Partilhar

Tudo sobre Pastor Alemão

 
Por Giselly Corrêa. 6 fevereiro 2019
Tudo sobre Pastor Alemão

Ficha do animal: Pastor alemão

O Pastor Alemão é um cachorro que nunca passa despercebido, seja por sua aparência nobre, suas expressões atentas ou por seu comportamento tão equilibrado. Tantos atributos explicam porque é comum ver tantos cães dessa raça ao redor do mundo, que segue colecionando admiradores de todas as culturas, idades e estilos.

Se você é fascinado pelos pastores alemães, provavelmente também vai adorar a chance de descobrir novos fatos interessantes sobre sua história, saúde, personalidade e enorme popularidade. Neste artigo do PeritoAnimal queremos te convidar a conhecer tudo sobre Pastor Alemão - 10 curiosidades impressionantes. Vem com a gente?

Também lhe pode interessar: Adestrar um Pastor Alemão

1. Cão de pastoreio

Atualmente, associamos o Pastor Alemão a um cachorro policial, cão de resgate, cão-guia ou como um excelente guardião de sua casa e protetor de sua família. No entanto, como seu nome sugere, essa raça foi desenvolvida para pastorear rebanhos, em especial ovelhas, nos campos da Alemanha.

Suas origens como cão pastor remontam ao final do século XIX, quando o capitão de cavalaria Max Emil Frederick von Stephanitz se dedicava a criar uma raça para trabalhos no campo que também ostentasse uma aparência nobre. Graças à sua grande inteligência e pré-disposição ao treinamento, o pastor alemão se tornou uma das raças mais versáteis, desenvolvendo com excelência uma ampla gama de tarefas, truques, esportes, serviços e atividades variadas.

Tudo sobre Pastor Alemão - 1. Cão de pastoreio

2. Pastor Alemão: personalidade

A versatilidade que o pastor alemão demonstra em todas as funções que é capaz de desempenhar não é um mero acaso, pois deriva de suas privilegiadas capacidades cognitivas, físicas e emocionais.

Os Pastores Alemães se posicionam em terceiro lugar no ranking dos cães mais inteligentes do mundo, perdendo apenas para o Border Collie e o Poodle. Além disso, sua natureza alerta, equilibrada, segura e extremamente leal a seus tutores facilita seu treinamento e o torna um cão adaptável.

Logicamente, para ajudá-los a desenvolver plenamente seus atributos físicos e mentais, devemos proporcionar a uma adequada medicina preventiva, assim como adestrar corretamente o pastor alemão e não descuidar de sua socialização, das atividades físicas e estimulação mental.

3. Entre as raças mais populares de cachorros

O Pastor Alemão é, já há muitos anos, um dos cães mais populares e queridos em todo o mundo. Isso provavelmente resulta de seu "combo perfeito", que combina uma aparência nobre, notável inteligência, grande sensibilidade e um temperamento confiável e obediente.

No núcleo familiar, mostram-se extremamente leais a seus tutores, e não hesitam em defender sua família, graças à sua enorme coragem. Quando são devidamente educados e socializados, podem se dar muito bem com crianças, mostrando ainda uma natureza carinhosa e protetora, além de conviver pacificamente com outros animais quando são bem socializados.

Tudo sobre Pastor Alemão - 3. Entre as raças mais populares de cachorros

4. Pastor Alemão: famoso no cinema e na TV

O cachorro Rin Tin Tin, protagonista da aventura "As aventuras de Rin Tin Tin", provavelmente foi o pastor alemão mais famoso do meio artístico. O formato mais bem-sucedido dessa ficção estreou em 1954 como uma série de TV nos Estados Unidos.

Mas o personagem já havia aparecido em diversos filmes no cinema mudo da década de 20. O sucesso do personagem foi tão grande que Rin Tin Tin possui suas pegadas registradas na famosa calçada da fama de Hollywood.

Além disso, o Pastor Alemão participou de muitas outras produções para o cinema e a TV, como "K-9 O agente canino", "Eu sou a lenda", "O homem de seis milhões de dólares" ou "Rex, O cão polícia", entre tantas outras. Logicamente, vários cães dessa raça participaram das gravações para dar vida ao personagem.

Dica: Se você está pensando em adotar um Pastor Alemão e ainda não sabe qual nome escolher, veja nosso artigo sobre nomes para cachorro Pastor Alemão

5. Pastor Alemão e as duas Guerras Mundiais

O Pastor Alemão é uma das poucas raças que acompanharam o exército alemão nas duas guerras mundiais em que o país se envolveu. Quando a Primeira Guerra Mundial eclodiu, a raça ainda era relativamente jovem, e as autoridades alemãs não estavam tão seguras de seu desempenho neste contexto.

Durante os duros anos da guerra, os pastores ajudaram a entregar mensagens, localizar soldados feridos e fazer patrulhas junto aos oficiais, estando sempre atentos à presença de inimigos. Seu desempenho foi tão surpreendente que até mesmo os soldados aliados regressaram aos seus países com grande admiração e histórias fantásticas sobre as capacidades dos Pastores Alemães. Graças a isso, a raça começou a ser conhecida fora da Alemanha e foi ganhando popularidade em outros países.

Já na Segunda Guerra Mundial, o pastor alemão era uma raça famosa na Europa e nos Estados Unidos, mas suas habilidades mais uma vez impressionaram os soldados que serviam ao seu lado na frente.

