PARTILHAR

9 sintomas de trabalho de parto em cadelas

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 15 outubro 2019
9 sintomas de trabalho de parto em cadelas
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Presenciar o nascimento de uma ninhada de filhotes é um momento muito emocionante, tanto para a mãe como para os companheiros humanos. Tal como acontece com as pessoas, é normal que antes de dar à luz apareçam alguns sintomas de trabalho de parto em cadelas que farão com que você fique mais atento à sua cadela e possa acompanhá-la nos momentos que mais precisa. É por isso que no PeritoAnimal, preparamos este guia para identificar facilmente se a sua cadela está quase a trazer a ninhada de filhotes ao mundo e como você pode ajudá-la.

Também lhe pode interessar: 7 sintomas de trabalho de parto em gatos

1. Tempo de gestação da cadela

Saber qual foi o momento do cruzamento é necessário para determinar ha quantos dias a sua cadela está grávida e qual o momento aproximado do parto. Em média, o período de gestação das cadelas dura entre 59 e 65 dias, aumentando as chances a partir do dia 62. Isto vai depender da raça de cachorro em questão e da idade.

2. Temperatura da cadela antes do parto

Quais são os sinais de que a cadela vai parir? Uma das maneiras de perceber que o momento está chegando é medindo a temperatura corporal dela. Cerca de 12 horas antes do parto, a temperatura corporal da cadela desce alguns graus, sendo que normalmente se encontra a 38ºC. Você pode medir a temperatura da sua cadela com um termômetro retal, que pode ser utilizado quando a cadela entrar na última semana de gestação.

Consulte o médico veterinário sobre a forma de medir a temperatura mas, se perceber que incomoda a cadela, é melhor desistir para que ela permaneça tranquila nessa fase delicada. Se a temperatura aumentar para mais de 38 graus e a cachorra apresentar outros sintomas como febre ou mal-estar, entre em contato com o veterinário o quanto antes.

3. Comportamento da cadela antes do parto

Um dos sinais que a cadela vai parir é a agitação. Isto fará com que ela tente se afastar de pessoas desconhecidas, especialmente pessoas que não têm muita confiança com ela, além de evitar o contato com outros pets da casa. Esse momento é bastante delicado pois o nervosismo impede-a de se sentir bem consigo mesma e você vai notá-la agitada, independentemente se está parada, sentada ou deitada.

4. Cadela grávida precisa da companhia do tutor

Apesar deste nervosismo, a cadela procura a companhia do tutor porque é a pessoa em quem mais confia e com quem se sente mais segura. Devido a isto, poucos dias antes do parto vai querer estar bastante tempo com você, pedindo atenção e carinho.

Isto não significa que você deva intervir quando ela der à luz, a menos que seja necessário. Acompanhe-a durante o parto para que se sinta segura, mas apenas deve intervir se ocorrerem problemas no parto.

5. Cadela grávida precisa escolher o ninho

A escolha de um ninho, um lugar para dar à luz e criar os filhotes, é extremamente importante para a futura mãe. Por isso, ela vai começar a procurar um lugar acolhedor e um pouco escondido onde se sinta protegida e é possível que ela comece a passar mais tempo nesse lugar escolhido que em sua própria cama.

Geralmente, o melhor é respeitar a decisão da cadela sobre o lugar que ela escolheu fazer de ninho, sempre e quando isto não implicar um risco para ela e para os filhotes. Para saber como ajudar no parto da cadela, um dos primeiros passos é colocar no espaço que ela escolheu uma cama confortável e cobertores para todos ficarem quentes e confortáveis.

O parto ocorrerá neste ninho, seja ficando de lado ou agachada, o que parecer mais cômodo para os filhotes nascerem.

6. Falta de apetite em cadelas prenhas

Além de tudo isso, como saber se a cachorra vai parir? Notando se ela tem falta de apetite. Muitas cadelas perdem o apetite entre as 12 e 24 horas antes de dar à luz, pelo que este é um sinal fácil de detectar. No entanto, nem sempre ocorre e, em outras ocasiões as cadelas podem inclusive alimentar-se enquanto dão à luz, quer dizer, entre um filhote e outro.

7. Higiene antes do parto de uma cadela

Horas antes do parto, a cadela começará a lamber constantemente os seus genitais, tanto para limpar a zona como para aliviar a dor que sente. Da mesma forma, isso vai ajudar na expulsão dos filhotes.

