Remédios caseiros

Parvovírus canino: tratamentos caseiros

Parvovírus canino: tratamentos caseiros
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

"Meu cachorro tem parvovírus, o que eu posso dar para ele?" Sem dúvida, esta é a pergunta mais frequente que os tutores de cachorros afetados por esta doença fazem aos veterinários. Infelizmente, o parvovírus não tem uma cura que combata o vírus diretamente, mas o tratamento é focado em aliviar os sintomas e fortalecer o sistema imunológico para que o próprio cão lute contra a doença. Por esse motivo, a taxa de mortalidade dessa doença é tão alta.

No entanto, graças aos diagnósticos precoces, cada vez mais cachorros conseguem sobreviver ao parvovírus. Por isso, se o seu cachorro tem parvovírus e você quer saber se ele pode ser salvo, deve saber que a resposta é sim, desde que a doença seja detectada a tempo e o sistema imunológico seja forte o suficiente. Para reforçar o tratamento veterinário, você pode utilizar os remédios naturais que serão mostrados a seguir. Afinal, existe remédio caseiro para parvovirose? Confira esse artigo do PeritoAnimal sobre parvovírus canino: tratamento caseiro e saiba como ajudar o pet ainda mais.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para dermatite canina

Índice

  1. Parvovírus canino: o que é e quais os sintomas
  2. Parvovírus canino tem cura?
  3. Parvovírus canino pode ser curado com remédios caseiros?
  4. Parvovírus canino: como manter o cachorro hidratado?
  5. Parvovírus canino: meu cachorro não quer comer, o que fazer?
  6. Remédios caseiros para parvovirose

Parvovírus canino: o que é e quais os sintomas

O parvovírus canino, conhecido também como parvovirose canina, é uma doença infecciosa grave, produzida pelo vírus do parvo ou parvovírus. Trata-se de um vírus muito resistente, capaz de sobreviver no ambiente por até seis meses, sendo esse o principal motivo de seu alto índice de contágio. Afeta especialmente filhotes, embora os cachorros adultos imunossuprimidos ou cachorros não vacinados também sejam suscetíveis a contraí-lo.

Parvovírus canino: como é contraído?

O parvovírus é transmitido por via oronasal, ou seja, por inalação ou ingestão do vírus, que é encontrado no ambiente ou nas fezes de cachorros infectados. Uma vez no corpo, o vírus se reproduz muito rapidamente, primeiro nas amígdalas, depois passa para a corrente sanguínea, através da qual atinge o tecido linfático e o intestino. Da mesma forma, pode afetar os rins, pulmões, fígado ou coração. Dependendo dos órgãos afetados, os sintomas desenvolvidos são diferentes.

Parvovírus canino: sintomas

Por se tratar de um vírus que primeiro ataca o tecido linfático e o intestino, é comum que, pouco dias após ter sido infectado, o cachorro apresente diarreia sanguinolenta (enterite) e um estado de imunodeficiência, que se traduz em debilidade, decaimento e mal-estar em geral, devido à diminuição dos glóbulos brancos. Além disso, podem aparecer os seguintes sintomas:

  • Vômitos;
  • Febre;
  • Alterações cardíacas;
  • Problemas respiratórios;
  • Anorexia;
  • Cansaço extremo;
  • Apatia;
  • Morte súbita.

Em alguns casos, já foi observado que o vírus permanece praticamente assintomático, embora isso não seja comum. Por outro lado, devido à debilidade do sistema imunológico em um cachorro com parvovírus, é comum que apareçam outros vírus, bactérias ou parasitas oportunistas, por isso ocorrem infecções secundárias, especialmente nos intestinos.

Continue lendo para conhecer as opções de remédios caseiros para parvovirose.

Parvovírus canino: tratamentos caseiros - Parvovírus canino: o que é e quais os sintomas

Parvovírus canino tem cura?

O parvovírus pode se curar? Sim, a parvovirose canina se cura, desde que seja detectada a tempo e o cachorro afetado responda adequadamente ao tratamento. Por se tratar de uma doença recentemente descoberta, especificamente no final dos anos 1970, ainda não existe uma cura definitiva que combata o vírus. Dessa forma, o tratamento é focado em tratar os sintomas e fortalecer o sistema imunológico para ajudar o organismo a lutar contra a doença. Ou seja, é possível tratar a parvovivirose, mas o parvovírus, não.

