Gestação

Como ajudar no parto da cadela

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 28 novembro 2018
Como ajudar no parto da cadela
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Viver a experiência de ver o nascimento de algum ser vivo é incrível, essa imagem é impossível de esquecer facilmente e, ainda mais quando é a sua cadela que proporciona este acontecimento. É importante estar preparado para ajudá-la em sua primeira vez, afinal, são apenas 60 dias antes de começar o "grande momento".

Mas como fazer parto de cachorro? Continue lendo o artigo do PeritoAnimal que explica como ajudar no parto da cadela para saber algumas informações básicas de como proceder nesse momento caso sua cachorrinha precise de ajuda. Se você não é especialista no assunto, leia alguns conselhos para poder falar com o seu veterinário sobre as potenciais dúvidas que apareçam.

Também lhe pode interessar: 9 sintomas de trabalho de parto em cadelas

Índice

  1. Gestação de cachorro
  2. Parto de cadela: prepare o ninho ideal
  3. Sinais do parto da cadela
  4. Cadela parindo: o que fazer

Gestação de cachorro

A gravidez da cadela pode durar entre 60 e 63 dias. Neste período, é possível notar mudanças na cadela de diferentes tipos. É muito importante estar atentos a esses sinais para identificar se tudo está indo bem ou não. É aconselhável visitar um especialista sempre que notar qualquer anormalidade:

  • Ocorre uma mudança no comportamento, menos interesse por jogos que ela costumava amar, estrá mais calma e mais sonolenta que o habitual.
  • Ela vai estar mais carinhosa com a família, no entanto, se um cão macho estiver próximo, mesmo que seja o pai, ela será mais hostil com ele e, em geral, eles vão se entender e se afastar.
  • Terá menos apetite, por isso, devemos estar atentos às necessidades nutricionais do alimento para que seja oferecida a nutrição ideal para esse período.
  • Você deve seguir, junto ao veterinário, os controles regulares para descobrir quantos filhotes ela terá (pode contar a partir do 25º dia de gravidez), o que ajudará a saber no momento do parto se algum está faltando.
Como ajudar no parto da cadela - Gestação de cachorro

Parto de cadela: prepare o ninho ideal

Quando faltarem entre 10 e 15 dias para o parto, a futura mãe buscará um canto da casa, nunca os seus lugares habituais, onde ela poderá relaxar e ficar segura com os seus filhotes.

Como preparar um lugar para a cadela parir?

O ninho ideal pode ser uma caixa com bordas altas e forrada com almofadas para evitar acidentes com os filhotes ou que escapem nos primeiros dias de vida. Lembre-se que eles não podem enxergar nos primeiros dias, por isso, devemos facilitar a permanência deles com a mãe o maior tempo possível.

Podemos, ainda, colocar a cama da mãe e alguns dos seus brinquedos favoritos no mesmo lugar para que ela esteja confortável com as suas coisas.

Como ajudar no parto da cadela - Parto de cadela: prepare o ninho ideal
Imagem: pets.hola.com

Sinais do parto da cadela

No dia do nascimento, você vai notar alguns sintomas pré parto em cadelas que te alertarão que os filhotes estão a caminho. Algumas delas são:

  • Perda de apetite, rejeição total da comida;
  • A cadela pode perder leite das mamas;
  • Ela vai estar incômoda em qualquer lugar, desconfortável, ofegante e pode até tremer;
  • Na hora de deitar para dar à luz, talvez não goste do lugar preparado como ninho. Não tente forçar, nem se assuste! Terá que transferir tudo ao lugar finalmente escolhido por ela, aquele que ela considere mais seguro para os seus filhos e é essencial respeitá-la;
  • É possível que ela tente cavar, no jardim ou no tapete, pois, esse é um comportamento normal na natureza, que antes de expulsar a placenta, cave para não deixar vestígios para o inimigo.

Esses são alguns dos sintomas pré trabalho de parto de cadela, por isso, é preciso ser bastante observador e tranquilo, para passar total segurança ao seu animal.

Como ajudar no parto da cadela - Sinais do parto da cadela

Cadela parindo: o que fazer

Explicamos tudo o que você precisa saber, incluindo a resposta à pergunta "Como saber se minha cadela está em trabalho de parto?":

Como saber a hora do parto da cadela

Quando chegar a hora, ela se deitará de lado e a sua respiração se alternará entre ciclos rápidos e lentos, para assim se recuperar, esse é o momento em que observarmos a cadela em trabalho de parto. Ao sair o primeiro filhote, a cadela vai parecer estar passando por uma convulsão mas, em seguida, dependendo da raça, os restantes vão nascer em intervalos de 15 a 30 minutos.

Chegou finalmente o momento e você quer saber como ajudar no parto da cadela? É necessário estar atento para ações importantes, sabendo o que fazer no parto de cachorro e como ajudar.

