Partilhar

Anti-inflamatórios naturais para cães

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 13 julho 2017
Anti-inflamatórios naturais para cães

Ver fichas de  Cachorros

O organismo dos nossos amigos de quatro patas é verdadeiramente complexo, de fato, tanto anatômica como fisiologicamente tem importantes semelhanças com o organismo humano, assim sendo, também é susceptível de contrair várias doenças.

A inflamação ou processo inflamatório não é uma condição grave nem uma doença por si mesma, isto porque pode dever-se a várias patologias, portanto é imprescindível a supervisão veterinária.

Se quer tratar o seu cão de uma forma natural e respeitosa com o seu organismo, neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe quais são os melhores anti-inflamatórios naturais para cachorros.

Também lhe pode interessar: Anti-inflamatórios naturais para gatos

O que fazer diante de um processo inflamatório

Se o seu cão sofre um processo inflamatório poderá observar os seguintes sintomas:

  • Dor: o cão manifesta dor através da inquietude, gemidos ou alterações de apetite e comportamento.
  • Calor: a região inflamada apresenta um aumento da temperatura corporal que é perceptível ao tato.
  • Tumor: faz referência ao inchaço que se produz nos tecidos inflamados e que também é facilmente perceptível através da exploração física.
  • Rubor: a zona inflamada apresenta vermelhidão, sendo esta especialmente visível quando a inflamação vem acompanhada de feridas cutâneas.

Como mencionamos inicialmente a inflamação não é uma doença e geralmente também não é uma condição graves, mas é imprescindível a atenção veterinária uma vez que pode ser causada por uma patologia que requer tratamento médico imediato, como por exemplo, uma artrose canina nas primeiras fases de progressão.

Não pode dar anti-inflamatórios ao seu cão, muito menos se estes forem de uso humano, mas uma vez determinada a causa subjacente da inflamação, é possível tratá-la com anti-inflamatórios naturais, que atuam de forma eficaz mas sem provocar os efeitos colaterais típicos de alguns fármacos químicos com atividade anti-inflamatória.

Anti-inflamatórios naturais para cães - O que fazer diante de um processo inflamatório

Anti-inflamatórios naturais para cães

Em seguida dizemos-lhe quais são aqueles anti-inflamatórios naturais para cães, que além de serem inócuos pode administrar facilmente para tratar o seu pet:

  • Arnica Montana: trata-se de um dos melhores anti-inflamatórios tópicos. Pode aplicá-lo através de um creme que contenha o extrato vegetal e que seja apto para animais de estimação. No entanto recomendamos a administração oral do remédio homeopático. Arnica Monta 9 CH: 3 grãos dissolvidos em 5 mililitros de água, 2 vezes ao dia. Deve administrar sempre a homeopatia separada das comidas.
  • Cúrcuma: a cúrcuma é uma especiaria culinária com várias propriedades medicinais, entre as quais se destaca a de ser uma incrível substância anti-inflamatória. A dose de cúrcuma para cães oscila entre os 15 a 20 miligramas por quilograma de peso corporal, uma vez que garante uma maior proporção do princípio ativo curcumina, responsável pela atividade anti-inflamatória.
  • Peixe azul: a opção mais natural deste anti-inflamatório para cães é o peixe azul, no entanto, também podemos dar ao nosso pet outros suplementos nutricionais como o óleo de peixe. Este tipo de peixe contem grandes quantidades de ácidos graxos essenciais Omega 3, que tem um potente efeito anti-inflamatório.
  • Garra do Diabo: a garra do diabo é uma planta medicinal anti-inflamatória que pode ser aplicada em processos crônicos, durante períodos de tempo prolongados sem que isto implique algum dano colateral para o cão.
  • Calor localizado: é o anti-inflamatório natural para cães mais simples, mas também um dos mais eficazes. Basta aplicar um saco térmico ou bolsa de água quente na região afetada. O calor provoca uma vasodilatação sanguínea e em consequência diminui a inflamação e a dor.
  • Valeriana: a valeriana para cães é um remédio excepcional e podemos utilizá-la como anti-inflamatório quando a inflamação se deve a um transtorno muscular, uma vez que a planta é útil para diminuir as contraturas musculares assim como a tensão acumulada no músculo.
Anti-inflamatórios naturais para cães - Anti-inflamatórios naturais para cães

