PARTILHAR

Quanto tempo dura o parto de uma gata?

Quanto tempo dura o parto de uma gata?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O parto de uma gata é um dos períodos que mais causam dúvidas aos cuidadores, talvez por se tratar de um processo que ocorre principalmente internamente, por isso, é difícil controlá-lo à primeira vista, o que aumenta a incerteza e o medo de isso não estar acontecendo dentro da normalidade.

Neste artigo do PeritoAnimal veremos quanto tempo dura o parto de uma gata para ajudar os cuidadores a identificar se o processo está ocorrendo de maneira normal ou, ao contrário, se é preciso ir ao veterinário.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

Sinais de que a gata vai parir

As gatas têm gestações de cerca de 62-65 dias, e geram uma média de quatro gatinhos. Elas podem dar a luz várias vezes por ano, geralmente nos meses de mais luz. Recomenda-se a realização de um acompanhamento veterinário durante esse período, que ajudará a prevenir problemas, estabelecer uma data aproximada do parto e controlar o bom desenvolvimento da gestação. Precisamos também mudar sua dieta para adaptá-la às novas necessidades. Notaremos que sua ingestão aumenta, embora diminua ou até pare de comer durante os dias anteriores ao parto.

A aproximação dos nascimentos está relacionada a mudanças na temperatura corporal. Por isso, medindo a temperatura podemos ter ideia da provável data de nascimento. Da mesma forma, outro sintoma que indica que uma gata vai dar a luz em breve é a preparação do ninho, por isso é normal que a gata procure um local protegido e seguro para esse momento. Podemos fazer uma cama com materiais como lençóis, toalhas ou tapetes absorventes e colocá-la em um local de sua preferência. Mesmo assim, ela pode preferir encontrar seu próprio ninho.

Por outro lado, antes de dar à luz, podemos notar que está inquieta, arranhando o chão, girando sobre si mesma, deitando e levantando, etc. Também notaremos que sua atividade diminui e ela passa mais tempo deitada. Então, agora que temos claro como saber se uma gata está em trabalho de parto, na próxima seção veremos quanto tempo dura o parto de uma gata.

Quanto tempo dura o parto de uma gata? - Sinais de que a gata vai parir

Quanto tempo dura o parto da gata?

A questão de quanto tempo dura o parto de uma gata só pode ser respondida de forma aproximada, uma vez que não é um processo que responde a regras fixas. Mesmo assim, é possível oferecer estimativas que podem servir como orientação para os cuidadores ao determinar se o parto está ocorrendo da maneira comum ou se há atrasos que podem implicar em problemas.

Devemos saber, primeiro, que o parto é composto de uma primeira fase de dilatação, quando as contrações uterinas estão abrindo o colo do útero para permitir a passagem dos filhotes, e uma segunda fase de expulsão, na qual nascem os pequenos gatinhos. Para saber quanto tempo dura o parto de uma gata, primeiro devemos ter em mente que a fase de dilatação pode se prolongar. É possível que, antes do nascimento, a gata perca o tampão mucoso, que é a substância que sela o útero durante a gravidez para prevenir infecções. Esse tampão pode cair entre 7 e 3 dias antes do parto, embora nem sempre o possamos ver porque é normal que a gata o lamba. Se se passarem mais dias, devemos consultar o veterinário, assim como se for produzida uma secreção esverdeada não seguida pelo nascimento de uma cria.

Quanto tempo demora o parto de uma gata depois de romper a bolsa?

É importante diferenciar entre o tampão e a secreção do líquido amniótico do rompimento da bolsa. O tempo que demora o parto de uma gata uma vez que a bolsa foi rompida não deve exceder 2-3 horas, ou seja, antes desse tempo, devemos observar sinais de nascimento. Os filhotes geralmente nascem com intervalos de meia hora, embora haja partos especialmente rápidos em que um gatinho nasce a cada minuto. Pelo contrário, os nascimentos podem levar até uma hora. Mais tempo do que isso é motivo para consulta.

Uma gata pode parir em vários dias?

Embora o período de dilatação possa durar mais do que o da expulsão, o parto normal ocorre rapidamente. Uma gata não pode dar à luz em vários dias, por isso, se o parto demorar mais de 24 horas, será necessário ir a um especialista para ver o que está acontecendo.

Quanto tempo dura o parto de uma gata? - Quanto tempo dura o parto da gata?

