Partilhar

Remédios caseiros para a otite canina

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 26 fevereiro 2019
Remédios caseiros para a otite canina

Ver fichas de  Cachorros

Felizmente a farmacologia aplicada à medicina veterinária avançou de tal forma que contamos com múltiplas ferramentas terapêuticas para tratar de forma eficaz inúmeros transtornos, no entanto, o uso frequente destes fármacos também apresenta outros aspetos não tão positivos como a tolerância a determinados fármacos, resistência a antibióticos, grande variedade de efeitos secundários e diminuição das próprias respostas curativas do organismo do nosso pet.

Cada vez somos mais conscientes deste problema e por isso procuramos alternativas mais naturais e amigáveis para o organismo do nosso cão, que além disso, também tratam de forma eficaz muitas doenças.

Se optar por tratar o seu cachorro de forma natural, no PeritoAnimal mostramos-lhe os melhores remédios caseiros para a otite canina.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para dermatite canina

A otite canina

O termo otite faz referência a uma inflamação do ouvido que pode ser aguda ou crônica e afetar várias estruturas como o tímpano, o conduto auditivo externo ou médio e o pavilhão auricular.

A otite em gatos também é possível de ocorrer, mas esta condição afeta de forma frequente os cachorros. Esta condição pode ocorrer em um ou ambos os ouvidos e provoca diversos sintomas como os seguintes:

  • Mal estar generalizado.
  • Cheiro intenso e desagradável.
  • Sinais de dor, o cachorro permanece com a cabeça inclinada.
  • Mudanças no comportamento, inclusive agressividade.
  • Coça-se de forma intensa e, por isso, fica com lesões próximas às orelhas.
  • Grande quantidade de pus e cerume.
  • Sacode constantemente a cabeça.

A otite refere-se a um estado de inflamação e esta inflamação pode ser originada por diversas causas:

  • Infestação por parasitas.
  • Infecção por fungos, vírus ou bactérias.
  • Alergias.
  • Corpos estranhos na cavidade auditiva.
  • Transtornos glandulares ou endócrinos.
  • Tumores.

O que fazer quando o cachorro tem otite?

Como vimos anteriormente, a otite pode ter inúmeras causas e algumas delas muito graves, por isso, antes de seguir um tratamento ou outro, é imprescindível consultar o veterinário para que seja ele a descobrir qual é a causa subjacente.

O diagnóstico da otite, assim como da sua etiologia, poderá ser realizado através da história clínica completa, incluindo o ambiente do animal, a sua relação com outros animais, a época em que apareceu a otite e os seus hábitos higiênicos.

Também se deverá realizar um exame físico completo que inclua uma otoscopia (exame visual do interior do ouvido) e no caso de ser necessário também será necessário levar a cabo uma citologia (estudo das células presentes no ouvido).

O assessoramento veterinário também será de grande importância para monitorar o tratamento natural da otite em cães.

Remédios caseiros para a otite canina - O que fazer quando o cachorro tem otite?

Remédio para a otite canina

Vamos então ver que remédios caseiros pode utilizar para tratar a otite do seu cachorro de forma completamente natural:

  • Vinagre de maçã: O vinagre de maçã possui importantes propriedades antissépticas que são de grande ajuda para a limpeza do ouvido e para a recuperação do tecido inflamado. É um excelente remédio caseiro para otite. Coloque água morna até metade de um copo e encha a outra metade com vinagre de maçã e misture bem. Deve aplicar a mistura suavemente e lentamente no ouvido do cachorro, isto ajudará a limpar a cera, independentemente da causa da otite é um excelente remédio para a limpeza do ouvido. Não devemos utilizar vinagre se na zona afetada existir alguma ferida aberta.
  • Óleo essencial de árvore do chá: Outro excelente remédio para ouvido de cachorro deve utilizá-lo misturado com azeite de oliva, em meio copo de azeite de oliva adicione aproximadamente 20 gotas de óleo essencial de árvore do chá e misture bem. Depois coloque várias gotas no ouvido do cachorro, repita durante vários dias até os sintomas desaparecerem. O óleo essencial de árvore do chá tem propriedades antissépticas, bactericidas e antivirais, além disso, é um dos melhores remédios para desparasitar de forma natural.
  • Chá verde: O chá verde é ideal para diminuir a infecção e inflamação e ajuda a diminuir as dores. Devemos realizar apenas uma infusão e deixar esfriar, depois aplique umas gotas no ouvido afetado. Deve administrar durante vários dias até os sintomas desaparecerem por completo.
  • Óleo de amêndoas doces: Este óleo ajuda-nos a parar a infecção e devido aos seus efeitos emolientes aliviará as dores e incômodos, deve aplicar diariamente 5 gotas no ouvido afetado durante um período mínimo de 2 semanas.
  • Água com sal: Dissolva uma colher de chá de sal em um copo pequeno de água morna, depois esfregue esta solução nas orelhas do seu cachorro. O sal é um excelente antisséptico e será de grande ajuda para tratar a presença de ácaros e fungos.
Remédios caseiros para a otite canina - Remédio para a otite canina

