Partilhar

Remédios caseiros para a otite canina

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 28 julho 2018
Remédios caseiros para a otite canina

Ver fichas de  Cachorros

Felizmente a farmacologia aplicada à medicina veterinária avançou de tal forma que contamos com múltiplas ferramentas terapêuticas para tratar de forma eficaz inúmeros transtornos, no entanto, o uso frequente destes fármacos também apresenta outros aspetos não tão positivos como a tolerância a determinados fármacos, resistência a antibióticos, grande variedade de efeitos secundários e diminuição das próprias respostas curativas do organismo do nosso pet.

Cada vez somos mais conscientes deste problema e por isso procuramos alternativas mais naturais e amigáveis para o organismo do nosso cão, que além disso, também tratam de forma eficaz muitas doenças.

Se optar por tratar o seu cachorro de forma natural, no PeritoAnimal mostramos-lhe os melhores remédios caseiros para a otite canina.

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para a tosse canina

A otite canina

O termo otite faz referência a uma inflamação do ouvido que pode ser aguda ou crônica e afetar várias estruturas como o tímpano, o conduto auditivo externo ou médio e o pavilhão auricular.

A otite em gatos também é possível de ocorrer, mas esta condição afeta de forma frequente os cachorros. Esta condição pode ocorrer em um ou ambos os ouvidos e provoca diversos sintomas como os seguintes:

  • Mal estar generalizado.
  • Cheiro intenso e desagradável.
  • Sinais de dor, o cachorro permanece com a cabeça inclinada.
  • Mudanças no comportamento, inclusive agressividade.
  • Coça-se de forma intensa e, por isso, fica com lesões próximas às orelhas.
  • Grande quantidade de pus e cerume.
  • Sacode constantemente a cabeça.

A otite refere-se a um estado de inflamação e esta inflamação pode ser originada por diversas causas:

  • Infestação por parasitas.
  • Infecção por fungos, vírus ou bactérias.
  • Alergias.
  • Corpos estranhos na cavidade auditiva.
  • Transtornos glandulares ou endócrinos.
  • Tumores.

O que fazer quando o cachorro tem otite?

Como vimos anteriormente, a otite pode ter inúmeras causas e algumas delas muito graves, por isso, antes de seguir um tratamento ou outro, é imprescindível consultar o veterinário para que seja ele a descobrir qual é a causa subjacente.

O diagnóstico da otite, assim como da sua etiologia, poderá ser realizado através da história clínica completa, incluindo o ambiente do animal, a sua relação com outros animais, a época em que apareceu a otite e os seus hábitos higiênicos.

Também se deverá realizar um exame físico completo que inclua uma otoscopia (exame visual do interior do ouvido) e no caso de ser necessário também será necessário levar a cabo uma citologia (estudo das células presentes no ouvido).

O assessoramento veterinário também será de grande importância para monitorar o tratamento natural da otite em cães.

Remédios caseiros para a otite canina - O que fazer quando o cachorro tem otite?

Remédio para a otite canina

Vamos então ver que remédios caseiros pode utilizar para tratar a otite do seu cachorro de forma completamente natural:

  • Vinagre de maçã: O vinagre de maçã possui importantes propriedades antissépticas que são de grande ajuda para a limpeza do ouvido e para a recuperação do tecido inflamado. É um excelente remédio caseiro para otitColoque água morna até metade de um copo e encha a outra metade com vinagre de maçã e misture bem. Deve aplicar a mistura suavemente e lentamente no ouvido do cachorro, isto ajudará a limpar a cera, independentemente da causa da otite é um excelente remédio para a limpeza do ouvido. Não devemos utilizar vinagre se na zona afetada existir alguma ferida aberta.
  • Óleo essencial de árvore do chá: Outro excelente remédio para ouvido de cachorro deve utilizá-lo misturado com azeite de oliva, em meio copo de azeite de oliva adicione aproximadamente 20 gotas de óleo essencial de árvore do chá e misture bem. Depois coloque várias gotas no ouvido do cachorro, repita durante vários dias até os sintomas desaparecerem. O óleo essencial de árvore do chá tem propriedades antissépticas, bactericidas e antivirais, além disso, é um dos melhores remédios para desparasitar de forma natural.
  • Chá verde: O chá verde é ideal para diminuir a infecção e inflamação e ajuda a diminuir as dores. Devemos realizar apenas uma infusão e deixar esfriar, depois aplique umas gotas no ouvido afetado. Deve administrar durante vários dias até os sintomas desaparecerem por completo.
  • Óleo de amêndoas doces: Este óleo ajuda-nos a parar a infecção e devido aos seus efeitos emolientes aliviará as dores e incômodos, deve aplicar diariamente 5 gotas no ouvido afetado durante um período mínimo de 2 semanas.
  • Água com sal: Dissolva uma colher de chá de sal em um copo pequeno de água morna, depois esfregue esta solução nas orelhas do seu cachorro. O sal é um excelente antisséptico e será de grande ajuda para tratar a presença de ácaros e fungos.
Remédios caseiros para a otite canina - Remédio para a otite canina

