! :)
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Vanessa! Sim, você pode esconder o antibiótico no meio da carne. Saiba mais sobre o processo aqui: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-dar-remedio-para-cachorro-21391.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Amoxicilina para cães - Uso e efeitos colaterais
1 de 3
Amoxicilina para cães - Uso e efeitos colaterais

Voltar ao topo da página