Doenças infecciosas

Remédios caseiros para curar a sarna em gatos

Remédios caseiros para curar a sarna em gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A sarna pode afetar qualquer gato independentemente da sua idade, gênero ou higiene que tenha. É uma doença muito desagradável que se produz pela infestação de ácaros chamados Notoedris Cati, que penetram nos tecidos da pele de forma profunda e que produz muita coceira, irritação, feridas e até crostas na pele do gato.

A sarna em gatos não é tão comum como nos cachorros, no entanto, é uma doença tratável e curável, sempre e quando se detecta atempadamente e se inicia uma tratamento eficaz.

Lembre-se que é imprescindível recorrer ao veterinário para um tratamento eficaz, no entanto e enquanto isso, pode aplicar alguns truques e remédios para que o seu gato não sofra excessivamente. Continue lendo este artigo do Perito Animal onde falamos dos remédios caseiros para curar a sarna em gatos.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a otite canina

Índice

  1. O que é a sarna e como afeta os gatos?
  2. Passos prévios ao tratamento
  3. Remédios caseiros que pode aplicar em casa para tratar a sarna
  4. Óleos, ácidos e vinagres

O que é a sarna e como afeta os gatos?

A sarna é uma doença altamente contagiosa. Na maioria dos casos, os gatos que sofrem de sarna foram contagiados porque estiveram em contato com outro gato ou animal infectado. O rápido tratamento é de vital importância, uma vez que se trata de uma doença que pode infectar os seres humanos, assim como outros animais.

A doença caracteriza-se por prurido ou prurido severo, crostas e alopécia (perda de pelo). Em princípio pode aparecer de forma localizada no pescoço, no ouvido e cabeça, e é nesse momento que devemos atacar a doença. Com o tempo, se não se dá a devida importância, a sarna pode estender-se por todo o corpo do seu gato e animais de estimação. Os gatos que têm sarna apresentam os seguintes sintomas:

  • Coceira e ardor extremo
  • Mordem-se e arranham-se a si mesmos
  • Irritação e inflamação da pele
  • Mau estado anímico e ansiedade
  • Perda de pelo localizada
  • Perda de peso
  • Mau cheiro da pele
  • Aparecimento de crostas nas regiões afetadas

Passos prévios ao tratamento

A primeira coisa que deve fazer é isolar o seu gato de outros animais e colocá-lo de quarentena até finalizar o tratamento e estiver completamente curado. Lembre-se que isso pode levar semanas e inclusivamente meses. Especialmente se o seu gato é de pelo comprido. Pode pensar em cortar a sua pelagem para que a aplicação do tratamento seja mais favorável.

Lembre-se que a higiene é fundamental nestes casos. Limpe bem o seu gato antes de iniciar o tratamento, assim como todos os seus objetos pessoais: cama, mantas, recipientes de alimentação, colares e brinquedos. Recomendamos-lhe que antes de aplicar qualquer produto, por mais natural que seja, utilize luvas de látex. Lembre-se que a sarna é muito contagiosa. Enquanto seguir o tratamento deverá lavar de forma muito regular todos os seus objetos e fazer uma limpeza escrupulosa do seu meio envolvente.

Remédios caseiros para curar a sarna em gatos - Passos prévios ao tratamento

Remédios caseiros que pode aplicar em casa para tratar a sarna

- Óleos essenciais

Embora este tipo de produto não elimine completamente a sarna da pele do seu gato, serve como calmante para a irritação, e isso já é um grande avanço, que ajudará a que não se magoe a ele mesmo. Aplique óleos essenciais de oliva, amêndoa e lavanda nas regiões afetadas com massagens suaves em movimentos circulares. Pode misturar os óleos para ter um efeito mais potente. No entanto, o óleo de amêndoas com vitamina E pode ser muito eficaz para conseguir grandes resultados. Misture o óleo com a vitamina e aqueça o recipiente à temperatura ambiente. Com uma conta-gotas aplica a substância todos os dias durante pelo menos uma semana. Esta combinação pode matar os ácaros, assim como ajudar a curar a pele.

- Sabão de enxofre

Um remédio muito eficaz é dar banho ao seu gato com sabão de enxofre. O enxofre (embora seja uma elemento químico) é de fácil obtenção e tem propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudarão a evitar que a infecção se propague. Pode obtê-lo a um preço muito baixo em farmácias e dar banho ao seu gato duas vezes ao dia, tendo sempre muito cuidados com a região dos olhos e mucosas.

Remédios caseiros para curar a sarna em gatos - Remédios caseiros que pode aplicar em casa para tratar a sarna

Óleos, ácidos e vinagres

- Ácido Bórico:

Este é um tratamento muito comum uma vez que ajuda a restaurar a saúde natural da pele do animal e tem propriedades antissépticas. Utilize uma solução de ácido bórico com água para limpar as regiões como, por exemplo, o ouvido. Isto pelo menos uma vez por semana.

