Partilhar

Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

Por Giselly Lillmans. Atualizado: 30 outubro 2019
Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

Ver fichas de  Cachorros

Durante a gestação de uma cachorra, uma das principais preocupações é o momento do parto. Para que possamos enfrentá-lo com segurança, é importante que tenhamos seguido os exames veterinários marcados por nosso veterinário ao longo da gestação. Também precisamos prestar atenção na alimentação da cachorra grávida, já que suas necessidades nutricionais sofrerão alterações.

Além disso, devemos oferecer um local tranquilo onde ela possa fazer seu ninho e parir de maneira controlada, mas sem interferências. Neste artigo do PeritoAnimal sobre parto de cachorro, explicaremos quanto tempo dura o parto de uma cadela, para que você saiba como ajudá-la e identificar quando é necessário pedir ajuda a um veterinário.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo dura o parto de uma gata?

Como saber se a cadela está tendo contrações

Antes de explicar quanto tempo dura o parto de uma cachorra, devemos saber identificar os sintomas de parto em cadelas, que vão nos indicar que o parto está começando. Alguns deles estão descritos abaixo:

Sinais antes do parto de um cachorro

  • Diminuição de sua temperatura retal para 37,5ºC ou menos, cerca de 12-18 horas antes do parto, embora isso não ocorra em todas as cachorras;
  • Perda de apetite entre 12 e 24 horas antes do parto;
  • Nessas 12-24 horas antes do parto, a mãe ficará inquieta e pode procurar um lugar para fazer o ninho. Se ainda não o fizemos, será hora de levá-la ao local que preparamos para isso, no entanto, se ela não aceitar, não devemos forçá-la. Sim, podemos realocar a família depois do nascimento;
  • A inquietação da cachorra pode indicar que ela está começando a sentir as contrações, os movimentos do útero que ajudarão a expulsar os filhotes;
  • Uma cachorra que engasga, lambe sua vulva e até vomita, está em pleno trabalho de parto;
  • Se notarmos um líquido amarelado, será o líquido amniótico decorrente do rompimento da bolsa. Um filhote deve nascer em poucos minutos.
Quanto tempo demora o parto de uma cadela? - Como saber se a cadela está tendo contrações

O parto de um cachorro

Para entender quanto tempo dura o parto de uma cachorra, precisamos saber que ele ocorre em várias fases, que são as seguintes:

  • A primeira fase dura 6-12 horas. Nela, há contrações que vão dilatando o colo do útero para que os filhotes possam sair. Esta fase pode ser indetectável, embora algumas cadelas fiquem inquietas ou desconfortáveis.
  • Na segunda fase as contrações tornam-se mais intensas e pressionam o primeiro filhote contra o colo do útero, o que estimula a cachorra a empurrar. Quando o colo do útero estiver completamente dilatado, o filhote sairá. Ele pode sair ainda dentro de sua bolsa, ou pode ser que ela se rompa antes disso. O tempo que leva para uma cadela parir depois de romper a bolsa é de apenas alguns minutos. A cachorra lamberá o filhote e cortará o cordão umbilical. O tempo que uma cachorra leva para parir entre um filhote e o outro é muito variável, oscilando em intervalos de entre 15 minutos a 2 horas.
  • A terceira fase do parto da cachorro corresponde à expulsão da placenta, poucos minutos após o nascimento do filhote. É comum a cachorra ingerir essa placenta. É uma boa ideia contá-las, pois deve haver tantas quanto há filhotes. Se uma placenta não é expulsa, pode causar infecções.

Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

Em resumo, o tempo que dura o parto de uma cadela, tomando como exemplo uma ninhada de 4-6 filhotes, será de 6-8 horas, embora esse tempo possa ser prolongado quanto mais numerosa for a ninhada.

Tempo entre filhotes no parto de uma cadela

O nascimento de cada filhote é precedido por entre 5-30 minutos da fase ativa do trabalho de parto. Embora o habitual, como dissemos, seja que o intervalo entre os nascimentos seja de 15 minutos a 2 horas, esse intervalo pode ser adiado até 3-4 horas, sendo que esse tempo é variável de acordo com a raças. Raças grandes podem ter ninhadas com mais filhotes e isso pode levar mais tempo, consequentemente.

Quanto tempo demora o parto de uma cadela? - Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

Como saber se ainda tem filhotes para nascer

Uma maneira de saber se a cadela terminou de parir é fazer uma radiografia ou ultrassom antes do parto para saber o número de filhotes que ela está gestando. Assim, para saber se ainda tem filhotes na barriga da cadela só teremos que contar os filhotes nascidos para ver se os dados coincidem ou contar as placentas (antes que a cadela a coma, é normal), já que nunca deve haver mais filhotes do que placentas. Se essas quantidades não batem com a previsão do ultrassom, um filhote pode estar preso no canal de parto.

Se observarmos que a cachorra empurra durante 30 a 60 minutos e nenhum filhote nasce, devemos chamar o veterinário com urgência. É por essas e outras razões que é sempre muito importante ter o contato de um veterinário 24 horas que possa atender emergências do tipo.

Caso seja a primeira vez que a cachorra está tendo filhotes e nos perguntamos quanto tempo dura o primeiro parto de uma cachorra, devemos saber que podemos lidar com os mesmos tempos que já explicamos, ou seja, não haverá diferenças significativas entre um primeiro parto e os demais.

