Problemas da pele

Feridas e crostas na pele do cachorro

Aline Nunes
Por Aline Nunes. Atualizado: 22 dezembro 2021
Feridas e crostas na pele do cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

As feridas e crostas na pele do cachorro indicam que a saúde do cachorro se encontra comprometida por uma determinada causa. Vamos explicar quais são os motivos mais comuns do surgimento de fereidas na derme do cachorro e detalharemos os principais sintomas de cada um.

Continue lendo e descubra nesse artigo do PeritoAnimal informações importantes sobre feridas e crostas na pele do cachorro. Quanto mais rápido identificar o sintomas, melhor para a qualidade de vida do canino.

Também lhe pode interessar: Manchas escuras na pele do cachorro

Índice

  1. Crostas na pele do cachorro: como examinar
  2. Feridas na pele do cachorro: dermatite canina
  3. Cachorro com coceira e feridas: sarna canina
  4. Feridas em cachorro: leishmaniose
  5. Ferida em cachorro: fungos em cachorros
  6. Úlceras na pele do cachorro como sinal clínico de doença
  7. Feridas na pele do cachorro: piodermite canina
  8. Feridas na pele do cachorro por má alimentação ou higiene

Crostas na pele do cachorro: como examinar

Uma única crosta na pele do cachorro, em uma determinada área, pode ser sinônimo de uma ferida causada por coceira excessiva, um golpe ou a mordida de outro animal, enquanto várias crostas indicam que o problema original é muito mais sério.

Portanto, analisar a aparência das crostas, o tamanho e a proximidade entre elas é um dos primeiros passos que você deve tomar para saber porque o seu amigo peludo tem feridas na pele. Além disso, preste atenção ao comportamento do cachorro, observe se ele mostra sinais de dor, se mudou o caráter ou se perdeu o apetite. Abaixo, mostramos as causas mais comuns, sintomas relacionados e possíveis soluções de feridas na pele do cachorro.

Feridas na pele do cachorro: dermatite canina

Sem dúvida, uma das principais causas das crostas na pele do cachorro é a dermatite canina. De todos os tipos de dermatite existentes, duas se destacam das demais por produzir essa anomalia na derme do animal, são elas a dermatite atópica canina e a dermatite seborreica canina.

Dermatite atópica canina

A dermatite atópica é uma condição da pele que afeta não apenas os humanos, mas também pode se manifestar em animais. Embora a sua causa exata seja desconhecida, especialistas sugerem que é uma doença de pele intermitente, que aparece na presença de certos irritantes da pele e geralmente mostra os primeiros sintomas entre 3 e 6 meses de vida, apesar de que um cachorro adulto também pode desenvolvê-lo.

Em geral, costuma produzir coceira intensa no cão, o que resulta em coceira frequente, feridas na pele do cachorro e as consequentes crostas. Além disso, percebe-se um claro avermelhamento em certas áreas da pele do animal e até mesmo a perda de cabelo.

A dermatite atópica canina não tem cura, no entanto, com os devidos cuidados, é possível aliviar os sintomas a ponto de eliminá-los quase por completo. É recomendado adaptar a alimentação do cachorro e optar por um alimento rico em ácidos graxos ômega 3 e ácido linoleico, essencial para manter a pele e o pelo em perfeitas condições. Saiba mais sobre a condição no artigo dermatite atópica canina - sintomas e tratamento.

Dermatite seborreica canina

A dermatite seborreica, também conhecida como seborreia canina, é outra condição da pele muito comum em cachorros, afetando principalmente as áreas do rosto, pernas e tronco. Este tipo de dermatite ocorre como resultado da criação excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas. Este fato reflete-se no aparecimento de escamas amareladas ou esbranquiçadas unidas ao pelo, em pequenas crostas na pele do cachorro como resultado de coceiras constantes e um cheiro corporal desagradável ou mais forte que o habitual.

