Partilhar

Remédios caseiros para verme em cachorro

Por Giselly Corrêa. Atualizado: 22 março 2019
Remédios caseiros para verme em cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Uma das coisas mais básicas que você deve ter em mente sobre o cuidado do seu cachorro é a desparasitação interna, não apenas porque deve cuidar da sua saúde, mas também porque, ao conviver com o cachorro, você pode ser contaminado também. Mantendo o cachorro livre de parasitas, você poderá desfrutar de um cachorro saudável e alegre, mas também é normal que ele às vezes acabe contraindo algum e, por isso, é essencial perceber a tempo e agir o quanto antes. Se você acha que seu cachorro pode estar com parasitas intestinais, continue lendo esse artigo do PeritoAnimal e conheça algumas opções de remédios caseiros para verme em cachorro.

Cachorro com verme: quais os mais comuns?

Existem diversos tipos de parasitas intestinais dos cachorros, conhecidos popularmente como vermes ou lombrigas intestinais. Os que podemos encontrar com mais frequência em nos peludos são o Dipylidum caninum, também conhecido como a tênia ou solitária canina, o Toxocara canis e o Toxocara vulpis, o Ancylostoma caninum e os Echinococcus granulosus. Normalmente os cachorros com maior facilidade para contraí-los são os filhotes e cachorros que vivem no campo, mas mesmo sendo adultos ou vivendo na cidade, os pets também podem se contagiar com esses hóspedes indesejados.

Sintomas de verme em cachorro

Para saber se você tem um cachorro com verme ou lombrigas, você deve analisar uma série de sintomas e comportamentos:

  • Vermes, ovos, larvas ou pedaços nas fezes;
  • Abdômen proeminente e inchado o tempo todo;
  • Perda considerável de peso;
  • Vômitos e diarreias;
  • Dores na zona abdominal ao tocá-la;
  • Sangue nas fezes;
  • Febre;
  • Perda de qualidade do pelo;
  • Coceira na região anal e, por consequência, tentativas constantes de morder e arrastar essa área pelo solo.

Se você observar algum desses sintomas em seu cachorro deve, além de oferecer algum tratamento caseiro, levá-lo ao veterinário para uma revisão e para assegurar que nada mais grave está acontecendo ou, de acordo com o caso, ver até que ponto a presença dos parasitas intestinais afetou a saúde do cachorro.

Remédios caseiros para verme em cachorro - Cachorro com verme: quais os mais comuns?

Cachorro com verme: remédio caseiro

Existem muitos remédios naturais que você pode fazer em casa para ajudar o cachorro a prevenir e eliminar os parasitas do sistema digestivo. Preste atenção nos seguintes remédios caseiros para as lombrigas de cachorros:

Alho para verme em cachorro

O alho é um elemento natural com grande poder antibiótico e antiparasitário mas, como é sabido, em grande quantidades é tóxico para cachorros, pois pode causar anemia grave e, por isso, é necessário tomar muito cuidado com a dose administrada ao usar o alho para desparasitar cachorros. Para evitar prejudicar seu cachorro com o excesso de alho mas sim ajudá-lo a eliminar os vermes em cachorros, você deve usar apenas um dente e adicioná-lo esmagado à comida do seu cachorro.

Uva do Oregon

A uva é uma fruta proibida para cachorros, mas assim como no caso do alho, dependendo da dose que é administrado ao cachorro, você pode ajudá-lo com os parasitas ou causar um problema de saúde. Por isso, é recomendável que, para cada 9kg de peso, você dê no máximo 12 gotas de uva do Oregon, que você encontrará facilmente em lojas fitoterápicas. É importante lembrar que esse remédio caseiro deve ser evitado no caso de cachorros com problemas de fígado e cadelas gestantes.

Sementes de abóbora

Essas sementes cruas são um anti-helmíntico natural muito eficaz. Você deve moer as sementes de abóbora cruas e adicioná-las à comida de seu cachorro, uma colher pequena para cada kg de peso do cachorro. Se ele pesa menos que um kg, deve adicionar menos de uma colherada pequena. Quanto aos riscos de dar sementes de abóbora para seu cachorro, não há com o que se preocupar, pois são justamente uns dos alimentos bons para o pelo do cachorro.

Semente de areca-bambu ou betel

As sementes dessa planta, além de serem um forte antiparasitário, ajudarão o cachorro a reduzir os sintomas que o problema causa a nível estomacal, como vômitos e diarreias. Para que sejam eficazes, você deverá dar ao cachorro 2 gramas de semente misturada na comida, 3 vezes ao dia, durante uma semana. É melhor administrá-las separadas em 3 refeições e não de uma vez só, pois assim você garante que o cachorro não se sinta mal e que as sementes sejam tão eficazes quanto possível.

