Outros problemas de saúde

Doxiciclina em cães - Usos e efeitos colaterais

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 15 setembro 2016
Doxiciclina em cães - Usos e efeitos colaterais
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Felizmente cada vez mais os donos são conscientes da importância de tratar da saúde do seu pet de uma forma respeitosa e inofensiva para o seu organismo, no entanto, isto nem sempre é possível e por vezes é necessário recorrer à terapia farmacológica.

Conhecer melhor aqueles medicamentos que se podem utilizar para tratar o nosso cachorro irá ajudar-nos a compreender que a automedicação nunca é viável, para além de nos ajudar a conhecer os problemas que podem surgir de um determinado tratamento e que precisam de atenção veterinário.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe falar dos usos e efeitos colaterais da doxiciclina em cães.

Índice

  1. O que é a doxiciclina?
  2. Usos da doxiciclina em cães
  3. Quais os efeitos colaterais da doxiciclina em cães?
  4. Prevenir os efeitos colaterais da doxiciclina

O que é a doxiciclina?

A doxiciclina é um medicamento antibiótico que pertence ao grupo das tetraciclinas e é indicado para combater infecções de origem bacteriana, não possuindo nenhum tipo de ação contra vírus ou fungos.

Atuar contra bactérias gram-positivas e gram-negativas com um mecanismo de ação bacteriostática, ou seja, não causa a morte da bactéria mas atua com a parede da mesma impedindo a sua reprodução, por isso, a bactéria morre sem deixar descendência e este processo termina com a infecção.

Usos da doxiciclina em cães

A doxiciclina apenas pode ser utilizada em cães quando tiver sido prescrita pelo veterinário, pois dependendo do tipo de infecção, esta determinará se as bactérias que a causaram são suscetíveis contra a ação deste antibiótico.

Algumas das condições mais comuns em que se usa a doxiciclina são as seguintes:

  • Infecções do trato urinário
  • Infecções respiratórias
  • Infecções tópicas
  • Doenças bacterianas
  • Leptospirose

Geralmente a doxiciclina administra-se por via oral, seja em comprimidos ou em xarope, no entanto, em casos graves ou onde o animal não possa engolir adequadamente, o veterinário deverá administrá-la através de injetáveis.

Doxiciclina em cães - Usos e efeitos colaterais - Usos da doxiciclina em cães

Quais os efeitos colaterais da doxiciclina em cães?

A doxiciclina é segura e causa poucos efeitos colaterais, no entanto, foram observados os seguintes em alguns animais:

  • Vômitos
  • Diarreia
  • Mudança na cor dos dentes

Se o seu cachorro tomar outros medicamentos, podem ser observadas mais reações adversas, uma vez que a doxiciclina pode interagir com inúmeros medicamentos, daí ser tão importante a prescrição de um profissional. Pois é ele que determinar qual é o antibiótico mais indicado tendo em conta a medicação que o seu cachorro toma.

Prevenir os efeitos colaterais da doxiciclina

Nem todos os efeitos colaterais da doxiciclina se podem prevenir, no entanto, a diarreia que ocorre por mudanças na flora intestinal pode-se controlar facilmente. Para isso, quando o seu veterinário prescrever doxiciclina ao seu cachorro não hesite em pedir-lhe conselho sobre qual é o melhor probiótico para lhe administrar.