Essa dermatite é uma doença hereditária, que pode ser aumentada por estresse, má alimentação, banhos excessivos ou o uso do shampoo inadequado. Como na condição anterior, não há cura e o seu tratamento principal é usar um sabonete anti-seborreico, assim como verificar a alimentação do cachorro e adaptá-la seguindo as instruções do veterinário para aliviar as feridas na pele do cachorro.

Feridas e crostas na pele do cachorro - Feridas na pele do cachorro: dermatite canina
Imagem: Reprodução/ateuves.es
Feridas e crostas na pele do cachorro -

Cachorro com coceira e feridas: sarna canina

A sarna canina é um tipo de infecção cutânea causada por ácaros que se instalam na pele do animal para se alimentar da sua queratina e do sebo, reproduzindo-se rapidamente e distribuindo-se em amplas áreas do corpo. Embora existam vários tipos de sarna, as mais comuns em cães são a sarna demodécica e a sarna sarcóptica. A primeira delas pode ser localizada, atuando principalmente na cabeça, ou generalizada. Já a segunda, geralmente aparece no tronco e nas pernas.

Em ambos tipos de sarna, o cachorro apresenta coceira intensa no primeiro estágio da doença, o que resulta em arranhões frequentes e vermelhidão da pele. À medida que a patologia progride, observa-se um endurecimento da pele, a ponto de visualizar rachaduras e crostas na pele do cachorro. Dessa forma, produz-se uma perda parcial ou total da pele na área afetada, assim como, mau cheiro e perda de peso.

Feridas e crostas na pele do cachorro - Cachorro com coceira e feridas: sarna canina

Feridas em cachorro: leishmaniose

A leishmaniose canina é uma doença crônica que não tem cura, e o tratamento é baseado no alívio dos sintomas para melhorar a qualidade de vida do paciente. Quando infectado, o cachorro passa por um período de incubação que pode durar de 3 a 18 meses, e começa a mostrar os primeiros sintomas quando esse estágio terminal. Em geral, o cachorro sofre uma perda de pelo localizada, sendo as pernas, a cabeça e a cauda, as partes mais afetadas, bem como uma considerável perda de peso, engrossamento da pele, feridas e crostas.

Como já foi dito, não há cura para essa condição, no entanto, é possível garantir uma boa qualidade de vida através de um tratamento de manutenção, estipulado pelo médico veterinário.

Feridas e crostas na pele do cachorro - Feridas em cachorro: leishmaniose

Ferida em cachorro: fungos em cachorros

Existem várias causas que podem resultar em uma infecção fúngica tópica, como a exposição prolongada a ambientes úmidos, banhos excessivos, doenças imunodepressoras, contato com outros animais infectados ou hipersensibilidade a alérgenos ambientais.

Depois de infectado, o cachorro apresentará arranhões frequentes como resultado da coceira intensa, perda de pelo nas áreas afetadas pelo fungo, inflamação da pele, vermelhidão, caspa e escaras. Em geral, quando se trata de fungos, as crostas na pele do cachorro têm uma forma arredondada e estão localizadas em áreas específicas.

Úlceras na pele do cachorro como sinal clínico de doença

As úlceras na pele do cachorro aparecem como resultado de certas patologias, por isso, é essencial ir ao veterinário o mais rápido possível, já que explica o motivo do cachorro apresentar crostas na pele. Antes de nomear as doenças mais comuns que as apresentam, é importante saber que a definição de úlcera é uma lesão cutânea aberta e inflamada, com secreção de pus ou perda de outras substâncias.

Se passou despercebida, com o passar do tempo pode aparecer como uma crosta ou ferida na pele do cachorro, com alguma umidade ou casca apenas nas bordas da úlcera.

As condições ou doenças mais comuns que causam úlceras são as seguintes:

  • Queimaduras;
  • Produtos químicos irritantes;
  • Piodermite;
  • Sarna;
  • Fungos;
  • Câncer de pele.

Feridas na pele do cachorro: piodermite canina

Em relação ao ponto anterior, a piodermite canina é uma das principais causas de úlceras, portanto, de crostas na pele do cachorro e, não poderia faltar nessa lista. É uma doença de pele causada por bactérias que geralmente aparece como uma infecção simples, causada por infestação de pulgas, ou complexa, produzida como resultado de outra doença ou transtorno, tal como quadros seborreicos, hipersensibilidade da pele ou a alérgenos, ou ainda, a leishmaniose.

