Desparasitação e vermífugos

Remédios caseiros para verme em cachorro

Remédios caseiros para verme em cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Uma das coisas mais básicas que você deve ter em mente sobre o cuidado do seu cachorro é a desparasitação interna, não apenas porque deve cuidar da sua saúde, mas também porque, ao conviver com o cachorro, você pode ser contaminado também. Mantendo o cachorro livre de parasitas, você poderá desfrutar de um cachorro saudável e alegre, mas também é normal que ele às vezes acabe contraindo algum e, por isso, é essencial perceber a tempo e agir o quanto antes. Se você acha que seu cachorro pode estar com parasitas intestinais, continue lendo esse artigo do PeritoAnimal e conheça algumas opções de remédios caseiros para verme em cachorro.

Índice

  1. Cachorro com verme: quais os mais comuns?
  2. Cachorro com verme: remédio caseiro
  3. Cachorro com verme: prevenção

Cachorro com verme: quais os mais comuns?

Existem diversos tipos de parasitas intestinais dos cachorros, conhecidos popularmente como vermes ou lombrigas intestinais. Os que podemos encontrar com mais frequência em nos peludos são o Dipylidum caninum, também conhecido como a tênia ou solitária canina, o Toxocara canis e o Toxocara vulpis, o Ancylostoma caninum e os Echinococcus granulosus. Normalmente os cachorros com maior facilidade para contraí-los são os filhotes e cachorros que vivem no campo, mas mesmo sendo adultos ou vivendo na cidade, os pets também podem se contagiar com esses hóspedes indesejados.

Sintomas de verme em cachorro

Para saber se você tem um cachorro com verme ou lombrigas, você deve analisar uma série de sintomas e comportamentos:

  • Vermes, ovos, larvas ou pedaços nas fezes;
  • Abdômen proeminente e inchado o tempo todo;
  • Perda considerável de peso;
  • Vômitos e diarreias;
  • Dores na zona abdominal ao tocá-la;
  • Sangue nas fezes;
  • Febre;
  • Perda de qualidade do pelo;
  • Coceira na região anal e, por consequência, tentativas constantes de morder e arrastar essa área pelo solo.

Se você observar algum desses sintomas em seu cachorro deve, além de oferecer algum tratamento caseiro, levá-lo ao veterinário para uma revisão e para assegurar que nada mais grave está acontecendo ou, de acordo com o caso, ver até que ponto a presença dos parasitas intestinais afetou a saúde do cachorro.

Remédios caseiros para verme em cachorro - Cachorro com verme: quais os mais comuns?

Cachorro com verme: remédio caseiro

Existem muitos remédios naturais que você pode fazer em casa para ajudar o cachorro a prevenir e eliminar os parasitas do sistema digestivo. Preste atenção nos seguintes remédios caseiros para as lombrigas de cachorros:

Alho para verme em cachorro

O alho é um elemento natural com grande poder antibiótico e antiparasitário mas, como é sabido, em grande quantidades é tóxico para cachorros, pois pode causar anemia grave e, por isso, é necessário tomar muito cuidado com a dose administrada ao usar o alho para desparasitar cachorros. Para evitar prejudicar seu cachorro com o excesso de alho mas sim ajudá-lo a eliminar os vermes em cachorros, você deve usar apenas um dente e adicioná-lo esmagado à comida do seu cachorro.

Uva do Oregon

A uva é uma fruta proibida para cachorros, mas assim como no caso do alho, dependendo da dose que é administrado ao cachorro, você pode ajudá-lo com os parasitas ou causar um problema de saúde. Por isso, é recomendável que, para cada 9kg de peso, você dê no máximo 12 gotas de uva do Oregon, que você encontrará facilmente em lojas fitoterápicas. É importante lembrar que esse remédio caseiro deve ser evitado no caso de cachorros com problemas de fígado e cadelas gestantes.

Sementes de abóbora

Essas sementes cruas são um anti-helmíntico natural muito eficaz. Você deve moer as sementes de abóbora cruas e adicioná-las à comida de seu cachorro, uma colher pequena para cada kg de peso do cachorro. Se ele pesa menos que um kg, deve adicionar menos de uma colherada pequena. Quanto aos riscos de dar sementes de abóbora para seu cachorro, não há com o que se preocupar, pois são justamente uns dos alimentos bons para o pelo do cachorro.