Parvovírus canino: tratamento

Como já dissemos, o foco principal do tratamento é combater a desidratação, que é a maior causa de morte, bem como na reposição de fluídos. Para isso, o melhor é ir ao veterinário ao detectar os primeiros sintomas, para hospitalizar o cachorro ou filhote e, caso seja confirmado o diagnóstico de parvovirose, iniciar o tratamento à base de fluidoterapia e, se necessário, as transfusões sanguíneas.

Em caso de vômitos, é comum administrar antieméticos e antiácidos aos pacientes. Da mesma forma, se infecções bacterianas ou virais secundárias tiverem sido desenvolvidas, antibióticos serão administrados para combatê-las. Se o cachorro responder adequadamente ao tratamento, o sistema imunológico se fortalecerá e combaterá a doença até o ponto de superá-la. É claro, vale a pena notar que, infelizmente, são muitos os cachorros que não conseguem superar a doença porque, como mencionamos na seção anterior, ela geralmente afeta cachorros filhotes com menos de seis meses de idade ou cachorros imunossuprimidos.

Parvovírus canino pode ser curado com remédios caseiros?

Posso usar remédio caseiro para parvovirose? Não, o parvovírus canino não pode ser curado apenas por remédios. Os remédios caseiros devem ser aplicados como complemento, pois sem a fluidoterapia ou transfusões de sangue, é impossível substituir os líquidos perdidos e, por isso, a sobrevida do paciente é reduzida até praticamente não existir.

Como não há cura para o parvovírus, também não existem remédios naturais que combatam diretamente o vírus. Desta forma, os remédios que compartilharemos a seguir são direcionados a aliviar os sintomas e fortalecer o sistema imunológico, reforçando os efeitos do tratamento veterinário e ajudando a melhorar o quadro clínico.

Parvovírus canino: como manter o cachorro hidratado?

A desidratação que o parvovírus produz nos cachorros devido à perda de líquidos por diarreia e/ou vômito, provoca um desequilíbrio eletrolítico, que se traduz em considerável perda de sódio e principalmente potássio. Portanto, reabastecer esses eletrólitos (sais minerais) o mais rápido possível é uma das chaves para curar um cachorro com parvovírus. Da mesma forma, devido à sintomatologia desenvolvida, há também uma diminuição na glicose no sangue que deve ser reparada.

Em condições normais, basta garantir que o cachorro beba água suficiente para repor os eletrólitos perdidos, no entanto, quando o cachorro tem uma doença como essa, é mais provável que não queira beber ou comer nada. Portanto, é melhor pedir ao veterinário para te fornecer uma bolsa de soro para realizar sessões de fluidoterapia em casa. O especialista indicará as doses recomendadas e a frequência de administração.

Remédios caseiros para hidratar um cachorro com parvovírus

Se por qualquer motivo você não puder adquirir a mochila de soro, pode preparar um soro caseiro com a finalidade de repor os sais minerais e a glicose perdida. Não é a melhor solução, mas é um tratamento caseiro para o parvovírus canino aplicável a filhotes e adultos que pode combater a hidratação.

Os ingredientes para elaborar esse soro são os seguintes:

  • 1 litro de água mineral;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • Suco de meio limão.

Depois de preparar os ingredientes, você deve ferver a água, tirando-a do fogo ao atingir a primeira fervura. Em seguida, despeje a água em um recipiente, de preferência feito de vidro, nunca plástico, adicione o restante dos ingredientes e misture. Deixe amornar.

O cachorro deve beber este soro, uma vez que ele não é adequado para administração intravenosa. Portanto, se ele não quiser beber, use uma seringa sem agulha, coloque-a na boca por um dos lados e, pouco a pouco, introduza o líquido. O soro caseiro dura 24 horas, então será necessário preparar um novo após esse tempo.

Oferecer ao cachorro com parvovírus um cubo de gelo, um sorvete natural ou uma bebida isotônica também pode ajudar a mantê-lo hidratado e, assim, repor os eletrólitos perdidos. Especialmente quando a doença não está muito avançada, os cachorros se mostram mais animados a tomar esses tipos de remédios do que o soro já mencionado. No entanto, mesmo se decidir tentar essa soluções, você ainda deve dar o soro que está enriquecido com os sais minerais perdidos.

Parvovírus canino: tratamentos caseiros - Parvovírus canino: como manter o cachorro hidratado?

Parvovírus canino: meu cachorro não quer comer, o que fazer?

