Partilhar

Roupa para cachorro - um luxo ou uma necessidade?

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 6 junho 2018
Roupa para cachorro - um luxo ou uma necessidade?

Ver fichas de  Cachorros

O uso de roupa para cachorros é um tanto polêmico. Devo usar roupinha para proteger o meu cachorro do frio? O meu cachorro pode usar roupas todos os dias? Faz mal usar roupinha para cachorro? É normal que você se questione sobre o uso de roupa para cachorro, só demonstra que se preocupa verdadeiramente com o bem-estar dele e não apenas com questões estéticas.

Este assunto é bastante polêmico, por isso, neste artigo do PeritoAnimal, vamos te explicar quando o cachorro deve usar roupa, em que casos está contra-indicado e como escolher! Continue lendo!

Roupinha de cachorro

Muitas vezes, com as melhores das intenções como tutores, vestimos os nossos cachorros pensando que o precisam para não passarem frio. Porém, é importante ter sempre presente que os cachorros não são humanos e têm necessidades específicas da espécie deles que devem ser respeitadas.

Colocar uma roupa num cachorro de origem nórdica, com três camadas de pelo, como o Husky, por exemplo, não tem nenhum sentido e pode inclusive prejudicar o animal já que não permite a normal circulação do ar entre os pelos, o que provoca um aumento da temperatura corporal.

É pelo fato de muitas pessoas apenas se preocuparem com a estética, quererem colocar roupinhas e disfarces no no cachorro sem se preocuparem com o bem-estar dele, que existe muita polêmica sobre este tema. A verdade é que como já referimos, em alguns cachorros pode estar totalmente contra-indicado o uso de roupas. Por outro lado, em certas situações, o uso de um abrigo para cachorros ou um casaquinho para o frio, pode ser muito útil! Se você tem um cachorro que sofre com as baixas temperaturas e você vive numa região onde faz muito frio, uma roupa para o seu cachorro pode ser muito benéfica e permitir que ele desfrute mais dos passeios.

Como em em tudo o que diz respeito a ter um pet ao nosso cuidado, é preciso ter sempre em consideração as necessidades específicas de cada animal.

Roupa para cachorro - um luxo ou uma necessidade? - Roupinha de cachorro

Roupa de frio para cachorro

Se você tem um chihuahua, por exemplo, que constantemente treme quando você vai na rua com ele, procure uma roupinha de inverno para ele na petshop. O mercado de roupas para cachorro é gigantesco. Existem milhares de marcas e modelos disponíveis. Relembre que, por vezes, "o barato sai caro". Escolha a roupa do cachorro tendo em conta o material utilizado. Muitos cachorros têm uma pele mais sensível e podem, inclusive, ter alergia a determinados tecidos. Por exemplo, muitos cachorros são alérgicos ao algodão.

Outro problema comum na utilização de roupas em cachorro, para além da alergia ao tecido, é a colocação da vestimenta sem que o animal esteja totalmente seco, o que promove a proliferação de bactérias e fungos que causam irritação e alergia.

O tipo de detergente que você usa para lavar a roupa do cachorro também pode causar alergia, por isso é aconselhável que lave a roupinha do cachorro com um sabão neutro para evitar os produtos químicos.

Esteja atento a possíveis sintomas de alergia em cachorros:

  • Coceira intensa;
  • Pele avermelhada;
  • Crostas e pápulas na pele;
  • Zonas de alopécia (queda de pelo);
  • Inchaço.

Se você detectar algum destes sinais clínicos, pare de imediato de utilizar a roupinha e corra para o veterinário.

Roupa para cachorro - um luxo ou uma necessidade? - Roupa de frio para cachorro

Roupa para cachorro pequeno

Como já referimos, o uso de roupa em cachorros pequenos pode ser muito útil para abrigar e proteger do frio se você vive numa região onde as temperaturas possam ser muito baixas. Escolha marcas de roupas que utilizem materiais de qualidade e escolha sempre um tamanho adequado ao seu cachorro. O mais importante é que o cachorro se sinta confortável. Roupas demasiado apertadas podem prejudicar os movimentos do cachorro e terem o efeito totalmente oposto ao pretendido.

Felizmente, hoje em dia, a tecnologia está permitindo que as roupas para cachorro evoluam e sejam totalmente livres de desconforto, existindo até já gamas elaboradas em "dry-fit".

Outro fator importante a ter em conta é o comprimento do pelo do cachorro. Cachorros de pelo longo que utilizem roupa a toda a hora e todos os dias podem ficar repletos de nós. Os cachorros da raça Maltês são um perfeito exemplo de cachorro que sofre com o uso exagerado de roupas para cachorro. Por esse motivo, principalmente no caso destes cachorros é importante utilizar as roupinhas apenas quando necessário e por curtos períodos de tempo, ou seja, apenas no passeio.

Veja o nosso artigo com algumas imagens de roupas para cachorros pequenos!

