Partilhar

Com que idade os gatos começam a comer ração?

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. 10 novembro 2017
Com que idade os gatos começam a comer ração?

Ver fichas de  Gatos

Desde o início da vida, a alimentação de um gato filhote deve ser muito equilibrada para evitar problemas no futuro. Uma boa alimentação é sinônimo de boa saúde e bem-estar do seu gato.

Quer um gatinho seja alimentado com mamadeira ou pela progenitora, você precisa saber com que idade ele começa comendo sozinho. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos te falar sobre com que idade e que tipo de alimentos ingerem os gatos filhotes. Continue lendo e descubra com que idade os gatos começam a comer ração.

Também lhe pode interessar: Como escolher a ração do gato

Quando o gatinho pode comer ração?

O primeiro alimento que os gatinhos comem quando nascem é o leite marterno. Este alimento é muito importante para eles, já que lhes transmite imunidade maternal contra os principais agentes infecciosos.

Se você adotou um gatinho na idade lactante ou a progenitora dele o rejeitou, você deve dar para ele leite especial para gatos na mamadeira. Este leite é o único que o gatinho pode beber e você não deve dar leite de vaca para ele. Para mais informações, recomendamos que você consulte o nosso artigo: "Como alimentar um gato recém-nascido".

O leite que os gatos filhotes bebem, seja materno ou artificial, é rico em ácidos gordos, colostro (anticorpos) e vitaminas.

Com que idade os gatos começam a comer ração? - Quando o gatinho pode comer ração?

Quando é que os gatinhos começam a comer?

A lactância de um gatinho filhote dura cerca de 9 semanas e quando começam a nascer os primeiros dentes, por volta das quatro semanas, podem começar a comer comida sólida. Você deve escolher uma ração adequada a gatinhos filhotes, sendo recomendável que a umedeça um pouco com água morna, para ser mais fácil iniciar o processo de mastigação. Para além disso, você pode adicionar um pouco de comida úmida ou patê, próprio para gatinhos filhotes.

O alimento que os gatinhos filhotes devem ingerir, desde o final da lactância até ao primeiro ano de idade, deve ser composto por proteínas altamente digeríveis, antioxidantes e ácidos gordos como o omega 3 e o omega 6. Esta ração deve ser de alta qualidade e a quantidade deve seguir as orientações descritas na embalagem. Apesar disso, o médico veterinário poderá aconselhar ajustar a quantidade para mais ou menos, conforme as características específicas do seu gato.

Se você preferir, pode optar por realizar comida caseira para esta etapa de vida dos seu gato. Porém, o mais aconselhável segundo a maioria dos veterinários é optar por uma ração super premium adequada à idade do gato em questão. Com uma alimentação caseira, é mais difícil conseguir um equilíbrio e todos os nutrientes que o gato precisa. Assim sendo, se você optar por este método, o nosso conselho é que deve procurar um especialista em nutrição animal.

Mudanças progressivas

Agora que você já sabe a partir de que idade os gatinhos filhotes começam a comer sozinhos, você deve experimentar diferentes rações para escolher a mais adequada. É importante que você nunca se esqueça que a mudança de alimentação deve ser feita de forma progressiva e introduzindo pouco a pouco um novo alimento. Mudanças bruscas de alimento podem provocar disbiose intestinal que resultam em diarreia e vômitos.

Se o seu gatinho filhote continua convivendo com a progenitora, o processo desmame ocorre pouco a pouco. Não existe a necessidade de os separar. Por outro lado, é desaconselhado retirar os filhotes da progenitora antes de determinada idade. É junto da mamãe e dos irmãos que o gato aprende todos os comportamentos típicos da espécie dele. Para mais informações, consulte o nosso artigo sobre: "Quando se podem separar os gatinhos da mãe?"

Uma vez que o gato inicie o processo de desmame, instintivamente ele começa buscando comida. Caso isso não aconteça, você pode ajudá-lo, dando um pouco de comida diretamente da sua mão. Se ele ainda vive com a progenitora, é recomendável que você deixe ele comer do mesmo prato que ela, para que possa ir aprendendo através da observação.

O próprio gatinho fará a gestão da comida que ingere. Para além disso, você deve escolher um prato largo e plano, para facilitar o acesso do gatinho à comida.

