Partilhar

Com que idade os gatos começam a comer ração?

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. 10 novembro 2017
Com que idade os gatos começam a comer ração?

Ver fichas de  Gatos

Desde o início da vida, a alimentação de um gato filhote deve ser muito equilibrada para evitar problemas no futuro. Uma boa alimentação é sinônimo de boa saúde e bem-estar do seu gato.

Quer um gatinho seja alimentado com mamadeira ou pela progenitora, você precisa saber com que idade ele começa comendo sozinho. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos te falar sobre com que idade e que tipo de alimentos ingerem os gatos filhotes. Continue lendo e descubra com que idade os gatos começam a comer ração.

Quando o gatinho pode comer ração?

O primeiro alimento que os gatinhos comem quando nascem é o leite marterno. Este alimento é muito importante para eles, já que lhes transmite imunidade maternal contra os principais agentes infecciosos.

Se você adotou um gatinho na idade lactante ou a progenitora dele o rejeitou, você deve dar para ele leite especial para gatos na mamadeira. Este leite é o único que o gatinho pode beber e você não deve dar leite de vaca para ele. Para mais informações, recomendamos que você consulte o nosso artigo: "Como alimentar um gato recém-nascido".

O leite que os gatos filhotes bebem, seja materno ou artificial, é rico em ácidos gordos, colostro (anticorpos) e vitaminas.

Com que idade os gatos começam a comer ração? - Quando o gatinho pode comer ração?

Quando é que os gatinhos começam a comer?

A lactância de um gatinho filhote dura cerca de 9 semanas e quando começam a nascer os primeiros dentes, por volta das quatro semanas, podem começar a comer comida sólida. Você deve escolher uma ração adequada a gatinhos filhotes, sendo recomendável que a umedeça um pouco com água morna, para ser mais fácil iniciar o processo de mastigação. Para além disso, você pode adicionar um pouco de comida úmida ou patê, próprio para gatinhos filhotes.

O alimento que os gatinhos filhotes devem ingerir, desde o final da lactância até ao primeiro ano de idade, deve ser composto por proteínas altamente digeríveis, antioxidantes e ácidos gordos como o omega 3 e o omega 6. Esta ração deve ser de alta qualidade e a quantidade deve seguir as orientações descritas na embalagem. Apesar disso, o médico veterinário poderá aconselhar ajustar a quantidade para mais ou menos, conforme as características específicas do seu gato.

Se você preferir, pode optar por realizar comida caseira para esta etapa de vida dos seu gato. Porém, o mais aconselhável segundo a maioria dos veterinários é optar por uma ração super premium adequada à idade do gato em questão. Com uma alimentação caseira, é mais difícil conseguir um equilíbrio e todos os nutrientes que o gato precisa. Assim sendo, se você optar por este método, o nosso conselho é que deve procurar um especialista em nutrição animal.

Mudanças progressivas

Agora que você já sabe a partir de que idade os gatinhos filhotes começam a comer sozinhos, você deve experimentar diferentes rações para escolher a mais adequada. É importante que você nunca se esqueça que a mudança de alimentação deve ser feita de forma progressiva e introduzindo pouco a pouco um novo alimento. Mudanças bruscas de alimento podem provocar disbiose intestinal que resultam em diarreia e vômitos.

Se o seu gatinho filhote continua convivendo com a progenitora, o processo desmame ocorre pouco a pouco. Não existe a necessidade de os separar. Por outro lado, é desaconselhado retirar os filhotes da progenitora antes de determinada idade. É junto da mamãe e dos irmãos que o gato aprende todos os comportamentos típicos da espécie dele. Para mais informações, consulte o nosso artigo sobre: "Quando se podem separar os gatinhos da mãe?"

Uma vez que o gato inicie o processo de desmame, instintivamente ele começa buscando comida. Caso isso não aconteça, você pode ajudá-lo, dando um pouco de comida diretamente da sua mão. Se ele ainda vive com a progenitora, é recomendável que você deixe ele comer do mesmo prato que ela, para que possa ir aprendendo através da observação.

O próprio gatinho fará a gestão da comida que ingere. Para além disso, você deve escolher um prato largo e plano, para facilitar o acesso do gatinho à comida.

Com que idade os gatos começam a comer ração? - Mudanças progressivas

Outros cuidados a ter em conta

Quando os gatinhos começam a ingerir alimentos sólidos, pode acontecer que sofram de um pouco de prisão de ventre. Você pode ajudar ele a defecar fazendo massagens suaves na barriga dele. Para além disso, deixe sempre disponíveis caixas de areia adequadas para ele começar a fazer as necessidades no lugar certo.

