PARTILHAR

Remédios caseiros para a otite canina

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 16 dezembro 2021
Remédios caseiros para a otite canina
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Felizmente a farmacologia aplicada à medicina veterinária avançou de tal forma que contamos com múltiplas ferramentas terapêuticas para tratar de forma eficaz inúmeros transtornos. No entanto, o uso frequente destes fármacos também pode gerar outros aspetos não tão positivos, como a tolerância a determinados fármacos, resistência a antibióticos, grande variedade de efeitos colaterais e diminuição das próprias respostas curativas do organismo do pet.

Cada vez somos mais conscientes deste problema e por isso é importante buscar alternativas mais naturais e amigáveis para o organismo do cachorro até porque elas são capazes de tratar muitas doenças de forma eficaz.

Se você optar por tratar o seu cachorro de forma natural, no PeritoAnimal vamos explicar quais são os melhores remédios caseiros para a otite canina. De antemão, saiba que é essencial saber que estes tipos de tratamentos só devem ser aplicados sob recomendação do veterinário, nunca dispensando uma consulta a ele sobre o estado de saúde do seu pet. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Otite em cachorro - Sintomas e tratamento

O que é a otite canina

O termo otite faz referência a uma inflamação do ouvido que pode ser aguda ou crônica e afetar várias estruturas como o tímpano, o conduto auditivo externo ou médio e o pavilhão auricular.

A otite em gatos também é possível de ocorrer, mas esta condição afeta de forma frequente os cachorros, em um ou ambos os ouvidos. Os sintomas de otite em cachorro são os seguintes:

  • Mal estar generalizado;
  • Cheiro intenso e desagradável nas orelhas;
  • Sinais de dor, o cachorro permanece com a cabeça inclinada;
  • Mudanças no comportamento, inclusive agressividade;
  • Coça-se de forma intensa e, por isso, fica com lesões próximas às orelhas;
  • Grande quantidade de pus e cerume;
  • Sacode constantemente a cabeça.

A otite canina refere-se a um estado de inflamação e esta inflamação pode ser originada por diversas causas:

  • Infestação por parasitas;
  • Infecção por fungos, vírus ou bactérias;
  • Alergias;
  • Corpos estranhos na cavidade auditiva;
  • Transtornos glandulares ou endócrinos;
  • Tumores.

Otite canina: o que fazer

Como vimos anteriormente, a otite canina pode ter inúmeras causas e algumas delas muito graves, por isso, antes de seguir um tratamento ou outro, é imprescindível consultar o veterinário para que ele descubra qual é a causa deste problema que está proporcionando dor de ouvido no cachorro.

O diagnóstico da otite canina, assim como da sua etiologia, poderá ser realizado por meio da história clínica completa, incluindo o ambiente do animal, a sua relação com outros animais, a época em que apareceu a otite e os hábitos higiênicos.

O veterinário também deve realizar um exame físico completo que inclua uma otoscopia (exame visual do interior do ouvido) e, no caso de ser necessário, a realização de uma citologia (estudo das células presentes no ouvido).

O assessoramento veterinário também será de grande importância para monitorar um provável tratamento com remédio caseiro para otite canina.

Remédios caseiros para a otite canina - Otite canina: o que fazer

Remédios farmacêuticos para otite de cachorro

A otite é geralmente fácil de diagnosticar e tratar, mas é muito importante tratá-la cedo para evitar danos irreversíveis. Os cães que ficam sem tratamento ou que tratados tardiamente podem desenvolver perda auditiva e, em casos graves, uma infecção generalizada.

Como curar a otite em cachorro?

O tratamento inicial da otite canina consiste na limpeza do ouvido e na administração de corticóides para reduzir a inflamação. Quanto ao uso de antibióticos para otite em cães, que muitas vezes são oferecidos de forma inadequada e sem prescrição médica, devemos saber que eles só devem ser administrados no caso de uma infecção bacteriana, sempre prescrita por um veterinário, que prescreverá as doses exatas. Além disso, aqueles que procuram usar amoxicilina para otite canina devem estar cientes de que ela nem sempre é eficaz, pois existem muitas outras causas que podem levar a esta patologia.

Outros medicamentos para otite em cães que podem ser prescritos são antifúngicos, no caso de uma infecção fúngica, ou antiparasitários, se for devido a uma infestação de parasitas externos. Se o canal auditivo estiver completamente bloqueado por inflamação e crescimento de tecidos, a cirurgia pode ser a única opção.