Otite em cachorro - como prevenir

Prevenir a otite em cães é tão importante como a tratar e, para isso devemos ter apenas em conta as seguintes medidas de higiene:

  • Mantenha depilado o canal auditivo do seu cachorro, uma vez que o excesso de pelo nesta zona permite uma maior acumulação de sujeira e deixa o animal mais susceptível a sofrer de otite.
  • Seque bem as orelhas do seu cachorro após o banho, evitando qualquer excesso de umidade.
  • Não permita que o seu cachorro passe longos períodos na água.
  • Realize de forma periódica (aproximadamente 2 vezes por mês) uma higiene específica para limpar os ouvidos do seu cachorro.
  • Realize também uma higiene geral do gato.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a otite canina, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para a otite canina

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
56 comentários
Leandro
Qual remédio caseiro posso usar para otohmatoma
ELIZETE P SANTOS
MEU CAO DE 10 ANOS ESTA COM OTOHEMATOMA, PODERIA ME INDICAR COMO FAÇO PARA CUIDAR SEM FAZER CIRUGIA, POIS AQUI NO MEU ESTADO NAO ACHO DE GRAÇA A CIRUGIA, E NAO TENHO CONDIÇÕES DE FAZER PAGO EH MUITO CARO
Simone
Elizete, Otohematoma necessita cirurgia. Não tem nada gratuito mesmo, mas vc pode levantar o valor vendendo algo ou fazendo uma rifa. Vale tudo pros nossos filhos de patas não sofrerem, né?
A sua avaliação:
Etelvina Hermínio Batista
Amei essa Pagina!
Tirou todas as minhas duvidas, ate mesmo as que eu nem queria
Maria Lucia Azevedo
gostaria de saber o que e oleo essencial de arvore do cha. minha cachorrinha esta a mais de 4 meses e todos os remedios que passo nao fizeram efeito nenhu, tenho oleo de amendoa doce . acho que vou passar, masesse oleo essencial de arvore de cha nao conheco. vcs podem me dizer o que e?
Jorge Augusto
Depois de passar o vinagre de maçã e chá verde a minha cadela coça o ouvido e uiva.
Isso é normal?
Giseli
tem um medicamento ótimo pra otite canina, chama Posatex pingar 3 gotas
1 x ao dia, no ouvido que tem otite por 21 dias. no ouvido que não tem otite pingar 1 gota 1 x ao dia, por 21 dias.
Keukardenas@live.com
Tenho uma cachorrinha porte médio ela puldyo toy, tem quase 15 anos e já algum tempo vem apresentando a otite já levei ao veterinário , e não resolveu nada .
Milena
Oi minha cachorrinha está com dor no ouvido qual remédio posso dá pra ela , qual antiflamatorio . ??
Simone Lima
Ela melhorou?
Meu cachorro tem problema de otite e ja fez exames coletados com cotonete mandados para laboratorio o remedio receitado foi auritop gel ok o unico q ajuda e trata ja usei varios outros recomendado pelo veterinario q nao adiangou nada ate ser colido o
Auritop gel otologico da ouro fino pode ir ao veterinario colher exame pra laboratorio é esse remedio q irao te passar ok
Lu
Minha cachorra coça o ouvido, como poço fazer esse remédio caseiro, quero saber como coloco no ouvido, com seringa ou só passar um pano externamente. A vinagre com a água.
Lu
Não deixe de forma nenhuma cair dentro do ouvido do seu pet, o certo é vc molhar o algodão e torcer ele bem deixar ele úmido sem água nenhuma , e passar sobre a região que dar cera, a veterinária do meu pet orientou que eu pusesse um pouco de água e a mesma medida da água por vinagre
Eliane
Minha cachorrinha está com dor no ouvido,pois cossa muito e chora,fiz a solução com água oxigenada e vinagre de maçã com a mesma medida de água,limpei bem o ouvido dela será q tem q levar ao veterinário pois ela não tem três meses ainda é falta ainda mais uma vacina para completar a terceira,tenho medo de levar ela no veterinário pois ainda não está imuni por falta essa vacina,devo continuar limpando com essa solução ou levá-la ao veterinário mesmo faltando uma vacina por favor me dê uma resposta, aguardo d ser jáobrigado
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Eliane! A melhor opção é levar a cachorrinha no veterinário para tratarem a infeção. Rápidas melhoras para ela.

Remédios caseiros para a otite canina
1 de 3
Remédios caseiros para a otite canina

Voltar ao topo da página