Partilhar

Como ajudar gato a parir

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. 14 julho 2017
Como ajudar gato a parir

Ver fichas de  Gatos

Se a sua gata não está castrada e tem acesso à rua e consequentemente a outros gatos, mais cedo ou mais tarde ela vai engravidar. Embora o instinto lhes diga exatamente o que fazer, mesmo no caso das gatas que são mamães pela primeira vez, não tem mal nenhum você dar uma ajudinha extra nesse momento tão importante.

Existem três fases de ajuda: previa ao parto, durante o parto e depois do parto.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos indicar para você os diferentes passos a seguir em cada uma das fases. Desta forma, você saberá como ajudar um gato a parir.

Também lhe pode interessar: Como fazer um gato parar de miar

Sintomas da gestação dos gatos

Se você suspeita que a sua gatinha possa estar grávida, deve levar ela ao médico veterinário para que ele confirme. Os sinais para os quais você deve estar alerta são: barriga inchada, aumento do tamanho das mamas e a gata lamber muito a vulva.

Se o veterinário confirmar a gravidez, você deve estar preparado para esse momento. Durante os meses seguintes, o veterinário vai realizar o seguimento da gravidez e no momento certo vai determinar a quantidade de gatinhos que vão nascer!

É muito importante ter em conta os cuidados de uma gata grávida para que todo o processo aconteça nas melhores condições possíveis e que a gata tenha uma gestação perfeitamente saudável.

Como ajudar gato a parir - Sintomas da gestação dos gatos

Material necessário

Você deve estar preparado para caso as coisas não corram como previsto.

  • Deve ter apontado o telefone do médico veterinário.
  • Deve ter uma transportadora preparada para se for necessário acudir rapidamente ao médico veterinário.
  • Escolha o local mais tranquilo da casa para montar o ninho para o parto.
  • Pode arranjar uma caixa com os lados altos e colocar toalhas velhas ou panos de algodão no interior dela.
  • Compre luvas de latex, tolhas limpas e betadine ou outro desinfetante parecido.
  • Tenha tesouras limpas e esterilizadas por perto.
  • Poderá ser necessário que compre leite em pó específico para gatos e uma mamadeira própria também.
  • Compre gazes esterilizadas.

Quanto tempo demora a gestação de um gato

A gestação de uma gata costuma durar entre 65 e 67 dias.

Durante o primeiro mês e meio de gravidez você deve continuar dar par gata a dieta habitual. Depois disso, deverá mudar para uma ração própria para filhotes, porque é uma ração mais calórica, o que permite um maior aporte energético com uma menor ingestão de comida. Os fetos pressionam o estômago da gata e ela tem menos apetite.

Como ajudar gato a parir - Quanto tempo demora a gestação de um gato

Chegou o grande dia

No dia em que a gata vai parir, você vai notar que ela está muito inquieta e não come nada. Com muita calma e carinho comece a acomodar ela no ninho que você preparou para o parto.

Se você notar que tem alguma secreção ou líquido verde ou sanguinolento na vulva, comunique de imediato ao seu médico veterinário e siga as instruções que ele lhe indicar. Infelizmente, não é um bom sinal e muito provavelmente estão a ocorrer graves complicações e você pode precisar meter a gatinha na transportadora e partir para a clínica.

Se você não observar nenhum sinal fora do normal, mantenha a distância e deixe a natureza fazer o papel dela. A gata, por instinto, sabe melhor do que você o que fazer. Não a estresse, mas observe atentamente.

Gatinha em trabalho de parto

Antes de entrar em trabalho de parto, você vai observar a gata a lamber meticulosamente a vulva para a limpar. Depois disso, começam as contrações.

Quando o momento chegar, as águas vão rebentar e a gata vai expulsar o fluido amniótico. Em breve, vai nascer o primeiro filhote. Se tudo correr bem, cada filhote nascerá com um intervalo de 30 a 60 minutos. Se estiver a demorar demasiado tempo, ligue de imediato para o médico veterinário.

Você deve controlar se a gata rompe e liberta o filhote do saco amniótico e o limpa corretamente. Se vir que a gata não está a fazer isso, coloque as luvas (depois de lavar e desinfetar as mãos) e rompa com muito cuidado o saco ao nível da cara do filhote. Com auxílio de uma gaze esterilizada, limpe a cara e o focinho do filhote, para ele conseguir respirar corretamente. Devolva o filhote para que a gata o cheire e acabe de o limpar.

É muito importante que você verifique se a gata expulsa e come a placenta depois do parto. Cada cria tem uma placenta distinta e ela precisa de todos os nutrientes que estão na placenta.

A gata vai cortar os cordões umbilicais com os próprios dentes. Caso ela não o faça, ligue para o médico veterinário e ele vai lhe indicar como agir.

Os filhotes nascem com um intervalo de 30 a 60 minutos como lhe dissemos antes. É muito importante que não fique nenhum filhote nem placenta dentro da gata, porque essa situação pode ser fatal.

Amamentação

Depois de devidamente lavados pela mãe, os filhotes buscam os peitos da mãe para se alimentarem. Esta primeira vez que mamam é essencial para a vida dos gatos, pois é quando ingerem o colostro. O colostro é essencial para o sistema imunitário dos filhotes.

Se você observar que existe alguma cria que não mama, provavelmente existe alguma obstrução. Pegue no filhote com muito cuidado e coloque-o de cabeça para baixo. Sacuda ele com suavidade para forçar a expulsão dos líquidos alojados nos pulmões.

Se for absolutamente necessário, ou seja, se ele não for capaz de mamar diretamente da mãe, dê para ele o leite próprio para gatinhos com a mamadeira.

Como ajudar gato a parir - Amamentação

Depois do parto

Esteja atento nas primeiras horas depois do parto e garanta que a gata está tranquila. É totalmente desaconselhado que venha toda a família, vizinhos, amigos e conhecidos visitar a gata nos primeiros dias. Durante a primeira semana é muito importante que nem a mãe nem os filhos tenham sobressaltos. Só precisa estar uma pessoa por perto para garantir que tudo corre bem.

Em nenhum momento pode faltar água fresca e uma boa ração. Coloque a caixa de areia por perto para que ela não tenha de se deslocar para muito longe. Garanta que a caixa está sempre meticulosamente limpa.

Como ajudar gato a parir - Depois do parto

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ajudar gato a parir, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Escrever comentário sobre Como ajudar gato a parir

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Jorge
Depois do parto, quantos dias para eu poder levar para a castração da mãe e dos filhotes?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jorge! Com relação a gatinha mãe é importante esperar o final da amamentação para não a separar dos filhotes. O ideal é consultar diretamente o seu médico veterinário para marcarem já a melhor data para a cirurgia.
Nos filhotes, pode variar de acordo com o sexo, esses dois artigos podem te ajudar:
https://www.peritoanimal.com.br/a-melhor-idade-para-castrar-um-gato-macho-21122.html
https://www.peritoanimal.com.br/idade-ideal-para-castrar-uma-gata-22297.html

Como ajudar gato a parir
1 de 5
Como ajudar gato a parir

Voltar ao topo da página