Partilhar

Remédios caseiros para curar a sarna em gatos

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 20 novembro 2017
Remédios caseiros para curar a sarna em gatos

Ver fichas de  Gatos

A sarna pode afetar qualquer gato independentemente da sua idade, gênero ou higiene que tenha. É uma doença muito desagradável que se produz pela infestação de ácaros chamados Notoedris Cati, que penetram nos tecidos da pele de forma profunda e que produz muita coceira, irritação, feridas e até crostas na pele do gato.

A sarna em gatos não é tão comum como nos cachorros, no entanto, é uma doença tratável e curável, sempre e quando se detecta atempadamente e se inicia uma tratamento eficaz.

Lembre-se que é imprescindível recorrer ao veterinário para um tratamento eficaz, no entanto e enquanto isso, pode aplicar alguns truques e remédios para que o seu gato não sofra excessivamente. Continue lendo este artigo do Perito Animal onde falamos dos remédios caseiros para curar a sarna em gatos.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a otite canina

O que é a sarna e como afeta os gatos?

A sarna é uma doença altamente contagiosa. Na maioria dos casos, os gatos que sofrem de sarna foram contagiados porque estiveram em contato com outro gato ou animal infectado. O rápido tratamento é de vital importância, uma vez que se trata de uma doença que pode infectar os seres humanos, assim como outros animais.

A doença caracteriza-se por prurido ou prurido severo, crostas e alopécia (perda de pelo). Em princípio pode aparecer de forma localizada no pescoço, no ouvido e cabeça, e é nesse momento que devemos atacar a doença. Com o tempo, se não se dá a devida importância, a sarna pode estender-se por todo o corpo do seu gato e animais de estimação. Os gatos que têm sarna apresentam os seguintes sintomas:

  • Coceira e ardor extremo
  • Mordem-se e arranham-se a si mesmos
  • Irritação e inflamação da pele
  • Mau estado anímico e ansiedade
  • Perda de pelo localizada
  • Perda de peso
  • Mau cheiro da pele
  • Aparecimento de crostas nas regiões afetadas

Passos prévios ao tratamento

A primeira coisa que deve fazer é isolar o seu gato de outros animais e colocá-lo de quarentena até finalizar o tratamento e estiver completamente curado. Lembre-se que isso pode levar semanas e inclusivamente meses. Especialmente se o seu gato é de pelo comprido. Pode pensar em cortar a sua pelagem para que a aplicação do tratamento seja mais favorável.

Lembre-se que a higiene é fundamental nestes casos. Limpe bem o seu gato antes de iniciar o tratamento, assim como todos os seus objetos pessoais: cama, mantas, recipientes de alimentação, colares e brinquedos. Recomendamos-lhe que antes de aplicar qualquer produto, por mais natural que seja, utilize luvas de látex. Lembre-se que a sarna é muito contagiosa. Enquanto seguir o tratamento deverá lavar de forma muito regular todos os seus objetos e fazer uma limpeza escrupulosa do seu meio envolvente.

Remédios caseiros para curar a sarna em gatos - Passos prévios ao tratamento

Remédios caseiros que pode aplicar em casa para tratar a sarna

- Óleos essenciais

Embora este tipo de produto não elimine completamente a sarna da pele do seu gato, serve como calmante para a irritação, e isso já é um grande avanço, que ajudará a que não se magoe a ele mesmo. Aplique óleos essenciais de oliva, amêndoa e lavanda nas regiões afetadas com massagens suaves em movimentos circulares. Pode misturar os óleos para ter um efeito mais potente. No entanto, o óleo de amêndoas com vitamina E pode ser muito eficaz para conseguir grandes resultados. Misture o óleo com a vitamina e aqueça o recipiente à temperatura ambiente. Com uma conta-gotas aplica a substância todos os dias durante pelo menos uma semana. Esta combinação pode matar os ácaros, assim como ajudar a curar a pele.

- Sabão de enxofre

Um remédio muito eficaz é dar banho ao seu gato com sabão de enxofre. O enxofre (embora seja uma elemento químico) é de fácil obtenção e tem propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudarão a evitar que a infecção se propague. Pode obtê-lo a um preço muito baixo em farmácias e dar banho ao seu gato duas vezes ao dia, tendo sempre muito cuidados com a região dos olhos e mucosas.

