PARTILHAR

Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

Quanto tempo demora o parto de uma cadela?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Durante a gestação de uma cachorra, uma das principais preocupações é o momento do parto. Para que possamos enfrentá-lo com segurança, é importante que tenhamos seguido os exames veterinários marcados por nosso veterinário ao longo da gestação. Também precisamos prestar atenção na alimentação da cachorra grávida, já que suas necessidades nutricionais sofrerão alterações.

Além disso, devemos oferecer um local tranquilo onde ela possa fazer seu ninho e parir de maneira controlada, mas sem interferências. Neste artigo do PeritoAnimal sobre parto de cachorro, explicaremos quanto tempo dura o parto de uma cadela, para que você saiba como ajudá-la e identificar quando é necessário pedir ajuda a um veterinário.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo dura o parto de uma gata?

Como saber se a cadela está tendo contrações

Antes de explicar quanto tempo dura o parto de uma cachorra, devemos saber identificar os sintomas de parto em cadelas, que vão nos indicar que o parto está começando. Alguns deles estão descritos abaixo:

Sinais antes do parto de um cachorro

  • Diminuição de sua temperatura retal para 37,5ºC ou menos, cerca de 12-18 horas antes do parto, embora isso não ocorra em todas as cachorras;
  • Perda de apetite entre 12 e 24 horas antes do parto;
  • Nessas 12-24 horas antes do parto, a mãe ficará inquieta e pode procurar um lugar para fazer o ninho. Se ainda não o fizemos, será hora de levá-la ao local que preparamos para isso, no entanto, se ela não aceitar, não devemos forçá-la. Sim, podemos realocar a família depois do nascimento;
  • A inquietação da cachorra pode indicar que ela está começando a sentir as contrações, os movimentos do útero que ajudarão a expulsar os filhotes;
  • Uma cachorra que engasga, lambe sua vulva e até vomita, está em pleno trabalho de parto;
  • Se notarmos um líquido amarelado, será o líquido amniótico decorrente do rompimento da bolsa. Um filhote deve nascer em poucos minutos.
Quanto tempo demora o parto de uma cadela? - Como saber se a cadela está tendo contrações

O parto de um cachorro

Para entender quanto tempo dura o parto de uma cachorra, precisamos saber que ele ocorre em várias fases, que são as seguintes:

  • A primeira fase dura 6-12 horas. Nela, há contrações que vão dilatando o colo do útero para que os filhotes possam sair. Esta fase pode ser indetectável, embora algumas cadelas fiquem inquietas ou desconfortáveis.
  • Na segunda fase as contrações tornam-se mais intensas e pressionam o primeiro filhote contra o colo do útero, o que estimula a cachorra a empurrar. Quando o colo do útero estiver completamente dilatado, o filhote sairá. Ele pode sair ainda dentro de sua bolsa, ou pode ser que ela se rompa antes disso. O tempo que leva para uma cadela parir depois de romper a bolsa é de apenas alguns minutos. A cachorra lamberá o filhote e cortará o cordão umbilical. O tempo que uma cachorra leva para parir entre um filhote e o outro é muito variável, oscilando em intervalos de entre 15 minutos a 2 horas.
  • A terceira fase do parto da cachorro corresponde à expulsão da placenta, poucos minutos após o nascimento do filhote. É comum a cachorra ingerir essa placenta. É uma boa ideia contá-las, pois deve haver tantas quanto há filhotes. Se uma placenta não é expulsa, pode causar infecções.

Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

Em resumo, o tempo que dura o parto de uma cadela, tomando como exemplo uma ninhada de 4-6 filhotes, será de 6-8 horas, embora esse tempo possa ser prolongado quanto mais numerosa for a ninhada.

Tempo entre filhotes no parto de uma cadela

O nascimento de cada filhote é precedido por entre 5-30 minutos da fase ativa do trabalho de parto. Embora o habitual, como dissemos, seja que o intervalo entre os nascimentos seja de 15 minutos a 2 horas, esse intervalo pode ser adiado até 3-4 horas, sendo que esse tempo é variável de acordo com a raças. Raças grandes podem ter ninhadas com mais filhotes e isso pode levar mais tempo, consequentemente.

Quanto tempo demora o parto de uma cadela? - Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

Como saber se ainda tem filhotes para nascer

Uma maneira de saber se a cadela terminou de parir é fazer uma radiografia ou ultrassom antes do parto para saber o número de filhotes que ela está gestando. Assim, para saber se ainda tem filhotes na barriga da cadela só teremos que contar os filhotes nascidos para ver se os dados coincidem ou contar as placentas (antes que a cadela a coma, é normal), já que nunca deve haver mais filhotes do que placentas. Se essas quantidades não batem com a previsão do ultrassom, um filhote pode estar preso no canal de parto.