Coincidindo com o início da alimentação sólida, deve existir a primeira desparasitação interna. Consulte o seu médico veterinário de confiança, para que ele o possa aconselhar e definir um protocolo de desparasitação e vacinação do filhote. A saúde é o mais importante e você jamais deve descuidar este ponto. Para além disso, é importante que você ofereça água fresca e limpa diariamente. Idealmente, o pote de água deve estar afastado do pote de comida e num cômodo diferente da caixa de areia.

 

Se deseja ler mais artigos parecidos a Com que idade os gatos começam a comer ração?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre Com que idade os gatos começam a comer ração?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Michele
Bom dia!
Adorei um filhotinho que foi encontrado sem a mae, numa caixa de papelão junto com seus irmãos. A pessoa que me trouxe tinha em mãos uma embalagem de comida em sachê. Lendo aqui no site tratei logo de providenciar o leite pra. Era tão pequena que tive todos os cuidados com aquecimento, horas de Tomás e tudo mais. Tive sorte que minha gata mais velha de 8 meses "adotou" ela junto comigo. Mas minha pergunta é quando e como vou fazer essa pequena trocar a comida de sachê por ração.
Detalhe, já tentei ração amolecida e agora estou tentando mistura um pouco das duas.
A sua avaliação:
Tamires
Encontrei um gatinho com menos de um mês, ele ja tem dentes afiados, posso começar da ração? Eu trabalho o dia todo, ele fica em casa só. Achei ele neste estado
Maria Oiveira
Cheguei a ter no monte 17 gatas(1 ou 3 gatos só) selvagens. Foram desaparecendo, vindo só comer à noite. Restam apenas 4 gatinhas. Não demos conta de uma emprenhar e ao seguir-lhe as peugadas, descobri 3 crias a mamar, mas já de pé, olhinhos bem abertos, mas igualmente selvagens. Arranjaram abrigo numa oliveira velha, oca, onde cabem só as crias. A mãe vai dar-lhes de mamar e eles(as) saem para tal. Não sei até quando ficarão bem com o leite materno, apesar de estarem gordinhos. Quando poderei dar ração pois apesar de os chamar e ser muito cuidadora, não são muito de afectos e não sei como proceder. SOS, por favor? Ponho tigelinha c/comida, outra para água? Obrigada. Fico a aguardar.