Remédios caseiros para curar a sarna em gatos - Remédios caseiros que pode aplicar em casa para tratar a sarna

Óleos, ácidos e vinagres

- Ácido Bórico:

Este é um tratamento muito comum uma vez que ajuda a restaurar a saúde natural da pele do animal e tem propriedades antissépticas. Utilize uma solução de ácido bórico com água para limpar as regiões como, por exemplo, o ouvido. Isto pelo menos uma vez por semana.

- Óleo de milho:

Voltando aos óleos. Este produto pode atacar a afugentar de forma eficaz os desagradáveis ácaros que produzem a sarna. É ao mesmo tempo eficaz e barato. Durante 15 dias, massageie as regiões em questão com o óleo, e certifique-se de não passar por alto nenhuma aplicação.

- Vinagre branco:

O vinagre branco é um dos produtos mais fáceis de conseguir. No que diz respeito à sarna nos gatos, é muito eficaz nas regiões dos ouvidos matando os ácaros presentes e limpando os restos da infecção e impurezas. Misture o vinagre com um pouco de água e use um conta-gotas para o aplicar, sempre com muito cuidado. Nunca o aplique diretamente e muito menos ainda em regiões de feridas abertas, isso poderá causar uma irritação ainda maior.

Remédios caseiros para curar a sarna em gatos - Óleos, ácidos e vinagres

Lembre-se que estes remédios, apesar de serem úteis para curar a sarna em gatos, podem não funcionar se o diagnóstico não for correto. Por essa razão é imprescindível que recorra ao seu veterinário de confiança, o qual poderá informar se realmente se trata de sarna ou de outro problema de pele, para que assim possa recomendar o tratamento mais apropriado dependendo do seu caso.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para curar a sarna em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para curar a sarna em gatos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
38 comentários
Ana Cristina Lima da Silva
O meu gatinho esta se coçando e abaixo da cabeça esta um pouquinho sem pêlo oque uso para tratar ele
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana! Primeiro de tudo, é importante saber o que está causando essa coceira para então, tratar da maneira mais adequada. Para isso, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança e assim, ele poderá te orientar da maneira mais adequada de acordo com as necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maria raimunda dos santos
O meu gato estacom coceira entra a regiao da cabeça e orelhas e proximp ao ouvido que tem prurido vermelhidao e perda de pelo na regiao , e meu gato é duper peludo
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Pelo que você descreve, pode se tratar de ácaros: https://www.peritoanimal.com.br/acaros-em-gatos-sintomas-tratamento-e-contagio-22165.html

No entanto, apenas um veterinário pode fazer um diagnóstico e recomendar o melhor tratamento para o seu pet. Rápidas melhoras!
lucelia santos
tenho uma gata que tem 4 anos e meio,que apareceu perdendo o pelo nas orelhas e que agora tomou conta do corpo todo,que coça,morde,lambe,e ta perdendo muito do pelo chega a esta cinza do pelo que tinha bem preto,mas esta mais sem pelo e no pescoço,queria saber se tem um remédio caseiro pra passar ou dar pra ela ,pois pra leva la no veterinário não tenho condições.
agradeço se poderem
Socorro Andrade
Meu gato esta com as orelhas com que seja uma caspa e se cosa muito e tem uns bichinhos pretos o que ppde ser?

Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Socorro! Sem ver o seu gato não conseguimos dar nenhum diagnóstico. Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Renata
Pelo que descreve, parece ser sarna devido as pulgas (bichinhos pretos). Leve ao veterinário para uma avaliação e prescrição correta de medicamento.
marlene scorcio
o q fazer para curar a alergia de pulgas nos gatos?
A sua avaliação:
Roberto mendes
muito bom as dicas
Arthur
Como exatamente eu devo aplicar esses remédios?
liriam
depois de tratar a sarna do gato o pelo volta a crescer?

Jerlane
Sim, o pelo irá crescer. Meu gato já está inclusive voltando a crescer os pelos. Pode ficar tranquila, seu bichano ficará lindo novamente.
Bruno
Esse vinagre branco é de vinho branco ou de álcool?
Leonardo
Desculpe a ignorância mas o que quis dizer nessa parte? :
Oleo de milho
''certifique-se de não passar por alto nenhuma aplicação''
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Leonardo! Recomendamos que você passe o óleo de milho durante 15 dias, massageando as regiões em questão com o óleo, sem deixar de aplicar nenhum dia.
Marianna Borges
Óleos essenciais são muito perigosos para gatos por não terem uma enzima hepática que metaboliza o mesmo. Eu não recomendaria!! Gatos podem utilizar hidrolatos

Remédios caseiros para curar a sarna em gatos
1 de 4
Remédios caseiros para curar a sarna em gatos

Voltar ao topo da página