Com que idade os gatos começam a comer ração? - Mudanças progressivas

Outros cuidados a ter em conta

Quando os gatinhos começam a ingerir alimentos sólidos, pode acontecer que sofram de um pouco de prisão de ventre. Você pode ajudar ele a defecar fazendo massagens suaves na barriga dele. Para além disso, deixe sempre disponíveis caixas de areia adequadas para ele começar a fazer as necessidades no lugar certo.

Coincidindo com o início da alimentação sólida, deve existir a primeira desparasitação interna. Consulte o seu médico veterinário de confiança, para que ele o possa aconselhar e definir um protocolo de desparasitação e vacinação do filhote. A saúde é o mais importante e você jamais deve descuidar este ponto. Para além disso, é importante que você ofereça água fresca e limpa diariamente. Idealmente, o pote de água deve estar afastado do pote de comida e num cômodo diferente da caixa de areia.

 

Se deseja ler mais artigos parecidos a Com que idade os gatos começam a comer ração?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre Com que idade os gatos começam a comer ração?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
36 comentários
A sua avaliação:
Stefania
Chegou ate minha varanda uma gata com fome, dei água e ração e ela nunca mais foi embora, mais tarde descobri que ela estava prenha, teve 5 filhotinhos (4 fêmeas e 1 macho) são fortes e saudáveis. Porém com 14 dias os gatinhos já estavam saindo do ninho e indo atrás das pessoas da casa, a gata ficava doida indo atrás deles, mas depois de dois dias ela acabou desistindo de ir colocar eles na casinha. Com 3 semana eles já estavam tentando comer a ração da gata, acabei comprando uma ração para filhotes. Agora eles estão com 5 semanas comem a ração deles e da mãe deles bebem água e brincam com o outro gato adolescente que apareceu na minha casa e ficou.
Acho eles muito novinhos e fico preocupada, devo racionar a ração ou deixar sempre a disposição?
Por eles estarem bem precoces quais cuidados adicionais que se deve ter?
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Stefania! Este artigo inclui todos os cuidados com gatinhos filhotes: https://www.peritoanimal.com.br/conselhos-para-cuidar-de-gatos-filhotes-21326.html
A sua avaliação:
Daniele
Eu queria saber com quantos anos os gatinho começam a comer ração

