Problemas de gestação

Cuidados de uma gata grávida

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 1 fevereiro 2019
Cuidados de uma gata grávida
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais bastante independentes e essa atitude permanece durante a gravidez da gata. As felinas podem levar a sua gestação muito bem por si mesmas sem a necessidade de ter cuidados especiais. No entanto, se podermos ajudá-la a melhorar o processo com algumas atenções, melhor.

Mimando-a e dando-lhe o espaço e a alimentação que precisa, conseguimos que a sua gravidez corra o melhor possível.

Se quer conhecer os cuidados a ter durante a gestação de uma gata, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e aprenda a cuidar da sua felina neste momento tão importante.

Também lhe pode interessar: Sintomas de aborto em uma gata

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que deverá fazer é levar a sua gata ao veterinário para saber se está bem de saúde através de uma análise de sangue. Além disso, vão lhe dizer de quanto tempo está e para quando deve esperar os filhotes, desta forma poderá se preparar bem para o grande dia. Também é conveniente que o veterinário esteja ciente de quando vai ser, para o caso de acontecer algum contratempo e tiver de o contatar.

Cuidados de uma gata grávida - Passo 1
2

O mais importante é a alimentação da gata grávida. Durante o primeiro mês e meio pode continuar com a sua dieta habitual, mas a partir desse momento deverá dividir a sua comida em várias refeições.

Deverá mudar a sua ração por outra de alta gama especial para filhotes, pois são mais calóricas e fornecem mais nutrientes para que o seu pet chegue ao parto com boa saúde e seja capaz de se preparar para a lactação. Apesar de ser mais caro é um investimento que trará muito benefícios para a sua gata e seus filhotes.

Cuidados de uma gata grávida - Passo 2
3

As gatas não costumam precisar de suplementos especiais durante a sua gravidez, mas se vir que o seu peso corporal é muito baixo deverá falar com o veterinário para saber se tem de tomar algumas vitaminas extra e prevenir assim um possível aborto. Durante todo o processo deverá estar extremamente atento a qualquer mudança que ocorrer, tanto a nível físico como a nível emocional.

Cuidados de uma gata grávida - Passo 3
4

A gata continuará saltando e trepando como sempre, especialmente no início da gravidez. Não tente impedi-la, pois não é algo perigoso, de fato ajuda a manter o seu tônus muscular e a chegar mais saudável ao parto.

Cuidados de uma gata grávida - Passo 4
5

Uma gestação não é uma lesão nem uma doença, por isso deve continuar a tratá-la como sempre, brincando com ela da mesma forma. Deverá ter apenas em conta que para melhorar os cuidados de uma gata grávida e preservar a sua saúde e a dos filhotes deve-se evitar fazer movimentos bruscos e não lhe apertar o abdômen.

Se deixa a sua gata sair de casa para dar passeios, no último período da gestação o melhor é não a deixar para a proteger.

Cuidados de uma gata grávida - Passo 5
6

É conveniente preparar um ninho para a sua gata poder descansar e se refugiar comodamente. Além disso, é provável que seja o lugar para dar à luz, pelo que deve situar o ninho em um lugar tranquilo e longe de ruídos e de correntes de ar.

Cuidados de uma gata grávida - Passo 6
7

E por último, mime-a e dê-lhe muito carinho, este é o passo mais importante de todos. O seu carinho e as suas atenções são os melhores cuidados de uma gata grávida. Lembre-se que um estado de saúde adequado e um estado emocional positivo vão repercutir diretamente na saúde dos filhotes, pelo que é fundamental receber todo o apoio e afeto que precisa.