Parto de cachorro - complicações

Para terminar falaremos dos possíveis problemas no parto de uma cachorra e o tempo que dura o parto de uma cadela pode variar em casos de distocia, que implicará uma prolongação de alguma das fases do parto. A distocia pode ser causada por uma obstrução física ou inércia uterina, o que implica que o útero não consegue contrair com força suficiente para expulsar o filhote.

Obstrução

A obstrução geralmente é causada pelo tamanho excessivo de algum filhote ou pela sua colocação incorreta no canal do parto. Este canal também pode ser muito estreito. Podemos suspeitar de obstrução se a mãe empurrar por 30 a 60 minutos sem o nascimento de nenhum filhote. Nesse caso é necessária a assistência veterinária, e uma cesariana pode ser necessária.

Inércia uterina

A inércia uterina pode ser primária, quando as contrações nem começam, ou secundária, quando há um esforço prolongado que acaba exaurindo a musculatura uterina. Isso pode ocorrer quando uma obstrução é resolvida e a cadela está em trabalho de parto e não empurra, porque o útero pode estar fatigado. Esses casos geralmente terminam em cesariana.

O veterinário deve procurar a causa da inércia uterina primária, que pode ser uma ninhada de poucos filhotes ou uma muito grande, assim como estresse ou deficiência de cálcio. Se o problema não puder ser corrigido, terá que se realizar uma cesariana.

Quantos filhotes uma cadela pode ter na primeira cria?

A quantidade de filhotes que uma cadela pode parir na primeira cria depende de diferentes fatores e varia de acordo com a sua raça e seu porte. Algumas informações a serem levadas em conta neste quesito são:

  • O número de filhotes depende diretamente da idade e tamanho da cadela e do cachorro;
  • Cadelas mais novas, com menos cios, costumam ter menos filhotes do que cadelas com mais idades;
  • O esperma dos cachorros machos também entra nesses critérios. Um esperma mais maduro tem mais probabilidade de fecundar mais óvulos do que espermas de cachorros jovens.

Em termos gerais, considerando a média de cachorro filhotes normais para cachorros de pequeno porte (pensando um yorkshire terrier) e a média de cachorros filhotes para cachorros maiores, podemos considerar que a média de cachorros para uma primeira ninhada é de 5 cachorros, sendo esse número totalmente variável segundo as condições explicadas. Você pode entender melhor esses fatores de acordo com a raça no artigo em que explicamos quantos filhotes pode ter um bull terrier inglês.

E já que o assunto é reprodução canina e suas fases, aproveitamos para deixar esse vídeo do canal do PeritoAnimal como uma curiosidade:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo demora o parto de uma cadela?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Vídeos de Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

1 de 3
Vídeos de Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

Escrever comentário sobre Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Mara
Minha cachorra deu cria de 5 filhotes..... estão todos bem.... só que eu não vi sair a placenta e minha cachorra tá ofegante e ainda sai algumas coisas da vacina dela... e também já faz 9 horas que ela pariu e eu vi ela comendo alguma coisa.... Ela estava lambendo a vagina e eu vi ela mastigando.... Ela tá ofegante e andando com o rabo abaixado..... isso é normal? A placenta pode sair depois mesmo?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mara! Sem ver a sua cachorra não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras
Irismar
Aí estou muito preocupado nasceu 4 ontem e até agora não nasceu mais nenhum o último nasceu as 15:30 ontem
Giselly Lillmans
Ela ainda está fazendo força para nascer? Se estiver, não é normal. Em todo caso a recomendação é procurar um veterinário para acompanhar o caso.
Irismar
A minha fêmea de pit bull ontem teve 4 filhote sendo 2 fêmea e 2 macho isso era 15:30 ontem e até agora não nasceu mais nenhum isso é norma
maria
parece que os filhotes da minha cachorra estão mortos e ela não consegue expulsa-los .
o que eu faço.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Temos um artigo sobre os sintomas de gato morto na barriga que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/sintomas-de-gato-morto-na-barriga-22875.html
De qualquer forma, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Denise Alves da Costa
A minha cadela ta com 2 horas mais ou menos em trabalho de parto, até agora só aparece a ponta da bolsa saindo, to desesperada já
SIDLENE RODRIGUES
Minha cachorra estouro á bolsa já faz 2 e meia é normal ela não tá fazendo força ainda?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sidlene! Como mencionamos no artigo: se você notar um líquido amarelado, será o líquido amniótico decorrente do rompimento da bolsa. Um filhote deve nascer em poucos minutos.
Temos um artigo sobre os problemas no parto de uma cadela que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/problemas-no-parto-de-cadelas-20158.html
De qualquer forma, você deve levar a sua cadela a um médico veterinário de confiança o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
EVANILDA
minha cachorrinha pinche pariu um cachorrinho mas percebemos que tem mais na sua barriguinha, só que ja faz mais de 12 hs e os outros não nasceram ainda o que eu faço, espero ainda mais ou levo para o veterinário fazer cesariana.
Giselly Lillmans
Olá Evanilda! Nesse caso, o recomendado é levá-la imediatamente ao veterinário para avaliar o caso e realizar a cesária.
Cláudia do Nascimento
Tem duas horas que estou com minha cachorra ela tá enorme e teve apenas 2 filhotes acredito que tenha mais Mas não tenho condições de leva lá s um veterinário e não sei como ajuda la
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cláudia! Temos um artigo que explica como ajudar no parto da cadela, confira: https://www.peritoanimal.com.br/como-ajudar-no-parto-da-cadela-21572.html
De qualquer forma, ela precisa ser vista por um médico veterinário. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam prestar atendimento sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!

Quanto tempo demora o parto de uma cadela?
1 de 3
Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

Voltar ao topo da página