Administrador PeritoAnimal
Oi Maria! Que bom que você está cuidando deles. Dê uma olhada na informação desse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/conselhos-para-cuidar-de-gatos-filhotes-21326.html
Maria Oliveira
Agradeço a vossa pronta resposta sobre alimentação de gatinhos recem-nascidos(selvagens). Infelizmente, a mãe resolveu transferi-los do local onde estavam e apesar de ela continuar a vir comer, já tentamos segui-la, mas conseguiu enganar-nos e nada sabemos das três crias. Obrigada mais uma vez pela vossa simpatia e qualquer dúvida ou alteração sei que posso dispor do vosso profissionalismo e simpatia.
Muito obrigada
Yedda
Bom dia! adorei o texto! no caso, uma gata deu cria a 5 filhotes no forro de casa. Quando percebemos que eram gatos, ela acabou levando 4 de madrugada e deixando um para trás (não sei se ela ficou cansada e nao veio buscar essa que deixou). Esperamos ela voltar para buscar essa, mas passou um dia inteiro e nada. Essa gatinha miava tanto de fome que não aguentei, adotei. Comprei leite Pet milk e estimulava ela e tudo. Devia ter 1 semana de idade. Levei no veterinário, pesava 180 gramas. Já se passou 3 semanas, deve ter 1 mês agora, mas percebi que o crescimento ta meio lerdo. Essa minha está brincando, ativa, mas em comparação com outros filhotes de uma amiga minha, está menorzinha e está formando os olhinhos agora (esta começando a ter cor sabe?) e é meio barrigudinha. Comprei uma caixa de areia, e quando coloco ela lá, ela consegue fazer coco sozinha, mas xixi ela não faz! tenho que estimular ela. Só que ela já fez xixi na minha sala sozinha. Pq na caixa não? Sobre o leite eu dou na mamadeira, mais de 50 ml por dia, dou umas 4 mamadas no dia pra ela e deixo ela dormir a madrugada inteira. Estou tentando dar ração morninha, sache da wiskas, e nada. Ela cheira e nao quer comer. Dei um pedaço de carne, e ela quis! ela ja tem dentinhos. O bichinha hein!
Yedda
Gente só para atualizar, pois não obtive resposta daqui e passou os dias fui fazendo o que achava certo. Pra quem está quase na mesma situação: Eu pegava ela e colocava ela na caixa e estimulava ela a fazer xixi. Quando saia umas gotinhas de xixi eu parava de estimular e ela ia fazendo sozinha. Eu pegava as patinhas dela e empurrava a areia em cima do xixi. Com o tempo, ela foi indo sozinha na caixa e faz certinho as necessidades. Hoje ela está começando a comer ração seca e bebe água. Depois que eu parei de dar leite (fui diminuindo com o tempo as mamadas e acrescentado ração molhada), percebi que ela emagreceu, mas na vdd, a barriga dela desinchou. Bom é isso. Ela já está indo para a segunda vacina dela, já tem 2 meses, uma amorzinho de gata, amorosa, brincalhona, não sei mais viver sem ela. Amo dormir com ela. Só de pensar em algo ruim com ela, já fico chorona. É isso pessoal!
isabel maria da silva
boa noite, nunca tive gato, mas uma gatinha da rua criou 4 gatinhos na minha garagem, por enquanto estou com eles, eles tem 30 dias, ja estao correndo...eu dou raçao de filhote para a mamae, posso deixar essa mesma para os filhotes, ele começam a comer com a mae, ou tenho que auxilia-los tambem...e eu ja troquei 3 marcas de raçao nesses 30 dias para testar, nao devo fazer isso...
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Isabel! Sim, a ração pode ser a mesma. Você não deve alterar a ração repentinamente. Deixe apenas uma ração e coloque um pouco de água morna.
isabel maria da silva
boa noite, eu coloquei raçao com agua morna, e tbm a de sache,da NeD filhotes, e Goldem, e Royal, mas os filhotes ainda nao comeram, mas sim a mae comeu tudo, rsrsrs... ao inves de comer a raçao eles estao comendo a areia da caixa, porem eles tambem ainda nao uram a caixa, alias eles nao defecam , nem fazem xixi, isso e normal?? posso deixar que a mae ensina...sou ma de gatos de primeira viagem...rsrsrs.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Isabel! Provavelmente você ainda não viu as fezes e urina porque é a mãe que os estimula e ingere as fezes e urina deles enquanto ainda são pequenos. Que tipo de areia você está usando? Este artigo tem algumas dicas úteis: https://www.peritoanimal.com.br/qual-a-melhor-areia-higienica-para-gatos-22391.html. Em princípio, você não tem com que se preocupar que eles aprendem com a progenitora a usar a liteira. De qualquer forma, se algum não aprender naturalmente com a mãe, você pode seguir algumas das dicas deste artigo: https://www.peritoanimal.com.br/ensinar-o-gato-a-usar-a-caixa-de-areia-21144.html
isabel maria da silva
boa tarde Mariana, obrigada pelas dicas, eu fico preocupada pois nunca tive bichinhos...entao a areia que eu uso e a pipicat, sem cheiro... como minha casa e pequena, deixo eles na sala, entao disponibilizei comida, agua, separadas e longe uma da outra, e a caixinha de areia, nao perto, mas proxima deles tbm, mas a da mae esta no meu banheiro, tbm nao muito longe...tenho que deixar a caixinha deles junto com a da mae? eles vao conseguir achar o banheiro? e um deles hoje entrou na caixinha e choramingou varias vezes, eu ensinei ele a cavar, e ele repetiu varias vezes a escavaçao, rsrs, e depois saiu, entao resolvi trocar a areia por uma mais grossa tipo argila, e quando fui trocar a areia, tinha um torraozinho de xixi...ontem levei eles todos para vermifugar, devo deixar a caixinha proximo a eles mesmo, ou tento ensina-los ir ate o banheiro? e pode ser caixa separada da mae? fico preocupada, rsrsrs...nao devo me preocupar? pois eles estao com a mae, seria tipo deixar a natureza fazer sua parte? quanto a raçao umidecida eu coloco a mae come, entao deixo tbm a raçao seca, pois a umidecida estraga apos um tempo, me desculpa tantas perguntas, quero fazer o melhor por eles...obrigada.
