Problemas de alimentação

Meu cachorro come muito rápido, o que fazer?

 
Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 29 maio 2023
Meu cachorro come muito rápido, o que fazer?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Seu cachorro não mastiga, engole? Embora pareça pouco relevante à primeira vista, esse comportamento é prejudicial e pode levar a diversos problemas de saúde se persistir ao longo do tempo. Independentemente do motivo pelo qual seu cachorro come muito rápido, neste artigo do PeritoAnimal oferecemos alguns conselhos muito úteis para ajudar você a resolver esse problema, embora seja sempre recomendável realizar uma consulta veterinária para descartar qualquer outra questão.

Continue lendo este artigo para saber o que fazer se o seu cachorro come muito rápido. Não perca um minuto e anote cada sugestão que oferecemos. Ajude seu cachorro a se alimentar adequadamente!

Por que meu cachorro come muito rápido?

Existem muitas causas que podem levar um cachorro a comer muito rápido e, embora possa ser trabalhado, é importante descobrir a causa desse comportamento. Às vezes, pode estar relacionado ao estresse ou ansiedade causados pela falta de passeios ou um ambiente com muitos estímulos. Também pode ocorrer quando temos mais de um cachorro em casa ou se nosso melhor amigo é muito guloso.

No entanto, a ingestão excessivamente rápida de comida pode favorecer a acumulação de gases e a temida torção gástrica, que é uma emergência veterinária. Essa condição letal e súbita ocorre quando há uma grande quantidade de comida, líquidos e ar acumulados no estômago, fazendo com que o órgão se torça sobre si mesmo. Também é possível que o cachorro engasgue enquanto come ou que coma sem mastigar, resultando em vômitos.

Esses sinais indicam que algo não está bem, portanto, é sempre aconselhável fazer uma visita ao veterinário para avaliar a saúde do cachorro.

Meu cachorro come muito rápido, o que fazer?

A seguir, apresentamos algumas medidas básicas para evitar que o cachorro coma muito rápido:

1. Distribua as porções de comida

Se você oferecer ao seu cachorro apenas uma refeição por dia, pode acontecer dele não se sentir satisfeito durante o restante do tempo e, portanto, devorar a comida o mais rápido possível quando a recebe. Nesse caso, pode ser recomendável dividir a comida em duas ou três refeições. Lembre-se de seguir adequadamente as quantidades indicadas na embalagem de ração que você utiliza. Você pode usar uma balança de cozinha para se acostumar com a quantidade exata necessária. Um excesso de comida pode levar ao sobrepeso do cachorro.

Meu cachorro come muito rápido, o que fazer? - Meu cachorro come muito rápido, o que fazer?

2. Utilize brinquedos dispensadores de comida para cães

No mercado, encontramos uma grande variedade de brinquedos e comedores para cães que comem rápido. Além de estimular o cão, permitem que ele coma gradualmente. Entre os brinquedos dispensadores mais populares do mercado, encontramos o Kong. Basicamente, ele possui uma fenda na qual podemos colocar patê ou ração, e também é possível criar camadas de diversão.

Basta encher o Kong com a ração habitual do seu cão e deixar que ele o esvazie gradualmente, assim ele comerá mais devagar, já que o próprio brinquedo não permite uma ingestão rápida. Além disso, estimula e relaxa o cão. Você também pode alimentá-lo usando a técnica de espalhar a comida, um exercício que estimulará o olfato dele e proporcionará relaxamento.

Meu cachorro come muito rápido, o que fazer? -

3. Reduza os níveis de estresse do seu cão

Um fator que pode levar um cachorro a comer muito rápido é o estresse. Cães que vivem em abrigos, aqueles que passam o dia no quintal, os que apresentam problemas de comportamento, sofrem com a falta de passeios ou exercícios, solidão ou falta de estimulação mental, experimentam ansiedade e estresse. Isso pode resultar em um comportamento ansioso durante a alimentação. Você acha que seu cão não está estressado? Antes de fazer qualquer afirmação, verifique as cinco liberdades do bem-estar animal e leia nosso artigo sobre estresse em cães.

Meu cachorro come muito rápido, o que fazer? -

4. Compre um comedouro para cães que comem muito rápido

No mercado, existem tigelas disponíveis para cães ansiosos, conhecidas como comedouros de alimentação lenta, que possuem relevos e formas na base, impedindo que o cão possa engolir ou comer vorazmente. Geralmente, esses produtos são acessíveis e muito fáceis de encontrar, seja em uma loja online ou em uma loja física de produtos para animais.

Esses produtos, assim como o Kong e diferentes brinquedos de inteligência, ajudam o cão a comer mais devagar, além de relaxá-lo e estimular sua mente.

Opções de comedores para cães que comem rápido

  • Comedouro de alimentação lenta: Esses comedouros possuem obstáculos ou padrões projetados para dificultar o acesso à comida, fazendo com que o cão precise gastar mais tempo para comer. Existem vários tipos, como comedouros com protuberâncias ou labirintos internos.
  • Comedouro de quebra-cabeça: Esses comedouros exigem que o cão resolva um quebra-cabeça ou desafio para acessar sua comida. Eles são projetados para estimular o cérebro do cão e proporcionar uma alimentação mais lenta e divertida.
  • Brinquedos dispensadores de comida: Existem diversos brinquedos interativos que podem ser preenchidos com ração ou petiscos. O cão precisa mover o brinquedo para que a comida seja liberada aos poucos. Isso ajuda a prolongar o tempo de alimentação e estimula o cão mental e fisicamente.
  • Comedouro anti-engasgo: Esses comedouros possuem protuberâncias ou elevações internas que obrigam o cão a comer mais devagar, pois ele precisa contornar os obstáculos para acessar a comida.
  • Bolas ou cubos de alimentação: São bolas ou cubos ocos que podem ser preenchidos com ração. O cão precisa empurrar, rolar ou brincar com o objeto para que a comida saia aos poucos.

É importante escolher um comedouro adequado ao tamanho e às necessidades do seu cão. Teste diferentes opções e observe qual funciona melhor para controlar a velocidade de alimentação do seu peludo.

5. Exercício de autocontrole para cães

Por fim, pode ser altamente recomendado realizar regularmente um exercício simples de autocontrole com o nosso cão. Explicamos abaixo como realizá-lo passo a passo:

  1. Pegue um pedacinho de comida e esconda-o na palma da sua mão.
  2. Aproxime sua mão ao nível do rosto do seu cão e espere. É provável que seu melhor amigo tente morder sua mão ou arranhá-la com as patas. Não abra a mão.
  3. Assim que ele parar de realizar esses comportamentos, abra a mão e recompense-o por ter esperado.
  4. Gradualmente, você deve aumentar o tempo de espera.

Lembre-se de realizar esse exercício com paciência e consistência, recompensando seu cão sempre que ele demonstrar autocontrole. Isso ajudará a promover um comportamento mais calmo e controlado durante a alimentação e em outras situações.

Agora que você já sabe o que fazer se seu cachorro come muito rápido, não perca nossas dicas no vídeo a seguir sobre como ensinar o cachorro a comer mais devagar:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro come muito rápido, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Meu cachorro come muito rápido, o que fazer?