PARTILHAR

7 sintomas de trabalho de parto em gatos

Anne Caroline Gonçalves
Por Anne Caroline Gonçalves, Jornalista. Atualizado: 13 maio 2022
7 sintomas de trabalho de parto em gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Não tem nada mais emocionante do que estar ao lado do seu animal de estimação no momento em que ele está prestes a ter seus filhotes. Assistir aos gatos, tão pequenininhos ainda, chegando ao mundo e saber que está ali para confortar seu bichinho e ajudá-lo no que for preciso é uma lembrança muito gostosa, que carregamos por toda a vida.

Mas, uma dúvida que surge assim que descobrimos que nossa bichana vai se tornar mamãe é: como saber a hora exata em que vai acontecer? Existem sintomas de trabalho de parto em gatos, assim como em todas as outras espécies. Confira neste artigo do PeritoAnimal os principais sinais, riscos e preparos necessários nessas situações.

Também lhe pode interessar: 9 sintomas de trabalho de parto em cadelas

1. Preparando o ambiente

Caso a sua gatinha esteja com a barriga e as tetas mais volumosas e passe a lamber a vulva mais do que o normal, existem fortes chances de que ela esteja grávida.

Leve-a ao veterinário para fazer exames e confirmar. Assim, você também pode descobrir quantos filhotes ela está gerando e se está saudável o suficiente, podendo ajudá-la caso necessite de algum auxílio.

A gestação de gatos tendem a durar um pouco mais do que dois meses, algo entre 65 e 67 dias, por isso, fique atento!

Durante o primeiro mês de gravides a dieta segue normal. Após, aproximadamente, 30 dias, introduza a ração para filhotes, garantindo que o organismo dela tenha uma dieta saudável em calorias mesmo que ela passe a ingerir menos alimentos.

2. Procurando por um local seguro

Quando estiver se aproximando da hora de dar à luz, as gatas tendem a buscar por um local escondido, quieto e seguro. Você pode se antecipar e montar um ninho para ela alguns dias antes, garantindo que tenha tudo o que precise ao seu alcance e se sinta confortável para trazer seus filhotes ao mundo.

Você pode pegar uma caixa de papelão espaçosa e forrá-la com toalhas e cobertas macias, garantindo que o espaço fique quente e confortável para o animal. Deixe a caixa sanitária e os potes de ração e água por perto e não se esqueça de garantir que o ambiente e os objetos não tenham nenhum cheiro forte. Isso pode incomodar a gata e atrapalhar no reconhecimento entre ela e os seus filhotes.

A cozinha ou o banheiro são boas opções para abrigar o ninho, pois são áreas da casa mais isoladas, o que irá permitir que seu bichano se sinta mais à vontade. Se o seu animal não gostar da localidade do ninho, ele mesmo irá arrastar a caixa e mudá-lo de lugar. Deixe que ele faça isso, escolhendo, assim, o cantinho que achar mais apropriado.

7 sintomas de trabalho de parto em gatos - 2. Procurando por um local seguro

3. Lambidas em excesso

Algumas horas antes de entrar em trabalho de parto, as glândulas mamarias costumam aumentar, assim como o abdômen e a vulva. A gata passará a lamber essas regiões cada vez mais, dando um dos primeiros sinais de que o parto está próximo.

4. Inquietação e apatia

Se a fêmea começar a ficar inquieta, andando de um lado para o outro, ou assumir um comportamento apático, querendo ficar sozinha em seu ninho, significa que está se preparando para iniciar o trabalho de parto.

Fique atento e observe se a sua gata se alimentou normalmente durante o dia. Caso ela não tenha comido nada, significa que chegou o dia de dar à luz.

Nessa fase, é normal que o comportamento do animal mude drasticamente. Não se assuste se a sua gatinha, sempre manhosa, comece a rosnar caso você tente se aproximar, por exemplo.

5. Respiração

Preste atenção à respiração do animal, pois costuma se tornar mais acelerada e ofegante. Chorar continuamente, miar e ronronar em alto e bom som, de maneira ritmada também é comum nessa fase.

6. Temperatura

A temperatura normal de um gato é entre 38,1ºC e 39,2ºC. Quando a fêmea está algumas horas de entrar em trabalho de parto, é normal que esse número caia baixo de 37,8ºC, não se assuste.

7. Contrações

Se possível, aproxime-se com carinho da gata e examine seu abdômen. Observe se a pele está sensível e se está fazendo movimentos de contração e relaxamento, caso a resposta seja afirmativa, significa que está na hora dos filhotes nascerem.

Fique próximo do animal, mas lhe dê espaço para fazer as coisas em seu tempo. Verifique se a fêmea está confortável e deixe que ela faça a parte dela. No momento certo, a bolsa irá romper e logo aparecerá o fluído amniótico, sinalizando que o primeiro gatinho está a caminho.

É normal que aconteça um intervalo de 30 minutos à 1 hora entre o nascimento de cada filhote. Caso perceba que está demorando mais do que o normal ou que há algum tipo de secreção, até mesmo sangue, junto do líquido que sai da bolsa, ligue para o veterinário, pois pode ser que ocorra alguma complicação.

Leia o nosso artigo completo para saber como ajudar o gato a parir.

Imagem: Reprodução/@EuDavidThomaz

7 sintomas de trabalho de parto em gatos - 7. Contrações
Imagem: Reprodução/@EuDavidThomaz

Fique atento!