Se observarmos que a cachorra empurra durante 30 a 60 minutos e nenhum filhote nasce, devemos chamar o veterinário com urgência. É por essas e outras razões que é sempre muito importante ter o contato de um veterinário 24 horas que possa atender emergências do tipo.

Caso seja a primeira vez que a cachorra está tendo filhotes e nos perguntamos quanto tempo dura o primeiro parto de uma cachorra, devemos saber que podemos lidar com os mesmos tempos que já explicamos, ou seja, não haverá diferenças significativas entre um primeiro parto e os demais.

Parto de cachorro - complicações

Para terminar falaremos dos possíveis problemas no parto de uma cachorra e o tempo que dura o parto de uma cadela pode variar em casos de distocia, que implicará uma prolongação de alguma das fases do parto. A distocia pode ser causada por uma obstrução física ou inércia uterina, o que implica que o útero não consegue contrair com força suficiente para expulsar o filhote.

Obstrução

A obstrução geralmente é causada pelo tamanho excessivo de algum filhote ou pela sua colocação incorreta no canal do parto. Este canal também pode ser muito estreito. Podemos suspeitar de obstrução se a mãe empurrar por 30 a 60 minutos sem o nascimento de nenhum filhote. Nesse caso é necessária a assistência veterinária, e uma cesariana pode ser necessária.

Inércia uterina

A inércia uterina pode ser primária, quando as contrações nem começam, ou secundária, quando há um esforço prolongado que acaba exaurindo a musculatura uterina. Isso pode ocorrer quando uma obstrução é resolvida e a cadela está em trabalho de parto e não empurra, porque o útero pode estar fatigado. Esses casos geralmente terminam em cesariana.

O veterinário deve procurar a causa da inércia uterina primária, que pode ser uma ninhada de poucos filhotes ou uma muito grande, assim como estresse ou deficiência de cálcio. Se o problema não puder ser corrigido, terá que se realizar uma cesariana.

Quantos filhotes uma cadela pode ter na primeira cria?

A quantidade de filhotes que uma cadela pode parir na primeira cria depende de diferentes fatores e varia de acordo com a sua raça e seu porte. Algumas informações a serem levadas em conta neste quesito são:

  • O número de filhotes depende diretamente da idade e tamanho da cadela e do cachorro;
  • Cadelas mais novas, com menos cios, costumam ter menos filhotes do que cadelas com mais idades;
  • O esperma dos cachorros machos também entra nesses critérios. Um esperma mais maduro tem mais probabilidade de fecundar mais óvulos do que espermas de cachorros jovens.

Em termos gerais, considerando a média de cachorro filhotes normais para cachorros de pequeno porte (pensando um yorkshire terrier) e a média de cachorros filhotes para cachorros maiores, podemos considerar que a média de cachorros para uma primeira ninhada é de 5 cachorros, sendo esse número totalmente variável segundo as condições explicadas. Você pode entender melhor esses fatores de acordo com a raça no artigo em que explicamos quantos filhotes pode ter um bull terrier inglês.

E já que o assunto é reprodução canina e suas fases, aproveitamos para deixar esse vídeo do canal do PeritoAnimal como uma curiosidade:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo demora o parto de uma cadela?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Vídeos relacionados com Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