Como é uma condição causada por bactérias, a sua proliferação ocorre em alta velocidade e pode afetar qualquer parte do corpo do animal, sendo mais comuns as áreas da cabeça, tronco e pernas. Assim, os principais sintomas da piodermite canina são coceira intensa, vermelhidão da pele, inflamação, feridas e crostas. Se a atenção necessária não for dada, as lesões causadas tendem a piorar e apresentam áreas com crostas chocantes, feridas na pele do cachorro com pus ou hemorrágicas.

Feridas e crostas na pele do cachorro - Feridas na pele do cachorro: piodermite canina

Feridas na pele do cachorro por má alimentação ou higiene

Nem todas as causas que explicam porque um cão tem crostas na pele estão relacionadas ao desenvolvimento de doenças, já que, às vezes, o motivo é muito mais simples e se encontra nos hábitos diários do animal. Nesse sentido, uma alimentação de qualidade é a base de uma vida saudável e de um sistema imunológico forte.

Se o cachorro seguir uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e ácidos essenciais, isso se refletirá nas condições do pelo e da pele, mostrando uma pelagem opaca, áspera, uma derme seca, rachada ou com crostas. Assim, recomenda-se prestar muita atenção à composição do alimento para escolher aquele que atenda às necessidades específicas do cachorro em questão ou, se uma alimentação caseira for seguida, consulte o veterinário para propor uma dieta equilibrada.

Por outro lado, como vimos nas seções anteriores, a higiene inadequada pode levar ao desenvolvimento de patologias que desencadeiam as crostas na pele do cachorro, entre outros sintomas. Dentro do termo "inadequado", os seguintes hábitos são encontrados:

  • Dar banhos excessivos no cachorro. O ideal é banhar o cachorro todo mês ou a cada mês e meio, ou fazê-lo quando estiver realmente sujo.
  • Usar um shampoo incorreto. Em casos de dermatite ou desordens cutâneas, o uso de um shampoo comum pode piorar o problema, agravando o quadro clínico. Por esta razão, o estado da pele do animal deve ser cuidadosamente revisado para reconhecer quaisquer sinais e visitar o especialista.
  • Usar uma escova inadequada. Dependendo do tipo de pelo do cachorro, deve-se usar uma escova ou outra, pois, o uso de uma escova inapropriada pode acabar produzindo feridas na pele. Da mesma forma, a pelagem deve ser escovada, sempre, no sentido do pelo. Confira nosso artigo sobre os tipos de escova e como escovar corretamente o pelo do seu cachorro para saber mais.

Finalmente, considere a importância de realizar visitas regulares ao veterinário para identificar quaisquer anormalidades e tratá-las a tempo, além de consultar um especialista na presença de quaisquer sintomas ou anomalias.

Feridas e crostas na pele do cachorro - Feridas na pele do cachorro por má alimentação ou higiene

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Feridas e crostas na pele do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Bibliografia
  • DE SOUSA, Diana Lúcia Serpa, et al. Atividade cicatrizante da colagenase e cloranfenicol em ferida cutânea em cão: relato de caso. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Vanessa_Silva4/publication/268265627_ATIVIDADE_CICATRIZANTE_DA_COLAGENASE_E_CLORANFENICOL_EM_FERIDA_CUTANEA_EM_CAO_RELATO_DE_CASO/links/577e881308aed39f59949443.pdf>. Acesso em 8 de fevereiro de 2021.
  • VEJA SAÚDE. Dermatite em cães: ela não para de crescer, mas há nova solução à vista. Disponível em <https://saude.abril.com.br/vida-animal/dermatite-em-caes-ela-nao-para-de-crescer-mas-ha-nova-solucao-a-vista/>. Acesso em 8 de fevereiro de 2021.
  • SBD. Esporotricose. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/esporotricose/58/>. Acesso em 8 de fevereiro de 2021.
  • FOLHA VITÓRIA. COMO TRATAR A COCEIRA NOS CACHORROS ?. Disponível em: <https://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/petblog/2020/01/17/como-tratar-a-coceira-nos-cachorros/>. Acesso em 8 de fevereiro de 2021.

