Partilhar

9 sintomas de trabalho de parto em cadelas

9 sintomas de trabalho de parto em cadelas

Ver fichas de  Cachorros

Presenciar o nascimento de uma ninhada de filhotes é um momento emocionante, tanto para a mãe como para os companheiros humanos. Tal como acontece com as pessoas, é normal que antes de dar à luz apareçam alguns sintomas de trabalho de parto em cadelas, que lhe permitirão estar atento ao seu pet e acompanhá-la no momento que mais precisa. É por isso que no PeritoAnimal vamos lhe dar este guia para identificar facilmente se a sua cadela está quase a trazer a sua ninhada de filhotes ao mundo.

Também lhe pode interessar: 7 sintomas de trabalho de parto em gatos

1. Tempo de gestação

Conhecer o momento em que ocorreu a concepção é necessário para determinar a quantidade de dias que está grávida e para determinar o momento aproximado do parto. Em média, o período de gestação das cadelas dura entre 59 e 65 dias, aumentando as chances a partir do dia 62. Isto vai depender da raça em questão e da sua idade.

9 sintomas de trabalho de parto em cadelas - 1. Tempo de gestação

2. Temperatura corporal

Cerca de 12 horas antes do parto, a temperatura corporal da cadela desce uns graus. Normalmente encontra-se a 38ºC. Pode medir a temperatura da sua cadela com um termômetro retal, que pode utilizar quando a cadela entrar na última semana de gestação.

Consulte o seu veterinário sobre a forma de fazer isto, mas se perceber que incomoda a cadela é melhor desistir de medir a temperatura, para permanecer tranquila. Se a temperatura aumentar para mais de 38 graus e apresentar outros sintomas, como febre ou mal-estar, entre em contato com o veterinário o quanto antes.

9 sintomas de trabalho de parto em cadelas - 2. Temperatura corporal

3. Nervosismo

A agitação da cadela é normal quando falta pouco tempo para dar à luz. Isto fará com que tente se afastar de pessoas desconhecidas, especialmente das que não têm demasiada confiança com ela, além de evitar o contato com outros pets de casa. Além disso, este nervosismo impedirá sentir-se bem consigo mesma, pelo que notará agitação, independentemente se está parada, sentada ou deitada.

9 sintomas de trabalho de parto em cadelas - 3. Nervosismo

4. Companhia do dono

Apesar deste nervosismo, a cadela procura a companhia do seu dono, a pessoa com quem mais confiança tem e com quem se sente mais segura. Devido a isto, a poucos dias do parto quererá estar bastante consigo, pedindo atenção e carinho.

Isto não significa que deva intervir quando der à luz, a menos que seja necessário. Acompanhe-a durante o parte para se sentir seguro, mas apenas deve proporcionar-lhe ajuda se ocorrer alguma complicação.

9 sintomas de trabalho de parto em cadelas - 4. Companhia do dono

5. Escolha do ninho

A escolha de um ninho, de um lugar para dar à luz e criar os filhotes, é extremamente importante para a futura mãe. Por isso, começará a procurar um sítio acolhedor e um pouco escondido onde se sinta protegida, ou passará inclusive mais tempo sobre a sua própria cama.

Geralmente o melhor é respeitar a decisão da cadela sobre o lugar que quer fazer de ninho, sempre e quando isto não implicar um risco para ela e para os filhotes. Coloque no espaço uma cama confortável para eles e cobertores para ficarem quentes e confortáveis.

O parto ocorrerá neste ninho, seja ficando de lado ou agachada, o que parecer mais cômodo para os filhotes nascerem.

9 sintomas de trabalho de parto em cadelas - 5. Escolha do ninho

6. Apetite

Muitas cadelas perdem o apetite entre as 12 e 24 horas antes de dar à luz, pelo que este é um sinal fácil de detetar. No entanto, nem sempre ocorre e, outras podem inclusive alimentar-se enquanto dão à luz, entre um filhote e outro.

9 sintomas de trabalho de parto em cadelas - 6. Apetite

7. Limpeza

Horas antes do parto a cadela começará a lamber constantemente os seus genitais, tanto para limpar a zona como para aliviar a dor que sente. Da mesma forma, isto ajuda na expulsão dos filhotes.