Assim que o vírus começa a se reproduzir e, portanto, o cachorro apresenta os primeiros sintomas, é muito comum que pare de comer devido ao mal-estar geral e vômitos. Os veterinários geralmente recomendam não dar comida durante as primeiras 24 a 48 horas, pois é quando o vírus produz mais danos, especialmente no sistema digestivo. Uma vez terminado este estágio, uma dieta adequada pode ser iniciada, progressivamente, de modo a não danificar a mucosa intestinal.

Os casos de pacientes que superaram com sucesso a doença mostraram que os cachorros afetados pelo parvovírus que ingerem alimentos passam por uma recuperação muito mais rápida da mucosa intestinal danificada. Por essa razão, juntamente com a hidratação, a comida é o melhor remédio caseiro para o parvovírus canino. Mas, qual tipo de alimentos são recomendados?

Dieta para cachorros com parvovírus

Para ajudar o cachorro a combater a doença, é aconselhável estabelecer uma dieta leve, de fácil digestão, baixa em proteína e em gordura. Por isso, se você se pergunta o que dar para um cachorro com parvovírus, o recomendado é o seguinte:

  • Caldo de galinha caseiro bem cozido: isso não só manterá o cachorro nutrido, como também o hidratará;
  • Frango cozido desfiado: como o cachorro está muito fraco, é possível que precise comer direto da sua mão;
  • Arroz branco fervido: pode ser oferecido junto com o frango bem cozido;
  • Verduras de fácil digestão: como cenoura, abóbora e batata;
  • Peixe branco fervido: desfiado e, é claro, sem espinho.

Após as primeiras 24 horas, você pode começar a dar ao cachorro ou filhote com parvovírus canino o caldo de galinha, com a ajuda de uma seringa sem agulha, caso ele não queira comer sozinho. Uma vez que as 48 horas se passarem, a dieta deve ser iniciada pouco a pouco e sem forçar muito o animal. Se o seu cachorro com parvovírus não quiser comer, tente dar primeiro o frango, que geralmente tem um gosto muito bom, e introduza o restante da comida progressivamente. Alimentos enlatados prescritos pelo veterinário também costumam funcionar.

Parvovírus canino: como alimentar o cachorro?

Como dissemos, pouco a pouco. É muito melhor fazer várias refeições por dia, mas em pouca quantidade, do que ao contrário. À medida que o animal melhora, o número de refeições pode ser reduzido e a quantidade de comida, aumentada.

Se, apesar de todas as tentativas, seu cachorro com parvovírus não quer comer, é essencial ir ao veterinário para administrar a nutrição parenteral, isto é, por via intravenosa.

Remédios caseiros para parvovirose

Além de substituir os fluidos perdidos e garantir que o cachorro coma depois das horas mais críticas, outros remédios podem ser usados para combater a infecção, tanto a causada pelo parvovírus quanto aquelas causadas por vírus ou bactérias oportunistas.

Parvovirose: tratamento caseiro com prata coloidal

A prata coloidal é caracterizada por ser um antisséptico natural, por isso ajuda a combater qualquer tipo de infecção causada por vírus ou bactérias. Ressaltamos novamente que não é uma solução definitiva, é um remédio que deve ser administrado para complementar o tratamento veterinário.

A versão líquida pode ser administrada sem diluir ou diluída em água. Em relação à dose de prata coloidal, ela dependerá da idade do cachorro, do peso e da concentração ou nível de pureza do produto. Portanto, o melhor, como sempre, é consultar o veterinário para não administrar uma dose errada, que pode ser fatal para o animal.

Parvovirose: tratamento caseiro com vinagre de maçã

Este tipo de vinagre também é um poderoso antisséptico natural, e é por isso que é comumente utilizado para combater infecções virais, bacterianas ou fúngicas. Pode ser diluído em água e administrado ao cachorro doente com a ajuda de uma seringa, ou tentar deixá-lo beber por contar própria.

Além de ser bom para infecções, o vinagre de maçã ajuda a restaurar danos produzidos no sistema digestivo, algo totalmente recomendável para casos de parvovírus canina. Consulte todos os benefícios do vinagre de maçã para cães neste artigo.

Parvovirose: tratamento caseiro com aromaterapia

A aromaterapia não é um remédio para o parvovírus canino propriamente dito, mas fornece um ambiente mais relaxado e calmo para o animal. Ao lidar com qualquer doença deste nível, é essencial que o paciente esteja tão confortável e calmo quanto possível para manter seu sistema imunológico forte. Um estado de estresse ou ansiedade produzido por um espaço inadequado só agravará a situação. Por esta razão, recorrer à aromaterapia pode ser uma boa opção, desde que você garanta que os óleos essenciais não sejam ingeridos pelo animal ou fiquem muito próximos dele. Os cachorros têm um olfato muito desenvolvido, então cheiros fortes demais não trazem tranquilidade para eles.