8. Sinais de que a cadela vai parir: mucosas

Um dos sintomas que a cadela vai parir é que, tal como acontece com os seres humanos, expulsa o tampão mucoso horas antes do parto, o qual cumpre a função de proteger o útero e os filhotes de bactérias e infecções durante a gestação.

Este é de cor amarela ou branca, e pode vir acompanhado de um pouco de fluxo vaginal. A partir deste momento, o tempo que demora para o parto de uma cadela é de, no máximo, 12 horas.

9. Sinais de que a cadela vai parir: contrações

As contrações são os últimos sintomas que a cadela vai parir e indicam que o momento do parto é iminente. Podem se ver movimentos rítmicos e repetitivos do ventre, que poderão ser vistos sobretudo se estiver de lado. É normal que, durante esta fase, sua cadela tenha um pouco de dor.

Quanto tempo uma cadela demora para parir todos os filhotes?

O parto de uma cadela dura em torno de 6 a 8 horas, dependendo da quantidade de filhotes, da raça e da idade da cadela. O tempo de nascimento entre filhotes costuma estar entre 15 minutos e 2 horas, podendo ser prolongado por 3, 4 horas.

Como saber se ainda tem filhotes para nascer?

Para ter certeza que a cadela pariu todos os filhotes, você pode levá-la ao veterinário para fazer uma ultrassonografia antes do parto para saber o número de filhotes que ela está gestando. Dessa forma você só precisará contar os filhotes para ter certeza de que o parto acabou. Se você perceber que a sua cadela continua empurrando durante 30 minutos a 60 minutos e não nasce nenhum filhote, é imprescindível buscar ajuda de um profissional.

Para saber mais informações sobre quanto tempo uma cadela demora para parir todos os filhotes, leia esse artigo do PeritoAnimal.

Visitar um médico veterinário

No PeritoAnimal recomendamos que os animais sejam vistos por um médico veterinário de confiança entre 6 a 12 meses para checar o bem estar e saúde do animal. Dessa forma, os animais são acompanhados periodicamente e podem ser tratados rapidamente caso tenham alguma alteração.

No entanto, quando se trata de um cadela grávida, tal como acontece com os humanos, é importante que um médico veterinário acompanhe todo o processo para garantir o bem-estar da cadela e dos filhotes. Ele também pode te orientar acerca dos cuidados com a cachorra grávida, com o parto e em seguida, com os filhotes recém nascidos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 9 sintomas de trabalho de parto em cadelas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Vídeos relacionados com 9 sintomas de trabalho de parto em cadelas

