Quando dar banho a um filhote pela primeira vez

Quando dar banho a um filhote pela primeira vez

Dar banho a um filhote de cachorro pela primeira vez é uma das experiências mais doces que qualquer amante dos animais pode ter. No entanto, existem alguns fatores que se devem ter em conta antes de realizar o primeiro banho relacionados diretamente com a sua saúde. Especialmente se o seu filhote tiver entre 1 e 2 meses de vida, será fundamental tê-los todos em conta.

Se o seu cachorro está sujo, tem pulgas ou outros parasitas ou deseja simplesmente que comece a conhecer a água como parte do seu processo de socialização, será fundamental que tome nota dos conselhos que lhe vamos oferecer de seguida e que os siga.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e saiba quando dar banho a um filhote de cachorro pela primeira vez.

O momento indicado para o primeiro banho

Os filhotes de cachorros são seres vivos muito frágeis, suscetíveis a sofrer de qualquer doença que resida no ambiente, pois o seu sistema imunológico ainda não está completamente desenvolvido. Por esse motivo, o colostro (ou leite materno) que lhes dá a sua progenitora, está cheio de nutrientes e anti-corpos que o vão ajudar a superar qualquer doença.

Até mês e meio de vida e inclusive até aos dois meses de vida, um filhote não se deve separar da sua mãe sob qualquer circunstância. Ela assegura-lhe a sua sobrevivência e durante este tempo devemos proporcionar-lhe tranquilidade e conforto em um "ninho" isolado. É muito importante não dar banho ao filhote antes do desmame, caso contrário poderia ocorrer uma rejeição na mãe que não identificaria o cheiro do filhote como familiar.

Por outro lado, também se deve ter em conta o calendário de vacinas do cachorro antes do primeiro banho. Por vezes, o cachorro sofre de uma situação de estresse ao realizar o primeiro banho, o que pode gerar uma má resposta imunológica à vacina.

Por esse motivo, os veterinários recomendam esperar 1 ou 2 semanas depois de cada vacina. O calendário de vacinas de um filhote de cachorro é o seguinte:

  • 6 semanas - Primeira vacinação
  • 8 semanas - Polivalente
  • 12 semanas - Polivalente
  • 16 semanas - Raiva
  • Anualmente - Reforços

Como dar banho a um filhote pela primeira vez

Uma vez que tenha claro quando deve dar banho a um filhote de cachorro pela primeira vez, deve reunir o seguinte material e condições para o banho:

  • Temperatura ambiente quente
  • Ambiente positivo e relaxado
  • Xampu específico para filhotes de cachorros
  • Esponja
  • Pente para cachorros de borracha (suave)
  • Um balde com água morna
  • Toalhas e secador

É recomendável preparar tudo o que for precisa antes de começar o banho do cachorro. Devemos fomentar um ambiente quente, que não cause um choque térmico no cachorro. Se for inverno, é conveniente ligar um aquecedor antes de começar com o banho.

É importante ressaltar que, é provável que o banho seja um dos momentos mais importantes do cachorro visto que está diretamente relacionado com a socialização, o processo no qual apresentamos ao cachorro todo o tipo de estímulos e experiências. Por isso e para que na sua etapa adulta seja um cachorro que aceite tomar banho sem problemas, temos de tentar que seja uma experiência agradável e positiva para ele.

Comece por encher o balde ou a banheira com água morna. É importante que a altura da água não chegue a cobri-lo demasiado para não sentir estresse ou uma sensação de afogamento. Depois molhe o filhote por completo, evitando a cabeça. Nunca molhe os seus olhos e orelhas. Durante este tempo é recomendável brincar com a água e adicionar inclusive um brinquedo para que a experiência seja melhor e mais divertida.

Uma vez que o cachorro esteja molhado já pode aplicar o xampu para filhotes de cachorros. É muito importante que o xampu seja específico para filhotes, pois eles são mais delicados com a sua pele, hidratando-a e protegendo-a corretamente. Os xampus para cães adultos não são recomendados para filhotes.

