Outros problemas de saúde

Amoxicilina para cães - Uso e efeitos colaterais

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 24 novembro 2022
Amoxicilina para cães - Uso e efeitos colaterais
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Será que pode dar antibióticos para cachorros? Quando detectamos no nosso amigo peludo algum sinal que nos alerta que algo não está bem é imprescindível ir ao veterinário para que este realize uma exploração e determine o que está afetando o bem-estar do nosso pet.

Muitas vezes, pode tratar-se de patologias leves e com um bom prognóstico, no entanto também pode ser necessário seguir um tratamento farmacológico que procure uma recuperação ideal e completa.

É importante que o tutor conheça o tratamento que o seu pet está seguindo para saber que problemas podem derivar do mesmo. Assim, neste artigo do PeritoAnimal, vamos falar sobre a amoxicilina para cães - uso e efeitos colaterais.

Índice

  1. O que é a amoxicilina?
  2. Pode dar amoxicilina humana para cachorro?
  3. Para que serve a amoxicilina nos cachorros?
  4. Dosagem da amoxicilina para cachorros
  5. Como dar amoxicilina para cachorros
  6. Contraindicações de amoxicilina para cachorros
  7. Efeitos colaterais da amoxicilina em cães

O que é a amoxicilina?

A amoxicilina é um antibiótico que pertence ao grupo das penicilinas. A sua ação é bactericida, isto quer dizer que destrói as bactérias em vez de impedir a reprodução das mesmas.

É considerada um antibiótico de amplo espetro, uma vez que é eficaz diante de um grande número de bactérias. Além disso, esta ação aumenta ainda mais quando a amoxicilina vai junta ao ácido clavulânico. O ácido clavulânico não é uma substância que por si só possua atividade antibiótica, mas é capaz de inibir a betalactamase, uma enzima que segregada por algumas bactérias e que é capaz de desativar certos tipos de antibióticos. Assim sendo, quando a amoxicilina é administrada junto com o ácido clavulânico, a sua ação diante das bactérias é mais potente.

A amoxicilina para cachorro está disponível em várias formas. Pode ser injetada, mas é mais comum que o veterinário a receite em comprimidos ou em suspensão para administração oral em casa, dependendo do formato que for mais conveniente e preciso para a dosagem que nosso peludo precisa.

Amoxicilina para cães - Uso e efeitos colaterais - O que é a amoxicilina?

Pode dar amoxicilina humana para cachorro?

A amoxicilina formulada para humanos pode ser dada a um cachorro, desde que autorizada pelo veterinário e a dosagem apropriada seja estipulada. A razão para isto é que os formatos e quantidades destinados a humanos geralmente não permitem uma dosagem adequada para cães, devido às óbvias diferenças de peso. Portanto, a recomendação é de optar pela amoxicilina veterinária.

Explicamos tudo sobre isso no artigo pode dar antibiótico para cachorro?

Para que serve a amoxicilina nos cachorros?

Por ser um antibiótico, a amoxicilina será usada quando nosso cão for diagnosticado com uma infecção causada por uma das bactérias contra as quais a droga age. Como tem um amplo espectro, terá múltiplas aplicações, o que não deve nos levar a pensar que pode ser usada para tudo. Por exemplo, a amoxilina para otite canina pode não ter qualquer efeito porque nem todas as otites são de origem bacteriana. Em geral, a amoxicilina pode ser usada para tratar:

  • Infecções respiratórias, portanto o veterinário pode prescrever amoxicilina para cães com tosse.
  • Prevenção e tratamento de infecções bacterianas que podem ocorrer como uma complicação de infecções virais. Para este fim, a amoxicilina poderia ser dada para cães com parvovírus.
  • Abcessos e feridas.
  • Infecções dermatológicas.
  • Infecções do trato urogenital.
  • Infecções digestivas

Dosagem da amoxicilina para cachorros

Nesta seção é especialmente importante saber que a amoxicilina deve ser dada para o cachorro nas quantidades, frequência e tempo indicados pelo veterinário. Um mau uso de antibióticos causa resistências bacterianas que podem levar ao fato de que, num futuro não muito distante, não teremos antibióticos eficazes contra nenhuma bactéria. Insistimos, portanto, que você nunca dê amoxicilina ou qualquer outro antibiótico a seu cão por conta própria.

Por outro lado, a dosagem correta é calculada com base no peso do cão, na apresentação da amoxicilina escolhida e no número de vezes que você deseja administrá-la por dia, que pode ser uma, duas ou até três vezes ao dia. Além disso, há uma gama de doses a partir das quais o veterinário deve escolher dependendo da condição de seu cão e da doença a ser tratada. Portanto, não podemos te dizer a dosagem ideal de amoxicilina dar ao seu cachorro. Somente o veterinário pode decidir a dosagem correta após exame e diagnóstico.