- Óleo de milho:

Voltando aos óleos. Este produto pode atacar a afugentar de forma eficaz os desagradáveis ácaros que produzem a sarna. É ao mesmo tempo eficaz e barato. Durante 15 dias, massageie as regiões em questão com o óleo, e certifique-se de fazer isso todos os dias durante essas duas semanas.

- Vinagre branco:

O vinagre branco é um dos produtos mais fáceis de conseguir. No que diz respeito à sarna nos gatos, é muito eficaz nas regiões dos ouvidos matando os ácaros presentes e limpando os restos da infecção e impurezas. Misture o vinagre com um pouco de água e use um conta-gotas para o aplicar, sempre com muito cuidado. Nunca o aplique diretamente e muito menos ainda em regiões de feridas abertas, isso poderá causar uma irritação ainda maior.

Remédios caseiros para curar a sarna em gatos - Óleos, ácidos e vinagres

Lembre-se que estes remédios, apesar de serem úteis para curar a sarna em gatos, podem não funcionar se o diagnóstico não for correto. Por essa razão é imprescindível que recorra ao seu veterinário de confiança, o qual poderá informar se realmente se trata de sarna ou de outro problema de pele, para que assim possa recomendar o tratamento mais apropriado dependendo do seu caso.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para curar a sarna em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
78 comentários
A sua avaliação:
Elizete
Quanto de óleo e quantas gotas de vitamina E para fazer está mistura para passar no gato?
A sua avaliação:
Anônima confusa
o que quer dizer... "e certifique-se de não passar por alto nenhuma aplicação"?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, significa não deixar passar, não esquecer.. ou seja, siga a indicação corretamente durante os 15 dias.
Agradecemos pela observação!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
ANGELICA XAVIER
Olá pessoal. Que Bom ter achado essas informações. Obrigada. Salvei um filhotinho de gato da fome a uns 15 Dias. Estava muito magrinho e quase não aguentava mais andar. Então comecei a cuidar... alimentar. Vermifugei.. e a uns 5 Dias comecei a notar que estava caindo os pelos da cabeça e se coçando demais. Está alastrando a perda de pelos. Mas o curioso é que no centro dessa parte da cabeça está um formato de 3 folhas e um ramo. Não entendi o que é isso.
A sua avaliação:
Waldir Junior
OI TODAS AS PERGUNTAS QUE FORAM FEITAS AQUI ERA PRA TER MAIS APOIO PORQUE TODAS FORAM RESPONDIDA TEM LEVAR AO VETERINARIO NOA HOUVE NENHUMA RESPOSTA POSITIVA. AS PESSOAS NAO TEM CONDIÇOES DE LEVAR AO VETERINARIOS SABEMOS QUE HA COBRANÇA DEMAIS AEM DE CONSULTAS TEMOS COMPRAR REMEDIOS, ENTAO GENTE PROCURA ALGO QUE POSSA NOS AJUDAR, COMO OS REMEDIOS CASEIROS EM CASA, PORQUE ESSE SITE AQUI E OUTROS NÃO TEM SOLUÇÃO PORQUE TEM PROCURAR VETERINARIO NAO TEM DINHEIRO. ENTENDE. ENTAO ACHO QUE VOCES DEVERIA SER MAIS SINCEROS EM NOS AJUDAR SO LEVAR VETERRINARIO NAO ADIANTA NAO TEM CONDIÇOES, SE TIVERMOS CONDIÇOES AI SIM. MAS EM CASO NECESSARIO. muito dificil entendeu.
A sua avaliação:
Janaina
Meu gato começou com uns pontinhos preto de baixo do queixo e agora está com ferimento nas orelhas nos olhos e no queixo estou passando e ele esra tomando antibiotico remédio Mas está difícil para cura
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Janaina. Você pode levá-lo a um veterinário? Caso ainda não, temos essa lista de locais de atendimento grátis e com preços baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Um abraço!
Ana
Minha gata já teve esses pontinhos pretos no queixo, depois de usar vários medicamentos, o que curou foi o nebacetin. Passe uma camada bem fina, 3 vezes põe semana. Boa sorte.
A sua avaliação:
Eduardo
Meu gato está com sarna no pescoço mais ja está muito ferido como começo o tratamento ?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Eduardo. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
zilda galhardo
tenho tres gatinhos que moram na rua eles sao tratados pela minha vizinha a patricia éla é uma filha de deus que ama a natureza e a deus ela compra raçao boa e poe todos os dias na calçada para eles comer e o pote de agua limpa tambem eles focam no prtao dela todos os dias eu adotei um gato preto ele tinha uns tres meses de iadade ganhei ele de um pilicial rodoviario ele viveu com migo dois anos ou mais mas algum imfeliz deu veneno prp meu gatinho ele morreu todo imchado com os olhos brancos saia sangue pelo nariz e boca na barriguinha dele virou uma bola de imchada eu nem tive tempo de ajudalo o veneno foi devassador sem chanses de salvalo elemorreu a uma semana ele ia todos os dias no meu quarto dormir no meu chinelo e fazia carinho no meu pé como eu amava ele meu deus choro todos os dias vai ser dificil esquecer ele eu me pergunto qual é o praser dessas pessoas dematar os aniomais eles sao uma bençao de deus na terra até escorpioes ele matou varios ele éra imcrivel parecia gente o nome dele era lauro e nunca mais vou me esquecer dele aonde eu for ele esta com migo sempre agora vou tentar pegar esse gatinho que esta na rua cheio de pulgas e vou cuidadr dele com todo carinho igual eu tinha pelo meu
A sua avaliação:
velci
Já fiz de tudo é minha gatinha ñ melhora, já gastei um Monte e ñ descobrem o motivo, isso apareceu depois que fiz castração nela
A sua avaliação:
Jhenny
Ola, eu salvei numa gatinha que estava muito desnutrida, com duas semanas ela estava ganhando peso já, porem, a uma semana mais ou menos ela começou a ter diarréia, eu dei soro caseiro mas ela não melhorou, oque me indicam fazer.... Tentei dar um ante diarreico pra ela porém ela baba tudo e não engole.....
