Partilhar

Barriga do cachorro fazendo barulho - o que fazer

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 1 agosto 2018
Barriga do cachorro fazendo barulho - o que fazer

Ver fichas de  Cachorros

É comum que os tutores se preocupem ao escutar ruído na barriga do seu cachorro, já que qualquer transtorno não visível produz uma série de perguntas, sobretudo em relação à gravidade da situação. nesse artigo do PeritoAnimal, te explicamos o que fazer se você notar a barriga do cachorro fazendo barulho.

Detalharemos as possíveis causas desse transtorno e as soluções para cada uma, além de aprender a detectar outros possíveis sintomas que podem ter influência na gravidade do caso e, logo, na urgência com que você deve ir no veterinário. Barriga do cachorro fazendo barulho, o que pode ser?

Também lhe pode interessar: Por que meu hamster não usa a rodinha?

A barriga do cachorro

O sistema digestivo do cachorro começa na boca e termina no ânus e se encarrega de digerir os alimentos que consume para aproveitar os nutrientes e eliminar os resíduos orgânicos. Para desenvolver a sua função, requer a ajuda do pâncreas, da vesícula e do fígado.

Durante a sua atividade normal, este sistema origina movimentos e barulhos enquanto cria gases. Habitualmente, todo esse trabalho se realiza de forma fisiológica e passa despercebido. Apenas em alguns casos os tutores podem escutar tais ruídos claramente e notar a barriga do cachorro fazendo barulho.

Estes sons têm o nome de borborigmos e consistem nos sons provocados pela mobilidade dos gases através dos intestinos. Quando se escutam com frequência ou com um volume excessivo e são acompanhados de outra sintomatologia, pode ser necessário consultar o veterinário.

Nos seguintes apartados, apresentamos diferentes situações que podem provocar esse barulho na barriga do cachorro e explicamos o que fazer em cada situação.

Cachorro com barulho na barriga e vomitando

Se o seu a barriga do seu cachorro está fazendo barulho e, além disso, ele vomita, as causas podem ser várias. Em primeiro lugar, ele apresentaria um desconforto gastrointestinal possivelmente provocado pela ingestão de comida estragada ou, diretamente, lixo. Também pode se dever a algumas infecções ou até à presença de um corpo estranho. Todas essas causas são responsáveis por uma inflamação no sistema digestivo que pode provocar vômitos.

Os cachorros têm facilidade em vomitar, logo não é estranho que o cachorro o faça de vez em quando sem que isso seja um motivo de alarme. No entanto, se os vômitos são acompanhados de borborigmos, não param ou se o cachorro apresenta outros sintomas, é essencial fazer uma visita à clínica veterinária. O profissional realizará um exame no seu cão para identificar a causa e determinar o tratamento adequado.

Em alguns casos, os vômitos e os borborigmos se cronificam e podem surgir outros sintomas, sobretudo os que afetam a pele como dermatite com prurido não estacional. Esse costuma ser o motivo pelo qual se consulta o veterinário, sendo que ele debe determinar a origem da coceira, descartando outras causas possíveis (sarna, dermatite por picada da pulga, etc.)

Além de borborigmos ou vômitos, podemos encontrar fezes soltas ou diarreia crônica dentro da sintomatologia que afeta o sistema digestivo. Tudo isso pode indicar uma alergia alimentar, um tipo de alergia pode surgir por diferentes motivos. O mecanismo habitual consiste na reação do organismo do pet a uma proteína do alimento (carne bovina, frango, lácteos, etc.), como se se tratasse de um alimento patógeno. Como consequência, o organismo ativa o sistema imunológico para lutar contra ela.

Para fazer o diagnóstico, se aplica uma dieta de eliminação à base de uma nova proteína que o cachorro nunca tenha ingerido (existem dietas comerciais já formuladas com proteínas selecionadas ou hidrolisadas), durante umas seis semanas. Se os sintomas remitem, passado esse tempo se volta a oferecer o alimento inicial. Caso os sintomas voltem, a alergia se considera comprovada. Também pode ser necessário tratar os sintomas produzidos pela alergia.

Barriga do cachorro fazendo barulho - o que fazer - Cachorro com barulho na barriga e vomitando

Barriga do cachorro roncando depois de comer muito

Em alguns casos, sobretudo em cachorros que comem muito rápido, com muita ansiedade pelo alimento, o sistema digestivo pode provocar ruídos quando é submetido a uma sobrecarga, ou seja, quando o animal ingeriu uma grande quantidade de alimento. Isso costuma acontecer quando o cachorro está sozinho e acessa o saco de ração ou qualquer outro alimento de consumo humano e engole grandes quantidades (kg).