Como dar amoxicilina para cachorros

A administração da amoxicilina dependerá do formato escolhido. Assim, a forma injetável é geralmente administrada pelo veterinário em seu consultório. Em casa, ele prescreverá a melhor maneira que deve ser dada ao cachorro, seja com uma seringa, sem agulha, colocada na lateral da boca, ou misturada com o alimento. O mesmo pode ser feito com os comprimidos. Se acharmos difícil dar esses antibióticos diretamente ao cão na boca, temos a opção de camuflá-los com o alimento, pois o alimento não interfere em sua absorção.

Neste artigo damos dicas de como dar remédios para cachorros.

Amoxicilina para cães - Uso e efeitos colaterais - Como dar amoxicilina para cachorros

Contraindicações de amoxicilina para cachorros

A amoxicilina pode interagir com alguns medicamentos. Se seu cão estiver tomando algum outro remédio por qualquer motivo, informe seu veterinário. Pela mesma razão, não dê a seu cão nenhum medicamento não prescrito por seu veterinário enquanto ele estiver tomando amoxicilina.

Informe também seu veterinário se sua cachorra está prenha ou se você acha que ela pode estar, pois neste caso, o profissional deverá avaliar as vantagens e desvantagens de iniciar o tratamento com amoxicilina. Finalmente, não dê amoxicilina a um cão que tenha mostrado qualquer reação adversa a este antibiótico.

Efeitos colaterais da amoxicilina em cães

Talvez em alguma ocasião se tenha perguntado se pode dar antibióticos ao seu cachorro e a verdade é que jamais os deve dar se não foram prescritos por um veterinário. Neste caso, apesar de a amoxicilina ser um antibiótico certamente que pode interagir com outros fármacos e além disso pode provocar os seguintes efeitos colaterais:

  • Hipersensibilidade (erupção cutânea, febre, dificuldade para respirar)
  • Desconfortos gastrointestinais (vômitos, diarreia, falta de apetite)
  • Desequilíbrios na flora intestinal
  • Aumento da frequência cardíaca

Assim sendo, não é recomendável a administração de amoxicilina em cachorro sem o prévio consentimento de um especialista. Desta forma, para minimizar o risco de sofrer estes efeitos colaterais é importante fazer o tratamento exatamente como o veterinário indicou e, sobretudo, nunca encurtar o período de administração indicado caso observe uma melhora no cachorro.

Amoxicilina para cães - Uso e efeitos colaterais - Efeitos colaterais da amoxicilina em cães

