Partilhar

Quanto tempo dura o parto de uma gata?

Quanto tempo dura o parto de uma gata?

Ver fichas de  Gatos

O parto de uma gata é um dos períodos que mais causam dúvidas aos cuidadores, talvez por se tratar de um processo que ocorre principalmente internamente, por isso, é difícil controlá-lo à primeira vista, o que aumenta a incerteza e o medo de isso não estar acontecendo dentro da normalidade.

Neste artigo do PeritoAnimal veremos quanto tempo dura o parto de uma gata para ajudar os cuidadores a identificar se o processo está ocorrendo de maneira normal ou, ao contrário, se é preciso ir ao veterinário.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

Sinais de que a gata vai parir

As gatas têm gestações de cerca de 62-65 dias, e geram uma média de quatro gatinhos. Elas podem dar a luz várias vezes por ano, geralmente nos meses de mais luz. Recomenda-se a realização de um acompanhamento veterinário durante esse período, que ajudará a prevenir problemas, estabelecer uma data aproximada do parto e controlar o bom desenvolvimento da gestação. Precisamos também mudar sua dieta para adaptá-la às novas necessidades. Notaremos que sua ingestão aumenta, embora diminua ou até pare de comer durante os dias anteriores ao parto.

A aproximação dos nascimentos está relacionada a mudanças na temperatura corporal. Por isso, medindo a temperatura podemos ter ideia da provável data de nascimento. Da mesma forma, outro sintoma que indica que uma gata vai dar a luz em breve é a preparação do ninho, por isso é normal que a gata procure um local protegido e seguro para esse momento. Podemos fazer uma cama com materiais como lençóis, toalhas ou tapetes absorventes e colocá-la em um local de sua preferência. Mesmo assim, ela pode preferir encontrar seu próprio ninho.

Por outro lado, antes de dar à luz, podemos notar que está inquieta, arranhando o chão, girando sobre si mesma, deitando e levantando, etc. Também notaremos que sua atividade diminui e ela passa mais tempo deitada. Então, agora que temos claro como saber se uma gata está em trabalho de parto, na próxima seção veremos quanto tempo dura o parto de uma gata.

Quanto tempo dura o parto de uma gata? - Sinais de que a gata vai parir

Quanto tempo dura o parto da gata?

A questão de quanto tempo dura o parto de uma gata só pode ser respondida de forma aproximada, uma vez que não é um processo que responde a regras fixas. Mesmo assim, é possível oferecer estimativas que podem servir como orientação para os cuidadores ao determinar se o parto está ocorrendo da maneira comum ou se há atrasos que podem implicar em problemas.

Devemos saber, primeiro, que o parto é composto de uma primeira fase de dilatação, quando as contrações uterinas estão abrindo o colo do útero para permitir a passagem dos filhotes, e uma segunda fase de expulsão, na qual nascem os pequenos gatinhos. Para saber quanto tempo dura o parto de uma gata, primeiro devemos ter em mente que a fase de dilatação pode se prolongar. É possível que, antes do nascimento, a gata perca o tampão mucoso, que é a substância que sela o útero durante a gravidez para prevenir infecções. Esse tampão pode cair entre 7 e 3 dias antes do parto, embora nem sempre o possamos ver porque é normal que a gata o lamba. Se se passarem mais dias, devemos consultar o veterinário, assim como se for produzida uma secreção esverdeada não seguida pelo nascimento de uma cria.

Quanto tempo demora o parto de uma gata depois de romper a bolsa?

É importante diferenciar entre o tampão e a secreção do líquido amniótico do rompimento da bolsa. O tempo que demora o parto de uma gata uma vez que a bolsa foi rompida não deve exceder 2-3 horas, ou seja, antes desse tempo, devemos observar sinais de nascimento. Os filhotes geralmente nascem com intervalos de meia hora, embora haja partos especialmente rápidos em que um gatinho nasce a cada minuto. Pelo contrário, os nascimentos podem levar até uma hora. Mais tempo do que isso é motivo para consulta.

Uma gata pode parir em vários dias?

Embora o período de dilatação possa durar mais do que o da expulsão, o parto normal ocorre rapidamente. Uma gata não pode dar à luz em vários dias, por isso, se o parto demorar mais de 24 horas, será necessário ir a um especialista para ver o que está acontecendo.

Quanto tempo dura o parto de uma gata? - Quanto tempo dura o parto da gata?

Quando o parto da gata se alarga

Uma vez explicado quanto tempo dura o parto de uma gata, veremos alguns casos em que necessitaremos de intervenção veterinária:

  • Uma vez que as contrações tenham começado, se mais de 2 horas passarem sem elas.
  • Contrações muito fracas durante 2-4 horas.
  • Contrações muito fortes na fase de expulsão sem nascer qualquer filhote em 20-30 minutos.
  • Independentemente do tempo, se observarmos alguma obstrução no canal do parto.

Qualquer um destes sinais pode indicar um problema nos bebês ou na mãe, e nós teremos que contatar nosso veterinário. Uma cesárea pode ser indicada.

Como ajudar a gata a parir?

Geralmente as gatas parem rapidamente e não precisam de ajuda, mas só para garantir, estas são algumas dicas para facilitar a tarefa:

  • Prepare um ninho confortável, seguro e tranquilo acima de tudo.
  • Não perturbá-la nem mexer nela.
  • Observe-a discretamente para garantir que tudo corre bem.
  • Quando o gatinho nasce, sua mãe o tira da bolsa amniótica, lambe-o para limpá-lo e corta o cordão umbilical. Se observarmos que a gata não realiza nenhuma dessas ações, devemos, com as mãos limpas, romper a bolsa e trazer o filhote para perto da mãe. Se nem assim ela o lamber, teremos que limpar seu nariz e a boca, inserir um dedo e gentilmente esfregá-lo para estimular a respiração. Vamos deixá-lo em uma mama para iniciar a amamentação.
  • Qualquer sinal como os que descrevemos é motivo para chamar nosso veterinário.
Quanto tempo dura o parto de uma gata? - Como ajudar a gata a parir?

Como saber se a gata terminou de parir?

Como dissemos nas seções anteriores, o tempo entre o nascimento de um gatinho até o próximo não costuma levar mais de uma hora, então, em geral, se duas horas após o último nascimento ainda não houver sinais de outro, podemos deduzir que o parto da gata acabou. Se fizemos algum controle radiográfico durante a gravidez, podemos saber o número exato de filhotes que ela gestava. Neste caso, saberemos com quantos gatinhos podemos considerar terminado o parto.

Um sinal que pode nos dizer que uma gata terminou de parir é sua atitude, uma vez que quando já pariu todas as suas crias ela costuma se dedicar a elas, lamber e verificar se estão se alimentando, ou se se levanta para beber água e recuperar um pouco de força. Se a gata continua deitada ou está muito agitada, é possível que ainda tenha um gatinho dentro dela e esteja com dificuldade para expulsá-lo. Ressaltamos a importância de chamar o veterinário nesses casos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo dura o parto de uma gata?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Escrever comentário sobre Quanto tempo dura o parto de uma gata?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Gabriel Silva
Minha gata não consegue parir
Giselly Lillmans
Se a gata já está tendo contrações há algumas horas e ainda não conseguiu parir, o ideal é levá-la imediatamente ao veterinário.

Quanto tempo dura o parto de uma gata?
1 de 4
Quanto tempo dura o parto de uma gata?

Voltar ao topo da página