Quando a otite é consequência de outras doenças, tais como alergias ou problemas hormonais, é necessário um tratamento específico para essas doenças. Se a otite for detectada e tratada precocemente, quando ela só afetou a parte externa da orelha (otite externa), o prognóstico geralmente é bom. Por outro lado, quando a doença afetou o ouvido médio ou interno, o prognóstico é guardado.

Por todas estas razões, é de vital importância ver um veterinário assim que os sintomas forem detectados para ele indicar a melhor opção de remédio para otite.

Meu cão tem otite, o que posso dar a ele?

Se você suspeitar que seu cão tem otite, é melhor não se auto-medicar. Iremos sempre primeiro ao veterinário, pois dependendo da causa de sua otite, ele precisará de um ou outro tipo de tratamento. Entretanto, até que você possa ir ao veterinário, você pode optar por dar a ele anti-inflamatórios naturais para cães. A seguir apresentaremos remédios naturais para a otite canina.

Remédios caseiros para a otite de cachorro

Vamos então ver quais os remédios caseiros para otite canina que ajudam essa condição e ainda são completamente naturais:

1. Vinagre de maçã para otite canina

O vinagre de maçã possui importantes propriedades antissépticas que são de grande ajuda para a limpeza do ouvido e para a recuperação do tecido inflamado. É um excelente remédio caseiro para otite em cachorro. Coloque água morna até metade de um copo e encha a outra metade com vinagre de maçã e misture bem. Você deve aplicar a mistura suave e lentamente no ouvido do cachorro, isto ajudará a limpar a cera. Independentemente da causa da otite, ele é um excelente remédio para a limpeza do ouvido. Você não deve utilizar vinagre se na região afetada existir alguma ferida aberta.

2. Óleo essencial de árvore do chá para otite canina

Outro excelente remédio para otite em cachorro é fazer uma mistura entre o óleo essencial de árvore do chá com azeite de oliva. Então, em meio copo de azeite de oliva adicione aproximadamente 20 gotas de óleo essencial de árvore do chá e misture bem. Depois, coloque várias gotas no ouvido do cachorro, repita durante vários dias até os sintomas desaparecerem. O óleo essencial de árvore do chá tem propriedades antissépticas, bactericidas e antivirais, além disso, é um dos melhores remédios para desparasitar de forma natural.

3. Chá verde para otite canina

O chá verde é ideal para diminuir a infecção, a inflamação e as dores. Você deve realizar apenas uma infusão e deixar esfriar. Em seguida, aplique umas gotas no ouvido afetado. Administre durante vários dias até os sintomas desaparecerem por completo.

4. Óleo de amêndoas doces para otite canina

Este óleo ajuda a parar a infecção e, devido aos seus efeitos emolientes, aliviará as dores e incômodos. Aplique diariamente 5 gotas no ouvido afetado durante um período mínimo de 2 semanas.

5. Água com sal para otite canina

Dissolva uma colher de chá de sal em um copo pequeno de água morna, depois umedeça as orelhas do seu cachorro com a solução. O sal é um excelente antisséptico e será de grande ajuda para tratar a presença de ácaros e fungos atuando assim como uma das opções de remédio para otite canina.

Remédios caseiros para a otite canina - Remédios caseiros para a otite de cachorro

Como prevenir a otite em cachorro

Prevenir a otite em cachorro é tão importante como tratá-la e, para isso, você deve deve levar em conta as seguintes medidas de higiene:

  • Mantenha o canal auditivo do seu cachorro depilado, uma vez que o excesso de pelo nesta zona permite uma maior acumulação de sujeira e deixa o animal mais suscetível a sofrer de otite;
  • Seque bem as orelhas do seu cachorro após o banho, evitando qualquer excesso de umidade;
  • Não permita que o seu cachorro passe longos períodos na água;
  • Realize de forma periódica (aproximadamente 2 vezes por mês) uma higiene específica para limpar os ouvidos do seu cachorro;

Agora que você já sabe alguns cuidados para prevenir a otite canina, este outro artigo sobre as doenças mais comuns em cachorros. Além disso, no vídeo abaixo você confere seis possíveis motivos para o choro de um cachorro, confira!