Tratamento natural responsável

Os remédios naturais para a inflamação do cão que lhe mostramos são amplamente seguros e não provocam toxicidade, no entanto, para os aplicar de forma responsável recomendamos-lhe que tenha em conta as seguintes considerações:

  • Utilize estes anti-inflamatórios sob a supervisão do veterinário, isto porque apesar de serem inócuo, alguns podem interagir com determinados fármacos e além disso é necessário um ajuste individualizado das doses.
  • Para completar o tratamento da inflamação, o seu cão deve repousar. Deve vigiar e garantir que não se faz movimentos excessivos que afetam a região inflamada.
  • Se a inflamação não diminui em uns dias, vá novamente ao veterinário.
Anti-inflamatórios naturais para cães - Tratamento natural responsável

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Anti-inflamatórios naturais para cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Escrever comentário sobre Anti-inflamatórios naturais para cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
35 comentários
Vanessa honorio
Ola, estou levando meu York no veterinário janfaxnum mês. Ele está com uma ferida perto do olho que não sara com nada nem mesmo o ver sabe oq fazer. Colheu o material e estamos esperando o resultado. Estava saindo pus agora já não está mais graças a uma pomada antibiótico antifungica, mas não cicatriza e o cor está fundo ,ele surgiu de apenas um buraquinho muito pequeno que não sei como fez ou se foi no pet.
Não sei mais oq fazer, ele está bem mas a ferida não cura.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Vanessa! Qual foi o tempo de tratamento indicado pelo profissional?
Se já tiver passado o tempo indicado pelo veterinário, recomendamos que você volte lá e explique a situação. Dessa forma, ele poderá examinar o seu pet, fazer um diagnóstico e, se for o caso, ajustar o tratamento.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
silvana
Olá. Minha cachorrinha está com as patinhas dianteiras inflamadas.
O que fazer?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Silvana! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
graça aparecida rorato
gostaria de saber qual antinflámatorio que posso dar para cachorro com dor nos dentes ela tem apenas 6meses
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Graça! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar nenhum tratamento, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maria
Qual melhor remédio natural para prostata de caes aumentada e com cistos? ele é castrado já ,tem 11 anos e tem 28 kg;
Vanessa cristina
Oi bom dia tenho uma cachorra misturada raça chauchau com pit bul,ela deu uma ferida na cabeça dela que nao cura ,ja pasei de tudo e sangra e fica saindo pus,e esta espalhando pro corpo dela,o que eu faço,os veterinarios aqui sao mts caros.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Vanessa! A sua cachorra precisa de atendimento veterinário o quanto antes. Uma boa dica é buscar próximo da sua região ONGs ou Associações que possam prestar ajuda profissional.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
ELIZETE PARTICHELI
usa babosa diariamente vai ficar boa.
BRUNNA CAROLINE
ENTAO... MINHA CADELINHA E DA RACA SHITZU E TEM 4 MESES E TEM 4 DIAS QUE ELA NAO SE ALIMENTA, ESTA VOMITANDO ANTES ERA UMA ESPUMA AMARELA AGORA BRANCA E EU NAO SEI O QUE FAZER E A PRIMEIRA VEZ QUE CRIO...A UNICA COISA QUE EU DEI FOI SORO CASEIRO.
Administrador PeritoAnimal
Oi Brunna! Se a sua cadelinha não come, ela precisa ir no veterinário com urgência antes que seja tarde demais. Estes remédios caseiros podem ajudar com os vômitos, mas a consulta do veterinário é imprescindível se ela não come: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-cachorro-vomitando-espuma-branca-22722.html
Lisandra
Veja receitas com pés de galinha, no YouTube tem inúmeras dicas
Lucy
Posso usar cloreto de magnésio para artrose do cachorro? Meu cachorrinho tem 13 anos e está sofrendo com dores da artrose na perna traseira.
Emily
ola minha cachorra esta com uma patinha da frente levantada e a outra de tras tambem oq devo fazer?
Alessandra Becker
Boa noite, meu cachorro está com a articulação da perna dianteira esquerda inchada, infelizmente não tenho condições de levá-lo a um veterinário; queria saber se posso dar extrato de arnica em gotas, ele manca e está com febre... sei que auto-medicação é péssimo mas como já disse, não tenho condições.
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Alessandra! Não podemos garantir a segurança e eficácia do extrato. Recomendamos que você use uma das outras opções indicadas no artigo. Rápidas melhoras!

Anti-inflamatórios naturais para cães
1 de 4
Anti-inflamatórios naturais para cães

Voltar ao topo da página