Imagem: Reprodução/ warfarehistorynetwork.com.
Legenda: o tenente Peter Baranowski posa junto ao seu pastor alemão, chamado "Jaint de Motimorency".

Tudo sobre Pastor Alemão - 5. Pastor Alemão e as duas Guerras Mundiais

6. Alimentação do Pastor Alemão

Apesar de seu comportamento equilibrado, o pastor alemão pode se tornar um tanto guloso, comendo muito ou rápido demais. Como tutor, você deve estar atento a essas maus hábitos alimentares, tanto para preveni-los como para tratá-los rapidamente.

O ideal é dividir a quantidade diária de alimento em pelo menos duas refeições, assim ele não ficará tantas horas sem comer. Naturalmente, você deve se assegurar de oferecer uma alimentação completa e equilibrada, que supra integralmente as necessidades nutricionais e que seja adequada ao peso, tamanho e idade. Além de oferecer uma rotina de exercícios físicos e estimulação mental para manter a saúde e um comportamento equilibrado.

Se você já está seguindo essas recomendações e mesmo assim seu cachorro se mostra guloso, recomendamos levá-lo ao veterinário para constatar se a nutrição é adequada às necessidades nutricionais, bem como para descartar a presença de parasitas intestinais ou qualquer doença. Além disso, te convidamos a conhecer nosso artigo sobre meu cachorro come muito rápido, o que fazer?

7. Pastor Alemão: saúde

Embora seja um cachorro forte e resistente, o pastor alemão apresenta uma predisposição genética para muitas doenças degenerativas. A enorme popularidade da raça e a busca por padronizar suas características físicas levaram a cruzamentos indiscriminados que, até hoje, refletem na saúde do pastor alemão.

Sem dúvida alguma, as regiões mais sensíveis de seu corpo são o abdômen e as extremidades, já que o Pastor Alemão é uma das raças caninas mais propensas a desenvolver displasia de quadril e de cotovelo. No entanto, também existem outras doenças comuns do pastor alemão, tais como:

  • Epilepsia;
  • Problemas digestivos;
  • Nanismo;
  • Eczema crônico;
  • Ceratite;
  • Glaucoma.
Tudo sobre Pastor Alemão - 7. Pastor Alemão: saúde

8. Pastor Alemão: pelo

O tipo de pelagem aceito para essa raça de cachorro já gerou muita polêmica desde seu reconhecimento pelas sociedades caninas. A realidade é que existem três variedades: pelo curto e duro, pelo longo e duro e pelo longo. No entanto, o padrão oficial da raça define como correto a pelagem dupla com lanilha interna.

A pelagem externa deve ser dura, reta e o mais densa possível, enquanto o tamanho do pelo pode variar nas regiões do corpo do cachorro. Assim, o Pastor Alemão não é reconhecido como um cachorro de pelo longo.

Também vale dizer que são aceitas diferentes cores para a pelagem do pastor alemão. Além dos tradicionais preto puro ou preto e vermelho, também pode encontrar Pastores Alemães com diferentes tonalidades de cinza e até amarelados. No entanto, os cães de cor branca não se encontram no padrão oficial da raça.

Por último mas não menos importante, lembramos que a bela pelagem do Pastor Alemão requer escovações diárias para eliminar sujeiras e pelos mortos, bem como para evitar a formação de nós ou nódulos no pelo.

9. Pastor Alemão: comportamento

O pastor alemão é um dos cães mais confiáveis entre todas as raças caninas conhecidas. Não são agressivos e muito menos maus por natureza, muito pelo contrário, tendem a mostrar um comportamento equilibrado, obediente e alerta. No entanto, como sempre destacamos, o comportamento de um cachorro depende principalmente da educação e do ambiente oferecido por seus tutores.

Infelizmente, o manejo incorreto ou irresponsável de alguns tutores pode provocar situações indesejadas que envolvem seus cachorros. Por isso, é essencial prestar atenção ao adestramento e à socialização dos seus melhores amigos, independente de sua raça, idade ou sexo.

O ideal é começar a educá-lo desde filhote, quando chega em casa, mas também é possível adestrar e socializar um cão adulto com sucesso, sempre recorrendo ao reforço positivo para incentivar sua aprendizagem.

10. Pastor Alemão: o primeiro cão-guia

A primeira escola de cães-guia do mundo, chamada "The Seeing Eye" foi criada nos Estados Unidos e seu co-fundador, Morris Frank, viajava entre seu país natal e o Canadá para promover a utilidade desses cães adestrados. Assim, os primeiros cachorros treinados para ajudar pessoas cegas foram quatro Pastores Alemães: Judy, Meta, Folly e Flash. Eles foram entregues a veteranos da Primeira Guerra Mundial no dia 6 de outubro de 1931, em Merseyside.

Gostou de saber tudo sobre a raça Pastor Alemão? Tem ainda mais curiosidades no seguinte vídeo para os fãs da raça:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tudo sobre Pastor Alemão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. "Genetic Structure of the Purebred Domestic Dog". Science 21 May 2004: Vol. 304, Issue 5674, pp. 1160-1164. Disponible para consulta en: https://pdfs.semanticscholar.org/95a7/140e7dca90a5cde7db81bf571df563ed02fc.pdf

Escrever comentário sobre Tudo sobre Pastor Alemão

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Tudo sobre Pastor Alemão
1 de 5
Tudo sobre Pastor Alemão

Voltar ao topo da página