Quando o parto da gata se alarga

Uma vez explicado quanto tempo dura o parto de uma gata, veremos alguns casos em que necessitaremos de intervenção veterinária:

  • Uma vez que as contrações tenham começado, se mais de 2 horas passarem sem elas.
  • Contrações muito fracas durante 2-4 horas.
  • Contrações muito fortes na fase de expulsão sem nascer qualquer filhote em 20-30 minutos.
  • Independentemente do tempo, se observarmos alguma obstrução no canal do parto.

Qualquer um destes sinais pode indicar um problema nos bebês ou na mãe, e nós teremos que contatar nosso veterinário. Uma cesárea pode ser indicada.

Como ajudar a gata a parir?

Geralmente as gatas parem rapidamente e não precisam de ajuda, mas só para garantir, estas são algumas dicas para facilitar a tarefa:

  • Prepare um ninho confortável, seguro e tranquilo acima de tudo.
  • Não perturbá-la nem mexer nela.
  • Observe-a discretamente para garantir que tudo corre bem.
  • Quando o gatinho nasce, sua mãe o tira da bolsa amniótica, lambe-o para limpá-lo e corta o cordão umbilical. Se observarmos que a gata não realiza nenhuma dessas ações, devemos, com as mãos limpas, romper a bolsa e trazer o filhote para perto da mãe. Se nem assim ela o lamber, teremos que limpar seu nariz e a boca, inserir um dedo e gentilmente esfregá-lo para estimular a respiração. Vamos deixá-lo em uma mama para iniciar a amamentação.
  • Qualquer sinal como os que descrevemos é motivo para chamar nosso veterinário.

Quanto tempo dura o parto de uma gata? - Como ajudar a gata a parir?
Imagem: Reprodução/@EuDavidThomaz

Como saber se a gata terminou de parir?

Como dissemos nas seções anteriores, o tempo entre o nascimento de um gatinho até o próximo não costuma levar mais de uma hora, então, em geral, se duas horas após o último nascimento ainda não houver sinais de outro, podemos deduzir que o parto da gata acabou. Se fizemos algum controle radiográfico durante a gravidez, podemos saber o número exato de filhotes que ela gestava. Neste caso, saberemos com quantos gatinhos podemos considerar terminado o parto.

Um sinal que pode nos dizer que uma gata terminou de parir é sua atitude, uma vez que quando já pariu todas as suas crias ela costuma se dedicar a elas, lamber e verificar se estão se alimentando, ou se se levanta para beber água e recuperar um pouco de força. Se a gata continua deitada ou está muito agitada, é possível que ainda tenha um gatinho dentro dela e esteja com dificuldade para expulsá-lo. Ressaltamos a importância de chamar o veterinário nesses casos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo dura o parto de uma gata?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
36 comentários
A sua avaliação:
Erica Barros
Minha gatinha deu à luz ontem (28/07) começou a sentir as dores de manhã e aparentemente terminou lá pelas 2 horas da tarde, teve dois gatinhos, porém 1 morreu. E hj nasceu outro, estou assustada, mais de 24 horas depois. Estou com medo de ainda ter mais ela não conseguir parir. Ela teve o gatinho de manhã e agora já é 5 da tarde... não parou mais nenhum, estou de olho pra caso tenha algum problema com ela, mas parece está normal, eu é que estou com medo
A sua avaliação:
Marina Tavares