A sua avaliação:
Yuri
Boa noite Perito Animal, a algumas semanas, o Joel ( um dos meus humano adotado ), tem curtido as dicas do blog e do canal do Youtube. Ele está
tentando, montar um blog, e uso alguns comentário e sugestões. Parabéns. Yuri, dono do Joel e da Cristina
Alexandre
Olá, adorei 2 gatinhos ontem de 3 meses, são irmãos. A fêmea comeu a ração para filhotes. Porém o macho não comeu ainda, desde ontem. Já molhei a ração com água e nada. Só faz as necessidades dele na areia e bebe água. É normal? O antigo dono falava que ele comia ração.
Luísa Savala
Oi Alexandre! É normal que os gatinhos estejam em fase de adaptação à nova casa e a vida sem a mãe.
No caso do gatinho que não está comendo, é importante que você o mantenha bem hidratado pois, por se tratar de um filhote, um quadro de desidratação pode ser fatal, por isso, recomendamos que você busque ajuda de um veterinário o quanto antes.
De qualquer forma, é extremamente importante que os filhotes sejam acompanhados regularmente por um médico veterinário de confiança, cumprindo com o calendário e vacinação e desparasitação.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Karla
Oi, eu acabei adotando um gatinho e eu acho que ele tem quase 2 meses. Dou leite, frango com cenoura e sache pra ele, comprei uma ração seca pra pra filhote mas ele n chega nem perto, nem cheira, nada , como faço pra ele começar a comer ração seca? Ou ele é ainda muito novo?
Luísa Savala
Oi Karla! Como referido no artigo: a lactância de um gatinho filhote dura cerca de 9 semanas e quando começam a nascer os primeiros dentes, por volta das quatro semanas, podem começar a comer comida sólida. Você deve escolher uma ração adequada a gatinhos filhotes, sendo recomendável que a umedeça um pouco com água morna, para ser mais fácil iniciar o processo de mastigação. Para além disso, você pode adicionar um pouco de comida úmida ou patê, próprio para gatinhos filhotes.
O alimento que os gatinhos filhotes devem ingerir, desde o final da lactância até ao primeiro ano de idade, deve ser composto por proteínas altamente digeríveis, antioxidantes e ácidos gordos como o omega 3 e o omega 6. Esta ração deve ser de alta qualidade e a quantidade deve seguir as orientações descritas na embalagem.
De qualquer forma, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança pois ele poderá aconselhar e ajustar a quantidade conforme as características específicas do seu gato.
A sua avaliação:
Luana
Oi por favor to com 5 gatinhos aqui filhotes, da ninhada da minha gata de estimação, eles estão com 2 semanas de vida, ela cuidava direitinho, porém de uns dias pra ca ela tem ignorado os gatos, nao dorme mais com eles , e só amamenta quando a gente põe ela com os filhotes, e as vezes fica rosnando, não sei o que fazer os gatos ficam miando pedindo pra comer, ela vê, passa por eles e os ignora, o que eu faço?
Luísa Savala
Oi Luana! Temos um artigo que pode te ajudar a saber como alimentar um gato recém nascido: https://www.peritoanimal.com.br/como-alimentar-um-gato-recem-nascido-21489.html
Porém, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Amaro Rabelo
Quantos dias de nascido posso oferecer ração, apenas isso, preciso de uma resposta simples
Luísa Savala
Oi Amaro! Tal como referido no artigo: por volta das quatro semanas, podem começar a comer comida sólida. Você deve escolher uma ração adequada a gatinhos filhotes, sendo recomendável que a umedeça um pouco com água morna, para ser mais fácil iniciar o processo de mastigação. Para além disso, você pode adicionar um pouco de comida úmida ou patê, próprio para gatinhos filhotes.
A sua avaliação:
Michele
Bom dia!
Adorei um filhotinho que foi encontrado sem a mae, numa caixa de papelão junto com seus irmãos. A pessoa que me trouxe tinha em mãos uma embalagem de comida em sachê. Lendo aqui no site tratei logo de providenciar o leite pra. Era tão pequena que tive todos os cuidados com aquecimento, horas de Tomás e tudo mais. Tive sorte que minha gata mais velha de 8 meses "adotou" ela junto comigo. Mas minha pergunta é quando e como vou fazer essa pequena trocar a comida de sachê por ração.
Detalhe, já tentei ração amolecida e agora estou tentando mistura um pouco das duas.
A sua avaliação:
Tamires
Encontrei um gatinho com menos de um mês, ele ja tem dentes afiados, posso começar da ração? Eu trabalho o dia todo, ele fica em casa só. Achei ele neste estado
Maria Oiveira
Cheguei a ter no monte 17 gatas(1 ou 3 gatos só) selvagens. Foram desaparecendo, vindo só comer à noite. Restam apenas 4 gatinhas. Não demos conta de uma emprenhar e ao seguir-lhe as peugadas, descobri 3 crias a mamar, mas já de pé, olhinhos bem abertos, mas igualmente selvagens. Arranjaram abrigo numa oliveira velha, oca, onde cabem só as crias. A mãe vai dar-lhes de mamar e eles(as) saem para tal. Não sei até quando ficarão bem com o leite materno, apesar de estarem gordinhos. Quando poderei dar ração pois apesar de os chamar e ser muito cuidadora, não são muito de afectos e não sei como proceder. SOS, por favor? Ponho tigelinha c/comida, outra para água? Obrigada. Fico a aguardar.

Administrador PeritoAnimal
Oi Maria! Que bom que você está cuidando deles. Dê uma olhada na informação desse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/conselhos-para-cuidar-de-gatos-filhotes-21326.html
Maria Oliveira
Agradeço a vossa pronta resposta sobre alimentação de gatinhos recem-nascidos(selvagens). Infelizmente, a mãe resolveu transferi-los do local onde estavam e apesar de ela continuar a vir comer, já tentamos segui-la, mas conseguiu enganar-nos e nada sabemos das três crias. Obrigada mais uma vez pela vossa simpatia e qualquer dúvida ou alteração sei que posso dispor do vosso profissionalismo e simpatia.
Muito obrigada

Com que idade os gatos começam a comer ração?
1 de 3
Com que idade os gatos começam a comer ração?

Voltar ao topo da página