Os probióticos para cães são produtos que contêm cepas de bactérias presentes de forma natural e benéficas no trato intestinal do nosso pet, desta forma, o antibiótico não alterará a flora intestinal e com isso também conseguimos manter em boa forma o seu sistema imunológico.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doxiciclina em cães - Usos e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
53 comentários
A sua avaliação:
Amarina
Para quem estiver vendo aqui, e estiver tratando seu Cão ou Gato para doença do carrapato, Não usem o Doxitec, vão perder tempo , dinheiro e muito sofrimento em dias , isso se não perder seu animal , esse medicamento não tem uma boa eficácia, e a doença depois volta ainda mais forte. Passei por isso em diferentes Cães. Escolha usar o Doxifin , da Ouro Fino , mais eficaz, e ainda agride menos seu animal , pois q dose de comprimidos e uma vez ou dia , e o outro são duas vezes , de acordo com o peso . Espero ajudar mais pessoas com meu relato .
A sua avaliação:
Andrezza Cardoso
O meu cachorro começou a tomar hoje e percebi que ele está bebendo água em uma quantidade de tempo maior. Pode ser algum efeito do medicamento?
A sua avaliação:
Rafael
Dose de 20mg/kg pode matar o cão? Não encontrei informações sobre super dosagem nem na bula nem em lugar algum.
A sua avaliação:
Carmem
A minha cadelinha foi diagnosticada com arliquiose,ja faz 21 dias no tratamento com doxitec e não tem nenhuma melhora, ela tem convulsão direto e esta com tique no corpo todo, estou desesperada, amo minha Tully, tudo que eu queria no momento era que ela ficasse bem
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Amarina
Espero que sua cachorrinha tenha conseguido ficar Bem . Quero aqui deixar um Alerta , Não comprem o Doxitec , ela não faz o mesmo efeito e eficácia, tenho provas disso com meus Cães , por favor , escolham o Doxifin , da ouro fino , esse Sim eu vi um melhor resultado. Por amor aos nossos cães e sofrimento com todo o longos dias de tratamento 28 dias . E o Doxitec não responde bem ! E ainda doença depois retorna mais forte.
A sua avaliação:
Me chamo Danielle
Tenho pugs,uma delas teve cria a exatamente 3 mês,ontem ela estava agarrado com outro Pug,proucurei várias clínica mais nenhuma acha viável castrar agora, já tinha três dias que ela está tomando doxiclina,pra infecção reto urinária,pode prejudica a os filhotes ou devo para com a doxiclina,me ajude pelo amor de Deus elas são as únicas coisas que tenho na vida
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Danielle
Estou na mesma situação marquei a castração da mãe e filha,ambas são pugs, chegando lá eu falei que a filha tinha cruzado tinha 6 dias,ela n pode ser castrada, ela tbm tava tomando doxiclina, não sei o que fazer.ja marquei a castração dela, coração chega doer.
A sua avaliação:
Raquel
Olá tenho uma cachorra box ela está com umas feridas pela corpo e ela mordeu essa ferida é dilacerou a ferida e está sangrando eu já lavei e passei o lepedice prata p ñ dar bicheira no local passei uma pomada e enfachei mas deixei primeiro a ferida respira posso dar amoxiliba pra,ela...
A sua avaliação:
Bereni
Pode dar Simpática pro cachorro no período que ele estiver tomando doxiclina(antibiótico) ou precisa terminar de dar o antibiótico antes de administrar o Simparic?
A sua avaliação:
Adriana
Meu cão está com verme do coração , tem 45 kg, a dosagem recomendada é de 380mg de 12/12h?
Gustavo
Olá ,.minha cachorrinha fugiu de casa no cio , voltou após 30 dias , não sei se está gestante , dei o simparic e tbm um remédio de verme indicado pelo veterinário , agora notei que ela está com otite , posso dar o doxifin 50 mg , já sei a posologia , porém não achei nada sobre contra indicações se estiver gestante !
Luísa Savala
Oi Gustavo! A equipe do PeritoAnimal não recomenda que você medique o seu pet sem indicação profissional.
Sem ver a sua cachorrinha não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa fazer os exames necessários e passar o tratamento adequado.
Jéssica
Eu perdi uma cachorra a 3 meses com a doença do carrapato e estou com outra com a doença em estágio avançado, estou preocupada que todos estejam com a doença incubada, a pergunta é: Posso dar a doxiciclina de forma preventiva, antes que a doença se manifeste e leve embora mais um dos meus cães?
