PARTILHAR

4 complicações no parto de gatos

4 complicações no parto de gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O parto de uma gata é um momento de alegria e emoção, pois, logo virão ao mundo gatinhos brincalhões que se tornarão excelentes animais de estimação. Tudo isso, tendo em conta que o nascimento foi desejado e não por acidente. Para evitar nascimentos indesejados, a melhor opção é esterilizar o seu gato.

De qualquer forma, ainda que a intenção seja tornar mãe a sua amiga peluda e, apesar dos nascimentos desses animais, geralmente, não serem problemáticos, podem haver algumas complicações. Neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre as 4 complicações no parto de gatos e como ajudar.

Também lhe pode interessar: Como ajudar no parto da cadela

Reprodução dos gatos

As gatas que atingem a maturidade sexual com apenas meio ano de vida, são animais poliéstricos estacionais, ou seja, têm vários ciclos de cio de pouco menos de uma semana, que se repetem a cada 2 ou 3 semanas. Em princípio, esse cio ocorre na primavera, embora dependa das condições de vida do animal, já que aqueles que vivem em apartamentos possuem condições de luz e temperatura mais constantes e é mais complicado para o organismo da gata reconhecer a mudança de estação.

Geralmente, a gravidez dura 65 dias, ainda que, como se costuma dizer, a biologia não seja uma ciência exata, portanto, pode variar levemente em alguns casos.

Parto de uma gata: como ajudar

Se você desconfia que a sua gata vai ter filhotes, é aconselhável visitar um veterinário por várias razões:

  1. Em primeiro lugar, para assegurar que não se trata de uma gravidez psicologia. O método mais comum é o ultrassom pois é simples e sem efeitos colaterais, no entanto, dependendo da personalidade do animal pode ser um pouco complicado.
  2. Em segundo lugar, é importante realizar um exame físico na futura mãe e comprovar que ela esteja em boas condições de saúde e pode dar à luz sem problemas.
  3. Terceiro, é interessante saber quantos filhotes ela carrega e se eles estão vivos. Uma ecografia é muito útil nesses casos.

Como saber se minha gata está em trabalho de parto

Se você não sabe exatamente quando a sua gata engravidou para poder calcular a data do parto, através de uma ultrassonografia, fazendo algumas medições, pode-se prever, em uma data bem aproximada, quando a sua amiga peluda vai dar à luz e tentar evitar complicações no parto de gatos.

Além da data, existem outros sinais de que o parto se aproxima e podem ser detectados observando o comportamento do animal. Por exemplo, quando a data se acerca, a gata pode estar mais emocional, mia constantemente e encontra um lugar isolado para fazer um ninho. Outro sinal bastante específico é a queda da temperatura: a temperatura retal, que é obtida pela introdução de um termômetro no ânus, é reduzida a pelo menos um grau quando o trabalho de parto está se aproximando. Como a temperatura retal de cada animal pode variar ligeiramente, é aconselhável medi-lo regularmente alguns dias antes para saber qual é a da sua gata em particular.

A expulsão do tampão mucoso, que é detectado como um fluxo esbranquiçado ou amarelado que sai da vulva, é um sinal de que o parto está próximo. É bom ter o telefone de um veterinário de emergência em mãos, caso necessite dos seus serviços no momento do parto e saber como ajudar gato a parir.

4 complicações no parto de gatos - Parto de uma gata: como ajudar

Minha gatinha não consegue parir, por quê?

Quando uma gata tem dificuldade em dar à luz e, inclusive, não consegue expulsar qualquer um dos filhotes, em geral, esse quadro pode ser causado por um dos seguintes problemas mais comuns no parto de uma gata, que devem ser resolvidos com a ajuda de um veterinário:

Filhote de gato nasce morto

Para que se desencadeie o nascimento, os filhotes devem estar vivos. Se não for assim, o parto não ocorre e sera necessário recorrer a medicamentos. Se eles não funcionam (algo bastante provável), deve ser feita uma cesariana.

Distocias

As complicações no parto de gatos são chamadas de distocias. Nas gatas que dão à luz vários filhotes de tamanho pequeno, as distocias são menos frequentes que em outros animais que, geralmente, parem um único filhote maior, como as vacas ou ovelhas. Se você observar os sinais que mostram que o parto é iminente e já faz algum tempo sem que nenhum gatinho saia, deve ir ao veterinário que tentará reposicioná-los e, se isso não for possível, realizar uma cesariana. Não é recomendada a administração de ocitocina, um hormônio que favorece a expulsão do conteúdo do útero da gata, sem antes ser averiguado que a posição dos filhotes está correta. Do contrário, o útero se contrairá tentando expulsar os filhotes e, se não for possível expulsá-los, porque alguém está preso, o órgão pode se romper pela força. A administração indiscriminada de ocitocina é algo que alguns tutores realizam e é um erro muito grave que pode ter consequências severas para a mãe.

