PARTILHAR

Cheiro que cachorro não suporta

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 28 dezembro 2023
Cheiro que cachorro não suporta
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O sentido de olfato dos cachorros é completamente diferente ao dos humanos, portanto não é de estranhar que tenhamos gostos diferentes na hora de decidir que fragrâncias nos parecem agradáveis e que aromas consideramos insuportáveis. Para nós, o cheiro da urina e das fezes fazem parte dos aromas que mais rejeição nos causam, no entanto para os cães são odores que lhes proporcionam informação de grande interesse para eles.

Muitos dos cheiros que os cachorros não suportam se encontram em nossa casa e, podemos inclusive levá-los conosco, causando no nosso companheiro peludo incômodos no nariz e uma situação desagradável. Se quer conhecê-los e descobrir que fragrâncias repudiam os cães, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e comece a tomar medidas.

Também lhe pode interessar: Quais os cheiros que os ratos não gostam?

O olfato do cachorro

O olfato é o sentido mais desenvolvido dos cães, tendo entre 150 e 300 milhões de células olfativas, valores que comparados com os 5 milhões de células que apresentam os humanos são exorbitantes. Desta forma, são capazes de identificar cada uma das partículas que se encontram no ar ou objetos, e determinar onde se encontram os cheiros percebidos exatamente. Por este motivo, são muitos os cães utilizados para a busca de pessoas desaparecidas durante uma catástrofe, detecção de substâncias estupefacientes ou, inclusive, diagnóstico de doenças como o câncer.

Por outro lado, os cães são animais com uma grande memória olfativa. Isto quer dizer que, tal como nós somos capazes de reconhecer uma pessoa pela sua imagem, os cachorros reconhecem-nos através do nosso cheiro. Por isso, é fundamental deixar que um cão desconhecido nos cheire antes de o acariciar, ou não afastar dois cães que se cheiram entre eles.

Ao contarem com um olfato tão sensível, não é de estranhar que os cachorros fiquem excitados cada vez que saem à rua, pois é todo um mundo de cheiros que percebem e querem descobrir. Além disso, também não nos deve surpreender o fato de se mostrarem resistentes a certos aromas que para nós são agradáveis, visto que eles percebem esse cheiro com mais intensidade. Para você conhecer os cheiros que os cachorros odeiam, de seguida mostramos-lhe uma lista completa.

Cheiro que cachorro não suporta - O olfato do cachorro

Cítricos

O cheiro a cítricos é um dos aromas mais apreciados por nós, e a sua fragrância é capaz de durar horas em nossa casa. Por isso, temos o hábito de comprar produtos que tenham este aroma e encher cada um dos cômodos de casa com eles com o objetivo de oferecer um cheiro que dure e nos dê uma sensação de frescura. No entanto, para os nossos companheiros peludos é diferente, sendo este um dos cheiros que os cachorros não gostam.

Lembre-se que os cães têm o sentido de olfato 40 vezes mais desenvolvido que nós. Desta forma, se para nós o cheiro a cítricos já é intenso, imagine como o seu cachorro o deve perceber. Trata-se de um aroma tão forte, que pode chegar a causar irritação nas vias respiratórias do animal, causando uma sensação incômoda e insuportável.

As frutas cítricas como o limão, a laranja ou a toranja têm cheiros que os cães não suportam, mas as fragrâncias que mais odeiam são as dos óleos essenciais deste tipo de frutas. Os óleos são produtos concentrados que emitem um odor muito mais intenso que a fruta em si e, por conseguinte, o animal percebe um cheiro mais forte que o do alimento. Desta forma, se pretende utilizar um cheiro cítrico para evitar que o seu cão urine em uma determinada zona de casa, recomendamos que utilize as frutas naturais e evite colocar ao seu alcance os óleos. O objetivo desta técnica é evitar que o animal se aproxime desse espaço e não lhe oferecer uma convivência desagradável.

