Outros problemas de saúde

Posso dar antibióticos ao meu gato?

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 26 fevereiro 2019
Posso dar antibióticos ao meu gato?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os felinos são susceptíveis de contrair múltiplas doenças e muitas delas de origem bacteriana, talvez sejam um grupo de risco, uma vez que entre as suas principais características destaca-se um comportamento independente que se traduz em uma vida fora de casa, onde o proprietário não pode controlar nenhum fator que aumente o risco de uma infecção bacteriana.

Tal como acontece com os seres humanos, os gatos devem receber um tratamento em caso de contraírem uma doença destas características, e o tratamento no caso de uma infecção deve ser feito através de fármacos antibióticos.

Mas isso significa que posso dar antibióticos ao meu gato? Esta é a pergunta à qual responderemos neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Posso dar valeriana ao meu gato?

Índice

  1. Como atuam os antibióticos nos gatos?
  2. Quais são os antibióticos que se podem administrar a um gato?
  3. Posso dar amoxicilina ao meu gato?
  4. Não pode dar nenhum tipo de medicação ao seu gato

Como atuam os antibióticos nos gatos?

Administrar um fármaco antibiótico a um gato não é uma questão banal, uma vez que estes fármacos possuem um mecanismo de ação muito definido que pode produzir danos no organismo do animal. Em seguida podemos ver que os antibióticos podem ter dois mecanismos de ação para tratar a patologia do nosso gato:

  • Ação bacteriostática: O antibiótico atua inibindo a proliferação das bactérias.

  • Ação bactericida: O antibiótico atua destruindo as bactérias causadoras da infecção.

Dependendo da natureza do antibiótico é possível que o fármaco acabe destruindo uma parte da flora intestinal do gato, formada por bactérias benéficas, mas que o antibiótico não é capaz de distinguir daquelas que estão a causar a patologia.

Posso dar antibióticos ao meu gato? - Como atuam os antibióticos nos gatos?

Quais são os antibióticos que se podem administrar a um gato?

Geralmente os gatos (assim como os cães) recebem antibióticos aprovados para o uso humano, sendo o mais comum a amoxicilina, embora também possamos mencionar outros princípios ativos como a doxiciclina ou a cefalexina.

Não obstante, o primeiro motivo pelo qual não deve administrar nenhum antibiótico ao seu gato, radica nas diferenças entre a fisiologia humana e a fisiologia felina. Ou seja, o nosso corpo metaboliza de uma determinada forma cada antibiótico, mas o gato metaboliza-o de uma forma diferente, o que implica obrigatoriamente uma adaptação da dose.

O segundo motivo pelo qual não pode administrar antibióticos ao seu gato é que nem todos eles atuam da mesma forma nem contra a mesma bactérias, além disso, apesar de muitos antibióticos humanos se usarem em animais de estimação, alguns podem ser potencialmente tóxicos para eles.

Posso dar antibióticos ao meu gato? - Quais são os antibióticos que se podem administrar a um gato?

Posso dar amoxicilina ao meu gato?

Já vimos que são vários os antibióticos para humanos que se usam habitualmente em gatos e cães, sendo um dos mais utilizados a amoxicilina. Assim sendo, é um erro frequente procurar informação sobre a dose necessária de amoxicilina para um gato e proceder à sua administração, vejamos porquê:

A amoxicilina é um antibiótico de amplo espetro, o que indica que atua diante de um grande número de bactérias. Se o seu gato tem uma infecção originada por uma bactéria resistente à amoxicilina, acontecerá algo muito grave: serão destruídas as bactérias que fazem parte do organismo do seu gato e as bactérias causante da infecção proliferarão sem nenhum tipo de concorrência bacteriana, agravando a patologia de uma forma muito perigosa.

A amoxicilina, assim como qualquer fármaco antibiótico, deve ser prescrita por um veterinário, uma vez que no caso de a infecção não remitir com um antibiótico de amplo espetro, na clínica veterinária irá proceder-se a um antibiograma, um teste que determina com que antibióticos pode ser atacada a bactéria infecciosa.

Posso dar antibióticos ao meu gato? - Posso dar amoxicilina ao meu gato?

