Posso dar antibióticos ao meu gato?
Ver fichas de Gatos
Os felinos são susceptíveis de contrair múltiplas doenças e muitas delas de origem bacteriana, talvez sejam um grupo de risco, uma vez que entre as suas principais características destaca-se um comportamento independente que se traduz em uma vida fora de casa, onde o proprietário não pode controlar nenhum fator que aumente o risco de uma infecção bacteriana.
Tal como acontece com os seres humanos, os gatos devem receber um tratamento em caso de contraírem uma doença destas características, e o tratamento no caso de uma infecção deve ser feito através de fármacos antibióticos.
Mas isso significa que posso dar antibióticos ao meu gato? Esta é a pergunta à qual responderemos neste artigo do PeritoAnimal.
Como atuam os antibióticos nos gatos?
Administrar um fármaco antibiótico a um gato não é uma questão banal, uma vez que estes fármacos possuem um mecanismo de ação muito definido que pode produzir danos no organismo do animal. Em seguida podemos ver que os antibióticos podem ter dois mecanismos de ação para tratar a patologia do nosso gato:
- Ação bacteriostática: O antibiótico atua inibindo a proliferação das bactérias.
 - Ação bactericida: O antibiótico atua destruindo as bactérias causadoras da infecção.
 
Dependendo da natureza do antibiótico é possível que o fármaco acabe destruindo uma parte da flora intestinal do gato, formada por bactérias benéficas, mas que o antibiótico não é capaz de distinguir daquelas que estão a causar a patologia.
Quais são os antibióticos que se podem administrar a um gato?
Geralmente os gatos (assim como os cães) recebem antibióticos aprovados para o uso humano, sendo o mais comum a amoxicilina, embora também possamos mencionar outros princípios ativos como a doxiciclina ou a cefalexina.
Não obstante, o primeiro motivo pelo qual não deve administrar nenhum antibiótico ao seu gato, radica nas diferenças entre a fisiologia humana e a fisiologia felina. Ou seja, o nosso corpo metaboliza de uma determinada forma cada antibiótico, mas o gato metaboliza-o de uma forma diferente, o que implica obrigatoriamente uma adaptação da dose.
O segundo motivo pelo qual não pode administrar antibióticos ao seu gato é que nem todos eles atuam da mesma forma nem contra a mesma bactérias, além disso, apesar de muitos antibióticos humanos se usarem em animais de estimação, alguns podem ser potencialmente tóxicos para eles.
Posso dar amoxicilina ao meu gato?
Já vimos que são vários os antibióticos para humanos que se usam habitualmente em gatos e cães, sendo um dos mais utilizados a amoxicilina. Assim sendo, é um erro frequente procurar informação sobre a dose necessária de amoxicilina para um gato e proceder à sua administração, vejamos porquê:
A amoxicilina é um antibiótico de amplo espetro, o que indica que atua diante de um grande número de bactérias. Se o seu gato tem uma infecção originada por uma bactéria resistente à amoxicilina, acontecerá algo muito grave: serão destruídas as bactérias que fazem parte do organismo do seu gato e as bactérias causante da infecção proliferarão sem nenhum tipo de concorrência bacteriana, agravando a patologia de uma forma muito perigosa.
A amoxicilina, assim como qualquer fármaco antibiótico, deve ser prescrita por um veterinário, uma vez que no caso de a infecção não remitir com um antibiótico de amplo espetro, na clínica veterinária irá proceder-se a um antibiograma, um teste que determina com que antibióticos pode ser atacada a bactéria infecciosa.
Não pode dar nenhum tipo de medicação ao seu gato
Independentemente do que se falou de fármacos veterinários ou fármacos indicados para o consumo humano, é tão habitual como errado que você mesmo medique o seu gato. A única pessoa capacitada para prescrever um tratamento farmacológico aos nossos animais de estimação é o veterinário.
Se der ao seu gato medicamentos inapropriados põe a sua vida em risco, podendo ocasionar uma grave intoxicação, além disso, pode mascarar uma doença grave que necessite de ajuda veterinária urgente.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso dar antibióticos ao meu gato?, recomendamos que entre na nossa categoria de Outros problemas de saúde.

meu gato a algumas semanas apareceu mancando da patinha traseira, não liguei muito pq em dois/ três dias ele voltava ao normal. Mas ao contrário do que eu pensava, a situação piorou, o meu gato encolheu a perna e parou de usar ela. Agora percebi que há um inchaço e que se tocar dói. Ele não come praticamente nada, só alguns pedaços de carne e se dê na boca dele, por sorte ainda bebe água, bastante, e perdeu muito peso. 
Ola mim ajude por favor a minha gata está com um caroço na mama e estou não sei oquer fazer ela está muito quieta não quer comer só bebê água
Qual o efeito colaterais da amoxicilina dadá pro gato com infecção de urina
Olá.  Estou muito mal. Estava sem geladeira, e trouxe um pouco de amoxilina em um pote pra dar pra meu gato com gripe eterna. Aconteceram várias coisa que tiraram a minha atenção, e quando fui dar uma seringa de leite especial para este mesmo gato, e como inadvertidamente estava em um pote pequeno de vidro também...eis que dei 4,5 mg daquele antibiótico, quando o recomendado era 1,5. Era em noite tardia, e eu estava observando se aconteceria algo com ele. Na manhã seguinte ele estava bem, saiu pro quintal, e eu tive de sair pra resolver o outro problema que me aflingia  (minha gata não estava produzindo leite).