Semente de areca-bambu ou betel

As sementes dessa planta, além de serem um forte antiparasitário, ajudarão o cachorro a reduzir os sintomas que o problema causa a nível estomacal, como vômitos e diarreias. Para que sejam eficazes, você deverá dar ao cachorro 2 gramas de semente misturada na comida, 3 vezes ao dia, durante uma semana. É melhor administrá-las separadas em 3 refeições e não de uma vez só, pois assim você garante que o cachorro não se sinta mal e que as sementes sejam tão eficazes quanto possível.

Absinto doce ou artemísia

A artemísia ou absinto doce é uma planta que funciona muito bem para erradicar todo tipo de vermes intestinais em cachorros, mas pode ser muito irritante para o organismo, por isso é preferível administrá-la de acordo com a recomendação de um veterinário. De toda forma, a dose que se costuma administrar é, de acordo com o tamanho do cachorro, entre 10 e 15 gotas do extrato dessa planta 3 vezes ao dia, ou seja, a cada 8 horas.

Abacaxi

O abacaxi para verme em cachorro contém enzimas que combatem os vermes intestinais de forma rápida e definitiva. É bom dar um pouco de abacaxi ao seu cachorro quando quiser eliminar uma infestação de lombrigas mas, como na maioria dos casos, procure não dar demais, pois pode causar outros problemas de saúde. Alguns pedaços de abacaxi por dia serão mais do que suficientes, ou você pode adicionar o suco dessa fruta à comida do cachorro.

Genciana

A genciana ou Gentiana lutea, também conhecida como genciana amarela, graças às propriedades anti-inflamatórias e antissépticas é fantástica para fortalecer o sistema digestivo e depurar o sangue. Por isso, é uma boa opção para desparasitar internamente seu cachorro. A parte da planta que é mais adequada para esse fim é a raiz, que você poderá encontrar em pó em lojas fitoterápicas. Ferva água e adicione uma colher de pó da raiz de genciana, 5 minutos de cozimento serão suficientes. Você deve oferecer essa infusão ao seu amigo peludo 2 vezes ao dia, durante 7 dias.

Nogueira-preta

O extrato da nogueira-preta é muito potente devido aos taninos que contém, uma substância muito amarga e irritante, que não apenas vai erradicar os parasitas intestinais do seu amigo peludo de maneira eficaz como também poderá, com uma dose elevada, produzir problemas de saúde como diarreias, vômitos e gastrite. Por isso, é recomendável utilizar essa opção apenas em casos graves de infestação parasitária, e sempre sob as recomendações de um veterinário, administrando ao seu cachorro com verme a dose que o especialista indicou especificamente para o caso.

Todos esses tratamentos devem ser administrados ao cachorro o número de dias necessário até que não haja mais sintomas de infestação por vermes. No entanto, é preciso ter cuidado e, diante do menor sintoma de alerta ou mal-estar em seu cachorro, levá-lo ao veterinário imediatamente. Você pode juntar alguns desses produtos naturais e combiná-los na comida do seu cachorro para obter um efeito maior, mas cuidado para não exagerar.

Remédios caseiros para verme em cachorro - Cachorro com verme: remédio caseiro

Cachorro com verme: prevenção

Para um cachorro com verme, o remédio caseiro serve para livrar os peludos das infestações parasíticas internas, mas se você der esses preparos ao cachorro uma vez ao mês ou a cada dois meses, vai ajudá-lo também a prevenir os vermes. Em todo caso, se você decidir utilizá-los de maneira preventiva, é preferível fazê-lo em apoio ao tratamento veterinário indicado como antiparasitário.