9 sintomas de trabalho de parto em cadelas - 7. Limpeza

8. Mucosidades

Tal como acontece com os seres humanos, a cadela expulsa o tampão mucoso horas antes do parto, o qual cumpre a função de proteger o útero e os filhotes de bactérias e infecções durante a gestação.

Este é de cor amarela ou branco, e pode vir acompanhado de um pouco de fluxo vaginal. A partir deste momento, leva no máximo 12 horas para o parto.

9 sintomas de trabalho de parto em cadelas - 8. Mucosidades

9. Contrações

São o último sintoma e indicam que o momento do parto é iminente. Podem se ver movimentos rítmicos e repetitivos do ventre, que poderão ser vistos sobretudo se estiver de lado. É normal que durante esta fase tenha um pouco de dor.

9 sintomas de trabalho de parto em cadelas - 9. Contrações

Se deseja ler mais artigos parecidos a 9 sintomas de trabalho de parto em cadelas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Escrever comentário sobre 9 sintomas de trabalho de parto em cadelas

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
72 comentários
A sua avaliação:
Billa
Minha shitsu esta geavida e e primeira vez q passo por isso to nervosa pois ela esta gemendo muito e nao sai da suua casinha sera q esta entrando em trabalho de parto por favor me ajudem vovo de primeira viajem
Maressa
Provavelmente, os filhotes da minha nasceram essa madrugada
Maikon
Minha cachorrinha esta com dor e saído um liquido meio verde e amarelando
Clair camargo
Oi estou preocupada minha cadela acho que ta tento aborto saiu um negocio verde e nada mais
Cleusa mantovani
Minha cachorra shitzu está com 60 dias hoje de gravidez e está gemendo bastante será que ela vai ganhar logo seus filhotes
Monara
Minha cadela primeiro cio , cruzou a 58 dias e nada d barriga ..os peitos apenas os 4 debaixo parece estar cheio mais hj notei a barriga dela um pouco dura ..sera q esta grávida mesmo??
Ana
olá, a minha cadela ta na ultima semana de gravidez, reparei que hoje anda a perder umas pingas de sangue e no xixi também vem umas pinguinhas e um muco amarelo pequeno. será que está próximo? ela ainda não deita leite das tetas....
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana! É totalmente normal que exista muco vaginal nessa fase, o que indica que o parto está próximo. Não se preocupe com a falta de leite, algumas cachorrinhas só começam a produzi-lo um dia ou até horas antes do parto, especialmente se não é a primeira gravidez. Tudo de bom para vocês!
Luciana
Minha cachorrinha está na semana do parto,fica procurando lugar pra fica,só que começou a vomitar ela é muita é normal vomitou o que comeu hoje .Esta inquieta não sabe onde fica será que está sentindo dor.
Erika
Minha cachorra ela está vomitando muito fazendo muito xixi ela já criou seu ninho ela fez o ninho debaixo da cama. Me ajuda estou muito preocupada com ela as cachorra vomitar e normal ou não?
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Erika! Você necessita consultar um veterinário assim que possível para que ele possa ver a cachorra e faze rum diagnóstico correto.
Daiane
Olá. Boa tarde...
Minha Madonna cruzou dia 13/03/2018 e dia 15/03/2018... E ontem começou a sai umas bolinhas de leite do peitinho dela... Isso significa que ela irá parir a partir do dia 13/05/2018?
CARLA PAOLA Pereira DE ALMEIDA
Oi Daiane, você deve contar 60 dias a partir do 1* dia de cruza, levando em conta que pode ou não ter sido o dia fertil dela. Os bebês poderão nascer a partir de 58 dias à 63/64. Boa sorte!
A sua avaliação:
Belina
Olá minha cadela Belinha cachorro pegou ela 7_3_2018 hoje ela está triste de canto ontem meu filho avaliou ela ela estava fazendo xixi com sangue diz ele ontem
Belina
1__5_2017que eu digo hoje dia 2_5_2018 ela está muito triste não achei filhotes dela é 1 cria que ela deu creio eu que ela cmatou

9 sintomas de trabalho de parto em cadelas
1 de 10
9 sintomas de trabalho de parto em cadelas

Voltar ao topo da página