Vídeos relacionados com Feridas e crostas na pele do cachorro

1 de 3
Vídeos relacionados com Feridas e crostas na pele do cachorro
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
91 comentários
A sua avaliação:
Osmiraldo Cypriano de Oliveira Junior
Pai meu Pastor Alemão tinha isto com 10 anos pois passou para seu filho que hoje tem 13 anos qual medicamento posso dar para amenizar pois sai ferida depois de 2 dias seca.
A sua avaliação:
Néia
Bom dia
Espero q possam me ajudar tenha uma cachorra q tem entre 5 , 6 anos de idade agora pouco tempo a pele do cotovelo dela ficou grossa e flácida e agora está pela barriga dela também
O que pode ser ?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Néia. Diferentes causas podem explicar as crostas na pele do cachorro, como a piodermite ou a leishmaniose. Recomendamos que leve sua amiga canina o quanto antes a um veterinário para que ele possa realizar o diagnóstico e tratamento adequados. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Junior
Boa tarde
Estou com um filhote doentinho
Estava com a doença do carrapato
Agora começou despelar
E sai umas casca como se fosse uma caspa no cachoror
E cai o cabelo onde sai ela
Alguem pode me ajudar?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Junior. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
David
Meu cachorro está gerando ferida na pele de dentro para fora e minando muita secreção
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, David. Isso pode acontecer por diferentes motivos, e para iniciar qualquer tipo de tratamento, é preciso entender qual é. As feridas surgem apenas devido ao passeio dele? Ele morde a região? Ele tem algum tipo de alergia? Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
beatriz
Olá.Tenho uma cadela pastora q tirei das ruas.há uns 4 anos.E sempre apresentou coceiras..Foi levado ao veterinário,disse q era alergia a pulgas.Foi dado os remédios,e shampoos,Mas continua,,e levamos nvte,,falou q devido as pulgas cria seborreia,e compramos o tal shampoo caro,e limpamos patio todo,Ração premio umas das melhores,castramos,mas continua,,ele disse q é pra continuar com banhos,semanal,com o tal shampoo,,mas é feito,,coceira chora,lambe,,a noite acorda e coça,e esta com feridas,,Não sei mais o que fazer,de ve-la assim,,eu sempre,passando pano para aliviar,Não tem pulgas,nada,,e usa coleira das melhores,q dura oito meses,..Eu olhei bos sites,,para essas coceira e vou comprar por conta,,pois só banho não resolve,e cada x indo a veterinários e nada,,pedi exame de sangue,ou raspagem,,ele disse q era o banho,,,,e sempre,,o pelo sem brilho,e grosso,,O q poderia dar,,,podem me indicar,,ao menos aliviar,até poder leva-la nvte,Por favor mandar por e-mail a resposta...PS..tem algum produto natural q possa comprar para esses casos,,GRATA
A sua avaliação:
Silvia Matos
Minha cachorrinha pequena arrancou uma aloe espécie de suculenta, e mordeu brincando o rosto da minha Sol( canina) ela ficou assim!
O que poderia dar para desentocar ela?
Obrigada! Deus abençoe!
A sua avaliação:
Minha cachorra está caindo pelos e apareceram essas casquinhas na pele dela e um odor forte. Alguém pode me ajudar.
A sua avaliação:
Larissa
Olá! Meu cachorro está com feridas nas patas e na região da cabeça, já passei em um veterinário e ele falou que quando dá banho no cachorro e não seca o pelo do animal direito causa essas feridas e coceiras. Então ele passou um sabonete pra o banho e rifocina mas não está resolvendo o problema. Vocês poderiam me ajudar ? O meu cachorro não teve perda de apetite e nem está triste mas essas feridas incomoda e ele coça muito.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Larissa. Sentimos muito pela situação das patinhas do seu cachorro. Não conseguimos te dar um diagnóstico através da foto. O ideal é que você retorne ao veterinária para que a situação possa ser analisada. A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rosemary
