Anti-inflamatórios naturais para cães
Ver fichas de Cachorros
O organismo dos nossos amigos de quatro patas é verdadeiramente complexo, de fato, tanto anatômica como fisiologicamente tem importantes semelhanças com o organismo humano, assim sendo, também é susceptível de contrair várias doenças.
A inflamação ou processo inflamatório não é uma condição grave nem uma doença por si mesma, isto porque pode dever-se a várias patologias, portanto é imprescindível a supervisão veterinária.
Se quer tratar o seu cão de uma forma natural e respeitosa com o seu organismo, neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe quais são os melhores anti-inflamatórios naturais para cachorros.
O que fazer diante de um processo inflamatório
Se o seu cão sofre um processo inflamatório poderá observar os seguintes sintomas:
- Dor: o cão manifesta dor através da inquietude, gemidos ou alterações de apetite e comportamento.
- Calor: a região inflamada apresenta um aumento da temperatura corporal que é perceptível ao tato.
- Tumor: faz referência ao inchaço que se produz nos tecidos inflamados e que também é facilmente perceptível através da exploração física.
- Rubor: a zona inflamada apresenta vermelhidão, sendo esta especialmente visível quando a inflamação vem acompanhada de feridas cutâneas.
Como mencionamos inicialmente a inflamação não é uma doença e geralmente também não é uma condição graves, mas é imprescindível a atenção veterinária uma vez que pode ser causada por uma patologia que requer tratamento médico imediato, como por exemplo, uma artrose canina nas primeiras fases de progressão.
Não pode dar anti-inflamatórios ao seu cão, muito menos se estes forem de uso humano, mas uma vez determinada a causa subjacente da inflamação, é possível tratá-la com anti-inflamatórios naturais, que atuam de forma eficaz mas sem provocar os efeitos colaterais típicos de alguns fármacos químicos com atividade anti-inflamatória.
Anti-inflamatórios naturais para cães
Em seguida dizemos-lhe quais são aqueles anti-inflamatórios naturais para cães, que além de serem inócuos pode administrar facilmente para tratar o seu pet:
- Arnica Montana: trata-se de um dos melhores anti-inflamatórios tópicos. Pode aplicá-lo através de um creme que contenha o extrato vegetal e que seja apto para animais de estimação. No entanto recomendamos a administração oral do remédio homeopático. Arnica Monta 9 CH: 3 grãos dissolvidos em 5 mililitros de água, 2 vezes ao dia. Deve administrar sempre a homeopatia separada das comidas.
- Cúrcuma: a cúrcuma é uma especiaria culinária com várias propriedades medicinais, entre as quais se destaca a de ser uma incrível substância anti-inflamatória. A dose de cúrcuma para cães oscila entre os 15 a 20 miligramas por quilograma de peso corporal, uma vez que garante uma maior proporção do princípio ativo curcumina, responsável pela atividade anti-inflamatória.
- Peixe azul: a opção mais natural deste anti-inflamatório para cães é o peixe azul, no entanto, também podemos dar ao nosso pet outros suplementos nutricionais como o óleo de peixe. Este tipo de peixe contem grandes quantidades de ácidos graxos essenciais Omega 3, que tem um potente efeito anti-inflamatório.
- Garra do Diabo: a garra do diabo é uma planta medicinal anti-inflamatória que pode ser aplicada em processos crônicos, durante períodos de tempo prolongados sem que isto implique algum dano colateral para o cão.
- Calor localizado: é o anti-inflamatório natural para cães mais simples, mas também um dos mais eficazes. Basta aplicar um saco térmico ou bolsa de água quente na região afetada. O calor provoca uma vasodilatação sanguínea e em consequência diminui a inflamação e a dor.
- Valeriana: a valeriana para cães é um remédio excepcional e podemos utilizá-la como anti-inflamatório quando a inflamação se deve a um transtorno muscular, uma vez que a planta é útil para diminuir as contraturas musculares assim como a tensão acumulada no músculo.
Tratamento natural responsável
Os remédios naturais para a inflamação do cão que lhe mostramos são amplamente seguros e não provocam toxicidade, no entanto, para os aplicar de forma responsável recomendamos-lhe que tenha em conta as seguintes considerações:
- Utilize estes anti-inflamatórios sob a supervisão do veterinário, isto porque apesar de serem inócuo, alguns podem interagir com determinados fármacos e além disso é necessário um ajuste individualizado das doses.
- Para completar o tratamento da inflamação, o seu cão deve repousar. Deve vigiar e garantir que não se faz movimentos excessivos que afetam a região inflamada.
- Se a inflamação não diminui em uns dias, vá novamente ao veterinário.
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Anti-inflamatórios naturais para cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.