isabel
boa noite Mariana, entao quanto a caixa de areia, eu coloquei uma perto da onde eles dormem, longe da mae que e no meu banheiro, eles aprenderam a fazer xixi, mas tambem brincam na caixa, e comem areia tbm, eu uso a areia pipicat, mas o coco ainda nao fizeram, tambem nao estao comendo a raçao nao, mas eles so tem um mes, ainda e cedo nao sao? de qualquer maneira eu estou deixando disponivel, agua e a raçao tanto seca quanto a com agua, porem quem come e a mae, eles ainda nao se interessaram, mas como estao com a mae, e todos estao muito arteiros ja, devem estar bem, entao vou deixar a mae ensinar...obrigada pela ajuda..bom fim de semana.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Isabel! Não é preciso colocar ao lado da cama deles. Quando eles começarem a se movimentar mais, vai seguir a mãe e ela vai ensinar eles a usar a caixa corretamente. De qualquer forma é importante assim que eles começarem a usar, aumentar o número de caixas, para evitar problemas e existir sempre uma caixa limpa-
A sua avaliação:
Danielly
Queria que me respondessem. Tenho um gatinho de um mês e quero saber: continuo dando o leite pra ele como de costume? Quantas vezes por dia doou ração a ele?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Danielly! Continue dando o leite mas tenha a ração sempre à disposição com um pouco de água morna para ele ir naturalmente se interessando por ela e começar a comer.
Inês
Minha gatinha teve 7 gatinhos, me preocupa se a mãe tem leite suficiente para alimenta-Los, como seria a alimentaçao para suprir sua necessidade.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Inês! Caso ela não alimente todos os gatinhos, você deverá comprar um leite apropriado para ele, por exemplo o da marca da royal canin e alimentar eles com mamadeira.
Ezequias
Olá,tudo bem? Pois bem,estou criando um filhote de gato que acabou perdendo a mãe cedo,logo nas primeiras horas de vida,único sobrevivente em uma ninhada de 3. Pois então,está na quarta semana de vida,está bem ativo,com energia e tal,mais parece ter problemas de vermes,está com a barriguinha grande,me indicaram uma pílula,mais não sei se ele engoliria essa pílula ou não é recomendável,pode engasgar e oferecer risco a essa idade. Faço certo em tentar fazê-lo ingerir esse medicamento? Foi indicado a metade do mesmo
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ezequias. Se a prescrição foi feita por um médico veterinário tendo em conta a idade e o peso do animal, sim é seguro. Caso seja por outra pessoa, você deve consultar um veterinário.
IOLANDA MARIANO
o Cio da gata atrai só os gatos ou trai os cães também?
tenho 2 cães pequenos e agora ganhei uma gatinha de 2 mêses. Não estou acostumada com gatos. Estou tentando aprender a cuidar dela.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Iolanda! Atrai apenas os gatos. É importante que assim que possível marque a esterilização dela para evitar uma gravidez indesejada e prevenir doenças do foro reprodutivo.
Tamires
Olá primeiramente parabéns pelo site, tiro muitas duvidas. Eu encontrei um gatinho com menos de um mês abandonado, ele ja tem dentinhos dou leite a ele, mais ele comeu a ração do meu gato. Posso começar da ração a ele? E ele mia muito é normal?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tamires! Tal como referido no artigo: A lactância de um gatinho filhote dura cerca de 9 semanas e quando começam a nascer os primeiros dentes, por volta das quatro semanas, podem começar a comer comida sólida. Você deve escolher uma ração adequada a gatinhos filhotes, sendo recomendável que a umedeça um pouco com água morna, para ser mais fácil iniciar o processo de mastigação. Para além disso, você pode adicionar um pouco de comida úmida ou patê, próprio para gatinhos filhotes.

O alimento que os gatinhos filhotes devem ingerir, desde o final da lactância até ao primeiro ano de idade, deve ser composto por proteínas altamente digeríveis, antioxidantes e ácidos gordos como o omega 3 e o omega 6. Esta ração deve ser de alta qualidade e a quantidade deve seguir as orientações descritas na embalagem. Apesar disso, o médico veterinário poderá aconselhar ajustar a quantidade para mais ou menos, conforme as características específicas do seu gato.
Esse artigo pode te ajuda a entender poque seu gatinho mia tanto: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-meu-gato-mia-tanto-20210.html
Continue nos acompanhando! 🐱

Com que idade os gatos começam a comer ração?
1 de 3
Com que idade os gatos começam a comer ração?

Voltar ao topo da página