A desparasitação em cachorros, tanto interna quanto externa, deve começar desde filhote, e o primeiro tratamento anti-helmíntico deve ser administrado já na primeira semana de vida, nas doses exatas indicadas pelo seu veterinário de confiança. Depois da primeira dose, você terá que repeti-la a cada duas semanas, até que o filhote atinja os três meses de vida, e a partir daí até o fim de sua vida, o tratamento para verme em cachorro deverá ser administrado a cada 3 meses. Além disso, é ideal sempre verificar que o cachorro está livre de vermes e outros parasitas antes das vacinações para que sejam realmente eficazes, e para que não haja outros problemas de saúde derivados dessa condição. Lembre-se que você se você tem um cachorro com verme, remédio caseiro é uma das opções para manter longe os vermes intestinais e como apoio ao tratamento veterinário a cada 3 meses.

Remédios caseiros para verme em cachorro - Cachorro com verme: prevenção

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para verme em cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Bibliografia
  • FERREIRA, Juliana Isabel Giuli da Silva et al. Occurrences of gastrointestinal parasites in fecal samples from domestic dogs in São Paulo, SP, Brazil. Rev. Bras. Parasitol. Vet. 2016, vol.25, n.4
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
A sua avaliação:
Mariele Jaques
Dei fermento de pao para meu filhote de cachorro começou a sair vermes pq?
A sua avaliação:
Mariele Jaques
Fermento de fazer pão e bom para vermes em cachorro filhote?
A sua avaliação:
Claudia costa
Artigo interessante mas impreciso. No caso do alho, por exemplo, não diz se é 1 alho por dia, por semana, por ano...muito menos específica se é um cachorro de 700 gr ou 70 kgs... É assim com todo o resto.
A sua avaliação:
RICARDO
O ALHO É UM ALIMENTO NATURAL, E TEM SIM SEUS PODERES ANTIBIOTICO E ANTIPARAZITARIO. ENTRETANTO PARA CÃES, É UM PERFEITO VENENO. UMA VEZ QUE ACABA COM AS CELULAS VERMELHAS DO SANGUE NOS CASOS MAIS GRAVES CHEGANDO À CAUSAR FALENCIA RENAL.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Ricardo. Tudo bem? É como falamos no artigo, em grande quantidades o alho é tóxico para cachorros, pois pode causar anemia grave e, por isso, é necessário tomar muito cuidado com a dose administrada ao usar o alho para desparasitar cachorros. Há uma série de alimentos que, quando em excesso, podem ser prejudiciais mas, com poucas doses, são bastante benéficos para cachorros.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
Celia
Como faço?
A sua avaliação:
Joana Dominique
Eu tenho uma cachorrinha que no período da noite quando ela dorme sai alguns germe na parte do Ânus e percebo ela bastante encomodada se coçando e arrastando as partes intimas no chão.Oque faço?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Joana. Tudo bem? Temos este post que fala sobre essa sua questão: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-esfrega-o-bumbum-no-chao-causas-e-dicas-21462.html. De qualquer forma, recomendamos que leve sua cachorrinha a um profissional o quanto antes. Temos essa lista de locais de atendimento grátis e com preços baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras! 🐶

A sua avaliação:
Valdirene
Boa noite, Perito Animal! Com relação ao uso da semente de abóbora para tratar quadro de verminose, as sementes devem ser secas no forno antes do uso ou é só lavá-las e triturar? Obrigada!
A sua avaliação:
Elonieduarte
Cachorro 8anos esta diarréia já estou dando arroz cozido sem sal mas ainda continua???
Adriano
Acredito que dar arroz não seja uma boa opção, pois não é alimentação ideal para o cão... ideal seria ração de boa qualidade ou alimentação natural mesmo (dieta Barf).
De qualquer modo a melhor opção é levar no veterinário, antes de tentar alguma coisa.
A sua avaliação:
Vitor Hugo Barreto Pontes
Minha cachorrinha está com verme e queria tirar isso dela o mais rápido possíveil pois ela não para de imagrecer .! Eu queria uma ajuda natural será que vocês podem me ajudar ?
A sua avaliação:
Meu cachirro ta botado muitas lobriga ele so tem4 meses o que eu faço
O meu cachorrinho ta botado muitas lobrigas o que eu faço
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Samya silva
Olá gostaria de sabe, meu cachorinho vomitou junto com o vômito veio verme oque eu faço??
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sammy você já testou as orientações do artigo? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
NEIVA AGRELLA VITORELLI
Meu cachorrinho está com a barriguinha fazendo barulho e está amuado o que pode ser?
A sua avaliação:
Patricia
Eu posso por o alho no meio da ração?
Luísa Savala
Oi Patricia! Como mencionamos no artigo: o alho é um elemento natural com grande poder antibiótico e antiparasitário mas, como é sabido, em grande quantidades é tóxico para cachorros, pois pode causar anemia grave e, por isso, é necessário tomar muito cuidado com a dose administrada ao usar o alho para desparasitar cachorros. Para evitar prejudicar seu cachorro com o excesso de alho mas sim ajudá-lo a eliminar os vermes em cachorros, você deve usar apenas um dente e adicioná-lo esmagado à comida do seu cachorro.
De qualquer forma, é importante buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Marcelo leitte
Tenho um filhote aqui q ele está com verme é dor de barriga, mas ele não está comendo nada. Coloco ração ele só cheira mas não comer,pode me disse o que eu posso fazer?.
A sua avaliação:
Nena
Adorei as dicas de remédios caseiros para carrapatos ,pois tem um cachorrinho de rua aqui que esta enfestado de carrapatos e pulgas , então vou testar nele , depois volto a postar . obrigada
A sua avaliação:
Fábio José dos Santos
Bom dia!