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a otite canina, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Bibliografia
  • Karen A. Moriello , DVM, DACVD, Department of Medical Sciences, School of Veterinary Medicine, University of Wisconsin-Madison. Ear Infections and Otitis Externa in Dogs. 08/05/2019, de MSD Manual, Veterinary Manual
  • Karen A. Moriello, DVM, DACVD, Department of Medical Sciences, School of Veterinary Medicine, University of Wisconsin-Madison. Otitis Media and Interna in Dogs. 08/05/2019, de MSD Manual, Veterinary Manual

Vídeos relacionados com Remédios caseiros para a otite canina

1 de 3
Vídeos relacionados com Remédios caseiros para a otite canina

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
114 comentários
A sua avaliação:
Cristiane Pereira da Silva
Meu cachorro está com otite e a orelha dela está sem os pelos de tanto coçar e fica muito vermelho por dentro e quente o que faço me ajuda por favor
A sua avaliação:
MAGALI PEREIRA DE MELO
Adorei muito o video, tenho 5 cachorros , e muito bom aprender a cuidar do nossos cães, o vídeo é muito didático e com certeza vai ajudar muitas pessoas.
A sua avaliação:
Alex Lima
Meu Husky teve otite. Aparecia um líquido e fedia muito. eu tinha q limpar todo dia pq dava moscas e 2 vezes deu infestação. Depois de 2 anos , tentando de tudo, eu decidi usar Garasone e funcionou quase q do dia para noite. Nem o veterinário sabia q funcionava. eu testei por que usei todos os remédio de cães e nada funcionava. Um bom conselho e cuidar do ouvido do cão. eu uso Epiotic.
Kerolen
Onde encontro esse remédio Garasone
A sua avaliação:
Lair Miguel de Carvalho
Boa noite, meu rottweiller uma fêmea, sacode muito a cabeça, parece que está com dor nas orelhas..
Qual o remédio deveria comprar
A sua avaliação:
clelio luiz de almeida
Meu cão está com uma massa escura q parece pó de café. O que fazer? Tem algum remédio caseiro para isso? O Tiuran seria bom.
A sua avaliação:
katia tieno Kuabata
Meu filho Shitzu ele tem otite aguda. O que melhorou foi Auritop e limpeza externa com vinagre de maçã.
A sua avaliação:
Esther
ISSO É UM ABSURDO, ISSO DEVE SER DELETADO, ONDE JÁ SE VIU PASSAR VINAGRE DE MAÇÃ NA ORELHA DO ANIMAL? ELE DEVE PASSAR EM UM VETERINÁRIO! QUE IRRESPONSABILIDADE, NOJO! APAGUEM! VOU DENUNCIAR NO CRMV.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Esther. Como explicamos no post, o assessoramento veterinário também será de grande importância para monitorar um provável tratamento com remédio caseiro para otite canina. É imprescindível consultar o veterinário ou veterinária para descobrir qual é a causa deste problema que está proporcionando dor de ouvido no cachorro.
Alessandra
Além do que, vinagre de maçã é um santo remédio pra muitas coisas, INCLUSIVE, a limpeza da orelha com uso de algodão. Não é pra verter o vinagre no ouvido do bichinho. Affeeee!
Fran
Nojo de pessoa como vc, lê direito antes de criticar... Pessoa sem noção.
Malu Alvim
Que absurdo Ester..seu comentário é ridículo.Pois tem muitos remédios caseiros até pra nós humanos e porque não pra animais.Alem dos veterinário estar ajudando,vc aí reclamando.Vai te catar
Mykelson
Minha cachorrinha estava com um dermatite fúngica, havia usado todo tipo de remédio, já estava gastando em média 700,00 reais com médicos e medicações, foi quando me apresentaram o vinagre de Maçã. Foi como um milagre, com menos de três dias a dermatite começou a sumir e com uma semana havia sumido completamente. E não agrediu o pelo daminha cachorra pelo contrário, a pelagem da minha Chow Chow contínuo perfeita após o tratamento.
Elias
Que garota doida! Kkkkkkkk
marindia rodrigues
que sem noção vc heinm....
se vinagre de maçã faz bem até para a pele como antisséptico qual o problema de limpar o ouvido do pet com ele?Ou vc e louca ou e sócia de algum laboratório de remédios veterinários...Agora só me falta tu vir dizer que açúcar cristal não é cicatrizante e anti bacteriano em feridas ....Vai estudar meu bem...
PS ...OTIMA MATÉRIA E DICAS...
A sua avaliação:
Heloisa
Bom dia, tenho um lhasa apso, esta com muita cera e mau cheiro, estou fazendo limpeza e dando cefalexina a 3 dias, mas não aparenta estar melhorando.
O q faço?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Marilia
Meu cachorro ta com 15 dias ele fica espirrando e tosse cataro e ru percebi que ele fica puchado o fôlego para pode respirar , já dei remédio pra gripe por 5 dias e nada ele melhorou porque começou a come agora mais tou preocupada com ele ainda
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
ERICK PEDRO DE SOUZA
Meu cachorro tá com secreção no ouvido e chora de noite qual remédio p esse tratamento de preferência injetável pq comprimido e um pouco difícil
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Sebastian
Meh cachorro tem uma infeccao no ouvido a muinto tempo queria saber o que devo fazer pra curar meu dog
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Tania
Gostei muito das explicações
A sua avaliação:
Nadir
Dálmata sacode muito a cabeça e coça com força o ouvido. Não posso levar ao veterinário no momento. Posso usar uma dessas indicações?
Ziza Soares
Se a orelha dele por dentro estiver vermelha,com excesso de cera e úmida (com mal cheiro ou não), pode ser otite. Meu cachorro há dois dias atrás,estava sacudindo excessivamente a cabeça e estava com ela inclinada em uma direção. Ao verificar a orelha dele,estava desse jeito que descrevi,ou seja,otite. Eu e meu marido estamos desempregados e ficamos preocupados com nosso cão. Pesquisando no youtube e vendo comentários positivos a respeito,compramos o remédio chamado "otomixyn", Desde ontem pingando 4 gotas 2x ao dia e já estã apresentando melhoras. Ele não está sentindo mais dor e a orelha dele está menos vermelha. Cabeça inclinada significa dor de ouvido. Graças a Deus ele está melhorando,mas quero muito levar ele no vet assim que possivel. Fico muito preocupada com meu bichinho e muito triste também de não ter dinheiro para cuidar dele melhor.
A sua avaliação:
Thais
Qual é o melhor remedio caseiro para melhora a Otide e a inflamação dentro do ouvido do cachorro.

