Remédio caseiro para cachorro vomitando

Remédio caseiro para cachorro vomitando

Por vezes, o cachorro pode vomitar sem que esse sinal clínico esteja associado a nenhuma patologia. Ele pode ter comido muito rápido, pode estar estressado ou vomitar por inúmeros outros motivos.

Existem algumas alternativas naturais para você ajudar o seu cachorro. Neste artigo do PeritoAnimal vamos te falar sobre os remédios caseiros para cachorro vomitando. Continue lendo para saber quais são e como administrá-los.

Remédio caseiro para cachorro vomitando

Antes de preparar o remédio caseiro para cachorro vomitando, é importante que você compreenda o que pode estar por trás desta situação. Principalmente se o seu cachorro vomita com frequência, ou seja, tem um vômito crônico, o que pode ser um sinal clínico de uma doença grave.

Se o seu cachorro vomita muito frequentemente, você deve consultar o quanto antes o seu médico veterinário de confianças pois essa situação não é normal e é preciso verificar o que se passa com o seu cachorro para o tratar corretamente.

Para além disso, mesmo que se trate de um vômito agudo e esporádico, se o seu cachorro continua vomitando ao passarem algumas horas, você também deve consultar o seu médico veterinário.

Entre as causas mais comuns de um cachorro vomitando,estão:

  • Gastroenterite: o cachorro fica apático, os vômitos são constantes e apresenta dores abdominais. Além disso, se os vômitos durarem mais de 2 dias é necessário consultar um veterinário.
  • Parasitas intestinais: parasitas intestinais redondos ou tênia podem causar vômito.
  • Alimentos e plantas tóxicas: existem diversos alimentos e plantas tóxicas para cachorro que causam vômitos.
  • Alergia alimentar: cada cachorro pode apresentar alergia a um determinado alimento, por isso é importante ficar atento e entender quais alimentos causam ou não alergia no seu cachorro.
  • Ingestão de corpos estranhos: se o seu cachorro ingeriu um objeto estranho, é possível que ele tente expulsá-lo através do vômito. Em alguns casos, o cachorro pode não conseguir expulsá-lo e vomitar algumas vezes.
  • Doença inflamatória intestinal: essa condição provoca vômitos quando existem grandes esforços ou atividade física.
  • Tumores: nessa condição, os vômitos estariam acompanhados de outros sintomas.
  • Mudança na alimentação ou comer rápido: essas também são condições que podem fazer com que o seu cachorro vomite.

Se o seu cachorro vomita sem parar e nem sequer consegue reter a água que ingere, não espere mais de 24 horas para levá-lo no veterinário. Esta situação pode indicar que ele tem um problema grave como uma obstrução, que precise de soro e possivelmente de cirurgia. Caso o seu cachorro vomite apenas em momentos pontuais e consiga reter a água que ingere, você pode tentar alguns dos remédios caseiros que te vamos indicar.

Remédio caseiro para cachorro vomitando amarelo

Se você tem um cachorro vomitando amarelo significa que muito provavelmente ele já não tem alimento para vomitar e está vomitando uma mistura de sucos gástricos. Por esse motivo, você observa o seu cachorro vomitando espuma branca ou amarela. Nesse caso, não deixe de conferir mais opções de remédio caseiro para cachorro vomitando espuma branca.

Os melhores remédios caseiros para cachorro vomitando são:

  1. Jejum de 24 horas;
  2. Chá de menta;
  3. Chá de gengibre.

Continue lendo para saber mais sobre cada um e como administrá-los.

Remédio caseiro para cachorro vomitando com jejum de 24 horas

O Jejum é remédio mais importante para um cachorro vomitando. O seu cachorro deverá fazer um jejum de 24 horas de modo a que o estômago tenha tempo de se recuperar. Usando esse remédio caseiro para cachorro vomitando, você deve fazer o seguinte:

  1. Durante 24 horas o seu cachorro não pode ter acesso a nenhum tipo de alimento;
  2. Você deve dar ao seu cachorro pequenas quantidades de água para garantir que ele se mantém hidratado, mas não deixe que ele beba a água toda de uma vez pois é muito provável que ele vomite;
  3. Depois de passarem 24 horas, cozinhe um pouco de arroz branco sem sal nem temperos e ofereça um pouco para o seu cachorro;
  4. Durante 48 horas, ou seja 2 dias, o seu cachorro deve comer apenas arroz branco;
  5. Passadas essas 48 horas, misture um pouco da comida habitual do cachorro com o arroz branco;
  6. Passadas 72 horas, o seu cachorro já pode voltar a comer a comida habitual dele.

Durante este tempo, é importante que o seu cachorro tenha acesso a água, mas em quantidades limitadas. Não deixe que ele beba o pote de água todo de uma vez, caso contrário isso poderá piorar a situação dos vômitos.

Se o seu cachorro não quiser beber água, experimente oferecer cubos de gelo ou coloque água diretamente na boca dele com a ajuda de uma seringa sem agulha. É muito importante que o seu cachorro se mantenha hidratado para se recuperar.

Remédio caseiro para cachorro vomitando com chá de menta

O chá de menta é um remédio caseiro muito utilizado em seres humanos com problemas de estômago. Para um cachorro vomitando, você deve:

  1. Preparar uma xícara de chá de menta (prefira menta de cultivo biológico);
  2. Deixe o chá esfriar;
  3. Se o seu cachorro tiver cerca de 7 kg, ofereça para ele 7 colheres de sopa de chá 3 vezes ao dia. Adapte o número de colheres de chá ao número de quilogramas que pesa o seu cachorro.

Remédio caseiro de gengibre para cachorro vomitando

O chá de gengibre é outra excelente opção como remédio caseiro para o vômito de cachorro. Para este remédio caseiro faça o seguinte:

  1. Corte alguns pedaços de gengibre e ferva em água por 15 minutos.
  2. Deixe o chá arrefecer.
  3. Para um cachorro de 4 kg ofereça duas colheres de sopa duas vezes ao dia. Adapte o número de colheres ao peso do cachorro, sendo sempre o número de colheres de sopa equivalente a metade do peso do animal.

Remédio caseiro para cachorro vomitando: mudar a dieta

Se o seu cachorro sofre de vômito crônico, uma mudança de dieta pode ser a chave. Existem rações hipoalergênicas especialmente elaboradas para cachorros com este tipo de problemas e alergias alimentares. Uma dieta mais natural também pode ajudar.

Consulte o seu médico veterinário de confiança para saber qual será a dieta mais adequada para o seu cachorro.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para cachorro vomitando, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.