Cheiro que cachorro não suporta - Cítricos

Vinagre

O vinagre é outro dos remédios caseiros para evitar que os cachorros urinem em casa porque também faz parte dos cheiros que odeiam. Tal como acontece com os cítricos, o aroma deste produto é tão forte que é insuportável para os cães. No entanto, o vinagre de maçã tem grandes benefícios para os cachorros, pelo que privá-los 100% dele também não é aconselhável. Devemos aprender a utilizá-lo e saber quanto deve aplicar para que seja o menos incômodo possível para o animal.

O vinagre de maçã é bastante eficaz para evitar que o cachorro cheire mal. No entanto, visto que se trata de um dos odores que os cachorros não gostam, devemos misturá-lo com o seu xampu habitual e reduzir, assim, a sua fragrância. Não aplique esta solução na zona da cabeça e certifique-se de enxaguar bem.

Cheiro que cachorro não suporta - Vinagre

Pimentas

A pimenta é um alimento que deve a sua picância a uma série de compostos químicos naturais denominados capsaicinas, composição que produz um cheiro muito desagradável para os cachorros. Cheirar de forma direta este alimento pode causar no animal irritação das vias respiratórias, coceira no nariz e espirros constantes. Por isso, é imprescindível conhecer os alimentos proibidos para os cachorros e evitar que se aproximem deles.

Cheiro que cachorro não suporta - Pimentas

Álcool, em todas as suas versões

O álcool antisséptico é um cheiro que os cachorros não suportam, por isso aplicá-lo sobre a sua pele está totalmente desaconselhado. No caso de ferida, o mais recomendável é limpá-lo apenas com água e consultar o veterinário para que seja ele a indicar como a deve desinfetar.

Dependendo dos graus que o álcool contiver, será mais ou menos incômodo para o animal. No entanto, isso não quer dizer que o álcool usado como gel antibacteriano não seja um dos cheiros que os cachorros odeiam, visto que o seu olfato sensível também é capaz de o detectar e determinar que não gosta dele.

Por outro lado, as bebidas alcoólicas também são desagradáveis para os cães, especialmente aquelas com um maior grau de álcool.

Cheiro que cachorro não suporta - Álcool, em todas as suas versões

Esmaltes de unhas

Embora para muitas pessoas o cheiro dos esmaltes de unhas seja agradável, os cachorros odeiam-no. Por serem compostos por um número tão elevado de elementos químicos, entre os quais se destacam o formaldeído, a nitrocelulose, álcool isopropílico e o acetato, a fragrância dos esmaltes é realmente desagradável para os cães, causando espirros e coceira no nariz do seu amigo de quatro patas.

Por outro lado, os removedores de esmalte também fazem parte da lista de cheiros que os cachorros não gostam devido aos seus compostos químicos, sendo a acetona o mais incômodo para eles. Desta forma, recomendamos que opte por removedores de esmaltes sem acetona e aplique todos estes produtos cosméticos longe dos cães.

Cheiro que cachorro não suporta - Esmaltes de unhas

Produtos de limpeza

Gostamos dos produtos de limpeza com cheiros frescos, intensos e perfumados, e acabamos por os comprar esquecendo-nos que os nossos amigos peludos os odeiam. Tanto o cloro como o amoníaco são produtos que não só têm cheiros fortes que os cachorros odeiam, como também são altamente nocivos para eles. Inalá-los de forma direta pode causar irritação nas vias respiratórias e esófago. Além disso, o amoníaco produz um aroma muito idêntico ao da urina dos cães, pelo que podem relacioná-lo com a presença de outro animal em casa e manter-se em posição de alerta.

Apesar dos produtos mencionados serem os mais incômodos para os cachorros, todos os produtos de limpeza com cheiros fortes, como a água sanitária, têm cheiros desagradáveis para eles. Além disso, lembre-se que eles odeiam os aromas cítricos, pelo que todos os produtos com essas fragrâncias causarão rejeição no seu companheiro peludo. Tente limpar a casa enquanto outro membro da família leva o cachorro a passear para evitar converter esta tarefa em uma experiência desagradável para ele.