Carinho e paciência

Finalmente, para finalizar a lista de tratamentos caseiros de parvovírus canino, é importante oferecer uma cama confortável e, acima de tudo, manter o cachorro aquecido, aumentando o estado de conforto e fazendo com que ele se sinta melhor. Além disso, é importante ter em conta que nem todos os cães se recuperam tão rapidamente, por isso é vital ter paciência, dar muito amor e carinho ao seu melhor amigo e seguir o tratamento veterinário "ao pé da letra", tratamento esse que pode ser complementado com os remédios descritos aqui. Diante de qualquer anomalia ou sinal de alerta, não hesite em consultar o especialista, pois o parvovírus canino é uma doença grave que deve ser tratada o mais rápido possível.

Agora que você conheceu diferentes remédios caseiros para parvovirose, não perca o artigo a seguir sobre a vacina polivalente para cachorros.

Parvovírus canino: tratamentos caseiros - Remédios caseiros para parvovirose

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Parvovírus canino: tratamentos caseiros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Bibliografia
  • Axón Veterinaria. Parvovirus Canino. Disponible en: http://axonveterinaria.net/web_axoncomunicacion/auxiliarveterinario/13/13-Parvovirus.pdf.
  • Ziegler, J. (2018). El libro negro de los veterinarios. La medicina que enferma a los animales. Editorial: Macro.
  • Libros Cúpula. (2018). Remedios caseros para perros y gatos. Más de 1000 soluciones para los problemas de tu mascota.
  • García, I. (2007). Manejo clínico de la parvovirosis canina en urgencias. Revista Complutense de Ciencias Veterinarias, 1 (2).
  • Worwood, V. A. (2018). Aceite Esenciales y Aromaterapia. Madrid: Gaia Ediciones.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Thaay
Salvei minha cachorrinha com remédios dei metade de ondasesterona a cada 12h pra não vomitar os outros remédios e aí dei diaziprim a cada 24h que é para infecção ,Metade de COBAVITAL a cada 24h que é vitamina para ele reagir e aí sucrulfato a cada 8h que é para o estômago tudo isso receitado pelo veterinário espero ter ajudado !!
José Adriano da Silva
Oi bom dia, mas a doença era parvirose????
Meu zap ***********
A sua avaliação:
Cleuma
Tratei meu cachorro com metronidazol infantil 40mg durante 4 dias de 3 ml de 1w em 12 horas. Pelo peso dele q deve ser 3 kg. E tbm dei uma banda de diasec e cessou a diarreia. Dei Iogurte pra ele durante o tratamento. Tudo na seringa diretamente na boca. Foi muito difícil ver ele jogado quase morto, e sem condições de internar e comprar medicação caro. Fui na fé. No quarto dia de tratamento ele já estava de pé se alimentando e fazendo coco normal
A sua avaliação:
Priscila
Meu Apolo deu parbovirose ,levei no veterinário e me passou os remédios .ele está muito ruim .estou tratando com muito amor e carinho .sei q ele vai ficar bom .
A sua avaliação:
Angelica
Bom dia! Infelizmente, minha cachorrinha que adotei há poucos dias, foi diagnosticada com parvovirose, e não terei condições de deixar ela internada mais dias.... Por isso, busquei no Google e achei vocês. Não tenho a quem, fisicamente a pedir ajuda. Orei a Deus e a São Francisco de Assis para melhora dela. Irei buscar ela agora, e até terei que assinar um termo por alta forçada....Tentarei também o que foi aqui sugerido, além de amor e carinho. Obrigada!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Angelica. Sentimos muito pela situação. Mas você conhece os veterinários gratuitos e de custos baixos?https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
janaina
minha cachorra deu diarreia e agora que passou ele não tem apetite o que devo fazer
?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Janaina. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
GILSIEL Felipe de sousa
Meu cachorro ta com pavirose tou dando soro caseiro uns medicamentos .mas qando dou pra ele .ele vomita tudo o q fazer pra salvar meu pet
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Gilsiel. Tudo bem? Temos este artigo com dicas para dar remédio para cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-dar-remedio-para-cachorro-21391.html
Esperamos que possa ser útil! De qualquer maneira, converse com um veterinário sobre isso, se ainda assim não conseguir dar a medicação a ele.
Desejamos rápidas melhoras!
Regiane Maldonado Artero
Boa noite, primeiramente deixar claro que nao sou veterinaria, mas como sou cachorreira tenho algumas experiencias para compartilhar. Tem um medicamento chamado xantinom b12, tem em comprimidos e injetavel, eu usei os dois . Dou agua de coco natural da fruta na seringa e 2 colheres de yorgute natural. Faço da seguinte forma: Ha cada 2 horas dou um seringa de agua de coco, de 6/6 horas um comprimido de xantinon e no intervalo de 4 horas dou as 2 colheres de yorgute natual. se tiver febre ministro remedio para a febre. Tudo isso ate poder levar ao veterinario para a medicação com antibioticos que nao consigo comprar e aplicar porque se conseguisse assim eu mesma o faria.
A sua avaliação:
Naiara
Meu cachorro nao está mas andando nao sei o que fazer
Breno
Nesse caso é cinimose
A sua avaliação:
Anna
Aminha cadelinha ta com o vírus ela ta fazendo o tratamento mas eu queria poder fazer mais alguma coisa por ela ela n come faz dois dias e ta ficando muito desidratada eu tô fazendo soro mas queria poder fazer algo mais
A sua avaliação:
Ivaní barbosa
Minha cachorrinha acorda tentando latir e não consegue, apresenta uma rouquidão que passa logo depois, mas quando se deita a gente escuta um ronquinho. Fez uma ultrassom e o profissional disse que não tinha nada na garganta. Tem algum remédio caseiro que eu possa dar a ela?
A sua avaliação:
david
minha filhote esta co essa virose, estou com medo que minha outra cachorra que tem 10 anos pegue tbm aque posso fazer ?
A sua avaliação:
Priscila
Meus cãozinho estão sem apetite com diarréia e caidinho oq posso fazer pra eles em casa
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A sua avaliação:
Claudineia
Minha cachorrinha tá fazendo cocô com sangue, não quer comer quaal remédio e recomenda
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Esteb artigo pode ajudar a encontrar a causa: https://www.peritoanimal.com.br/sangue-nas-fezes-do-cao-o-que-pode-ser-20913.html

