Partilhar

Doxiciclina em cães - Usos e efeitos colaterais

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 15 setembro 2016
Doxiciclina em cães - Usos e efeitos colaterais

Ver fichas de  Cachorros

Felizmente cada vez mais os donos são conscientes da importância de tratar da saúde do seu pet de uma forma respeitosa e inofensiva para o seu organismo, no entanto, isto nem sempre é possível e por vezes é necessário recorrer à terapia farmacológica.

Conhecer melhor aqueles medicamentos que se podem utilizar para tratar o nosso cachorro irá ajudar-nos a compreender que a automedicação nunca é viável, para além de nos ajudar a conhecer os problemas que podem surgir de um determinado tratamento e que precisam de atenção veterinário.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe falar dos usos e efeitos colaterais da doxiciclina em cães.

O que é a doxiciclina?

A doxiciclina é um medicamento antibiótico que pertence ao grupo das tetraciclinas e é indicado para combater infecções de origem bacteriana, não possuindo nenhum tipo de ação contra vírus ou fungos.

Atuar contra bactérias gram-positivas e gram-negativas com um mecanismo de ação bacteriostática, ou seja, não causa a morte da bactéria mas atua com a parede da mesma impedindo a sua reprodução, por isso, a bactéria morre sem deixar descendência e este processo termina com a infecção.

Usos da doxiciclina em cães

A doxiciclina apenas pode ser utilizada em cães quando tiver sido prescrita pelo veterinário, pois dependendo do tipo de infecção, esta determinará se as bactérias que a causaram são suscetíveis contra a ação deste antibiótico.

Algumas das condições mais comuns em que se usa a doxiciclina são as seguintes:

  • Infecções do trato urinário
  • Infecções respiratórias
  • Infecções tópicas
  • Doenças bacterianas
  • Leptospirose

Geralmente a doxiciclina administra-se por via oral, seja em comprimidos ou em xarope, no entanto, em casos graves ou onde o animal não possa engolir adequadamente, o veterinário deverá administrá-la através de injetáveis.

Doxiciclina em cães - Usos e efeitos colaterais - Usos da doxiciclina em cães

Quais os efeitos colaterais da doxiciclina em cães?

A doxiciclina é segura e causa poucos efeitos colaterais, no entanto, foram observados os seguintes em alguns animais:

  • Vômitos
  • Diarreia
  • Mudança na cor dos dentes

Se o seu cachorro tomar outros medicamentos, podem ser observadas mais reações adversas, uma vez que a doxiciclina pode interagir com inúmeros medicamentos, daí ser tão importante a prescrição de um profissional. Pois é ele que determinar qual é o antibiótico mais indicado tendo em conta a medicação que o seu cachorro toma.

Prevenir os efeitos colaterais da doxiciclina

Nem todos os efeitos colaterais da doxiciclina se podem prevenir, no entanto, a diarreia que ocorre por mudanças na flora intestinal pode-se controlar facilmente. Para isso, quando o seu veterinário prescrever doxiciclina ao seu cachorro não hesite em pedir-lhe conselho sobre qual é o melhor probiótico para lhe administrar.

Os probióticos para cães são produtos que contêm cepas de bactérias presentes de forma natural e benéficas no trato intestinal do nosso pet, desta forma, o antibiótico não alterará a flora intestinal e com isso também conseguimos manter em boa forma o seu sistema imunológico.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doxiciclina em cães - Usos e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Doxiciclina em cães - Usos e efeitos colaterais