Absinto doce ou artemísia

A artemísia ou absinto doce é uma planta que funciona muito bem para erradicar todo tipo de vermes intestinais em cachorros, mas pode ser muito irritante para o organismo, por isso é preferível administrá-la de acordo com a recomendação de um veterinário. De toda forma, a dose que se costuma administrar é, de acordo com o tamanho do cachorro, entre 10 e 15 gotas do extrato dessa planta 3 vezes ao dia, ou seja, a cada 8 horas.

Abacaxi

O abacaxi para verme em cachorro contém enzimas que combatem os vermes intestinais de forma rápida e definitiva. É bom dar um pouco de abacaxi ao seu cachorro quando quiser eliminar uma infestação de lombrigas mas, como na maioria dos casos, procure não dar demais, pois pode causar outros problemas de saúde. Alguns pedaços de abacaxi por dia serão mais do que suficientes, ou você pode adicionar o suco dessa fruta à comida do cachorro.

Genciana

A genciana ou Gentiana lutea, também conhecida como genciana amarela, graças às propriedades anti-inflamatórias e antissépticas é fantástica para fortalecer o sistema digestivo e depurar o sangue. Por isso, é uma boa opção para desparasitar internamente seu cachorro. A parte da planta que é mais adequada para esse fim é a raiz, que você poderá encontrar em pó em lojas fitoterápicas. Ferva água e adicione uma colher de pó da raiz de genciana, 5 minutos de cozimento serão suficientes. Você deve oferecer essa infusão ao seu amigo peludo 2 vezes ao dia, durante 7 dias.

Nogueira-preta

O extrato da nogueira-preta é muito potente devido aos taninos que contém, uma substância muito amarga e irritante, que não apenas vai erradicar os parasitas intestinais do seu amigo peludo de maneira eficaz como também poderá, com uma dose elevada, produzir problemas de saúde como diarreias, vômitos e gastrite. Por isso, é recomendável utilizar essa opção apenas em casos graves de infestação parasitária, e sempre sob as recomendações de um veterinário, administrando ao seu cachorro com verme a dose que o especialista indicou especificamente para o caso.

Todos esses tratamentos devem ser administrados ao cachorro o número de dias necessário até que não haja mais sintomas de infestação por vermes. No entanto, é preciso ter cuidado e, diante do menor sintoma de alerta ou mal-estar em seu cachorro, levá-lo ao veterinário imediatamente. Você pode juntar alguns desses produtos naturais e combiná-los na comida do seu cachorro para obter um efeito maior, mas cuidado para não exagerar.

Remédios caseiros para verme em cachorro - Cachorro com verme: remédio caseiro

Cachorro com verme: prevenção

Para um cachorro com verme, o remédio caseiro serve para livrar os peludos das infestações parasíticas internas, mas se você der esses preparos ao cachorro uma vez ao mês ou a cada dois meses, vai ajudá-lo também a prevenir os vermes. Em todo caso, se você decidir utilizá-los de maneira preventiva, é preferível fazê-lo em apoio ao tratamento veterinário indicado como antiparasitário.

A desparasitação em cachorros, tanto interna quanto externa, deve começar desde filhote, e o primeiro tratamento anti-helmíntico deve ser administrado já na primeira semana de vida, nas doses exatas indicadas pelo seu veterinário de confiança. Depois da primeira dose, você terá que repeti-la a cada duas semanas, até que o filhote atinja os três meses de vida, e a partir daí até o fim de sua vida, o tratamento para verme em cachorro deverá ser administrado a cada 3 meses. Além disso, é ideal sempre verificar que o cachorro está livre de vermes e outros parasitas antes das vacinações para que sejam realmente eficazes, e para que não haja outros problemas de saúde derivados dessa condição. Lembre-se que você se você tem um cachorro com verme, remédio caseiro é uma das opções para manter longe os vermes intestinais e como apoio ao tratamento veterinário a cada 3 meses.

Remédios caseiros para verme em cachorro - Cachorro com verme: prevenção

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para verme em cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Bibliografia
  • FERREIRA, Juliana Isabel Giuli da Silva et al. Occurrences of gastrointestinal parasites in fecal samples from domestic dogs in São Paulo, SP, Brazil. Rev. Bras. Parasitol. Vet. 2016, vol.25, n.4

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para verme em cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Juliana Peres paulo
Oque fazer para combater verme em cachorro filhote
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Juliana! Você tentou as dicas do artigo?
De qualquer forma, antes de medicar o seu cachorro, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Remédios caseiros para verme em cachorro
1 de 4
Remédios caseiros para verme em cachorro

Voltar ao topo da página