1 de 3
Vídeos relacionados com 9 sintomas de trabalho de parto em cadelas

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
130 comentários
A sua avaliação:
Denise aparecida Rodrigues
Minha cachorrinha pincher porte médio engravidou do meu cachorro porte médio tambm ele e da raça shitsum poderia dar alguém problema ou não no parto ? Estou preocupada
A sua avaliação:
Elisa de fatimafazer oliveira goncalves
BOA TARDE
Minha cadela esta grvida mas nao sei o tempo pelas minhas contas ela esta a acavar o tenho esta semana , anda muito mimanha e ja perde o monco a uma semana .
sera que e normal , estou com um pouco de medo pk ela e primeira minhada e uma pinchr n1 mas o cao era n2.
tenho medo que ela tenha conplicacao pk nao posso estar sempre a beira dela como ela quer.
me ajudem o que tenho que
A sua avaliação:
Ana Mairene
Nasceu depois de 65 dias? A minha está com 65 e nenhum sinal que vai dar à luz!
Rosi
Oi, sua cadela pariu com quantos dias? pq a minha ta com 65 e nenhum sinal tbm
A sua avaliação:
Diana
Minha Shitzu fechou 65 dias hoje e nada de dar a luz mais tá agindo normal oque fazer
Rosi
A sua shih Tzu pariu com quantos dias?
A sua avaliação:
Flávia Alexandre Eduardo
A minha cadela fez ontem dois meses que engravidou agora está saindo um líquido verde. É normal?
A sua avaliação:
MICHELE
Minha pincher esta na semana de ganhar os filhotes, esta noite ela se agitou bastante, só que começou a sair a agua, ainda de madrugada ate me molhou. só que ainda não ganhou
é perigoso ou é normal
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Danielli
Minha cadela está com leite nós peitos não tem barriga de grávida mas tá se aninhando se lambe muito já uns 3 dias será q ela não está conseguindo parir os filhotes as vezes ela fica agoniada e não larga a bolinha favorita dela
A sua avaliação:
Samuel Soares
Olá boa noite minha cachorrinha está grávida e hoje faz 80 dias de gravidez e até agora não nasceu os filhotes já estou muito agoniado !
Me ajuda rsrs
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
eva cardoso costa
Dei placentina na minha cadela a 4dias e ela não pariu serar que os filhotes morreram por causa Da injeção?
bruna
e sua cachorrinha teve os bbs depois que postou o comentario os bb nasceu ou morreu dentro dela como eles estão. comenta por favor logo vou ter tbm e nao sei se mando aplicar ou não.
A sua avaliação:
joana
e se a cadela não estiver no ninho que ela escolheu ela ainda terá os cachorrinhos ou vai procurar outro lugar?
A sua avaliação:
Catarina Oliveira
Olá, minha pinscher está com mais ou menos 60 dias de gestação, hoje ás 2 da manhã ela começou a fazer ninhos, ela tem 3 anos e ela cruzou com um corgi misturado com chiuhahua, como ela é pequena, estou com medo que o bebê seja um pouco maior que o normal, e também queria saber se ela irá chorar ao entrar em trabalho de parto.
A sua avaliação:
Marcello
Minha chow chow criou 14 filhotes nem tem tudo esse de teta na cachorra i agr pessoal to preocupado me ajuda obg
Luísa Savala
Oi Marcello! Temos um artigo sobre os cuidados com cachorros recém nascidos que podem te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-para-cachorros-recem-nascidos-21490.html
De qualquer forma, é muito importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa ver os pets e aconselhar sobre os cuidados específicos para a mamãe e os filhotinhos.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
A sua avaliação:
munik
minha lhasa apso faz 62 dias hoje ,esta saindo leite ja da tetinha dela ,mas ela esta normal, nao se lambe e a barriga esta enorme sera q esta passando da hora....
Luísa Savala
Oi Munik! Como mencionamos no artigo: em média, o período de gestação das cadelas dura entre 59 e 65 dias, aumentando as chances a partir do dia 62. Isto vai depender da raça de cachorro em questão e da idade.
No entanto, se ela apresentar qualquer sinal diferente do esperado, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
A sua avaliação:
Nuria
Qual o comportamento cadela apos parto???
A sua avaliação:
Micaelli
Por favor minha cadela esta so chorando de dor pra parir sera que ela ja esta perto
Kamila
Oi, minha cadela yorkshare está em trabalho de parto, hoje pelas 10hrs da manhã vi ela e ela está deitada até agora na mesma posição, se tremendo, não se mexe nem nada, não come nem bebe. Gostaria de saber se isso é normal ?!
A sua avaliação:
Fernanda Fernandes
A minha cadela poodle está tremendo é normal?
Luísa Savala
Oi Fernanda! Temos um artigo sobre os motivos pelos quais um cachorro está tremendo, confira: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-o-meu-cachorro-treme-20127.html
De qualquer forma, é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Samara
Minha cachorra ela e srd, esta gemendo e esta inquieta da pra ver os bebezinhos mexendo na barriga dela, ela esta assim desde de umas 10 hrs da manha agora são quase 5 hrs da tarde e nada dos bebes nascerem .. Sera que ela esta realmente em trabalho de parto?
(Obs: não sei quantos dias de gestação ela tem)
Luísa Savala
Oi Samara! Ela apresenta os outros sintomas mencionados no artigo?
De qualquer forma, se ela continuar assim, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para evitar qualquer tipo de complicação.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Samara
Ela já ganhou os 10 BBS mas ela esta muito brava, não quer deixar ninguém passar nem perto dela e agora ela não quer cuidar dos filhotinhos...
Ela fica chorando e olhando pra eles, quando eles chegam perto dela ela se esconde ..
Não sei o que posso fazer pra ajudar ela e eles ?!
A sua avaliação:
Maria Aparecida
Quais sintomas que posso ficar atenta ao dia do parto, além dos 60 dias?
Minha pinscher namorou por 3 dias alternados dias: 3, 8 e 9 de abril
Gostaria de saber se a vulva também aumenta, nos dias de dar cria...
Maria Aparecida
Minha pinscher esta prestes a dar cria, gostaria de saber se a vulva muda de tamanho nos dias próximo ao parto?
Ela é muito pequena estou preocupada se vai dar normal
9 sintomas de trabalho de parto em cadelas
9 sintomas de trabalho de parto em cadelas

Voltar ao topo da página ↑