Partilhar

Meu cachorro come muito rápido, o que fazer?

 
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 19 dezembro 2017
Meu cachorro come muito rápido, o que fazer?

Ver fichas de  Cachorros

Se o cachorro come demasiado rápido pode se converter em um grave problema, especialmente se sofre de sensibilidade estomacal, de laringe ou se simplesmente ficar demasiado cheio. Seja qual for o motivo do seu cachorro comer demasiado rápido, no PeritoAnimal vamos lhe oferecer alguns conselhos muito úteis para resolver este problema. Continue lendo este artigo para saber o que fazer se seu cachorro come muito rápido, e tome notas das sugestões que lhe vamos dar para ajudar o seu cão a comer de forma adequada.

Reparta as quantidades

Um dos motivos pelos quais talvez o seu cachorro coma muito rápido pode ser devido a fome, pois se lhe oferecer toda a sua comida diária em apenas uma refeição, ele não fica saciado o resto do dia.

Para isso, é importante dividir a comida em duas refeições, oferecer 2/3 ao meio dia e 1/3 à noite, equilibrar a dieta é a melhor opção para o seu cachorro não ter essa sensação de fome.

Lembre-se que deve seguir adequadamente as quantidades que a ração indica na embalagem, pode utilizar uma balança de cozinha para se habituar à dose exata que precisa.

Utilize jogos de inteligência

Uma forma muito eficaz de fazer o seu cachorro comer mais devagar é utilizar jogos de inteligência. Tratam-se de brinquedos homologados que não representam nenhum dano para a sua saúde, como é o caso do kong.

Deve encher o kong com comida habitual e deixar que ele o esvazie pouco a pouco, desta forma comerá de forma espaçada porque o próprio brinquedo não permite fazê-lo de forma mais rápida. Existe uma grande quantidade e variedade de brinquedos de inteligência que fazem uma função parecida, mas pelos seus atributos de segurança sem dúvida que recomendamos o uso do kong, um brinquedo que poderá encontrar em pet shops.

Meu cachorro come muito rápido, o que fazer? - Utilize jogos de inteligência

Engasga-se enquanto come?

Se observar que como consequência do cachorro comer rápido, ele se engasga, então deve consultar um veterinário. A verdade é que pode ser um problema de laringe, esófago, estômago,...

Para tentar melhorar a situação até ir ao especialista, pode utilizar um banco, uma caixa de papelão ou outra superfície para elevar o seu comedouro. Especialmente se se tratar de um cachorro de tamanho grande, isto funcionará bem.

Leia o nosso artigo sobre cachorro engasgado, o que fazer.

Meu cachorro come muito rápido, o que fazer? - Engasga-se enquanto come?

Reduza os seus níveis de estresse

Outro fator que pode fazer com que o cachorro coma muito rápido pode ser o fato de sofrer de estresse. Os cachorros que vivem em refúgios, aqueles que não passeiam as vezes que precisam ou não fazem exercício mas precisam, são suscetíveis a sofrer de estresse.

Saber o que fazer perante um cachorro estressado dependerá de como afete o cachorro em questão, mas no geral é algo que podemos resolver com paciência, carinho e muito amor.

Meu cachorro come muito rápido, o que fazer? - Reduza os seus níveis de estresse

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro come muito rápido, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário sobre Meu cachorro come muito rápido, o que fazer?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Meu cachorro come muito rápido, o que fazer?
1 de 4
Meu cachorro come muito rápido, o que fazer?

Voltar ao topo da página