1 de 3
Vídeos relacionados com Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
46 comentários
A sua avaliação:
Flávia
Minha cadela está de 68 dias de gestação está normal
A sua avaliação:
Lucas
Gostaria de saber se alguém poderia me dar um conselho minha cadela pit bull entrou em trabalho de parto por volta de 06:00 da manhã e até agora nasceram 5 filhotes ainda pode nascer mais ela ainda está muito ofegante e não sei se vai nascer mais
A sua avaliação:
priscila
Minha cachorra deu cria as 7 da manha e teve até agora 4 filhotes,porém ela ainda continua a fazer força e nao sai filhote,será que ainda tem filhotes nela..Eu não levei ela pra fazer ultrasom pra saber se tem filhotes..
A sua avaliação:
Rosana
A minha cachorra está com quase 60 dias de gestação ela está inquieta e respirando rápido é normal
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Vicente.
Você consegue levá-la até um veterinário? Temos essa lista de locais de atendimento grátis e com preços baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Um abraço!
A sua avaliação:
Hugo
Minha cadela buerbull céus uma cria ontem às 15 e até agora não saíram mais crias. Será isso normal??
A sua avaliação:
Rafaela
Gostaria de saber se posso levar a minha cadela pra fazer banho e tosa ela acabou de ter 3 filhote tem alguma problema ela fica longe deles por algumas horas
A sua avaliação:
WILIAN ANTONIO DE LIMA PEREIRA
minha cachorra teve 6 filhotes e ainda nao defecou isso e normal ?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Juliana
Minha cadela está com contrações des das 10 da manhã já vomitou tá muito inquieta o que eu faço
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Camila
Minha cadela teve 1 cachorrinho isso já faz umas 4 horas e meia com o sei se ela.ainda vai ter Mais?
A sua avaliação:
Marieli nunes verli
Minha cadeia ganhou filhote ontem nasceu 8 mas hoje ela continua com dor é fazendo força sera q tem mais filhote ela não quer comer aqui onde eu moro não tenho veterinario
A sua avaliação:
AMANDAALVES DE MORAIS GONÇALVES ALVES MARCIO MARCOS RAMOS
Boa noite minha cachorrinha pinscher pariu ontem a noite ela teve dois cachorrinho so que eu nao sei si ele nasceu morto si morreu depois quando fui ka ve ele ja tinha nascido ai pensei que so tinha uma mas depois quase duas hora nasceu outra cachorrinha ai minha filha falou que ela tinha nascidos pelo pé ai ela foi puxou cachorrinha ai ela ja tava quase morrendo que tava abrindo boca ai nosso fizemos respiração nela ai melhorou ai mamou ta bonitinha mas cachorra mãe ela tem vez chora fica com boca aperta parecendo ta cansada mas comeu andou fez xixi fez cocô sera que ela ta assim sera por causa do cachorrinho morto ou ela ta doente sera?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Edvaldo
Minha cachorra teve um filhote as 10 horas da manhã, ja e 21horas e nao saiu mas nada , e normal ou pode ter outros filhotes ?
A sua avaliação:
Fabiana De Pim Rosa
Minha cadelinha teve um cachorrinho até agora já se passaram mais de 18 horas e não pariu mais estou preocupada
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico da sua cachorrinha para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
SANDRA CAVALCANTE CINTRA
Oi...deu certo? Nasceram quantos? Quanto tempo demorou?
A sua avaliação:
Larissa Silva Ferreira
Ela começou sentir contrações entre 08:30 hs, Ela deu a luz umas 10:00hs ao 1 filhote, do primeiro ao terceiro demorou no máximo uns 15 minutos, mas já os outros 3 demorou umas 3 horas, bom resumido mamae de 1 viajem deu a luz a 6 filhotes.
A sua avaliação:
EZEQUIEL DA SILVA PAIVA
Minha cachorra pitbull começou a parir so pois 2.filhotes até agora começou 1 da mamha já se passou mais de 15 horas e ela pode parir ainda mais filhote não sei oque fazer fiquei preocupado
Sandra
Oi...deu tudo certo? Quanto tempo demorou?
A sua avaliação:
Simone Alves
Minha pinscher está em trabalho de parto entrou as 15hs e tem uma bolsa com um líquido amarelado e normal ainda não nasceu nenhum
A sua avaliação:
sirlane portugal
Minha cachorra tá em trabalho de parto Vômitou muito na madrugada Agora está saindo da vargina um coisa preta tipo sangue pisado..isso é normal?
A sua avaliação:
Nath
Minha cadela teve um filhote ontem mas ele nasceu morto, já se passaram +/-15 horas e não nasceu mais nenhum, quanto tempo pode demorar pra ela parir o resto da ninhada?
A sua avaliação:
Ivanilda
Boa noite minha cachorra pastor páril um cachorro a 7 dias atrás e hj páril outro isso e normal tô preocupada
Rafa
Não é normal! Procure um veterinário
Kelri Barros
Serio?
Nossa, e como ela esta hj?
A sua avaliação:
Juliana
Bom eu tenho uma cachorra vira lata porte médio, e entrou em trabalho de parto, dia 17-12 as 15:hora e estamos ainda atento com ela por conta que a barriga dela está muito dura e cheia ainda não sabemos se ainda tem filhotes, agora já é 01:19hs da. Madrugada e não sei o que fazer agradeço se poderem me ajudar mais um pouco que um pouco que li, da matéria já ajudou muito
Quanto tempo demora o parto de uma cadela?
1 de 3
Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

Voltar ao topo da página ↑