Perda da força do útero

Em partos muito longos, que tenha sido difícil expulsar algum filhote ou naqueles com uma grande quantidade de filhotes, o útero pode ir perdendo força à medida que o processo avança. Nesse caso pode ser aconselhável administrar oxitocina, porém, somente depois de ter certeza que os bebês estão colocados de uma maneira que possam sair facilmente. Se isso não funcionar, a cesárea é a solução.

Restos de placenta não expulsos

Outros problemas que podem surgir são que, após o parto, fique algum filhote sem vida dentro da gata ou restos de placenta. Portanto, se você notar que, após o nascimento, a sua gata tem dificuldade em recuperar-se, e apresenta febre, sinais de fraqueza ou outros sintomas de doença, é aconselhável consultar um veterinário para descartar esses problemas (mediante um exame físico e um ultrassom) ou dar-lhes tratamento, conforme o caso.

4 complicações no parto de gatos - Minha gatinha não consegue parir, por quê?

Como saber se ainda tem filhotes para nascer

Em geral, o intervalo de nascimento entre um gatinho e outro costuma ser inferior a uma hora, de modo que, se um novo filhote não aparecer após algumas horas, é provável que o parto tenha terminado. Além disso, ao final do parto, a mãe costuma se levantar e dedicar-se a lamber e cuidar dos seus filhotes.

Embora, em alguns casos, as gatas possam interromper o parto e retomá-lo passadas muitas horas, eles são diferentes de um parto que não foi concluído já que, quando o nascimento termina, elas se levantam, cuidam dos filhotes, bebem água, etc. Quando o parto de um filhote ainda não foi concluído, a mamãe continuará deitada no mesmo lugar. Se este for o caso e você suspeitar que a sua gata tem dificuldade em dar à luz a um filhote, lembre-se de ir ao veterinário o mais rápido possível para confirmar ou descartar qualquer um dos problemas anteriores no parto de uma gata.

Finalmente, se o parto ocorrer com normalidade, descubra: Com quantos dias os gatos abrem os olhos?