O parto distócico é a principal causa de complicações no nascimento de outros gatinhos e ocorre quando os filhotes não conseguem atravessar o canal de parto, sem conseguir sair. Normalmente, isso ocorre quando eles são muito grandes ou o canal é estreito demais.

Caso você note um intervalo de mais de 4 horas entre o nascimento de um felino e outro, pode ser por conta desse problema. Esteja preparado para levar sua gata ao veterinário, ele, provavelmente, irá realizar uma cesárea para retirar o restante dos animais.

Após o parto, é normal que a gata não dê tanta atenção ao seus novos filhos, caso isso ocorra, não se assuste, demora um tempo até que ela comece a lambê-los.

Também é importante lembrar que os felinos podem desenvolver depressão pós-parto até 7 meses depois do nascimento. Se a sua gata se tornar arisca de repente e mudar o comportamento com os filhotes, não querendo amamentá-los, pode ser que esteja passando por isso. Tenha paciência e leve-a ao veterinário, para que tenha o auxílio necessário e se recupere. Nesses casos, a castração pode ser indicada como uma forma de reduzir os hormônios, fazendo com que ela se torne mais dócil.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 7 sintomas de trabalho de parto em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Osvaldo Vasconcelos
Minha gatinha.esta gravida.a tres dias ela sangrou. Hj ela esta inquieta.
So fica quieta no meu braço.
Isso é normal
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Osvaldo. Você consegue entrar em contato com um veterinário? Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Maria
Minha gata da gravida acredito q ja a 2 meses, n consegui andar normal, oq pode ser?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Maria. Tudo bem? Neste artigo há algumas informações: https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-de-uma-gata-gravida-21318.html
Esperamos que seja útil! 😺
A sua avaliação:
Halanna (nome da gata = flor)
Ser eu lá Estive miando muito e teitada o tempo todo , ela está perto de da a luz ?
A sua avaliação:
Lindaci de Oliveira Monteiro
Ola bom dia.Minha gata cruzou antes do dia 16.04.2020,nao sei bem a data,sei que foi pertinho,e ate hoje dia 22.06.2020 ela ainda nao entrou em trabalho de parto,ja sangrou alguns dias atras, mas ate agora nada,ate parou de sangrar,é a primeira gestaçao.Aguardo resposta.
A sua avaliação:
Márcia
Boa tarde, tenho uma gata que tem por volta de 7 anos, não tem barriga de gravidez, nem as mamas inchadas, mas da última vez ela também não fez barriga e só teve dois filhotes. Desta cez ela anda com um corrimento ensanguentado, a lamber-se constantemente e molhada, apesar de ter tomado a pilula, come pouco e anda sempre atrás de nós oque não é costume, e procura cantos para se esconder, não sei se pode ser sinais de parto. Alguém me consegue ajudar?
Maria
Quantos dias antes de parir esses sintomas podem aparecer?
Camila
Fez 60 dias que ela entrou no cio hj já é dia 25 no caso 75 dias que ela entrou no dia que ela entrou com uns dias depois comecei a notar sua diferença hj ela está assim essa foto aí é de hj ela tá muito inquieta se lambendo demais será que chegou a hora?
A sua avaliação:
Marya
Oii minha gata esta prenha a 2 meses e alguns dias, esta sangrando e muito inquueta. Ja tem algumas horas ja esta na hora do parto dela???
maria
oi! vi que ja faz tempo que publicou isso, minha gata esta do mesmo jeito. Oque aconteceu com a sua gata? ela te filhote ?vai fica tudo bem com a minha gata?
A sua avaliação:
Rute
A minha gata está prenha à mais ou menos 1 mês e meio. Ela não costuma ser muito carinhosa mas hoje à noite ela deitou-se ao pé de mim e não saiu mais! Desde as 8 da manhã, quando me levanto ela vem atrás de mim e está a deitar um líquido da vulva, ela lambe mas ainda nada de gatinhos, devo-me preocupar?
Alana Lopes
Minha gata está prenha Dês do dia 27 de fevereiro . E até hoje ela não deu a luz dos seus gatinhos . Já está com abdome grande , glândulas bastante grande e vermelha e está lambendo o abdômen e a vulva . Mais já está com duas semanas que ela está com esses sintomas e nada de gatinhos . Estou preocupada demais 💔
Luísa Savala
Oi Alana! Você deve buscar um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Halanna m
Isso não parece nada normal o tempo de gestação de gato e de dois meses e pouquinho
A sua avaliação:
Pamila
Minha gata está prenha. dia 09 fez dois meses ,É hj ela eu não acordei e ela foi atrás e n parava de mia ,até então fui seguir ela pra ver oque ela quer É até agora ela entrou na casinha e n saiu se eu sair daqui ela vem atrás, se ela estiver em trabalho de parto eu ñ tenho a mínima ideia do que fazer ..🙄😔😔😔😖😟😭
Luísa Savala
Oi Pamila! Temos um artigo sobre como ajudar gato a parir que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/como-ajudar-gato-a-parir-21951.html
De qualquer forma é importante buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
jessica
minha gata esta prenha,e desde que eu cheguei em casa ela esta muito inquieta andando pela casa toda, sua respiração esta bem forte,ela fica se lambendo, e eu to meio preocupada
7 sintomas de trabalho de parto em gatos
Imagem: Reprodução/@EuDavidThomaz
1 de 3
7 sintomas de trabalho de parto em gatos

Voltar ao topo da página ↑