No entanto, apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rayane
Cara vocês não se informam ou sei lá o que acontece, salvei meu cachorro q estava praticamente morto vivo dava de 6 em 6 horas Plasil e omeprazol e ministrava ( injeção) antibiótico no couro dele e sempre q eu chegava do trabalho passava o tempo todo dando água na seringa pra ele e suco de quiabo ( bate a quiabo com água no liqui coa e de pro dog ) ele sobreviveu mas tem o vírus junto com ele, mas tá gordo e forte. então ao pessoal do site ajude a galera como eu q ama os bichinhos mas não tem grana faca uns post legal ajudando.
Elaine
Minha cachorrinha ta dodoi diarréia muito forte não sei oque fazer
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Brunna
Omeprazol de quantas miligramas? Esse que nós tomamos? E qual antibiótico. Meu cachorro tá assim tbm um morto vivo e acho q a outra pegou mesmo ter tomado a primeira dose da vacina. Já não sei mais oq fazer, não quero chegar ao ponto de sacrifica lá. Por favor me ajude. Meu número é 64999769166 se quiser pode me falar por lá!
Ana Flávia
Muito obrigado pelo post. Sò faltaram os nomes dos remedios ne...em epoca tao dificil de pandemia sermos obrigados a conviver com nossos bichinhos doentes e muito triste. Vet nao gostam de ajudar e a maioria são desumanos so pensam em dinheiro. Se eu perder meu bichinho nunca mais arrumo outro ...três meses sem poder trabalhar e com filhos pra dar comida chega a doer o coração de viver tal situação
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Laleska Dominike Almeida Neves
Rayane o meu cachorro está á 7 dias com esse vírus internado. Mais o veterinário disse que ele não está melhorando. Ele tem 8 meses da raça bodercolier, levamos ele imediatamente no outro dia assim que vimos que estava vomitando. Porém parece que o veterinário não está fazendo nada não é possível sete dias internado com soro e antibiótico na veia e não melhorar. estou desesperada sem saber oque fazer. Seu cachorrinho estava assim? Quanto de Omeprazol e prazil você administrava pra ele? E como você dava a injeção e qual? Quanto de suco de quiabo você dava ? Me responde por favor.
1 de 4
Parvovírus canino: tratamentos caseiros