Parto da cadela passo a passo

  1. Cada filhote deve ser lambido pela mãe para remover as membranas da face e estimular a respiração, se isso não ocorrer dentro de 1 a 3 minutos após o nascimento, deve ser feito pelo cuidador. É preciso secar com toalhas limpas, em sentido contrário ao pelo, para remover os fluidos das pequenas vias respiratórias, pode introduzir o dedo mindinho na boca e limpar o nariz e assim começará a respirar por conta própria.
  2. Normalmente, é a cadela quem cortará o cordão umbilical, com a ajuda dos dentes. Se isso não ocorrer, o tutor pode fazê-lo da seguinte forma: com um fio de plástico ou algodão (o mais indicado é um fio de náilon), é preciso fazer um nó próximo a barriga do filhote (cerca de 1 cm do umbigo) e então, com uma tesoura de unhas, cortar o cordão umbilical para o lado da placenta, não do filhote, deixando na barriga do filhotinho um pedaço do cordão umbilical e o nó que você fez, tal como acontece com bebês recém nascidos.
  3. É habitual a cadela tentar comer a placenta mas, se você puder ajudar com a limpeza, melhor!
  4. Após o nascimento dos filhotes, evite tocá-los, pois é importante que eles estejam junto da mãe para mamar o colostro, fundamental nas suas primeiras 12 horas, para reforçar a imunidade.

Se você pretende saber como induzir o parto da cadela, recomendamos que você consulte o veterinário que está acompanhando a gestação do seu pet. Não se esqueça que, por vezes, podem ocorrer complicações ou problemas no parto da cadela, por isso, é essencial ter à mão o telefone de um veterinário de emergência que podemos chamar.

Como ajudar no parto da cadela - Cadela parindo: o que fazer

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ajudar no parto da cadela, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Bibliografia
  • "Management of Reproduction in Dogs" por Autumn P. Davidson, DVM, MS, DACVIM, Clinical Professor, School of Veterinary Medicine, University of California, Davis. Disponível em: https://www.msdvetmanual.com/dog-owners/reproductive-disorders-of-dogs/management-of-reproduction-in-dogs
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Aline Rocha da silva
Quanto tempo leva em media o processo de dor ate o parto da cadela?
A sua avaliação:
BRUNA COSTA BUENO
Texto claro, específico e útil, muito obrigada!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Nós é que agradecemos por ser nossa leitora, Bruna! Não deixe de nos acompanhar no YouTube e no Instagram!
A sua avaliação:
Delacruz
Oi minha rotwaaller entrou em trabalho de parto as 5.30 da manhã e já são 21.40 da noite nasceu mais um totalizando 9 filhotes um morreu cedo e ainda ta nascendo a barriga ta grande será possível q ainda tem filhotes
A sua avaliação:
Lidea
Faz mais de 24 horas que minha cadelinha Toy pariu só um filhote e ela continua com a barriga grande será que vai ter outra filhotinho para ela pari
A sua avaliação:
ellen
oi bom dia! minha cadela entrou em trabalho de parto, ja fazem quase 1 hora e so saiu dois filhotes, é normal?
A sua avaliação:
Luciene Franco
Muito obrigada! Foi de grande ajuda. Minha cadela não estava lambendo e cortando o cordão. Deu tudo certo!
A sua avaliação:
Lara hayzer
hj minha pug entrou no prazo final de parir e antes saiu uma gosma dela, duas vezes é normal??
A sua avaliação:
Adriana
minha cachorra ta parindo nasceu um morto é faz mais de uma hora e so teve um morto e que posso fazer
regina
oi td bem? eu sei fzm meses mas fiquei preocupada. ela ficou bem sua cachorrinha? nasceram outros?
gertrud bienemann
minha cadelinha teve um cachorrinho as sete horas da manha e ate agora nenhum outro mas sinto com minhas maos que ha mais o que devo fazer estou preocupada ,é a terceira gestação mas essa esta errada me ajudem por favor,grata
A sua avaliação:
Anna VItória
Minha cachorrada tem problema na dilatação, como eu posso ajudar?
A sua avaliação:
...
Olá Boa Tarde tenho 15 anos e eu e minha Mae hospedamos cachorros e eu tenho uma filha canina que amo de mais ela entrou no 1° Cio e to com duvidas que ela esta gravida e provavelmente com uns 20 dias ela teve ancia e vomito e as tetas estai inxadas o que posso fazer?
Luísa Savala
Oi! Nosso artigo sobre como saber se sua cadela está grávida pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/como-saber-se-sua-cadela-esta-gravida-20582.html
De qualquer forma, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A sua avaliação:
Gabriel Vicentino
Se tiver filhote morto na barriga da cadela, o que devo fazer?
Fada
Veterinário
Imagem: pets.hola.com
1 de 5
Como ajudar no parto da cadela