Cuidados de uma gata grávida
Ver fichas de Gatos
Os gatos são animais bastante independentes e essa atitude permanece durante a gravidez da gata. As felinas podem levar a sua gestação muito bem por si mesmas sem a necessidade de ter cuidados especiais. No entanto, se podermos ajudá-la a melhorar o processo com algumas atenções, melhor.
Mimando-a e dando-lhe o espaço e a alimentação que precisa, conseguimos que a sua gravidez corra o melhor possível.
Se quer conhecer os cuidados a ter durante a gestação de uma gata, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e aprenda a cuidar da sua felina neste momento tão importante.
Passos a seguir:
A primeira coisa que deverá fazer é levar a sua gata ao veterinário para saber se está bem de saúde através de uma análise de sangue. Além disso, vão lhe dizer de quanto tempo está e para quando deve esperar os filhotes, desta forma poderá se preparar bem para o grande dia. Também é conveniente que o veterinário esteja ciente de quando vai ser, para o caso de acontecer algum contratempo e tiver de o contatar.
O mais importante é a alimentação da gata grávida. Durante o primeiro mês e meio pode continuar com a sua dieta habitual, mas a partir desse momento deverá dividir a sua comida em várias refeições.
Deverá mudar a sua ração por outra de alta gama especial para filhotes, pois são mais calóricas e fornecem mais nutrientes para que o seu pet chegue ao parto com boa saúde e seja capaz de se preparar para a lactação. Apesar de ser mais caro é um investimento que trará muito benefícios para a sua gata e seus filhotes.
As gatas não costumam precisar de suplementos especiais durante a sua gravidez, mas se vir que o seu peso corporal é muito baixo deverá falar com o veterinário para saber se tem de tomar algumas vitaminas extra e prevenir assim um possível aborto. Durante todo o processo deverá estar extremamente atento a qualquer mudança que ocorrer, tanto a nível físico como a nível emocional.
A gata continuará saltando e trepando como sempre, especialmente no início da gravidez. Não tente impedi-la, pois não é algo perigoso, de fato ajuda a manter o seu tônus muscular e a chegar mais saudável ao parto.
Uma gestação não é uma lesão nem uma doença, por isso deve continuar a tratá-la como sempre, brincando com ela da mesma forma. Deverá ter apenas em conta que para melhorar os cuidados de uma gata grávida e preservar a sua saúde e a dos filhotes deve-se evitar fazer movimentos bruscos e não lhe apertar o abdômen.
Se deixa a sua gata sair de casa para dar passeios, no último período da gestação o melhor é não a deixar para a proteger.
É conveniente preparar um ninho para a sua gata poder descansar e se refugiar comodamente. Além disso, é provável que seja o lugar para dar à luz, pelo que deve situar o ninho em um lugar tranquilo e longe de ruídos e de correntes de ar.
E por último, mime-a e dê-lhe muito carinho, este é o passo mais importante de todos. O seu carinho e as suas atenções são os melhores cuidados de uma gata grávida. Lembre-se que um estado de saúde adequado e um estado emocional positivo vão repercutir diretamente na saúde dos filhotes, pelo que é fundamental receber todo o apoio e afeto que precisa.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Cuidados de uma gata grávida, recomendamos que entre na nossa categoria de Problemas de gestação.

Minha gata está no segundo mes de gestação. Está com sangramento. Não se trata de uma hemorragia mas fica sujo de sangue onde ela se senta. Que e???
A minha gatinha foi extrelizada tem mais de 3meses,e esta a deixar manchinhas de sangue onde se deita,é normal?