Cheiro que cachorro não suporta - Produtos de limpeza

Naftalina

A naftalina utiliza-se, no geral, como pesticida devido ao seu grau de toxicidade. Precisamente os compostos químicos que a formam para ser um produto tão tóxico, não só causam um cheiro desagradável para o cão como também a convertem em uma das coisas que podem matar o seu cachorro. A ingestão de apenas uma bola pode causar danos graves no fígado e no sistema nervoso central do animal, gerando vômitos, diarreia e convulsões. O consumo de mais de uma pode levá-lo à morte.

Cheiro que cachorro não suporta - Naftalina

Perfumes

Já notou que depois de colocar perfume, se tentar abraçar o seu cachorro, ele o rejeita? O seu fiel companheira odeia os cheiros dos perfumes, sem qualquer exceção. Ao se tratarem de produtos feitos com uma infinidade de compostos químicos, os aromas que desprendem são insuportáveis para eles. No entanto, o motivo que leva os perfumes a se converterem em um dos cheiros que os cachorros odeiam não é apenas este, a mesma razão que nos leva a adorar os perfumes a eles causa-lhes o efeito contrário.

Desta forma, assim como nós percebemos o quão agradável é o perfume trazer um aroma diferente à nossa pele, os cachorros não gostam porquê atua como um substituo do nosso cheiro corporal. Lembre-se que os cães reconhecem-nos pelo nosso cheiro, se o mascararmos com outro diferente não é de estranhar que odeiem essa fragrância desagradável que os impede de nos identificar.

E os perfumes para cães? Também são cheiros que não suportam. No entanto, e sempre que sejam de qualidade, ao se tratarem de produtos feitos para eles não são prejudiciais e podemos aplicá-los com moderação. Isto quer dizer que não se recomenda perfumar o animal todos os dias, será suficiente a quantidade de perfume que o cabeleireiro canino aplicar sobre ele durante a sua visita ao centro de beleza.

Cheiro que cachorro não suporta - Perfumes

Cigarro

Além de ser prejudicial para a saúde dos humanos, a fumaça de cigarro também afeta a saúde dos pets. O cheiro de cigarro está entre os que podem causar problemas no pulmão e alergias nos cães. Neste caso estão inclusos também os charutos, cigarros eletrônicos e narguilés.

É importante tentar não fumar próximo aos cachorros e, se estiver em casa, deixar o ambiente bem arejado. Outro cuidado é com as bitucas, já que com a sua ingestão o cão vai absorver todas as substâncias, o que pode ser pior ainda. Isso pode causar problemas na parte digestória, causando diarreia e vômito.

Enxofre

O enxofre é uma substância tóxica e apenas o seu cheiro é capaz de envenenar os cachorros. Muitas pessoas acreditam que o enxofre pode ser usado como um "remédio caseiro" para fastar os cães e não permitir que eles façam xixi e coco em determinados lugares, mas a verdade é que ele é extremamente perigoso para eles.

Além disso, é uma substância altamente inflamável que pode favorecer os incêndios. Não podemos nos esquecer que o enxofre pode explodir quando em contato com o ar ou com elementos oxidáveis

O seu cachorro odeia outros cheiros?

Tal como acontece com os humanos, os animais têm gosto próprio e, por isso, é possível que nem todos os cheiros mencionados sejam desagradáveis para ele. Não se trata de uma ciência exata, e pode acontecer que um cão seja capaz de suportar o aroma de uma laranja, enquanto outro odeie por completo. No que diz respeito aos cheiros a cítricos, os que os animais costumam odiar são os óleos essenciais de limão, de laranja, de toranja, etc, mais que a fruta em si. Se reparar nos cheiros que os cachorros não suportam eles são, geralmente, de produtos químicos criados pelo ser humano, mais que por elementos naturais como os alimentos. Desta forma, se o seu companheiro odeia um cheiro que não se encontra nesta lista, deixe um comentário e conte-nos tudo!