4 complicações no parto de gatos - Como saber se ainda tem filhotes para nascer

Se deseja ler mais artigos parecidos a 4 complicações no parto de gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
32 comentários
A sua avaliação:
Isabelle
Eu preciso de ajuda, anteontem, dia 12, minha gata pariu 12 dias antes do estimado (faltavam 12 dias para completar 2 meses)
Ela pariu 2 gatinhos sem pelo e não desenvolvido por completo, hoje, 2 dias depois, eu estava mexendo na barriga dela (a barriga dela não diminuiu) eu senti algo redondo e durinho que acredito ser a cabeça de um gatinho, já tive uma gata prenhe que dava pra sentir as cabeças dos filhotes, fiz movimentos circulares e esperei, eu senti um pulsar como se o filhote estivesse mexendo, repeti esse processo umas 4 vezes e em todas senti o mesmo, eu não sei o que faço.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Isabelle. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
É importante que o profissional avalie como proceder nesta situação.
A sua avaliação:
Angela Barbosa de Santana
Muito útil.
A sua avaliação:
Maria angelica de Britto Santos
Minha gatinha teve dois gatinhos más o terceiro ficou preso na vagina.dela.pode.fazer.oque não sei ó qui fazer parecer que tá morto .com uma ferida aberta na perna todo inchado
A sua avaliação:
Max araujo
Olá Boa tarde @
Pedir ajudar de vcs minha gata está com quase 3 meses e ainda não pariu e agora está saindo um liquido marrom as vezes dela não sei oq fazer .
A sua avaliação:
carol
Oii minha gata esta em trabalho de parto nesse exato momento mas ela não esta conseguindo te-los e não deixa eu sair de perto dela que ela vem atrás de mim pq faço??
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Carol. Ela deve estar insegura e, por isso, busca sua companhia. Leia este artigo sobre quanto tempo dura o parto de uma gata, pois nele explicamos como ajudar uma gata a parir:
https://www.peritoanimal.com.br/quanto-tempo-dura-o-parto-de-uma-gata-22769.html
Esperamos que dê tudo certo!
A sua avaliação:
André
Minha gata está parindo agora só que na hora de um dos filhotes sair a placenta ficou não saiu o que fazer ?
A sua avaliação:
Marcela caroline santana da silva
Entao o vizinho morreu e os gatos vieram morar aq em casa n gosto mas n tenho coragem de maltratar agora ela as filhas dela pariu e esta com algo instalado nela estou com do sei q n pode puxar porq senao pode machucar a gata queria saber oq fazer
A sua avaliação:
Alexsandra
Minha gata teve 3 filhote 1 morreu, eu tiro de perto dela . Ou ela come depois ?
A sua avaliação:
Dalize Victória
Todos os gatinhos da minha gata estavam vivos mais na hora do parto morreram enquanto saim pelo canal dela, ela tá muito fraca e provavelmente ainda tem 1 dentro dela, mais ela não bota força e n tem veterinário no meu interior a cidade mais próxima fica a 238 km oque eu faço? Estou desesperada.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes, mesmo que seja apenas por telefone, explicando a situação.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Elis Regina Peres de Souza
Minha gata teve 4 gatinhos e o resto de placenta (eu acho) ficou uma parte dentro e outra fora. Coloquei luvas esterilizadas e tentei puxar e não consegui. O que devo fazer? O que será isso?
Julia Latorre (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Elis!
Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Luana
Minha gata pariu 5 gatos, 3 no dia 13/07 as 03:00 e 2 no dia 14/07 as 21:30. Nunca vi isso acontecer, ela estava agindo normalmente como se não fosse mais parir, oq eu tenho medo é de ter ficafo algum filhote morto , oq devo fazer, o veterinário mais próximo fica a 200km em outra cidade.
Gisele Ferreira
Oi sua gata ficou bem? Estou passando por uma situação que pode ser a mesma, minha gata pariu 1 filhotes ontem 06/09 as 3h e quando foi 10h ela ja tinha parido outro mas agia como se nao fosse mais pari tbm e por volta das 15h nasceu o terceiro mas ate agora nao nasceu mais nem eu mas a barriga dela aparentemente parece ter mais filhotes, o que vc fez?
A sua avaliação:
Anderson
Minha gata entrou em trabalho de parto e teve 5 filhotes, porém no nascimento do quarto filhote ele começou a sair primeiramente pelas patas traseiras, e saiu até metade do corpo, porém ele demorou mais de 30 minutos para sair o restante e quando nasceu todinho estava morto, a minha dúvida é a seguinte : ele estava morto no utero já e só foi expelido ou ele estava vivo e morreu pela demora ao sair?
A sua avaliação:
Patricia silva
Minha gata pariu dois,1 nasceu com as patinhas traseira virada para cima,o que pode ser?
A sua avaliação:
glória costa sielski
ola,tenho 6 anos,minha gatinha teve filhotes.o quê devo fazer?
A sua avaliação:
Maria Júlia Mendes da Silva
Minha gatinha está em trabalho de parto a 2 dias e não consegui ter os filhotes
Luísa Savala
Oi Maria! Você precisa levar a sua gatinha em um médico veterinário o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Adrielly
Minha gata pariu 3 filhotes e isso já faz algumas horas, só que ficou algo preso na vagina dela e percebo que ela não consegue expulsar, o que pode ser?
MARLENE
minha gata pariu três filhotes e morreram os 3 depois do parto ela ficou sem se alimentar triste e fraca
e agora está espulsando pela vagina uma massa branca o que pode ser?
Simone
Tenho 2 gatas que estavam grávidas
Uma cruzou no dia 31 de julho e ontem com 55 dias ela começou a sentir as contrações,ela fazia força e nada saia,e hoje pela manhã estava com a metade de um filhote pra fora,mas ela estava andando normal,aí ajudei a tirar,e até agora quase 12 horas depois não aconteceu mas nada.
Pode acontecer dos outros filhotes ainda estarem vivos e nascerem outro dia?
Luísa Savala
Oi Simone! Temos um artigo que explica quanto tempo dura o parto de uma gata, confira: https://www.peritoanimal.com.br/quanto-tempo-dura-o-parto-de-uma-gata-22769.html
De qualquer forma, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Jociara
Oi
Minha gata deu a luz a um Gatinho, e não ganhou mais nenhum, ela come, dorme, bebe água, e ainda sinto os outros filhotes mexendo dentro dela. Faz mais de 5 horas. Ela está aparentemente normal. Não sei como fazer os outros nascerem!
Luísa Savala
Oi Jociara! Temos um artigo que pode te ajudar com algumas informações sobre com ajudar gato a parir, confira: https://www.peritoanimal.com.br/como-ajudar-gato-a-parir-21951.html
De qualquer forma, você deve buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Gilson Giandoso
Minha gatinha está prestes a dar a luz mas não sei exatamente. De 4 dias para cá ela dá um gemido tipo contração, é normal? Isso não aconteceu com uma outra gata que tenho.
Rosilene
Minha gata teve 4 gatinho mais acho que deve ter mais na barriga dela sinto ums caroço quando toca nela é ela ta deitada e respiração muito acelerada mais já faz 4 horas que ela pario
Luísa Savala
Oi Rosilene! Sua gata precisa de atendimento veterinário o mais breve possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
4 complicações no parto de gatos
1 de 4
4 complicações no parto de gatos

Voltar ao topo da página ↑