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Jhenny. Tudo bem? Neste post explicamos como fazer remédio caseiro para diarreia em gatos: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-diarreia-em-gatos-22250.html. De qualquer maneira, recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Alina
faça mingau com farinha de aveia, que é probiótica, ajuda muito! (lembrando que deve evitar o leite comum, de vaca, mas se não tiver outra opção, apenas deixe mais ralo)
A sua avaliação:
gilda pascal
minha gata e castrada ,começou com coceira esta com a barriga e debaixo dos braços muito vervelho ela se co~
ça direto o que faço
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Gilda. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
auro umberto moreira
Meu gatinho está com 2,1/2 meses, apareceu umas partes no corpo dele sem pelo, mas não vejo ele coçar, simplesmente caiu o pelo naquela região, pode me ajudar
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Umberto. Tudo bem? Há diferentes motivos que explicam quando cai o pelo de um gato, você pode encontrá-los neste post: https://www.peritoanimal.com.br/cai-o-pelo-ao-meu-gato-o-que-devo-fazer-6598.html. Ainda assim, recomendamos que procure um veterinário para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
zilda galhardo
alo umberto sabe oque eu passei no meu gatinho e cachorro com sarna e sarou tudo e nunca mais apareceu usei açafrao com oleo de coco estra virgem porque ele tem um acido do oleo é o mais puro poriço que funciona tem que ser o estra virgem voce coloca um pouco do azeite com uma colher de açafrao misture bem e passe nele voce nao vai precisar ir ao veterinario gastra nem com consultas voce vai ver pode passar todos os dias depis que secar pode lavar normal oaçafrao é um antibiótico natural o oleo de coco voce pode pegar uma colherinha de café e misturar com a raçao dele ajuda na imunidade do animal seja cao ou gato beijos boa sorte
Marilene
Isso
Se chama fungo. Use pomada cetaconazol. E passe óleo de girassol. Sara bem rápido. Vc irá gastar 20,00
A sua avaliação:
Priscila
Boa noite! Eu estou com um gatinho que está com o corpo todo tomado por sarna ou lepra, não sei, fez até uns cascões bem duros na orelhas. O que faço? os veterinários aqui não querem atender ele, acho que está com nojo. Ele está muito magrinho e ninguém quer atendê-lo (nem pagando).
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Priscila. Tudo bem? Poxa, que situação complicada. Bem, recomendamos que siga buscando outros profissionais. Será que eles não podem indicar algum outro que possa te atender? De qualquer maneira, neste outro texto explicamos a sarna em gatos - sintomas e tratamentos que talvez possa te ajudar:
https://www.peritoanimal.com.br/a-sarna-nos-gatos-sintomas-e-tratamento-20070.html
Esperamos rápidas melhoras!
ZULEIMAR SILVA DE PAULA
Estou com um gatinho assim, mas ele está melhorando.. apliquei uma vez e vou fazer mais aplicações doses de revolution 6% no caso dele. Fácil de aplicar.
Tem também o dermotrat para aplicar só que tem em spray e creme... como meu gato não gosta de spray (pior que comprei e estou tentando, rsrsss..)vou comprar creme.
Porém, há outras medicações que ele está tomando é que é necessário para fortalece-lo. Mas, neste caso não posso te repassar porque precisa que o veterinário lhe prescreva.
Ele está isolado mas infelizmente tenho outros gatos que não estão tão agressivos como foi o dele e que vou seguir o tratamento do revolution %.
Estes remédios que lhe falei não são baratos, porém necessários.
Abraços.
Elizangela
Bravecto para gatos é indicado para todos os tipos de sarna, entretanto o custo é alto, mais dura por 12 semanas o tratamento. Os meus já usaram revolution 6% e advocate e não teve resultado, além de caros só duram 30 dias e não combatem todos os tipos de sarna. A nutrição do animal também é importante para aumentar a imunidade , além de desparasitar e manter o ambiente higienizado com desinfetante Vet+20, de uso veterinário.
A sua avaliação:
Keilly
Vcs mandam consultar um veterinario mais a maioria nao pode porque e muito caro , aque na minha cidade uma consulta e 80 reais .
Famscrow
Sim, é caro. Mas eles também não podem simplesmente dizer que é só passar vinagre com água que vai curar, pois cada caso é um caso e, se seu animal morrer, simplesmente você entra com um processo dizendo que o site disse pra você usar vinagre.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, tudo bem?
Aproveitamos seu comentário para destacar mais uma vez, como fizemos neste artigo algumas vezes e em todos os que publicamos, que ele é meramente informativo. No PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. É por isso que ressalamos sempre que é imprescindível recorrer ao veterinário para um tratamento eficaz.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
piter
Como eu faço para aplicar o remédio nem gato que a sarna está muito feia e está fazendo machucado eu já passei o monte de remédio
A sua avaliação:
Maria juliana André
MEU gato ta sarna no rabo que Que e bom para passar
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Giovanna
Eu estou com uma dúvida, sobre o vinagre branco. Pode aplica-lo dentro da orelinha do gato?
Ângela
Meu gato estar com sarna e aorelhar estar coçando muito quer remédio caseiro eu colocaria
Inês Gomes Miranda
Boa tarde, Giovanna