Nesses casos, também é possível notar o cachorro com barriga inchada. Geralmente, os ruídos e o inchaço passam em algumas horas sem ser necessário fazer nada mais do que esperar que a digestão se produza. Enquanto o quadro dura, não devemos oferecer mais comida ao nosso cachorro e, se observamos qualquer outro sintoma ou o cachorro não recupera a sua atividade normal e sua barriga continua roncando, você deve levá-lo no veterinário para uma exame.

Contudo, em alguns casos, o cachorro apenas ingeriu a sua ração habitual e, mesmo assim, sua barriga está fazendo barulho. Nesse caso, podemos estar perante um problema de má absorção ou má digestão de nutrientes que ocorre quando o sistema digestivo não é capaz de processar adequadamente os alimentos. Costuma ser consequência de algum problema no intestino delgado ou até mesmo no pâncreas. Esses cachorros estariam magros mesmo que comam com apetite. Além disso, podem surgir outros transtornos digestivos como diarreia. A condição requer assistência veterinária, uma vez que é necessário determinar a causa concreta da má absorção para iniciar o tratamento.

Barriga do cachorro fazendo barulho e não comeu

Ao invés do que acabamos de ver nos apartados anteriores, em alguns casos a barriga do cachorro faz muito barulho porque se encontra vazia. É uma possibilidade extremamente rara em cachorros que convivem com humanos atualmente, uma vez que os tutores costumam alimentá-los uma ou várias vezes ao dia, evitando que passem muitas horas em jejum. É possível escutar barulhos na barriga do nosso cachorro em casos que, por doença, ele deixa de comer por um período prolongado. Nesse caso, uma vez restabelecida a alimentação habitual, os borborigmos devem cessar.

Atualmente, podemos encontrar cachorros com barriga fazendo barulho por fome nos casos dos animais abandonados ou mal tratados. Assim, se você recolheu um cachorro de rua ou se está colaborando com associações protetoras, pode sim escutar barulhos na barriga do cão. Além disso, é possível notar que estão magros, em alguns casos caquéticos, em estado de desnutrição.

Os borborigmos devem cessar assim que a alimentação é recuperada. Para cachorros nessa situação, prefira oferecer comida e água pouco a pouco, comprovando que a toleram, várias vezes em pequenas quantidades. Além disso, eles necessitam um exame veterinário para determinar o seu estado de saúde, desparasitá-los e descartar a presença de doenças potencialmente graves e perigosas para um animal com baixa condição física e imunológica.

Barulhos na barriga do cão - o que fazer

Recapitulando, vimos diferentes causas que podem ser responsáveis pelo barulho na barriga do cachorro e também indicamos quando é necessário consultar o veterinário. Agora, te indicamos algumas coisas que você deve observar com atenção:

  • Estar atento para a presença de sintomatologia além do barulho na barriga do cão.
  • Buscar possíveis restos da comida que ele pode ter ingerido.
  • Consultar o veterinário se o ruído da barriga não cessa e os sintomas aumentam ou pioram.

Como medidas preventivas, tome nota dessas recomendações:

  • Estabeleça uma rotina de alimentação para que o seu cachorro não passe fome, mas sem correr o risco de comer demasiado. Não ofereça comida fora do horário estabelecido. No entanto, se desejar recompensá-lo com um osso, solicite o conselho do seu veterinário, já que nem todos são adequados e podem provocar distúrbios digestivos.
  • Mantenha a comida fora do alcance do cachorro, especialmente se ele vai ficar sozinho por muito tempo. Esta recomendação deve ser aplicada tanto à comida do cachorro como à dos humanos.
  • Não permita que o cachorro ingira nada que encontre na rua nem deixe que outras pessoas ofereçam alimentos para ele.
  • Mantenha um ambiente seguro para evitar que o cachorro ingira qualquer objeto potencialmente perigoso.
  • Depois de vomitar, reintroduza a alimentação aos poucos.
  • E, como sempre, não hesite na hora de consultar um veterinário.
Barriga do cachorro fazendo barulho - o que fazer - Barulhos na barriga do cão - o que fazer

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Barriga do cachorro fazendo barulho - o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário sobre Barriga do cachorro fazendo barulho - o que fazer

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Jonas
verme faz barulho na barriga de cachorro?
Silvana Magalhães
Minha cachorrinha tem a barriga muito grande e defecar muito duro o que eu faço para diminuir a barriguinha dela ? Não é verme porque já dei remédio pra verme
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Silvana! Se a barriga da sua cachorra está inchada e dura, você precisa consultar um veterinário com muita urgência pois pode se tratar de uma torção gástrica.

Barriga do cachorro fazendo barulho - o que fazer
1 de 3
Barriga do cachorro fazendo barulho - o que fazer

Voltar ao topo da página