Gostei muito dos esclarecimentos dados nessa página.
Luísa Savala
Obrigada Fábio. Continue nos acompanhando! 🐶
A sua avaliação:
Andreia Rocha Santos
Meu Cachorro É Um Labrador E Está Com Diarreia Muito Preta E Vomitando E Com A Barriga Inchada Está Sem Força Também Oq Pode Ser Isso?
A sua avaliação:
José Luiz Gambine Souto
Boa tarde, a dosagem seria 1 dente de alho em quantos dias sendo uma vez ao dia. Repetir em quanto tempo. Obrigado
Luísa Savala
Oi José! Tal como referimos no artigo: o alho é um elemento natural com grande poder antibiótico e antiparasitário mas, como é sabido, em grande quantidades é tóxico para cachorros, pois pode causar anemia grave e, por isso, é necessário tomar muito cuidado com a dose administrada ao usar o alho para desparasitar cachorros. Para evitar prejudicar seu cachorro com o excesso de alho mas sim ajudá-lo a eliminar os vermes em cachorros, você deve usar apenas um dente e adicioná-lo esmagado à comida do seu cachorro.
De qualquer forma, é muito importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele faça um correto diagnóstico e passe o tratamento mais adequado de acordo com as necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Jéssica Gonçalves
Tenho uma poodle toy ela não quer. Comer será que pode ser vermes?
Luísa Savala
Oi Jéssica! Temos um artigo que pode te ajudar sobre o que fazer quando um cachorro não quer comer, confira: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-quer-comer-e-esta-triste-o-que-fazer-22498.html
De qualquer forma, é importante buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele faça um correto diagnóstico e passe o tratamento mais indicado para o seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Kátia Cilene Andrade
Acredito muito em remédios caseiros currei minha cachorrinha de cinomose com suco do quiabo. Depois de gastar muito com veterinário e ela dizer que a chance para sinomose era mínima. Dessa fez procuro ajuda para o fígado da minha filhinha ela já tem 14 anos
Stela Botelho
Olá, Kátia, meu cão tem cinomose também e faço tratamento com chá de folha de Saião ( 1 folha) uma vez ao dia (a noite) o Saião causa sonolência e ajuda no sono
e antinflamatório predinisona 25 mg duas vezes ao dia, e para equilibrar o fígado, dou chá de boldo uma vez ao dia de preferência pela manhã ( o boldo ativa e desperta) ele reage muito bem ao tratamento, ele tem 22 kilos. Cuide para que os chàs fiquem fortes (pouca água), sirva na seringa grande) observe as fezes, se elas soltatem muito, suspenda o chá do boldo durante um tempo, depois volte novamente, mesmo procedimento com a folha do Saião. Excelente resultado.
Juliana Peres paulo
Oque fazer para combater verme em cachorro filhote
Luísa Savala
Oi Juliana! Você tentou as dicas do artigo?
De qualquer forma, antes de medicar o seu cachorro, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 4
Remédios caseiros para verme em cachorro