Cheiro que cachorro não suporta - O seu cachorro odeia outros cheiros?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cheiro que cachorro não suporta, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
43 comentários
A sua avaliação:
Raul
FALTOU O CHEIRO DE ALHO E CEBOLA , QUE ELES ODEIAM
A sua avaliação:
Aline Linhares
Boa noite,

Minha cadela não come carne de cordeiro nem assada e nem cozida e se tiver até mesmo só o caldo ela rejeita. Acho que deve ser o cheiro, pois essa carne tem um cheiro e sabor marcantes
A sua avaliação:
Adailton Gois da Costa Júnior
Gente, se for por esse blog minha doguinha veio bugada!
Eu tentei usar vinagre e ela lambe, se deixar bebe. Usei pimenta da Gota em uma chinela, deixei a chinela vermelha de tanta pimenta mas parece que o paladar dela para essas coisas é o oposto do que todos falam.
Rosana
não é?? e eu tenho uma vida de cachorros bugados...
A sua avaliação:
Daniela
Minha cachorre tem medo de qualquer coisa feita a base de cordeiro - pode ser uma linguiça, um pelego, qualquer coisa. Odeia cheiro de Cupim (a carne). Fica latindo e se esconde.
Aline Linhares
A minha só se afasta. Não late e não come de jeito nenhum também cordeiro.
A sua avaliação:
Adriana
Olá, saberiam dizer se existe alguma referência científica para falarmos sobre a aversão dos cachorros a determinados cheiros? Estou fazendo um trabalho com o cachorro do mato e já procurei bastante nas bases de dados, porém não encontrei. Se puderem ajudar, ficarei grata!
Rosana
nem deve ter, não percebeu que nenhum comentário diz "poxa, funcionou!" pq não funciona nada disso....
A sua avaliação:
Priscila Mendes
Gente já fiz de tudo para minha cachorrinha shitsu não fazer xixi no meu sofá mas ela não para já coloquei a receita do canfora e até joguei no sofá um tanto de pimenta do reino e mesmo assim ela sobe e faz xixi e cocô. Pelo amor de Deus alguém tem mais uma ideia o que posso fazer o pipr ela já está com 1 ano e meio obrigada.
leandro
fala que o cachorro mija e caga em cima do sofá, perai, desfaz disso, amarra isso ai, ta de zoeira que nojeira
A sua avaliação:
LUCIDALVA
testei todos estes cheiros com meu cachorro e não tá neim aí kkkkk continua fazendo xixi e fezes , já lavei e apliquei foi um litro de uma vez não resolveu
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Lucidalva. Tudo bem? Poxa, que pena que não funcionou com ele! Bem, temos este outro artigo que ensinamos cachorro a fazer xixi no lugar certo, talvez possa te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/ensinar-cachorro-a-fazer-xixi-no-lugar-certo-21113.html
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Melissa
Minha cadelinha não suporta o cheiro de outra cadelinha da família. As duas não ficam no mesmo ambiente, quando a gente se aproxima com o cheiro da outra, ela se afasta ou demonstra repugnância sempre virando a cabeça e se cotorcendo toda.
A sua avaliação:
NEUSA ALVES
Os meus adoram comer bagaço de laranja.
A sua avaliação:
Michele Mazzola Costa
Minha cachorra lambe se eu passar vinagre onde não quero que ela faça xixi! Ela já comeu limão (sem eu saber claro), fica doida quando pinto a unha, querendo lamber minha mão... kkkk
Percebo apenas que se irrita um pouco com odores de incenso, mas gostei de saber sobre o assunto!
A sua avaliação:
Rodrigo
Os cheiros que cachorros não suportam são os mesmos que os gatos?
A sua avaliação:
Claudia Correia
O meu cão odeia o cheiro do gengibre. Foge para outra parte da casa e fica estranho, como se tivesse medo.