Não pode dar nenhum tipo de medicação ao seu gato

Independentemente do que se falou de fármacos veterinários ou fármacos indicados para o consumo humano, é tão habitual como errado que você mesmo medique o seu gato. A única pessoa capacitada para prescrever um tratamento farmacológico aos nossos animais de estimação é o veterinário.

Se der ao seu gato medicamentos inapropriados põe a sua vida em risco, podendo ocasionar uma grave intoxicação, além disso, pode mascarar uma doença grave que necessite de ajuda veterinária urgente.

Posso dar antibióticos ao meu gato? - Não pode dar nenhum tipo de medicação ao seu gato

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso dar antibióticos ao meu gato?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
57 comentários
A sua avaliação:
Gabrielle
Olá, Meu gato está com infecção urinária, está fazendo pouco xixi e com um pouco de sangue. Já faz três dias, ele continua comendo e bebendo água, não tenho condições de levar ele no VET. Estou dando pra ele um comprimido chamado Lab enrogard enrofloxacino, porém ele continua fazendo pouco xixi. Porfa vor me respondam.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Gabrielle. Tudo bem? Temos este artigo em que apresentamos alguns tratamentos caseiros para a infecção urinária em gatos: https://www.peritoanimal.com.br/infeccao-urinaria-em-gatos-tratamento-caseiro-22995.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Eduarda Neres
meu gato a algumas semanas apareceu mancando da patinha traseira, não liguei muito pq em dois/ três dias ele voltava ao normal. Mas ao contrário do que eu pensava, a situação piorou, o meu gato encolheu a perna e parou de usar ela. Agora percebi que há um inchaço e que se tocar dói. Ele não come praticamente nada, só alguns pedaços de carne e se dê na boca dele, por sorte ainda bebe água, bastante, e perdeu muito peso.
Desconfio que pode ter sido por alguma briga com um gato arisco que vive pelas redondezas.
Você poderia me ajudar, me orientando o que posso fazer? Estou muito preocupada, no momento não tenho condições de levar a um veterinário e tenho receio que o estado dele possa vir a piorar.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Eduarda. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Leticia
Ola mim ajude por favor a minha gata está com um caroço na mama e estou não sei oquer fazer ela está muito quieta não quer comer só bebê água
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Leticia. Tudo bem? Temos esse artigo sobre caroço na barriga do gato: o que pode ser: https://www.peritoanimal.com.br/caroco-na-barriga-do-gato-o-que-pode-ser-22922.html.
De qualquer maneira, recomendamos que leve-a a um veterinário o quanto antes para fazer o diagnóstico. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rosana Rinaldi
Dei 1 gota a mais de amoxilina p.meu gatinho oq fazer?
Corre risco de vida?
A sua avaliação:
Elianne Polano
Boa tarde, minha gata está sem fazer xixi a 2 dias. Qual a dosagem de amoxilina devo dar a ela?
A sua avaliação:
Becky
Adotei dois filhotes recentemente. Os levamos ao veterinário e ele disse que os filhotes estavam com infecção intestinal por causa dos vermes, ele passou sulfametoxazol + trimetoprima, só que ele não disse se pode ou não misturar com alguma comida. Eu realmente não sei o que fazer, por favor, alguém me ajuda
A sua avaliação:
Barbara
Boa noite, meu gato esta com os olhos cheios de água e com o nariz escorrendo, você poderia me indicar alguma coisa, por favor.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
ELIZA CRISTIANE
Meu gato tem 8 meses e está com dois leves ferimentos externos,um no cantinho da boca e outro na parte externa do lábio inferior. Limpo com soro,coloco pomada,mais não está cicatrizando!! Por dentro da boca está tudo ok.
Posso dar Amoxilina à ele??
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Eliza, você leu as orientações do artigo?
A sua avaliação:
Daniela
Quantos ml de cefalexina posso dar ao meu gato com infecção urinária?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes e que não medique o gatinho sem orientação médica.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Duda
Minha gata está com sintomas de gripe , olhos lagrimejados, espirros etc... o veterinário mais perto de min está fechado por causa da pandemia . Me disseram que cefalexina ajuda será que é verdade ?
Wanderson
o mesmo aconteceu como meu gato filhote, estou dando amoxicilina e ele melhorou 95%. HJ completa o 3º dia de tratamento.
Wanderson.
Qual foi a quantidade de Amoxilina vc deu ? Meu gato também estar muito Resfriado. Ele ainda e filhote!
A sua avaliação:
Priscila
Dei doxitec para minha gatinha com infecção urinária porém ela agora só vomita não sei como acabar com esse efeito colateral parei de dar o medicamento, o que faço agora?
Me ajudem por favor não tenho como levar ao veterinário no momento
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Priscila. Como é a cor e consistência do vômito?
A sua avaliação:
flavia
Qual o efeito colaterais da amoxicilina dadá pro gato com infecção de urina
Luciara
Estou a um mes dando duotrill para meu gato ele nao consegue fazer xixi ja estou levei no veterinario mas nao ta ajudando ja foi passado sonda agulhas e ja nao sei mais o que fazer pq hjnele ta de novo sem.fazer xixi. Agardeço se puderem me responde
Ana lourdes
Hj faz 6 dias que meu gato ñ come nada nem defecar só consegui tomar água,E fica se vazando direto eu pensava q era pelo anus mas não é,E xixi o q eu faço

