Partilhar

Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

 
Por Giselly Lillmans. 17 setembro 2018
Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

Ver fichas de  Cachorros

Durante a gestação de uma cachorra, uma das principais preocupações é o momento do parto. Para que possamos enfrentá-lo com segurança, é importante que tenhamos seguido os exames veterinários marcados por nosso veterinário ao longo da gestação. Também devemos prestar atenção na alimentação da cachorra grávida, já que suas necessidades nutricionais sofrerão alterações.

Além disso, devemos oferecer um local tranquilo onde ela possa fazer seu ninho e parir de maneira controlada, mas sem interferências. Finalmente, neste artigo do ExpertoAnimal, vamos explicar quanto tempo dura o parto de uma cachorra, para saber como ajudá-la e identificar quando é necessário pedir ajuda ao nosso veterinário.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo dura o parto de uma gata?

Parto de cachorro

Antes de explicar quanto tempo dura o parto de uma cachorra, devemos saber identificar os sintomas de parto em cadelas, que vão nos indicar que o parto está começando. Alguns deles estão descritos abaixo:

  • Diminuição de sua temperatura retal para 37,5ºC ou menos, cerca de 12-18 horas antes do parto, embora isso não ocorra em todas as cachorras.
  • Perda de apetite entre 12 e 24 horas antes do parto.
  • Nessas 12-24 horas antes do parto, a mãe ficará inquieta e pode procurar um lugar para fazer o ninho. Se ainda não o fizemos, será hora de levá-la ao local que preparamos para isso, no entanto, se ela não aceitar, não devemos forçá-la. Sim, podemos realocar a família depois do nascimento.
  • A inquietação da cachorra pode indicar que ela está começando a sentir as contrações, os movimentos do útero que ajudarão a expulsar os filhotes.
  • Uma cachorra que engasga, lambe sua vulva e até vomita, está em pleno trabalho de parto.
  • Se notarmos um líquido amarelado, será o líquido amniótico decorrente do rompimento da bolsa. Um filhote deve nascer em poucos minutos.
Quanto tempo demora o parto de uma cadela? - Parto de cachorro

Parto de cachorro

Para saber quanto tempo dura o parto de uma cachorra, devemos entender que ele ocorre em várias fases, que são as seguintes:

  • A primeira fase dura 6-12 horas. Nela, há contrações que vão dilatando o colo do útero para que os filhotes possam sair. Esta fase pode ser indetectável, embora algumas cadelas fiquem inquietas ou desconfortáveis.
  • Na segunda fase as contrações tornam-se mais intensas e pressionam o primeiro filhote contra o colo do útero, o que estimula a cachorra a empurrar. Quando o colo do útero estiver completamente dilatado, o filhote sairá. Ele pode sair ainda dentro de sua bolsa, ou pode ser que ela se rompa antes disso. O tempo que leva para uma cadela parir depois de romper a bolsa é de apenas alguns minutos. A cachorra lamberá o filhote e cortará o cordão umbilical. O tempo que uma cachorra leva para parir entre um filhote e o outro é muito variável, oscilando em intervalos de entre 15 minutos a 2 horas.
  • A terceira fase do parto corresponde à expulsão da placenta, poucos minutos após o nascimento do filhote. É comum a cachorra ingerir essa placenta. É uma boa ideia contá-las, pois deve haver tantas quanto há filhotes. Se uma placenta não é expulsa, pode causar infecções.

Parto de cadela - tempo entre filhotes

Em resumo, o tempo que dura o parto de uma cadela, tomando como exemplo uma ninhada de 4-6 filhotes, será de 6-8 horas, embora esse tempo possa ser prolongado quanto mais numerosa for a ninhada. O nascimento de cada filhote é precedido por entre 5-30 minutos da fase ativa do trabalho de parto. Embora o habitual, como dissemos, seja que o intervalo entre os nascimentos seja de 15 minutos a 2 horas, esse intervalo pode ser adiado até 3-4 horas.

Uma maneira de saber se a cadela terminou de parir é fazer uma radiografia ou ultrassom antes do parto para saber o número de filhotes que ela está gestando. Assim, só teremos que contar os filhotes nascidos para ver se os dados coincidem. Se observarmos que a cachorra empurra durante 30 a 60 minutos e nenhum filhote nasce, devemos chamar o veterinário com urgência.

Se é a primeira vez que a cachorra está tendo filhotes e nos perguntamos quanto tempo dura o primeiro parto de uma cachorra, devemos saber que podemos lidar com os mesmos tempos que já explicamos, ou seja, não haverá diferenças significativas entre um primeiro parto e os demais.

Quanto tempo demora o parto de uma cadela? - Parto de cadela - tempo entre filhotes

Parto de cachorro - complicações

Para terminar falaremos dos possíveis problemas no parto de uma cachorra e o tempo que dura o parto de uma cadela pode variar em casos de distocia, que implicará uma prolongação de alguma das fases do parto. A distocia pode ser causada por uma obstrução física ou inércia uterina, o que implica que o útero não consegue contrair com força suficiente para expulsar o filhote.

A obstrução geralmente é causada pelo tamanho excessivo de algum filhote ou pela sua colocação incorreta no canal do parto. Este canal também pode ser muito estreito. Podemos suspeitar de obstrução se a mãe empurrar por 30 a 60 minutos sem o nascimento de nenhum filhote. Nesse caso é necessária a assistência veterinária, e uma cesariana pode ser necessária.

A inércia uterina pode ser primária, quando as contrações nem começam, ou secundária, quando há um esforço prolongado que acaba exaurindo a musculatura uterina. Isso pode ocorrer quando uma obstrução é resolvida e a cadela está em trabalho de parto e não empurra, porque o útero pode estar fatigado. Esses casos geralmente terminam em cesariana.

O veterinário deve procurar a causa da inércia uterina primária, que pode ser uma ninhada de poucos filhotes ou uma muito grande, assim como estresse ou deficiência de cálcio. Se o problema não puder ser corrigido, terá que se realizar uma cesariana

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo demora o parto de uma cadela?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Escrever comentário sobre Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Quanto tempo demora o parto de uma cadela?
1 de 3
Quanto tempo demora o parto de uma cadela?

Voltar ao topo da página