Para o cao
A sua avaliação:
Elizangela
Estou passando o vinagre de maçã... Quanto tempo geralmente esse problema acaba?
A sua avaliação:
everaldo
Minha cachorrinho está com uma inflamação no ouvido e está com mal cheiro
Elisabete minhori
Minha shytzu está com dermatite já levei a três veterinários.mudam nome médico..mas não cura.desesperada coça muito tá caindo pelo.oque poço
usar.
Lena
Para ACABAR com a coceira use o remédio comprimido APOQUEL. Possui com peso de 3,5 e 5,4. Vai depender do peso. É EXCELENTE! Mas também é necessário ver a causa do problema.
veronica
bom dia o furoato de mometazona e creme compra na farmacia, mode de passar dilui na agua quente 2 copos de agua com o burrifador e turante 1 mes todos os dia
JOSE ABREU
Boa tarde,gostaria de saber se posso por gotas de vinagre de maça para tratar de uma otite no meu pet,ja fui ao veterinario receitou gotas auricularesCONOFITE,mas sem sucesso..Obrigado
Iara
Olá, boa noite. O que você fez para curar a otite do seu pet? Estou passando pelo mesmo processo. Ja levei ao veterinário, fizeram limpeza e passaram um remédio que não adiantou. Poderia me informar como acabou com a otite?
Enetildes Santos
Estou com meu Pet sentindo dor no ouvido. Não posso nem tocar que ele grita.
Posso colocar algumas gotas de vinagre de maçã?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Aline
Ainda não tentei soluções caseiras mas como o dinheiro acabou vou tentar. Mas se vc tem como comprar, a veterinária receitou para os meus gatos e cachorros o NATALENE, é simplesmente maravilhoso! Eu só estou realmente sem grana, por isso vou recorrer aos caseirinhos...
Ziza Soares
Otomixyn. Antibiótico vendido na farmácia. Em bairros pequenos,vc consegue sem receita. Ele é para pessoas,mas serve para otite canina. 2x ao dia,de 3 a 4 gotas. Estou usando ha 2 dias e esta apresentando melhoras. Pesquise no you tube e veja os comentários,caso esteja com duvida. Funciona de verdade. Eu estou sem dinheiro para levar meu cachorro no veterinario no momento e graças a Deus meu cachorro está melhorando. E esse remedio é menos de 10 reais.
Daniela
Olá boa noite eu gostaria de saber se posso passar água oxigenada no ouvido da minha cachorra por ela estar com infecção de ouvido
Luísa Savala
Oi Daniela! Temos um artigo sobre remédios caseiros para infecção de ouvido em cachorro, confira: https://www.peritoanimal.com.br/infeccao-de-ouvido-em-cachorros-remedios-caseiros-21578.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Soraia
Gastei 700 reais com o ouvido da minha cachorrinha ela está na mesma vou parti para os remédios caseiro sim o povo só falar leva no veterinário aí vc leva qd chegar lá eles tava. Faça e não resolva nada
Lucas
Pode usar vinagre
de álcool
Remédios caseiros para a otite canina
1 de 3
Remédios caseiros para a otite canina

Voltar ao topo da página ↑