Luísa Savala
Oi Ana! Sem ver o seu gato não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Gislaine Costa
Existe um tempo limite aconselhável para tratamento com antibiótico? Meu gatinho esta tomando Agemoxi de 12 em 12 horas e ja faz 17 dias, sinto que ele tem ficado muito prostrado como se tivesse dor de estômago. Nesse caso o agemoxi foi prescrito pra prevenção e não cura
Luísa Savala
Oi Gislaine! Sem ver o seu gatinho não conseguimos passar nenhum diagnóstico. Recomendamos que você siga as orientações do veterinário pois ele saberá qual o melhor tratamento para o seu felino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Kellen
Meu gato está quente, parece estar febril, desanimado e só vive dormindo. O que pode ser? Ainda não dei as vacinas necessárias, pois resgatei da rua, tem em torno de 5 meses de idade.
Luísa Savala
Oi Kellen! Confira nosso artigo sobre a febre em gatos, pois pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/a-febre-em-gatos-causas-e-sintomas-20191.html
De qualquer maneira, é recomendável que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
odete
veterinario receitou amoxilina 5ml pro meu gato,12 em doze horas nao seria 24 horas,achei muito
Ana maria
Tem um animalzinho de rua que está cheio de feridas, ele é muito arisco não tenho como pegar ele para levá-lo ao veterinário, não me parece ser esporotricose, só vejo ele uma vez ao dia, á noite quando vou levar comida para ele, alguém pode me aconselhar qual o remédio que posso dar para ele, sinto que ele sente muita dor, de vez em quando dou capystar mas sinto que ele precisa tomar um outro remédio, alguém pode me aconselhar qual o remédio devo dar, ou se alguém tiver o remédio pode me arranjar, por favor, tem que ser um que ele tome só uma vez ao dia, porque ele só me espera á noite
ELIANE
Olá, depois que parei de aplicar injeção de evitar na minha gata, ela não parar de fazer xixi com sangue, vai muitas vezes ao dia fazer xixi é bem pouquinho. mim ajude não sei o que fazer😢 não tenho condições de levar num veterinário.
A sua avaliação:
Alex
Olá. Estou muito mal. Estava sem geladeira, e trouxe um pouco de amoxilina em um pote pra dar pra meu gato com gripe eterna. Aconteceram várias coisa que tiraram a minha atenção, e quando fui dar uma seringa de leite especial para este mesmo gato, e como inadvertidamente estava em um pote pequeno de vidro também...eis que dei 4,5 mg daquele antibiótico, quando o recomendado era 1,5. Era em noite tardia, e eu estava observando se aconteceria algo com ele. Na manhã seguinte ele estava bem, saiu pro quintal, e eu tive de sair pra resolver o outro problema que me aflingia (minha gata não estava produzindo leite).
Agora...nao bastasse alguns dos filhotes terem morrido, este gato, o pai, o Miro, não voltou pra casa desde então (sempre passeava pelo telhado).
Estou pois com um crucifixo enorme sobre os ombros. Ele já estava magro e abatido.
Alguém sabe me dizer se esse antibiótico pode fazer mais mal... do que eu gostaria de acreditar?
Obrigado.
Solange
E o gatinho? Foi encontrado?
1 de 5
Posso dar antibióticos ao meu gato?