Cuidados de uma gata grávida - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados de uma gata grávida, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de gestação.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Isabel Cristina Nunes Felipe
muito bom o artigo,ainda mais que eu acho que a minha gata está grávida.Todos os dias ela vem a qui pra casa e pelo seu comportamento parece sempre estar procurando algum lugar para criar seus filhotes.Hoje mesmo ela foi no meu quarto e começou a empurar e tentar abrir a porta do guarda roupa e quando eu abri para ver o que ela queria ela entrou e ficou quetinha.E o nome dela é Cat.Só que tem um problema,a Cat ela é meio que gato de rua mais ela já é bem acostumada com a gente e também a qui em casa não temos lugar para ela criar a não ser que eu compre algum ninhizinho para ela mas infelismente no momento estou sem condisões de leva_lá ao veterinário e de comprar algo para ela.Mas o artigo é muito bom parabéns ajuda muito.
A sua avaliação:
Natália
Está saindo corrimento esverdeado da minha gata e ela está gestante, é normal?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
glória costa sielski
Oi, me chamo Glória, tenho 7 anos e (6 gatos). Uma das gatinhas se chama Mimi, nós não sabemos a idade dela, achamos que ela está gravida. Gostaríamos de saber se temos que deixar ela separada dos outros gatos que temos em casa, para evitar brigas.
Muito obrigada.
A sua avaliação:
glória costa sielski
Oi,eu tenho 7 anos,e tenho (6 gatos) uma gata (carey) chamada Mimi,que está grávida e não sei a idade dela,devo impedir que ela brigue ou que briguem com ela?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Glória! As brigas devem ser evitadas em gatinhas gestantes e não gestantes, uma vez que podem prejudicar o bem-estar e saúde física do animal.
A sua avaliação:
Ruth
A minha gata está grávida. Porém os seus peitinhos estão inchados e empedrados. O que posso fazer em casa para melhorar essa situação? Estou bastante preocupada até porque não sei exatamente quanto tempo está de gestação. Aguardo o retorno. Muito obrigada.
Thaise
Minha gata está prenha, ela tem uns 7 meses e foi no primeiro cio. O veterinário disse q a castração só pode ocorrer apos o primeiro cio e que assim q eu identificasse o cio deveria leva-la para castrar, mas quando a levei já não pode mais castrar. Gostaria de saber agora com quanto tempo depois dela ter os filhotinhos eu vou poder castrar. Minha preocupação é dela emprenhar de novo.
A sua avaliação:
Marta
Minha gata está no segundo mes de gestação. Está com sangramento. Não se trata de uma hemorragia mas fica sujo de sangue onde ela se senta. Que e???

nnão te
Luísa Savala
Oi Marta! Você deve levar a sua gata ao veterinário o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
betina mainardi
minha gata a pouco tempo ganhou 8 filhotes fora alguns abortos que tinha dentro da barriga, mais infelizmentes todos morreram eram muito pequenos e ela nao tinha leite para amamentar,pois agora esta gravida de novo e eu nao sei alguma vitamina ou remédios para comprar para ocorrer tudo bem me ajuda por favor.
Dina
Leve sua gata urgente no veterinário. Dessa vez ela pode morrer. Resgatei gatas grávidas e no dia de nascerem os filhotes tive que levar urgente no veterinario pois os gatinhos não conseguiam nascer e teve que fazer cesariana pois senão ela e os filhotes morreriam Para os filhotes da primeira cria VOCÊ deveria ter dado Pet Milk na mamadeira e teria salvado todos. Por.favor leve sua gata no veterinário para evitar que ela e os gatinhos por nascer morram. VOCÊ deveria ter mandado castrar sua gata e também não deve deixa-lá sair de casa. VOCÊ precisa levar no veterinário tomar vacinas, vermifugos, etc. Não é para ficar pedindo sugestão para outras pessoas. Quem cuida de animais é veterinário. E se voce quer ter animal tem.que cuidar, pois senão você será processada por maus tratos.
Sebastião Araujo
minha gata está grávida.e não está fazendo cocô.isso e normal
Luísa Savala

Oi Sebastião! Ela deveria estar defecando normalmente. Este artigo pode ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-nao-consegue-defecar-o-que-fazer-22686.html
A sua avaliação:
Lis
Oiii... Minha gatinha está grávida...e há um tempo atrás ela ficou muito magra e amarela... acho que teve uma anemia forte ou algum problema de imunidade... será que agora está grávida tem que tomar alguma vitamina?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lis! Você levou a gata no médico veterinário? Como está a saúde dela agora?
lilian arizza
Boa tarde!!! Minha gata está grávida e com vermes, o que faço??? Eu já havia levado ela ao veterinário e ela tomou remédios para ermes,as ela continua com vermes e está grávida, não consegui castra-la pois ela estava com muitos vermes. O que faço????
Filipa Aguilar
A minha gatinha foi extrelizada tem mais de 3meses,e esta a deixar manchinhas de sangue onde se deita,é normal?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Filipa! Você deve ir o quanto antes ao seu médico veterinário porque muito provavelmente é da zona da sutura.
1 de 8
Cuidados de uma gata grávida