Otite em cachorro - como prevenir

Prevenir a otite em cães é tão importante como a tratar e, para isso devemos ter apenas em conta as seguintes medidas de higiene:

  • Mantenha depilado o canal auditivo do seu cachorro, uma vez que o excesso de pelo nesta zona permite uma maior acumulação de sujeira e deixa o animal mais susceptível a sofrer de otite.
  • Seque bem as orelhas do seu cachorro após o banho, evitando qualquer excesso de umidade.
  • Não permita que o seu cachorro passe longos períodos na água.
  • Realize de forma periódica (aproximadamente 2 vezes por mês) uma higiene específica para limpar os ouvidos do seu cachorro.
  • Realize também uma higiene geral do gato.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a otite canina, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para a otite canina

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
68 comentários
vivian
Bom dia! Tenhp um golden retriever, pode colocar o oleo da arvore do chá no oleo de amendoas doces em vez do azeite?
Obg
Vania
Meu cachorro sofre com otite a mais de 1 anos,já tomei remédios via oral e também fez uso de outros medicamentos diretamente no ouvido.
Acontece que alivia,mas não cura,depois volta tudo novamente e ele sofre muito e nos sofremos também.
Enfim será que além da otite,pode ter algo a mais que está impedindo a cura ?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Vania! Temos um artigo com informação completa sobre otite em cães que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/otite-em-caes-sintomas-e-tratamento-21110.html
De qualquer forma, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
CYRO CUNHA NETO
POSSO USAR OLEO DE COPAIBA PARA LIMPAR O OUVIDO DO MEU CAÕ?E SE UM DOS OUVIDOS DELE ESTIVER DEIXANDO SINAL DE SANGUE NO ALGODAÕ?
Silvia L.M. Florentino
Gostaria de receber orientação de quantas gotas de óleo de copaíba devo pingar no ouvido do meu cachorro para debelar uma otite.

Agradeço e aguardo retorno.

Abraço.
A sua avaliação:
Rodolfo Frazão
Tenho tratado meu pet com remédio caseiro, pois ele tem otite e já é bem velhinho, 14anos.
Uso a poucos dias o óleo essencial da árvore do chá misturado com azeite de oliva, meio copo de azeite para 20 gotas do óleo essencial. Ele tem aceitado bem , tem diminuído a inflamação e o incômodo, assim como a dor.
Agradeço as informações obtidas nesta página, foram e são de grande valia para mim; obrigado!!!
Uma pergunta: meu pet está tomando medicação orau para a inflamação, tem algum problema continuar usando esse remédio caseiro.?
Obrigado!!
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rodolfo! O mais indicado é você pedir ajuda do médico veterinário pois ele saberá orientar se o remédio caseiro que você está usando é o mais indicado para complementar o tratamento do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
vivian
Bom dia!Tenho um golden retriever, quantas vezes por dia, vc aplica essa soluçao ?obg
Cristiane Meneghin
Olá, boa tarde!
Minha cachorra esta com otohematoma.
Já levei ao veterinário, já foi tirado o líquido, depois de uma semana voltou tudo novamente. Levei outra vez, a veterinária fez um outro procedimento com o dreno. Mais agora o corte da orelha onde estava o dreno cicatrizou , e está voltando o líquido tudo de novo. O que devo fazer?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cristiane! O mais indicado é voltar ao veterinário e explicar que o tratamento não está surtindo o efeito esperado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Layla
Boa tarde!! Meu cachorro apareceu hj com a verdade da orelha inchada, não sei se ele brincando com a cachorra grande aconteceu de fica assim , e tá doendo porq ele não deixa coloca a mão, será oque pode ser , ele tem 2 meses
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Layla! Sem ver o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico. O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Leandro
Qual remédio caseiro posso usar para otohmatoma
ELIZETE P SANTOS
MEU CAO DE 10 ANOS ESTA COM OTOHEMATOMA, PODERIA ME INDICAR COMO FAÇO PARA CUIDAR SEM FAZER CIRUGIA, POIS AQUI NO MEU ESTADO NAO ACHO DE GRAÇA A CIRUGIA, E NAO TENHO CONDIÇÕES DE FAZER PAGO EH MUITO CARO
Simone
Elizete, Otohematoma necessita cirurgia. Não tem nada gratuito mesmo, mas vc pode levantar o valor vendendo algo ou fazendo uma rifa. Vale tudo pros nossos filhos de patas não sofrerem, né?
A sua avaliação:
Etelvina Hermínio Batista
Amei essa Pagina!
Tirou todas as minhas duvidas, ate mesmo as que eu nem queria

Remédios caseiros para a otite canina
1 de 3
Remédios caseiros para a otite canina

Voltar ao topo da página