luiz
O meu filhote detesta, E as vezes eu uso em lugares que não quero que ele fique mordendo ou que que urine.
A sua avaliação:
Gabriel Rodrigues
Meus cachorros riem ao ler isso aí, especialmente a parte da pimenta, Tenho 15 cães em casa de raças diferente e TODOS eles não podem ver um vacilo na horta que entram pra comer a pimenteira inteira, eles ficam mascando a pimenta durante vários minutos. Eu sempre corria tirava, mas eles não demonstravam nada de reação irritante, agora evito só pra não acabar com as pobres plantas. Detalhe que a pimenta aqui é MUITO forte, eu mesmo só não consigo comer uma sem precisar de um copo de leite!
Jordana Follman
Eu rio quando alguém diz que cachorro sabe ler...
Liz
Minha cachorra tem alergia a cheiro de banha de porco, é normal? Toda vez que vai usar ela n chega nem na cozinha e fica cheirando a casa toda e fica assustada , da primeira vez ela ficou de tremendo e ofegante e ngm sabia oq tava acontecendo até entender nos dias seguintes na hora de usar a banha e ela ficar farejando e assustada sem ir na cozinha.
Luísa Savala
Oi Liz! Tal como referido no artigo: como acontece com os humanos, os animais têm gosto próprio e, por isso, é possível que nem todos os cheiros mencionados sejam desagradáveis para ele. Não se trata de uma ciência exata, e pode acontecer que um cão seja capaz de suportar o aroma de uma laranja, enquanto outro odeie por completo.
No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para ter certeza do que se trata.
JESSICA
A minha cadelinha tem agonia do cheiro do alho ao ponto de sair correndo, até mesmo já reconhece o pote e se esconde... achei surreal até entender esse ensinensinamento das suas vias respiratórias!
Bruna
SIM, a minha cadelinha tambem ela fica incomodada
marcos
Só sei que quando faço minha corrida de 12 km chego todo suado, molhado de suor mesmo assim ele vem me lamber.
Afasto ele mas mesmo assim ele fica, se deita em cima, passa cabeça etc.
Cristina perpetua masteguib
Minha cachorrinha da raça salsicha tem medo do cheio da carne de carneiro porque
DRIZIO MATHIAS NETTO
Meu cachorro também ficou muito estranho quando estávamos preparando carne de carneiro.
Renata
Minha cachorra ficou muuito estranha qnd fizemos carneiro em casa também. Ficou 3 dias com medo, se escondendo, latia, se esquivava, às vezes tremia e não passava perto da churrasqueira por nada. E olha que ela adora participar de um churrasco.
Nilza
Sempre que levo minhas meninas ( Trinity minha amada pit bull e Laika minha vira lata igualmente amada ) para se banharem no Pet Shop, não permito que coloquem perfume nem enfeites. Só precisam se sentirem limpinhas. E quando lavo os lençoizinhos que forro as caminhas delas, também economizo no amaciante Quem gosta de perfume e enfeite somos nós, elas não !!!
Alexandra filipe
O meu cão faz coco em sítios impróprios e já tentei espalhar a casca de laranja, cortei limão para espalhar, Pimenta chilli em pó assim como fresco, já espalhei bolas de naftalina, creolina e não tive sucessos. Não sei mais o que experimentar para que ele fique incomodado com o cheiro e desista de fazer coco e xixi nesses lugares
Letícia de Figueiredo Carlos e Oliveira
Ola! Se seu cão não foi castrado, talvez seja melhor castra-lo.
Ana
Sempre que passo máscara de cílios, ele fica muito "curioso" e cheira meus cílios, como se tentando entender aquilo no meu rosto.
Cheiro que cachorro não suporta
1 de 11
Cheiro que cachorro não suporta

Voltar ao topo da página ↑