7 sintomas de trabalho de parto em gatos

7 sintomas de trabalho de parto em gatos

Não tem nada mais emocionante do que estar ao lado do seu animal de estimação no momento em que ele está prestes a ter seus filhotes. Assistir aos gatos, tão pequenininhos ainda, chegando ao mundo e saber que está ali para confortar seu bichinho e ajudá-lo no que for preciso é uma lembrança muito gostosa, que carregamos por toda a vida.

Mas, uma dúvida que surge assim que descobrimos que nossa bichana vai se tornar mamãe é: como saber a hora exata em que vai acontecer? Existem sintomas de trabalho de parto em gatos, assim como em todas as outras espécies. Confira neste artigo do PeritoAnimal os principais sinais, riscos e preparos necessários nessas situações.

1. Preparando o ambiente

Caso a sua gatinha esteja com a barriga e as tetas mais volumosas e passe a lamber a vulva mais do que o normal, existem fortes chances de que ela esteja grávida.

Leve-a ao veterinário para fazer exames e confirmar. Assim, você também pode descobrir quantos filhotes ela está gerando e se está saudável o suficiente, podendo ajudá-la caso necessite de algum auxílio.

A gestação de gatos tendem a durar um pouco mais do que dois meses, algo entre 65 e 67 dias, por isso, fique atento!

Durante o primeiro mês de gravides a dieta segue normal. Após, aproximadamente, 30 dias, introduza a ração para filhotes, garantindo que o organismo dela tenha uma dieta saudável em calorias mesmo que ela passe a ingerir menos alimentos.

2. Procurando por um local seguro

Quando estiver se aproximando da hora de dar à luz, as gatas tendem a buscar por um local escondido, quieto e seguro. Você pode se antecipar e montar um ninho para ela alguns dias antes, garantindo que tenha tudo o que precise ao seu alcance e se sinta confortável para trazer seus filhotes ao mundo.

Você pode pegar uma caixa de papelão espaçosa e forrá-la com toalhas e cobertas macias, garantindo que o espaço fique quente e confortável para o animal. Deixe a caixa sanitária e os potes de ração e água por perto e não se esqueça de garantir que o ambiente e os objetos não tenham nenhum cheiro forte. Isso pode incomodar a gata e atrapalhar no reconhecimento entre ela e os seus filhotes.

A cozinha ou o banheiro são boas opções para abrigar o ninho, pois são áreas da casa mais isoladas, o que irá permitir que seu bichano se sinta mais à vontade. Se o seu animal não gostar da localidade do ninho, ele mesmo irá arrastar a caixa e mudá-lo de lugar. Deixe que ele faça isso, escolhendo, assim, o cantinho que achar mais apropriado.

3. Lambidas em excesso

Algumas horas antes de entrar em trabalho de parto, as glândulas mamarias costumam aumentar, assim como o abdômen e a vulva. A gata passará a lamber essas regiões cada vez mais, dando um dos primeiros sinais de que o parto está próximo.

4. Inquietação e apatia

Se a fêmea começar a ficar inquieta, andando de um lado para o outro, ou assumir um comportamento apático, querendo ficar sozinha em seu ninho, significa que está se preparando para iniciar o trabalho de parto.

Fique atento e observe se a sua gata se alimentou normalmente durante o dia. Caso ela não tenha comido nada, significa que chegou o dia de dar à luz.

Nessa fase, é normal que o comportamento do animal mude drasticamente. Não se assuste se a sua gatinha, sempre manhosa, comece a rosnar caso você tente se aproximar, por exemplo.

5. Respiração

Preste atenção à respiração do animal, pois costuma se tornar mais acelerada e ofegante. Chorar continuamente, miar e ronronar em alto e bom som, de maneira ritmada também é comum nessa fase.

6. Temperatura

A temperatura normal de um gato é entre 38,1ºC e 39,2ºC. Quando a fêmea está algumas horas de entrar em trabalho de parto, é normal que esse número caia baixo de 37,8ºC, não se assuste.

7. Contrações

Se possível, aproxime-se com carinho da gata e examine seu abdômen. Observe se a pele está sensível e se está fazendo movimentos de contração e relaxamento, caso a resposta seja afirmativa, significa que está na hora dos filhotes nascerem.

Fique próximo do animal, mas lhe dê espaço para fazer as coisas em seu tempo. Verifique se a fêmea está confortável e deixe que ela faça a parte dela. No momento certo, a bolsa irá romper e logo aparecerá o fluído amniótico, sinalizando que o primeiro gatinho está a caminho.

É normal que aconteça um intervalo de 30 minutos à 1 hora entre o nascimento de cada filhote. Caso perceba que está demorando mais do que o normal ou que há algum tipo de secreção, até mesmo sangue, junto do líquido que sai da bolsa, ligue para o veterinário, pois pode ser que ocorra alguma complicação.

Leia o nosso artigo completo para saber como ajudar o gato a parir.

Imagem: Reprodução/@EuDavidThomaz

Imagem: Reprodução/@EuDavidThomaz

Fique atento!

O parto distócico é a principal causa de complicações no nascimento de outros gatinhos e ocorre quando os filhotes não conseguem atravessar o canal de parto, sem conseguir sair. Normalmente, isso ocorre quando eles são muito grandes ou o canal é estreito demais.

Caso você note um intervalo de mais de 4 horas entre o nascimento de um felino e outro, pode ser por conta desse problema. Esteja preparado para levar sua gata ao veterinário, ele, provavelmente, irá realizar uma cesárea para retirar o restante dos animais.

Após o parto, é normal que a gata não dê tanta atenção ao seus novos filhos, caso isso ocorra, não se assuste, demora um tempo até que ela comece a lambê-los.

Também é importante lembrar que os felinos podem desenvolver depressão pós-parto até 7 meses depois do nascimento. Se a sua gata se tornar arisca de repente e mudar o comportamento com os filhotes, não querendo amamentá-los, pode ser que esteja passando por isso. Tenha paciência e leve-a ao veterinário, para que tenha o auxílio necessário e se recupere. Nesses casos, a castração pode ser indicada como uma forma de reduzir os hormônios, fazendo com que ela se torne mais dócil.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 7 sintomas de trabalho de parto em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.