Minha gata esta criando agora mesmo ele só teve um filhotinho até agora mas nasceu morto.
O que eu achei estranho e que o gatinho está com o olho aberto!
É possível isso acontecer?
Os outros gatinho podem nascer assim também?
Isso pode prejudicar minha gata?
É a primeira cria dela e estou preocupada.
A sua avaliação:
Luzia Cristina Fortini
minha gata deu a luz as 6 da manhã é a primeira vez dela tem 5 gatin ela esta deitada e tem uma carne na saida onde saiu os gatinho o que é isso me ajudem
A sua avaliação:
Márcia Nunes dos santos soares
Não consigo saber se minha gata está em trabalho de parto ,ela está c comportamento normal.mas barriguda e c tetas grandes
A sua avaliação:
Jhenifer
Bom, na primeira gestação da minha gata ela começou a agir estranhamente pedindo por atenção, então eu entendi que ela queria dar a luz:-:/ e eu nem sabia oq fazer pq já estava de noite,o primeiro filhote dela estava num posicionamento errado "então tava as Patinhas no lugar da cabeça".ela deitou na caminha dela eu tava fazendo carinho e o filhote não queria sair,eu tive que ajudar ela fazendo massagem no abdômen dela"eu acho que gato também tem isso" então o primeiro nasceu Ó╭╮Ò ele tinha morrido e ela tava sentindo muita contração... Depois ela quis subir no meu colo ainda faltava 3 então eu fiz os outros dois partos no último ele não tava respirando e tava dentro de um negócio estranho e ela não queria ajudar ele( ≧Д≦),eu tive que estourar o saquinho depois de alguns segundos ele tava miando bem baixinho"Foi minha maior alegria e tristeza ao mesmo tempo",hj em dia ela tá grávida de novo eu eu sou a veterinária dela "Sem experiência profissional porém eu conheço a minha gata
Marina Tavares
A minha criou agora mas o primeiro esva morto e a primeira cria dela ela tá muito triste.
Mas acho que ainda vai criar mais.
Tbm sou veterinária dela sem experiência profissional.
Tô esperando ela criar.
Mas ela só tá deittaada sem contrações.
Mas antes ela tava com muito ,então acho que só está descansando.
A sua avaliação:
Vanessa Souza Moraes
Olá minha gata teve um filhotinho ontem, nasceu apenas um, essa é a segunda gestação, sendo na primeira foram 4 gatinhos, não sei se é normal nascer apenas 1, embora que ela esta agindo naturalmente, já levantou, tomou água e comeu, só não vimos se ela fez as necessidades.... è normal ?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Patrícia Carvalho
Minha gatinha esta ha 24 horas expelindo sangue, sem sinal de contrações ou algo do gênero. Como é sua 1 gestação e eu nunca tive gata, gostaria de saber se é normal. Ela.foi resgatada por mim e estou apreensiva.
Obrigada
A sua avaliação:
Marcelaine
Oi Renata, tudo bem?
Por incrível q pareça estou com uma gatinha q aconteceu exatamente isso com a sua, agora é a 3a ninhada dela, mas ainda parece ter filhotes, estou preocupada, ainda n tem 24h.
A sua ficou bem, havia mais filhotes, o q aconteceu? Estou um tanto preocupada.
A sua avaliação:
Marcelaine
Boa noite!
Minha gata deu à luz ontem próximo das 22h. Nasceram quatro gatinhos o último morto. Apesar dela parecer estar normal, parece q ainda há filhotes dentro, pois a barriga tem nódulos estranhos. Devo esperar 24h ou é normal esses nódulos?

