Partilhar
Partilhar em:

Cuidados do pelo do gato persa

Cuidados do pelo do gato persa

Ficha do animal: Persa

O gato Persa carateriza-se pelo seu pelo comprido e denso, além da sua cara com traços tão caraterísticos desta raça felina de luxo. Mas este tipo de pelo precisa de cuidados específicos que outras raças de gato não precisam.

No PeritoAnimal vamos lhe dar algumas dicas para que o seu gato pareça sempre bem cuidado e bonito neste artigo sobre os cuidados do pelo do gato Persa.

Também lhe pode interessar: Cuidados com gato Persa

Cuidados diários

Todos os gatos Persas precisam de cuidados cotidianos da nossa parte. É a nossa obrigação proporcionar-lhes alimento e água todos os dias, além de mantermos a sua areia limpa. Embora não acredite, uma alimentação saudável e de qualidade terá impacto direto no pelo do animal.

No caso do gato Persa existe uma obrigação diária adicionada: escová-lo.

Naturalmente, devemos fazê-lo com carinho e com o material ideal para isso, por isso continue lendo para descobrir as indicações que recomendamos no PeritoAnimal.

Material para escovar o gato Persa

Para escovar de forma correta o nosso gato Persa, devemos utilizar pentes, escovas e rasqueadeiras.

Em primeiro lugar, devemos utilizar um pente, de preferência de plástico, com as pontas separadas e redondas. Este utensílio irá permitir-nos orientar o sentido do pelo e detetar algum nó na pelagem do nosso gato Persa.

Lembre-se que sempre que pentear o seu gato é recomendável fazê-lo sobre uma toalha, para evitar sujar o solo com pelo morto.

As escovas ideais

Uma vez que tenha passado levemente o pente e eliminado algum nó que tenha detetado na primeira passagem com o pente de pontas redondas, deve começar a escovar o pelo do seu gato Persa com uma escova plana de cerdas separadas, compridas, rígidas e com as pontas protegidas com bolas.

Desta forma, não vamos causar feridas na pele do nosso felino, esta passagem com esta escova deverá ser mais meticulosa que a primeira passagem com o pente.

Escova grossa

Deve ir alternando a escovação com a primeira escova, com algumas passagens com outro tipo de escova: uma escova de cerdas compridas, grossas e suave. Esta é a ferramenta ideal para eliminar o pó e os restos de alimentos agarrados, como por exemplo na papada do nosso gato comilão.

Combinando a ação de ambas as escovas conseguirá que o gato fique satisfeito e ronrone em todos os lugares que passar a escova no seu pelo.

A rasqueadeira metálica

A rasqueadeira metálica é uma ferramenta um pouco perigosa para o nosso animal de estimação se não a utilizarmos corretamente. Mas se a usar com cuidado pode conseguir que o pelo do seu gato Persa fique com um ótimo acabamento.

Existem dois fatores a ter em conta na hora de usar este utensílio, primeiro é importante que não passe as pontas metálicas da rasqueadeira na pele do gato, mas deve aproximar-se ao máximo desta para arejar e deixar mais esponjoso o pelo do nosso felino.

O outro fator a ter em conta é que deve combinar passagens compridas com passagens curtas, no sentido do crescimento do pelo e contra ele. Deste modo, cada pelo irá se separar e ficará cheio de corrente estática, o que incomoda muito os ácaros e faz com que eles fujam do pelo do seu gato.

Tempo e ferramentas especiais

Como partimos do princípio que você escova o seu gato Persa diariamente, o tempo utilizado nessa tarefa não deve ultrapassar os 10 minutos. Este é o tempo suficiente para converter o seu gatinho em um ator ou atriz de Hollywood.

  • Durante a primavera e o verão deverá controlar o seu gato para não pegar pulgas ou outros parasitas, para isso existem à venda nas lojas de animais umas escovas muito grossas que só se devem utilizar para desparasitação.
  • Se o seu gato se suja em excesso pode usar um xampu a seco para limpar de forma regular, desta forma não incomodará tanto o animal. Para além disso, pode utilizar toalhitas de bebês para manchas mais leves.
  • Além disso e especialmente para aqueles gatos de pelo macio deve conhecer também um produto muito útil para eliminar as manchas de lágrimas marrons que às vezes marcam a sua pele. Basicamente é um antioxidante que pouco a pouco elimina o rastro delas.

Alimentos que melhoram o pelo

Claro que, os cuidados do pelo do gato Persa não se limitam à escovação e a produtos de estética felina, alguns alimentos também melhoram a qualidade do pelo do gato Persa.

  • Especialmente os óleos graxos tipo ômega 3 e ômega 6, uma vez que são bastante benéficos para o organismo do gato e também para o seu pelo. Procure rações e comida de lata úmida que contenham estes dois óleos.
  • Oferecer-lhe salmão e atum uma vez por semana também se irá refletir em uma pelagem brilhante e saudável, além disso, o peixe tem um alto conteúdo proteico. Para isso, devemos limpá-lo adequadamente sem espinhas nem vísceras, será preferível oferecê-lo cru.
  • Outras opções podem ser óleo de sardinhas ou ovo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados do pelo do gato persa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Cuidados do pelo do gato persa

O que lhe pareceu o artigo?

Cuidados do pelo do gato persa
1 de 8
Cuidados do pelo do gato persa