Recomendo a visita ao médico veterinário antes de qualquer tratamento caseiro.
Pode se tratar de um fungo ou apenas sujidade acumulada, sendo que a primeira terá mesmo de ter tratamento, através de um anti-fúngico em formato de pomada.

As melhoras!
HOSANA
OLÁ NÃO SE DEVE COLOCAR NENHUM TIPO DE LÍQUIDO NO OUVIDO DOS GATOS NEM DOS CACHORROS. SE FOR POR CIMA NA PARTE EXTERNA,APLICAR UM POUCO COM ALGODÃO MAS SECAR LOGO EM SEGUIDA POIS A UMIDADE PODE PIORAR
A sua avaliação:
Giovanna
Meu gato está com feridas na região do pescoço, coça e está começando a ficar vermelha a pele e carne viva oque posso fazer?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rodrigo
Minha filha pegou a sarna de gato falaram que folha de fumo seria bom mas está estória que diz seria bom assusta vcs poderia nos ajudar por gentileza obrigado deseja
ivis
Sua filha precisa urgente ir no posto de saúde! pois tratamento humano é difetente e é necessário. ela precisará, dependendo da idade e do peso tomar comprimido ivermectina, como também de acordo com idade e peso passar loção de permetrina, a mesma do piolho, e lavar após 8 horas, pois nao pode se intoxicar. perceba como é delicado para receber as orientações por aqui, se nem sei se é um bebê ou se maior de 12 anos! vá no posto de SAÚDE peça ajuda! não deixe que. chegue na paete respiratória. boa sorte.
Ana Cristina Lima da Silva
O meu gatinho esta se coçando e abaixo da cabeça esta um pouquinho sem pêlo oque uso para tratar ele
Luísa Savala
Oi Ana! Primeiro de tudo, é importante saber o que está causando essa coceira para então, tratar da maneira mais adequada. Para isso, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança e assim, ele poderá te orientar da maneira mais adequada de acordo com as necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maria raimunda dos santos
O meu gato estacom coceira entra a regiao da cabeça e orelhas e proximp ao ouvido que tem prurido vermelhidao e perda de pelo na regiao , e meu gato é duper peludo
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Pelo que você descreve, pode se tratar de ácaros: https://www.peritoanimal.com.br/acaros-em-gatos-sintomas-tratamento-e-contagio-22165.html

No entanto, apenas um veterinário pode fazer um diagnóstico e recomendar o melhor tratamento para o seu pet. Rápidas melhoras!
1 de 4
Remédios caseiros para curar a sarna em gatos