Roupa para cachorro - um luxo ou uma necessidade? - Roupa para cachorro pequeno

Roupa para cachorro grande

O mesmo se aplica em relação à roupa para cachorro grande. Tudo depende das necessidades específicas do seu cachorro. Se, efetivamente às características físicas do cachorro e às baixas temperaturas da região onde você vive, a roupa poder melhorar o bem-estar dele, existem muitas opções no mercado.

É importante que você siga algumas destas dicas na hora de escolher a roupa para cachorro:

  • Defina que tipo de roupa o seu cachorro precisa: frio, chuva, etc.
  • Escolha materiais confortáveis. A lã, por exemplo, costuma causar coceira.
  • Evite roupas com pequenas peças como botões, fios pendurados e tudo o que possa ser um risco de o seu cachorro ingerir ou ficar preso.
  • Evite roupas com ziper, já que podem facilmente prender os pelos do seu cachorro.
  • Tenha sempre em consideração o tipo de pelo e constituição física do seu cachorro, já que animais obesos ou de pelagem grossa podem rapidamente sobreaquecer se usarem roupas muito quentes (não hesite em consultar o seu médico veterinário para conselhos específicos para o seu cachorro).
  • Meça o seu cachorro antes de comprar a roupa para garantir que compra um tamanho adequado.

Se você chegou à conclusão que o seu cachorro efetivamente não precisa de usar roupa para se proteger do frio mas você quer que ele ande igualmente estiloso e bonitinho, existem muitas coleiras e peitorais no mercado que cumprem esse propósito sem por em causa o bem-estar do animal! Procure alternativas na pethsop mais próxima de sua casa ou na internet, com certeza que você vai encontrar algo perfeito para o seu melhor amigo!

Roupa para cachorro - um luxo ou uma necessidade? - Roupa para cachorro grande
Fonte: bigandlittledogs.com

Como medir o cachorro

Nem todas as roupas são adequadas para todo o tipo de cachorros. Sendo que existem centenas de raças e tipos de corpos de cachorros, umas de pescoços curtos e largos, outro mais finos e de patas compridas, é essencial garantir que a roupa que você vai comprar é adequada para o seu pet! Por isso, é essencial que você saiba como medir o seu cachorro:

  1. Em primeiro lugar, você precisa de uma fita métrica.
  2. Comece por medir o pescoço do cachorro. Dê a volta com a fita métrica no pescoço dele de forma um pouco folgada para garantir que ele estará confortável.
  3. Depois meça o peito dele. Dê a volta ao à zona torácica do cachorro, mesmo por detrás das patas dianteiras.
  4. Por fim, meça o comprimento dele, desde o pescoço até ao início da cauda (não inclua a cauda).

Estas medidas são essenciais na hora de comprar a roupa para o seu cachorro. Leve as medidas consigo e garanta que compra algo que tem as medidas certa, nem muito largo, nem muito apertado. O conforto do cachorro é o mais importante de tudo!

Roupa de natal para cachorro

É preciso começar por deixar bem clara a diferença entre disfarçar ou fantasiar e abrigar. Os cachorros podem precisar de alguma proteção extra em certas condições, como já referimos, mas o disfarce obviamente que é desnecessário.

De qualquer forma, isso não quer dizer que se de forma pontual você quer disfarçar o seu cachorro, para uma sessão de fotos junto a você ou só mesmo para passarem um bom momento juntos, que não o possa fazer. O importante é que você saiba identificar se o animal está sob estresse ou incomodado e respeitar os limites dele.

Utilize sempre as técnicas de reforço positivo, para que o cachorro se sinta motivado e alinhe nas brincadeiras. Deste modo você estimula mentalmente o seu cachorro, para além de melhorar a vossa relação. Nunca force o seu cachorro a fazer nada que ele não goste ou queira. Se o seu cachorro fica claramente incomodado se você coloca um disfarce nele, para quê forçar ele a fazer isso? Relembramos que os cachorros não são pequenos humanos nem são bonecos.

Por outro lado, se o seu cachorro está acostumado, você utiliza as técnicas de adestramento adequadas, reforça positivamente e juntos se divertem em situações como no natal, no halloween ou carnaval, não temos nada contra! Acima de tudo é importante que juntos vocês sejam felizes!

Roupa para cachorro - um luxo ou uma necessidade? -  Roupa de natal para cachorro

Se deseja ler mais artigos parecidos a Roupa para cachorro - um luxo ou uma necessidade?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Acessórios e cosméticos.

Escrever comentário sobre Roupa para cachorro - um luxo ou uma necessidade?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Judite
Estou totalmente de acordo com o que está aqui escrito! Eu coloco um casaquinho no meu cachorro apenas nos dias frios de inverno e ele adora!

Roupa para cachorro - um luxo ou uma necessidade?
Fonte: bigandlittledogs.com
1 de 6
Roupa para cachorro - um luxo ou uma necessidade?

Voltar ao topo da página