Partilhar

Dicas para dar remédio para cachorro

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 20 novembro 2017
Dicas para dar remédio para cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Muitas vezes os cães são resistentes a tomar os comprimidos que o veterinário receitou. Seja por dor, sabor ou textura, os cães não demoram muito a identificar o elemento estranho que está tentando lhe oferecer e tentam cuspi-lo ou evitar comê-lo por todos os meios.

Deve saber que esta é uma atitude totalmente normal e que deve lidar de forma positiva e habilidosa para se certificar que o seu melhor amigo recebe os comprimidos que precisa.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe dar algumas dicas para dar remédio para cachorro, várias ideias para conseguir de uma vez que ele ingira os comprimidos. Continue lendo e aprenda conosco!

Também lhe pode interessar: Como dar remédio líquido para cachorro

1. Faça-o ver que vai dar o remédio como prêmio

A primeira coisa que deve experimentar é oferecer o remédio junto com um prêmio. Pode praticar obediência, truques ou simplesmente premiar o seu cachorro de forma aleatória. Depois deve oferecer o comprimido junto com um dos snacks para cachorros que lhe vai dar.

Também pode experimentar distribuir comida de cachorro ou prêmios pelo solo. Com um pouco de sorte pensará que se trata de outro snack e irá comê-lo sem problema. No entanto, alguns cães costumam rejeitá-lo assim que o cheiram. Vai depender do cachorro em concreto, mas não custa experimentar.

Dicas para dar remédio para cachorro - 1. Faça-o ver que vai dar o remédio como prêmio

2. Esconda o remédio entre o alimento

Se já tentou oferecer-lhe um comprimido diretamente e ele não aceitou, pode começar escondendo o comprimido entre o seu alimento habitual, pode ser ração ou alimento úmido, embora geralmente com o alimento úmido se consigam melhores resultados pelo seu cheiro e sabor atrativos. Com um pouco de sorte ele comerá rapidamente sem reparar na presença do comprimido.

Dicas para dar remédio para cachorro - 2. Esconda o remédio entre o alimento

3. Esconda melhor o comprimido

Por vezes podemos ver como o cachorro come todo o alimento e deixa o comprimido intacto no recipiente da comida. Tenha calma e não desespere. Se isto acontece, deve tentar escondê-lo melhor entre o alimento.

Pode utilizar pedaços de fiambre, queijo, presunto e até um mini hambúrguer preparado exclusivamente para ele. A ideia é que a comida seja tão irresistível e saborosa para ele que não tenha tempo de investigar o que contém.

Dicas para dar remédio para cachorro - 3. Esconda melhor o comprimido
Imagem: kiwanofruit.files.wordpress.com

4. Triture o comprimido

Se nenhuma das opções parece funcionar, pode experimentar triturar por completo o comprimido até conseguir convertê-lo em pó. Depois deve misturá-lo com comida úmida ou preparar você mesmo uma receita na qual adicione o comprimido. Fazer umas almôndegas ou croquetes caseiras pode ser um excelente opção. Mas lembre-se que não deve adicionar qualquer tipo de condimento.

Dicas para dar remédio para cachorro - 4. Triture o comprimido

5. Use uma seringa sem ponta

Se mesmo assim, o cachorro continua rejeitando qualquer alimento que tenha tocado no comprimido, experimente a seringa para dar remédio para o cachorro. Pode adquirir a seringa numa farmácia ou utilizar uma seringa que tenha em casa, mas deve usar sem ponta.

O ideal seria triturar o comprimido como no caso anterior e misturá-lo com uma pequena quantidade de água que aspirará com a seringa. Também pode desmontar a seringa e adicionar o pó do comprimido diretamente para não desperdiçar nada.

Depois com a ajuda de um familiar ou conhecido do cachorro, deve segurar na cabeça e introduzir rapidamente o conteúdo da seringa perto dos molares. Depois mantenha a cabeça do cachorro no alto enquanto massageia o pescoço para engolir corretamente.

Dicas para dar remédio para cachorro - 5. Use uma seringa sem ponta

Fatores a considerar:

  • Se continuar sem conseguir dar o remédio ao seu cachorro, consulte o seu veterinário.
  • No caso de ter dois cães em casa que devem receber a mesma medicação, será aconselhável oferecer os remédios em diferentes momentos do dia. Desta forma, se um dos dois vomitar o comprimido, poderá saber qual é.
  • Evite o estresse e o mal-estar na medida do possível, deve realizar estas dicas de forma subtil e sem que o seu melhor amigo repare.
  • Não hesite em recorrer a um especialista se observar qualquer efeito secundário no cachorro após tomar o remédio.
Dicas para dar remédio para cachorro - Fatores a considerar:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para dar remédio para cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Dicas para dar remédio para cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Lee rettig
Tenho realmente a fórmula mágica envolva o comprimido num pouco de requeijão e coloque no céu da boca dele. Gruda e ele só tem opção de engolir. Simples assimn
.
Simplesmente envolva o comprimido nu
A sua avaliação:
Maria Clara Lara
Com cachorros filhotes brincalhões finja que deixou cair o comprimido e esta tentando rapidamente apanhá-lo. Para "levar vantagem" o cachorro tenta engoli-lo rapidamente. Caso o comprimido esteja misturado com comida fique girando o prato com a comida para que o cão o perca de vista e o engula

Dicas para dar remédio para cachorro
Imagem: kiwanofruit.files.wordpress.com
1 de 7
Dicas para dar remédio para cachorro

Voltar ao topo da página