Obrigada!
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marcelaine! Sem um exame físico, não podemos te ajudar. Recomendamos que você consulte o seu veterinário o mais rápido possível, ele pode fazer os exames pertinentes para fazer um diagnóstico e recomendar um tratamento adequado.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras.
A sua avaliação:
renata.plozner
a minha gata pariu 4 gatinhos ontem (as 18h) e é a 3a ninhada. o parto durou de 1 a 1h e meia até o termino. ela esta amamentando normalmente e sai do ninho... Porém estou achando ela meio gordinha ainda e com a barriga meio durinha. Existe a possibilidade dela ainda ter filhote dentro dela? A 1ª ninhada foram 4 filhotes,a 2ª foram 6, e essa 4....
Marcelaine
Oi Renata, tudo bem?
Por incrível q pareça estou com uma gatinha q aconteceu exatamente isso com a sua, agora é a 3a ninhada dela, mas ainda parece ter filhotes, estou preocupada, ainda n tem 24h.
A sua ficou bem, havia mais filhotes, o q aconteceu? Estou um tanto preocupada.
A sua avaliação:
Rozana
Minha gata deu a luz somente a um gato e que nasceu morto isso aconteceu durante a noite, agora já é de tarde e ela não aparenta que vai ter mais gato ela agora só quer saber de cuida do filhote de outra gata, ela está comendo e bebendo água. Isso é normal? Ela pode ter filhotes dentro dela ou não?
Luísa Savala
Oi Rozana! Temos um artigo sobre os sintomas de gato morto na barriga que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/sintomas-de-gato-morto-na-barriga-22875.html
De qualquer forma, é muito importante buscar ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes para garantir o estado de saúde da sua gata.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Thays
A minha gata ja deu a luz a Três gatinhos eu acho que ja acabou so que ela esta deitada não esta cuidando deles, cada vez que saia um ela ia la e lambia so que agora ela esta deitada será que ainda tem mais?
Jhonatan
Boa noite
Estourou a bolsa da minha gata a muitas horas, (meio dia até agora as 19:06) oque esta acontecendo? isso é normal?
estou muito preocupado.
Luísa Savala
Oi Jhonatan! Como mencionamos no artigo: Uma vez que a bolsa foi rompida, o tempo que demora o parto de uma gata não deve exceder 2-3 horas, ou seja, antes desse tempo, você deve observar sinais de nascimento. Os filhotes geralmente nascem com intervalos de meia hora, embora haja partos especialmente rápidos em que um gatinho nasce a cada minuto. Pelo contrário, os nascimentos podem levar até uma hora. Mais tempo do que isso é motivo para consulta.
Danny Pérola
Minha gatinha "Pérola" está ah 2 dias sem querer comer nada e não quer sair de traz da casa, a barriga dela está enorme e quando mexe ela fica levantando e mudando de posição, tentei dar um pouco de leite para ela na colher mais ela degusta tentou tomar um pouco na vasilhinha dela mais logo voltou para o tapete que coloquei e deitou esticando as pernas e nada de vir filhotinhos, já estou ficando preocupada, alguém pode me dizer se ela está se preparando para parir ou devo me preocupar com a saúde dela? será que é normal?
Luísa Savala
OI Danny! Temos um artigo sobre os sintomas de trabalho de parto em gatos que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/7-sintomas-de-trabalho-de-parto-em-gatos-22629.html
Se esses sintomas não forrem correspondentes com o comportamento da sua gata, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Nathalia
Minha gata está a dois dias em treinamento de parto não come nem leite. Esta com um cheiro forte devido ao sangue que está saindo e líquido mais esta deitada e não faz esforço de Pari. O miado mudou também... segunda gestação SOCORRO
Danny Pérola
Nathalia, A minha gata também está do mesmo jeito que a sua, me conte aí o que aconteceu com sua gatinha, assim saberei o que fazer com a minha.
Simone Maria de Medeiros Passos
Minha gata começou a parir às 7:00 da manhã, ai nasceu 2 filhotinhos.
Ai a quase uma hora esta querendo sair outro, só que esta uma parte para fora e outra para dentro parecendo estar preso ja quase uma hora. Isso é normal?
Estou muito preocupada😥
Luísa Savala
Oi Simone! Temos um artigo sobre como ajudar um gato a parir que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/como-ajudar-gato-a-parir-21951.html
De qualquer forma, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Elvis Brendo
Ola boa noite
Minha gata ela pariu hoje 2 gatinho mais ainda a barriga dela tá grandinha ainda e hoje ela tava com o segundo gatinho ainda no cordão belical mais ai minha cunhada com minha mulher ajudou ela aí pocho aí saio a placenta junto mais ainda a barriga tá Grando eu to com pensamento que ainda ela tenha filhota oque eu devo fazer
JOMARA OLIVEIRA SOUSA
Minha gata (Maria Helena) começou ontem dia 30 de julho a dar a luz ao filhote, quando teve ele pela manha e a tarde levantou bebeu e comeu, e hj a tarde ainda pouco ela deu a luz a mas um filhote,praticamente 24 hro oras depois. mas ela não apresenta nenhum problema visível o veterinário disse que ela esta bem . os filhotes estão saudáveis e mamando bem.
A sua avaliação:
LuizFelipe
A minha gata teve um filhote de manhã e até agora nenhum filhote saiu mais, a barriga dela continua grande e ele esta muito agitada,miando sem parar isso é normal?
Luísa Savala
Oi Luiz Felipe! Os filhotes geralmente nascem com intervalos de meia hora, embora haja partos especialmente rápidos em que um gatinho nasce a cada minuto. Pelo contrário, os nascimentos podem levar até uma hora. Mais tempo do que isso é motivo para consulta um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rayanny
Minha gata teve três filhotes de manhã e agora de noite teve outro, é Normal essa demora?
Luísa Savala
Oi Rayanny! Como mencionamos no artigo: é importante diferenciar entre o tampão e a secreção do líquido amniótico do rompimento da bolsa. O tempo que demora o parto de uma gata uma vez que a bolsa foi rompida não deve exceder 2-3 horas, ou seja, antes desse tempo, é possível observar sinais de nascimento. Os filhotes geralmente nascem com intervalos de meia hora, embora haja partos especialmente rápidos em que um gatinho nasce a cada minuto. Pelo contrário, os nascimentos podem levar até uma hora. Mais tempo do que isso é motivo para consulta.
Sendo assim, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para confirmar que a sua gatinha está bem.
Temos um artigo sobre cuidados com gato filhote que também pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/conselhos-para-cuidar-de-gatos-filhotes-21326.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Quanto tempo dura o parto de uma gata?
Imagem: Reprodução/@EuDavidThomaz
1 de 4
Quanto tempo dura o parto de uma gata?

Voltar ao topo da página ↑