PARTILHAR

Remédios caseiros para desparasitar cães

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 8 maio 2023
Remédios caseiros para desparasitar cães
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se o seu cachorro tiver contato frequente com o exterior, brincar com outros animais e, além disso contar com um jardim em casa, é muito mais suscetível a contrair uma infestação por parasitas, sendo os mais habituais as pulgas e os carrapatos.

Desde cedo, a desparasitação é imprescindível para preservar a saúde do seu animal, pois caso contrário poderá contrair doenças graves, sobretudo no caso da presença de carrapatos. Os produtos que geralmente se utilizam para eliminar os parasitas externos são eficientes, mas também muito prejudiciais, sobretudo se tivermos em conta que existem inúmeros remédios naturais muito eficientes.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar alguns remédios caseiros para desparasitar o seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para desparasitar gatos

Vinagre de maçã e água

O vinagre de maçã é um excelente ingrediente, uma vez que possui vários benefícios quando o aplicamos na saúde veterinária. Trata-se de um líquido capaz de agir como um eficaz repelente contra piolhos, pulgas e carrapatos, além disso, ajudará a aumentar a resistência natural do cachorro contra vírus e bactérias.

Para o utilizar na desparasitação devemos misturá-lo em partes iguais com água e utilizar esta mistura para dar banho ao nosso cachorro, também o podemos aplicar várias vezes por dia de forma tópica no pelo do cachorro utilizando um algodão. O ideal é dar-lhe banho e depois aplicar de forma tópica o vinagre até não conseguirmos ver sinais da presença de parasitas.

Remédios caseiros para desparasitar cães - Vinagre de maçã e água

Óleo essencial de árvore de chá

Trata-se de um dos melhores remédios naturais para desparasitar o cachorro, devido à sua ação antisséptica, antifúngica, antiviral e antibacteriana. Além disso, devido ao seu cheiro é um dos repelentes naturais mais eficientes não apenas contra parasitas, como também contra diversos insetos.

Não possui nenhum tipo de efeito tóxico, no entanto, ao se tratar de um óleo muito concentrado deve se evitar o contato com olhos e mucosas. Deve aplicá-lo fazendo uma simples loção, para a qual precisará dos seguintes ingredientes:

  • 5 mililitros de óleo essencial de árvore de chá
  • 15 mililitros de água destilada
  • 80 mililitros de álcool antiséptico de 96º

Misture todos os componentes e aplique a loção resultante em todo o pelo do cachorro, tentando o contato com a pele, por isso, o melhor é aplicar a loção na direção contrário ao nascimento do pelo.

É melhor fazer esta aplicação fora de casa, pois as pulgas saem muito rapidamente do animal. E, para prevenir novas infestações parasitárias recomendamos que adicione 20 gotas de óleo essencial de árvore de chá por cada 100 mililitros de xampu para cachorros e realizar a higiene habitual com esta mistura.

Remédios caseiros para desparasitar cães - Óleo essencial de árvore de chá

Infusão de eucalipto

O cheiro das folhas de eucalipto é um eficaz repelente contra pulgas e carrapatos e ajudará a eliminar a presença das mesmas se o cachorro já tiver sido infestado.

Recomenda-se realizar uma infusão com folhas de eucalipto e uma vez que tenha esfriado, dar banho ao cachorro com ela. Também pode utilizar os ramos e folhas desta planta colocando-os perto do lugar de descanso do seu cachorro, deste modo acabará mais facilmente com as pulgas e carrapatos e o seu cachorro poderá descansar melhor.

Remédios caseiros para desparasitar cães - Infusão de eucalipto

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda age como antiséptico e é útil para prevenir e tratar infestações parasitárias externas, o seu cheiro é muito mais agradável do que o óleo essencial de árvore de chá e a sua eficácia como repelente é um pouco menor.

Recomendamos que o óleo essencial de lavanda se utilize de forma periódica como preventivo, embora também se possa complementar a ação de outros remédios naturais quando a infestação parasitária já tiver ocorrido.

Tal como no caso do óleo essencial de árvore de chá, deve se evitar o contato com olhos e mucosas, mas pode-se aplicar diretamente sobre a pele utilizando algodão.

Remédios caseiros para desparasitar cães - Óleo essencial de lavanda

Cuide do seu cachorro naturalmente

Se está interessado em oferecer ao seu cachorro recursos terapêuticos que respeitem mais o seu organismo, como os remédios caseiros para o desparasitar que referimos neste artigo, recomendamos que consulte também o seguinte artigo:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para desparasitar cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
nadya
meu cachorro começou com uns fungos espalhou creio que foi de tapete tratei mais ficou as marcas o que devo fazer pois não achei muito eficaz prefiro remédio caseiro.
Luísa Savala
Oi Nadya! A queda de pelo pode ser causada por fungos, bactérias ou até mesmo uma alergia. É importante que o médico veterinário faça exame físico e as provas necessárias, como um exemplo um raspado de pele, para confirmar o diagnóstico. Caso não se tratem de fungos, os remédios não só não resultam como podem agravar o caso, mascarando os sintomas. Rápidas melhoras para o seu cachorro!
Geane ramos.oliveira
Fiz o cha de camomila mas não a rédito que mata os parasitas. Fiz o cha com agua morna e passei num cão todo como enxague,acredito que alivia.as picasane feridas.
marcia
gostei
A sua avaliação:
Geraldo de Freitas Rezende Filho
Bom dia Srs, tenho seis cachorros e vou tentar com o da maça, de quanto em quanto tempo aplico e outra pergunta, tenho um jardim e não teria uma forma de aplicar um remédio no próprio jardim ?? Obrigado e abs.-
Silvia Ribeiro
Obrigada gostei
Luciana
Bom dia tenho uma vizinha que abandonou o cachorro cachorro acha que é câncer mas eu não tenho condição de cuidar vocês não pode me ajudar dando uma consulta para mim os remédio eu compro
Remédios caseiros para desparasitar cães
1 de 5
Remédios caseiros para desparasitar cães

Voltar ao topo da página ↑