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
47 comentários
A sua avaliação:
Me chamo Danielle
Tenho pugs,uma delas teve cria a exatamente 3 mês,ontem ela estava agarrado com outro Pug,proucurei várias clínica mais nenhuma acha viável castrar agora, já tinha três dias que ela está tomando doxiclina,pra infecção reto urinária,pode prejudica a os filhotes ou devo para com a doxiclina,me ajude pelo amor de Deus elas são as únicas coisas que tenho na vida
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Danielle
Estou na mesma situação marquei a castração da mãe e filha,ambas são pugs, chegando lá eu falei que a filha tinha cruzado tinha 6 dias,ela n pode ser castrada, ela tbm tava tomando doxiclina, não sei o que fazer.ja marquei a castração dela, coração chega doer.
A sua avaliação:
Raquel
Olá tenho uma cachorra box ela está com umas feridas pela corpo e ela mordeu essa ferida é dilacerou a ferida e está sangrando eu já lavei e passei o lepedice prata p ñ dar bicheira no local passei uma pomada e enfachei mas deixei primeiro a ferida respira posso dar amoxiliba pra,ela...
A sua avaliação:
Bereni
Pode dar Simpática pro cachorro no período que ele estiver tomando doxiclina(antibiótico) ou precisa terminar de dar o antibiótico antes de administrar o Simparic?
A sua avaliação:
Adriana
Meu cão está com verme do coração , tem 45 kg, a dosagem recomendada é de 380mg de 12/12h?
Gustavo
Olá ,.minha cachorrinha fugiu de casa no cio , voltou após 30 dias , não sei se está gestante , dei o simparic e tbm um remédio de verme indicado pelo veterinário , agora notei que ela está com otite , posso dar o doxifin 50 mg , já sei a posologia , porém não achei nada sobre contra indicações se estiver gestante !
Luísa Savala
Oi Gustavo! A equipe do PeritoAnimal não recomenda que você medique o seu pet sem indicação profissional.
Sem ver a sua cachorrinha não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa fazer os exames necessários e passar o tratamento adequado.
Jéssica
Eu perdi uma cachorra a 3 meses com a doença do carrapato e estou com outra com a doença em estágio avançado, estou preocupada que todos estejam com a doença incubada, a pergunta é: Posso dar a doxiciclina de forma preventiva, antes que a doença se manifeste e leve embora mais um dos meus cães?
Luísa Savala
Oi Jéssica! A equipe do PeritoAnimal não recomenda que você medique sua cachorra sem orientação profissional. Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
De qualquer maneira, temos um artigo sobre a doença do carrapato em cães que pode te ajudar com algumas informações:
https://www.peritoanimal.com.br/doenca-do-carrapato-em-caes-sintomas-e-tratamento-20351.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Juliana
Meu cachorro teve a " doença do carrapato" passou nem duas semanas começou o sintomas novamente...voltei a dar doxicilina e corticóide que o veterinário passou. Ele fica 100% bom mas quando paro volta o sintomas. Estou preocupada pq já faz tempo, assim. Tem que tomar pra sempre agora? Uma veterinária disse que talvez el3 precisasse sempre mas ela não está mais atendendo.
Luísa Savala
Oi Juliana! O mais recomendado é voltar ao veterinário e explicar que o tratamento não teve o resultado esperado.
De qualquer maneira, temos um artigo sobre doença do carrapato em cães que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/doenca-do-carrapato-em-caes-sintomas-e-tratamento-20351.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Edelberto Pedro de Oliveira
Boa noite, minha esposa tem um cão, que pela segunda vez, pega uma infecção urinária, comecei a dar 50 mg de doxiciclina, de 12 em 12, o mesmo não consegue urinar, sente muita dor.
Daniela
Meu cachorrinho foi diagnosticado com presença de hemácias parasitadas por Babesia sp. O médico me indicou doxitec de 100mg, meio comprimido de 12/12hrs por 16 dias. Porém lendo a bula, fiquei confusa se este remédio tem mesmo essa função. O tratamento tá correto?
Luísa Savala
Oi Daniela! Sem ver o seu cachorrinho não conseguimos dar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você siga as indiciações do veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rosy
Enternei minha cachorrinha pita com doença de carrapato. Ela tava tomando hemolitan pet.doxitec e checkap a médica aplicou uma doxiciclina a cachorrinha veio a obto. Será o efeito do remédio?ela também está com as plaquetas baixas. A cachorrinha estava bem. Só não alimentava. Sera porque morreu. Me ajuda por favor encontra uma resposta...obrigada
Luísa Savala
Oi Rosy! Infelizmente sem ver a sua cachorrinha não conseguimos dar nenhum diagnóstico.
A equipe do PeritoAnimal lamenta a perda e te deseja muita força!

Doxiciclina em cães - Usos e efeitos colaterais
1 de 2
Doxiciclina em cães - Usos e efeitos colaterais

Voltar ao topo da página