Durante o banho deve utilizar a esponja e o pente de borracha para chegar a todos os cantos, para o xampu ser aplicado de forma correta. Quando terminar, enxague muito bem e elimine todos os restos do xampu.

Para terminar, utilize uma ou duas toalhas para envolver totalmente o filhote. Este ponto é muito importante, pois o filhote não deve sentir frio. Uma vez que as toalhas absorvam bem a água, seque o seu pelo com o secador em potência baixa e com um calor baixo, para o filhote não se assustar ou se sentir incômodo. Tudo deve continuar sendo muito agradável para ele.

Banhos antiparasitários ou de emergência

No primeiro ponto explicamos quando dar banho a um filhote de cachorro pela primeira vez tendo em conta uma situação ideal para o seu desenvolvimento. No entanto, alguns filhotes perdem as suas mães, são acolhidos em refúgios ou sofrem um acidente que os deixa sujos. Se este é o seu caso, não se preocupe, pois vamos ajudá-lo com alguns conselhos sobre isso.

A principal insistência em respeitar os tempos é para evitar um possível resfriado, a rejeição da mãe ou a eficácia das vacinas. No entanto, se promovermos um banho livre de estresse não tem que sofrer de uma reação ruim. Estes problemas costumam ocorrer em filhotes que sofrem de uma má nutrição, situações higiênicas deploráveis, temperaturas extremas, etc.

O que fazer se o filhote tem pulgas ou outros parasitas?

Se o seu filhote sofreu de uma infestação de pulgas, carrapatos ou acredita que possa estar sofrendo de parasitas internos, será muito importante consultar o veterinário o quanto antes.

Os filhotes de cachorros são suscetíveis a ficarem doentes muito rapidamente e os parasitas podem ser portadores de diversas doenças, por esse motivo é muito recomendável uma avaliação de um profissional.

É importante entender que não existem tratamentos antiparasitários para filhotes de cachorros. Os compostos químicos podem fazer uma reação muito adversa neles como vômitos, alergia, diarreia e problemas de respiração graves. Nunca utilize um antiparasitário com o seu filhote de cachorro.

Se não pode consultar o seu veterinário de imediato, será fundamental agir e proporcionar um banho ao seu filhote, da mesma forma que lhe explicamos no ponto anterior. No entanto, neste caso deve utilizar um pente anti-piolhos para crianças e vá passando até que os seu filhote esteja livre de parasitas. Revise bem as zonas das axilas, virilhas, orelhas e todos aqueles locais quentes e poucos expostos do filhote. Não se que esqueça que vai ter de matar todos os parasitas para não voltarem a infetar o filhote de cachorro. Dedique todo o tempo que precisar a este processo.

Por outro lado, os parasitas internos são tratáveis. Consulte o veterinário para que este lhe ofereça um comprimido para desparasitar filhotes de cachorro, específica para estes animais tão delicados.

O que fazer se o filhote se tiver sujado?

Neste caso recomendamos que avalie se realmente é necessário dar-lhe banho por completo. Por exemplo, se o cachorro se sujou em uma zona em concreto, pode usar toalhitas úmidas e esfregar na zona suja. Também existem xampus secos específicos para filhotes de cachorro.

No entanto, se o seu filhote está realmente sujo e cheira mal será imprescindível dar-lhe banho. Tente que o processo seja o melhor possível e observe o seu comportamento depois do banho para se certificar que está tudo bem e se encontra saudável.

Frequência do banho do filhote

Depois de dar banho ao filhote de cachorro pela primeira vez, já pode começar a dar-lhe banho de forma regular sempre que se encontrar sujo ou cheirar mal. No entanto, o tempo ideal para o banho ronda entre os 20 e os 60 dias. Isto porque os cachorros têm uma camada de gordura que protege a sua pele. Se abusar do banho estará destruindo a sua camada protetora.

Para evitar que isso aconteça, será recomendável usar um xampu para filhotes hidratante, que proteja bem a sua pele do contato regular com a água, evitando assim que resseque.

Não se esqueça que a escovação regular ajuda a eliminar o pelo morte e a sujeira e deve ser uma das principais rotinas higiênicas do cão.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quando dar banho a um filhote pela primeira vez, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.