Tenho um labrador e começou umas feridas no rabo , pensaram que era berne, mas já tomou capts e nada resolveu e ela está amuada e com febre, por favor me ajude a ajudá-lo.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Rosemary. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Patricia
1gota de dipirona por peso de 8em 8 com uma tesoura tire o máximo do pelo pra deixar a fétida aberta higienize e passe pomada um esprey a minha passe aurigem que e uma medicação para fungo de orelha e dei predimisolona para acalmar a coceira por 3 dias
A sua avaliação:
Niedna
Boa noite, apareceu no meu cachorro. O que pode ser? Ele tem apenas 7 meses.
Patricia
Dermatite
A sua avaliação:
TAMIRES CRISTINA
Meu cachorro sofre já faz 2 anos de dermatite já fiz de tudo já gastei muito não sei mais o que fazer alguém pode me ajudar
Graca
Bom violeta geciana e bom...pega um champu coloca 20 gotinha é da banho uma vez por semana a minha ficou boa...experimente....e um vidro de champu..use e guarde para o próximo banho....vai dar certo.
Oreste
Para meu Dogo Argentino de 40 kg dei 60 gramas de linhaça moída misturada com pouquíssima água que dividi em 5 bolinhas. Em 2 vezes por dia.
patricia
Tive um caso assim eu dava omega 3 fiz um tratamento na época com um veterinário ele usou ivomec pra min deu certo quando atacava muito e dava coceira de mais dava predimisolona por 3 dias pra aliviar
A sua avaliação:
Rayane Olivera santos
Eu tenho um pinscher e deis que eu comprei ela ela tem uma ferida na perereca
A sua avaliação:
Hebert
O que fazer .tá aparesendo pequenos ponto como se fosse impinji mais vira kaspa .e também o que fazer pra evitar queda de pelo
A sua avaliação:
KArol
Olá. Hoje percebi que meu cachorro estava lambendo muito o bumbum imaginei que seria verme quando fui olhar tem uma gerida do lado do mais dele , pequena ele é pirchen
A sua avaliação:
Mirian
Meu cachorro está com todos os sintomas, e a coceira foi por alergia a carrapatos e pulgas. Onde está com pus spray Tetisarnol ele vai sentir desconforto na hora pois queima a ferida, para o controle dessa alergia Simpática(mensal) e um anti inflamatório para dor e coceira Prediderm.
Meu cachorro é adulto e pesa 18.800. Espero ter ajudado, ele está mil vezes melhor, ele não estava se alimentando. E já está muito saudável.
A sua avaliação:
Soraya Feitosa
Meu cachorro esta muito ruim. Feridas na cabeça, as orelhas e no olho esquerdo. Sem contar que esse olho ta saindo um secreção igual pus. Minha avo passou violeta e uma cefalexina pra ajudar a secar. Tenho medo de mosca pôr ovos. 😭 Oq ele tem?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Adriana Helená
Usei cola tudo para colar laço na m8nha pug ,agora ficou um buraco o que devo fazer
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
ade
isso é maltratar o animal, ele não precisa de laço, se vc o amasse não teria feito isso!!
A sua avaliação:
icaro silva
ja usei alguns remedios mas nao esta melhorando
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Danyelle Ferreira
Meu cachorro está com muita coceira e quando ele coça está formando uma ferida e o pelo cai e a ferida fica a amostrar muito e o pelo dele era bem pretinho e já está começando a ficar meio com uns pontos cinzas.


na imagem que mandei mostra perto da cabeça dele no rabinho e nas costas enfim não sei o que fazer
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Rafael
Oi bom dia, meu cachorro esta com o mesmo problema do seu, já conseguiu identificar o problema? Qual remédio usou?
patricia
Provavelmente ele está com sarna
A sua avaliação:
Luciana silva
Quero saber como curar crosta de pus no meu cachorro
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Imagem: Reprodução/ateuves.es
1 de 7
Feridas e crostas na pele do cachorro