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Amoxicilina para cães - Uso e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. 2002. Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
97 comentários
A sua avaliação:
Cesário
A Amoxilina não funciona mais tanto em humanos como em animais.
A sua avaliação:
Maria
Eu gostaria de saber como fazer para separar briga de cães, tenho w cães que brigam se agarram e não querem se soltar, e desesperador, estão em ambiente separado mas as vezes brigam, o que posso fazer parar separar eles? Obrigada
A sua avaliação:
Horrara
Boa noite,minha cachorrinha está com parvovirose ,entrei com todos medicamentos,porém não achei em minha cidade o antibiótico,dei a metade de um comprimido de amoxicilina vi uma melhora grande,porém estou com medo de da de novo,será que posso continuar dano? Obrigado
A sua avaliação:
silvana Maria Cardoso
Tenho uma cachorrinha pinchê, de 2 anos e peso
3 k.
Fui passear com ela e engoliu, um pedaço de casca de coco (aqueles coquinhos, e assim garrou na garganta, eu e minha filha demos um pouco de água oxigenada para induzir o vomito e assim ela colocou pra fora . Levamos no veterinário pediu ultrassom, fez e disse esta com gastrite canina, e esta emagrecendo muito, tem febre, e estou sem dinheiro para retornar a consulta, isto já dura 2 semana, para ajudar na alimentação, faço anguzinho com pouco sal, ela gosta , mas a noite da mt febre .Tenho 1 vidro de amoxiclina +clavulanato 250mg/5ml+62,5/5 ml?
pode ser administrado ate eu arrumar dinheiro e leva la ao veterinário? Vcs sabe a gente pega amor nos bichinhos. E ela é mt carinhosa.Poderiam esta me auxiliando o que fazer ?????
Beethoven
De quiabo batido com água a ela!
Vera a melhora
A sua avaliação:
Gilberto Cardoso
Meu cachorro e um buldogues frances. Ele e fêmea. E tem muitas erupções na pele o que posso fazer ou dar pra ela.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Gilberto. É preciso investigar para saber o que é. Pelo que você conta, não sabemos se são manchas vermelhas (e falamos mais sobre elas aqui: https://www.peritoanimal.com.br/manchas-vermelhas-na-pele-do-cachorro-o-que-pode-ser-22796.html). Ou se são feriadas e crostas na pele do cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/feridas-e-crostas-na-pele-do-cachorro-22573.html.
De qualquer maneira, recomendamos que o leve a um veterinário para poder realizar o diagnóstico.
A sua avaliação:
Eliane Luisa Gama Santana
Olá minha cachorrinha já tem alguns dias que está só com uma mama com leite empedrado mas ela não está amamentando e nem está grávida.gostaria de uma ajuda
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Eliane. Tudo bem? Temos este artico sobre cadela com mama inchada: causas e tratamento: https://www.peritoanimal.com.br/cadela-com-mama-inchada-causas-e-tratamentos-23168.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Grazy
Boa noite vim aqui tentar tirar uma dúvida, saiu uma bola na parte íntima da minha cadela Estou muito preocupado preciso de respostas ! boa noite
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Grazy. Tudo bem? É necessário levá-la a um veterinário para investigar, mas temos dois artigos que talvez sejam úteis. O primeiro é sobre cadela com a mama inchada: https://www.peritoanimal.com.br/cadela-com-mama-inchada-causas-e-tratamentos-23168.html.
O outro, sobre câncer de mama em cadelas: https://www.peritoanimal.com.br/cancer-de-mama-em-cadelas-sintomas-e-tratamento-22483.html.
O PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
MÁRCIA SILVA LEAL
Oi, minha cachorra está tomando Amoxicilina com Clavulanato e Prednisolona. Essa noite ela urinou a casa toda dormindo. É normal?
A sua avaliação:
Aryanne Da Silva Mariano
Oi o meu cachorro passou por uma cirurgia a três meses pedra na ureta até hoje ele não para de urina e fica tremendo e só deitado. Gostaria de saber se posso da amoxilina pra ele.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Aryanne. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Débora
Olá, meu cachorrinho foi mordido por outro cachorro, e o local está inchado (pescoço), posso dar a amoxicilina? Não tenho condições de pagar um veterinário e estou preocupada, ele fica se assustando as vezes corre e balança a cabeça tristeas depois volta ao normal. Oque devo fazer?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rosana fernandes
Ola .
Meu cachorro estar vomitando e com diarreia ! Ontem a noite e hj amanheceu do mesmo jeito !
Oq deve dar ? Nao to podendo levar no veterinario pq moro no interior!
Eu acho q foi a comida dele q fez mal tipo elel nao.gosta de racao so come comida de panela .
Administrador PeritoAnimal
Oi. Este artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-para-cachorro-com-diarreia-e-vomito-22979.html

No entanto, apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Danieli
Meu cachorro tomou uma pedrada na barriga não levei no veterinário não tenho condição e ele está mais de uma senama deitado desanimando não brinca não corre teve febre dei dipirona mais não senti.febre mais posso dar amoxilina ele tem 4 meses é um Pittbull
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Amélia
Oi meu cachorro pesa 40kg,dei amoxicilina 500mg pra ele agora ele está hiper debilitado e não consegue respirar direito pq esta com gripe. O que pode ser?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Marcleide
Dr. Se o cão estiver com dificuldade em respirar devido o uso da amoxicilina o que devo fazer?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Naylza
Olá meu cachorro ele não está comendo, só bebe água, acho que as glândula dele está inchada ,posso dar amoxilina ??
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Francisca Maria Soares Soares
Meu cão pesa 40 kg, está com abcesso na perna.
Dei uma cápsula de amoxicilina de 500mg.
E agora como devo proceder, não tenho como levá-lo ao veterinário.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Evelin Santos
Meu cachorro esta com tosse de canis, ele tem apenas 2 meses, estou desesperada e sem saber oque fazer, por favor me ajude! Ele disse muito, e parece que ele fica sem ar !
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
barbara colombo
Tenho um cachorro tobi seu nome, ele pesa 8,50kg ele ficou doente e a veterinaria mandou tomar 1 comprimido 12/12hs de amoxicilina 250mg, isso é indicado para um cachorro de 8,50kg. Obrigada pela atençaõ.
A sua avaliação:
Eduardo
Minha cadela está grávida com 40 dias a veterinária passou Silmox para tomar durante 10dia, é confiável? Não estou seguro para adiministrar.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte uma segunda opinião com outro profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Jaci
Meu cachorro tá com ferida na pata, já levei ao veterinário, já usou vários remédios spray mas não sara. Posso dá amoxilina?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jaci! Não recomendamos que você medique o seu pet sem a orientação de um veterinário. Por favor procure um especialista de confiança.

Rápidas melhoras.
Pedrina Mota Ferreira
Olá Jaci,
o meu estava assim e eu dei Doxiciclina junto com um protetor de estômago por 28 dias
1 de 4
Amoxicilina para cães - Uso e efeitos colaterais