Luísa Savala
Oi Jéssica! A equipe do PeritoAnimal não recomenda que você medique sua cachorra sem orientação profissional. Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
De qualquer maneira, temos um artigo sobre a doença do carrapato em cães que pode te ajudar com algumas informações:
https://www.peritoanimal.com.br/doenca-do-carrapato-em-caes-sintomas-e-tratamento-20351.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Juliana
Meu cachorro teve a " doença do carrapato" passou nem duas semanas começou o sintomas novamente...voltei a dar doxicilina e corticóide que o veterinário passou. Ele fica 100% bom mas quando paro volta o sintomas. Estou preocupada pq já faz tempo, assim. Tem que tomar pra sempre agora? Uma veterinária disse que talvez el3 precisasse sempre mas ela não está mais atendendo.
Luísa Savala
Oi Juliana! O mais recomendado é voltar ao veterinário e explicar que o tratamento não teve o resultado esperado.
De qualquer maneira, temos um artigo sobre doença do carrapato em cães que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/doenca-do-carrapato-em-caes-sintomas-e-tratamento-20351.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Edelberto Pedro de Oliveira
Boa noite, minha esposa tem um cão, que pela segunda vez, pega uma infecção urinária, comecei a dar 50 mg de doxiciclina, de 12 em 12, o mesmo não consegue urinar, sente muita dor.
Daniela
Meu cachorrinho foi diagnosticado com presença de hemácias parasitadas por Babesia sp. O médico me indicou doxitec de 100mg, meio comprimido de 12/12hrs por 16 dias. Porém lendo a bula, fiquei confusa se este remédio tem mesmo essa função. O tratamento tá correto?
Luísa Savala
Oi Daniela! Sem ver o seu cachorrinho não conseguimos dar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você siga as indiciações do veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rosy
Enternei minha cachorrinha pita com doença de carrapato. Ela tava tomando hemolitan pet.doxitec e checkap a médica aplicou uma doxiciclina a cachorrinha veio a obto. Será o efeito do remédio?ela também está com as plaquetas baixas. A cachorrinha estava bem. Só não alimentava. Sera porque morreu. Me ajuda por favor encontra uma resposta...obrigada
Luísa Savala
Oi Rosy! Infelizmente sem ver a sua cachorrinha não conseguimos dar nenhum diagnóstico.
A equipe do PeritoAnimal lamenta a perda e te deseja muita força!
Lucia
Minha cachorra está tomando doxymax 100mg, 1 comprimido por dia porém os olhos dela não está abrindo, será que tem alguma relação com o medicamento.
Cleusa
Minha cadelinha está tomá do doxitrat 80mg o veterinário passou pra tomar 1/4 de um comprimido cada 12 horas , mas ela fica com diarréia e não quer comer nada nem beber água o que faço? ? Me ajudem por favo estou muito aflita 😕
roberto costa
tenho um shitzu que esta tomando antibiotico doxitrat 80mg ele pode tomar um comprimido de bravecto.
Osvaldo Henrique
Tenho uma cadela Fox Paulistina de 8 anos. No teste para vacinar-se contra verme do coração deu positivo. Tem 7,5 kg de peso.Fez uso de doxifin 50 mg, dosagem diária de 75mg durante 30 dias, adora esta usando Adovocate. Uma veterinária que atendeu meu outro cão afirmou que a dose diária deveria ser de 170mg. Confirmei coas duas as dosagens. Na sua opinião, qual a dosagem mais apropriada.
Rose pereira
Ola bom dia
Minha cadelinha esta com 33 dias de gestaçao e foi diagnosticada com doença do carrapato o veterinario passou Doxiciclina pra ela durante 20 dias tem chance dos filhotes nascerem bem?
Adriana. Andrade
Meu cachorro foi dignosticado com a doença do carrapato o veterinario passou doxitec de 100g 1x ao dia ja estou no 6 dia e o cachorro ta com um ressecamento tao grande q grita muito. Sera q é do remrdio oq fazer?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Adriana! O seu cachorro deve ser visto o mais rápido possível pelo veterinário que está acompanhando o caso. Apenas com o exame físico e acesso ao historial ele poderá saber ao certo o que está causando isso. Rápidas melhoras para o seu cachorro!
1 de 2
Doxiciclina em cães - Usos e efeitos colaterais